Hohner Clavinet

    Autor Mensagem
    adao chagas
    Veterano
    # mai/05


    Abaixo um link muito interessante para quem quer conhecer o som dos clavinets e pianets da Hohner.

    http://lennyg47.tripod.com/hohner.html

    Um abraço

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Fala Adão,

    Tinha colocado esse link aqui naquele post antigo do Nord Stage... Mas sempre legal relembrar... hehehehe

    Muito engraçados os anúncios e demos da época... Sem contar a definição dos caras sobre o então novo instrumento: "É como uma guitarra, um baixo, um cravo e um piano no mesmo instrumento portátil"!!

    É engraçado como ele começou como "imitador" de outros instrumentos e depois adquiriu uma sonoridade única quando a galera do funk (alguém pensou em Superstition do Stevie Wonder aí?? hehehe) e dos primórdios do reggae começou a usar...

    Eu adoro... Demorei um tempão até a aprender a tocar direito (a independência de mãos tem que ser violenta, e existem peculiaridades nas técnicas), sem contar que um clavinet com wah e phaser é uma das coisas mais maravilhosas que já fizeram um dia.

    É isso, quem não conhecer, vá atrás que vale à pena. Outro link bacana, também com mp3: www.clavinet.com

    Abraço.

    adao chagas
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    É verdade, Mr_Mojo, um som fantástico. Eu tinha um sample muito bom que montei num EPS e W30 mas, no meu QS-6 falta algo melhor. Se conseguisse outro cartão flash, certamente colocaria um CP70 e um Clavinet.

    Um abraço

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Pois é. Sinto falta de um Clav de arrebentar no QS. Os que existem são bons mas não excepcionais como os que se ouve em teclados similares como o Korg N5EX... Mas a gente não pdoe ter tudo né cara?

    osnipso
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    alguém pensou em Superstition do Stevie Wonder aí??

    Nossa! Quando eu li o tópico eu pensei nessa música. O Riff que o cara criou e tocou no Hohner é absurdo de bom.

    Pensei também no Rick Wakeman, ele usou um Hohner na gravação de alguns discos, sempre muito feliz também...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mas ele sempre usou de forma diferente, pelo menos na maioria das vezes... Mais próxima da concepção original de ser um "cravo elétrico"... Era diferente do sinônimo de "máquina de funk" que ele tem hoje, mas interessante mesmo assim....

    Abs.

    osnipso
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Certamente... O negócio do sr. Rick nunca foi os Riffs cheios de groove, mas algo mais "virtuosístico". Já vi em entrevista ele dizer que não é para se exibir, simplesmente é o jeito como ele aprendeu a tocar.

    Já o Stevie Wonder criou esse modo de tocar, assim como ele fez escola em muitos instrumentos (na bateria, o estilo de tocar marcando o tempo no bumbo e conduzindo no chimbal, virando para os pratos, voltando pro chimbal que é usado em praticamente tudo o que é pop/rock hoje, para citar um exemplo).

    A propósito, o solo de "Siberian Kathru" do Yes, feito pelo Wakeman, não é num Hohner Clavinet? Ou será que é no RMI? No Thomas Goff?

    Zara
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cheguei tarde?

    Pode me colocar aí no meio dos fãs de Clavinets. Onde tem funk, to dentro. E por falar em Stevie Wonder... o cara é o cara. O riff de Superstition é fera, e a versão original é tão boa que nem o power (bota power nisso) trio Beck, Bogert & Appice conseguiU chegar perto.

    Pra citar mais duas do mestre Wonder:
    Stevie Wonder - I Wish
    Stevie Wonder - Higher Ground (essa com wah)

    osnipso
    Boa pergunta, sir Osni. Tenho uns 3 ou 4 DVDs do Yes aqui, vou assistir de novo e dar uma olhada no set up do Rick Wakeman na hora de Siberian Kathru. Confesso que eu, na condição de fã dos riffs do Steve Howe, nunca reparei nos teclados do Rick nessa hora... sou uma herege no meio dos tecladistas aqui? Ahiaehiahe


    Keep on groovin!

    osnipso
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: osnipso
    · votar


    Zara
    sou uma herege no meio dos tecladistas aqui?

    Se estivéssemos na Europa medieval, você certamente seria queimada... (risos)
    Brincadeiras à parte, eu sempre paguei o maior pau pro Steve Howe também. Mesmo não sendo meu instrumento, ele além de virtuose é muito criativo.
    Mas, fala sério! Não reparar no Rick Wakeman com aquela capa brilhante que ele usava? (risos)

    Quanto ao orkut, por enquanto está redimida... (risos)

    adao chagas
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Resolvi fazer um teste para melhorar o clavinet do QS-6 e programei o timbre que pode ser ouvido do link abaixo. A gravação foi feita a partir de um trecho de um arquivo midi.


    http://geocities.yahoo.com.br/adao_chagas/clavinet.mp3


    Um abraço

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Fala Adão, dá a receita ae cara!!

    Isso ae com um pedal de wah wah e uma garrafa de Heineken deve ficar foda... :-)

    Abs.

    adao chagas
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    VC. tem como ler o sysex? Eu posso coloca-lo junto com o mp3. Esse programa ficou mais "pesado" do que o original e vou tentar colocar algum efeito para ver como fica.

    abs

    adao chagas
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    VC. tem como ler o sysex? Eu posso coloca-lo junto com o mp3. Esse programa ficou mais "pesado" do que o original e vou tentar colocar algum efeito para ver como fica.

    abs

    negoruivo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Olá amigos. Sei que estou chegando atrasado, mas é que estou precisando de ajuda. Estou com Clavinet Honher Modelo C, que é o modelo anterior ao D6, modelo que ficou mais popular. Peguei ele sem cordas, com algumas borrachas dos martelos faltando e sem lã. Pra quem não sabe, um prosaico novelo de lã faz as vezes de feltro no caso dos Clavinets. As cordas eu já coloquei, não foi muito difícil. Mas gostaria de saber se algum ja colocou a lã num Clavinet. sei que nowww.clavinet.com eles ensinam como fazer, mas sempre é bom falar com alguem que ja fez. Então, se alguem aqui ja passou por isso ou conhece alguem, por favor peço que me digam. Grande abraço a todos e muito obrigado.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Clavinet é uma das coisas mais difíceis de se tocar no universo das teclas. Não basta apenas ter o instrumento e saber tocar, tem que ter A independência das mãos e MUITO groove.

    Theo22
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mano_a_mano
    Perfeitamente certo, nem todo tecladista manja de clavinet, falando em instrumento de tecla original a coisa é outra.

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    negoruivo
    Onde se arruma corda de clavinet? Eu me imagino chegando na loja e perguntando: tem corda de clavinet aí?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hohner Clavinet