Acompanhamentos

    Autor Mensagem
    cjra
    Veterano
    # abr/05


    Gostaria da ajuda dos feras da lista...

    Toco na igreja, aprendi tocar usando partituras, agora toco atravês de cifras, toco bem, dá pro gasto, mas quase sempre "colando nas cifras", ainda me prendo nelas.... mas, minha maior dificuldade nas questoes abaixo:

    --Gostaria de dicas ou saber como fazer para acompanhar uma pessoa, fazer acompanhamentos, quando não sei a música, muito menos a cifra/partitura.
    --Outra coisa, se a pessoa para acompanhar, cantar no tom original(ou no que eu sei a musica) que eu conheça, blz.. Mas quando está num tom diferente me embanano todo.

    Kennedy Bituba Israel
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cjra

    Gostaria da ajuda dos feras da lista...

    Toco na igreja, aprendi tocar usando partituras, agora toco atravês de cifras, toco bem, dá pro gasto, mas quase sempre "colando nas cifras", ainda me prendo nelas.... mas, minha maior dificuldade nas questoes abaixo:

    --Gostaria de dicas ou saber como fazer para acompanhar uma pessoa, fazer acompanhamentos, quando não sei a música, muito menos a cifra/partitura.
    --Outra coisa, se a pessoa para acompanhar, cantar no tom original(ou no que eu sei a musica) que eu conheça, blz.. Mas quando está num tom diferente me embanano todo.



    amigo, olha não tenho como te responder essa pergunta da maneira que vc esta querendo e creio que ningum pode, olha vc perguntou coimo se deve acompanhar um pessoas cantando"alguem", bem isso depende, tem que vê se vc esta tocando só, ou acompanhado de uma banda,etc.
    uma dica quandoi estiver sozinho sinta-se livre, usando aplicações de escalas, arpejos, tecnicas, etc.
    e já com uma banda e diferente, como por exemplo vc estiver tocando com um guitarrista, um violonista, baixista, baterista, instrumentos de sopros,etc. evite sempre fazer notas muito graves, pois esta função e do baixo como por exemplo nunca use uma nota com 6ª procura sempre usar com 13ª, esses fatores são tipo não são regras mundializadas, mais creio que da um sentido harmonico muito melhor ao ouvido humano.
    valeu até a proxima e um grande abração

    Kennedy Bituba Israel
    Only Jesus Saves
    kennedybituba@hotmail.com

    ROTTA
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cjra
    Outra coisa, se a pessoa para acompanhar, cantar no tom original(ou no que eu sei a musica) que eu conheça, blz.. Mas quando está num tom diferente me embanano todo.

    Está em andamento uma discussão sobre transpose neste tópico e que fala exatamente disso. O transpose é um recurso que pode lhe ajudar, especialmente se ainda não tem experiência (o que não é pecado algum!).

    Por outro lado, faz parte do seu aprendizado e crescimento como músico a habilidade de transpor tons das músicas, e é algo que você certamente acabará dominando. Pratique sempre...

    Espero ter ajudado. :-)

    Abraços.

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cjra
    olha tb toco em igreja......vo falar na nossa lingua..o pastor puxa a musica e agente tem que pegar o tom dele o mais rapido possivel ...por que se nao ele vai cantar sozinho...onde eu toco se agente nao pega o tom do pastor ,os outros tecladistas tiran sarro...rs....rs...é uma obrigaçao...uma brincadeira nossa.
    vc tem que tocar de ouvido...se nao tocar vai ficar so nessa...vc tem que saber tocar em qualquer tom...tem que saber todas escalas...se nao souber nao dá...eu aprendi ouvindo...eu ouvia e tentava fazer igual ao que eu tava ouvindo....aprendi as escalas eo resto foi sozinho meesmo....

    agora nao vai nessa nao de trasnpose por que em igraja nao dá pra tocar de transpose ...so se o pastor deixa vc comecar amusica...ai dá...ou para banda..que todo mundo ja sabe o tom que vai tocar...agora em igreja que e´todo imprevisivel...vc tem que saber....

    nao sei vc vai querer ouvir...eu aprendi ouvindo um tecladista da universal tocando...eles tocam muito....sempre passam eles tocando...na radio aleluia dominfo 10 horas...la tera tudo o que eu nte expliquei...os cara pega tom...improvisa...faz tudo...se vc se interessar...vera como é legal o jeito que os cara toca.

    valeu aí!!!

    cjra
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Valeu dutcl...

    É isso mesmo que procuro... não temos tempo de pensar de ficar tentando.. o pr começa cantando e temos que acompanhar(como disse é nossa obrigação), mas tenho muito dificuldade.
    Gostaria de saber, pois eu sei as escalas pode perguntar que te digo de cor, já aprendi que é necessario decorar, dormir, comer as escalas..
    Mas não consigo !!!
    Vou ouvir os feras da universal... eles são monstro mesmo, porque a voz dakeles bispos(eles que me perdoem) são uma benção mas pra cantar!!!
    Se tiver outra dica me passa...

    Um abraço.

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cjra
    realmente os bispos cantando sao uma negaçao!!!!mais preste atencao como o cara pega o tom....como ele improvisa....os arranjos....como ele toca...

    olha tentetreinar assim.....

    vc tem uma cifra em sol...um exemplo;toque a mesma musica em fá e a mesma musica em lá(um tom abixo e um acima)
    quando vc for tocar em um tom abaixo...todoas as notas vc abaixa um tom...e quando vc for tocar um tom acima....todas as notas tb vc sobe um tom entendeu!!!e assim vc vai aprendendoa mesma coisa queo trasnpose...unica coisa que o trasnpose...vc toca em sol...so que vc pode mudar o tom por um botom!!!so que eu nao aconselho...por senao vcc naop aprende as outras coisas

    e nao cai nessa de transpose nao...so se o pastor deixar vc comecar uma musica...ou para banda onde todo mundo ja sabe o tom que vai tocar...agora em igreja que é tudo imprevisivel nao dá!!!

    falo cara qualquer coisa dulemes_21@hotmail.com

    sagat
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cjra

    eu tb toco em igreja, se voce analizar, geralmante eles entram quase sempre numa mesma tonalidade, costuma ser a que é mais facil para ele cantar(fazer arranjos, sem forcar a voz ), entao é bom voce conhecer a voz de seus dirigentes e treinar os ouvidos, tirando músicas em todos o tons.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acompanhamentos