Tem como criar acompanhamentos simples no JUNO-G?

    Autor Mensagem
    ThePlague
    Veterano
    # abr/11


    Bom dia, eu pretendo comprar um Juno-G já que achei o Gi muito fraco (sem sampler e expansão) e gostaria de saber do que realmente se trata esses "ritmos" do Juno-G, pelo que vi eram somente kits de bateria? Bom, eu sei que ele é Synth e não Arranger mas gostaria que alguém me respondesse o seguinte:

    1. Ele vem com algum "ritmo/patterns/acompanhamento" de verdade ou só sons de bateria?
    2. Tem como criar um desses "ritmos" dele com várias variações e deixá-los "na mão" para usar em uma performance ao vivo? Exemplo: Criar com o som de bateria uma batida simples com 2 variações e um repique e jogá-las em um botão para quando eu for tocar pressionar um deles e o ritmo começar a loopar e pressionando os outros botões passar para os outro ritmos.

    Agradeço desde já,
    Obrigado

    expedifer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    RHYTHM-PATTERN não é bem ritmos de aranjador. Não é style. É um acompanhamento bem "fraquinho" sem viradas, pausas, fill, etc, tal qual o arpeggio e podem serem editados. Pra conhecer mais, procure numa loja qualquer sinth que tenha essas coisas e experimente. O JG vem com tudo issi além de sampleador e entrada pra placa SRX.

    viktor 999
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ThePlague
    cara tem como vc fazer loops acho que e assim que escreve assim não fica como rtimo mas eu acho até mais legal.

    ThePlague
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: ThePlague
    · votar


    RHYTHM-PATTERN não é bem ritmos de aranjador. Não é style. É um acompanhamento bem "fraquinho" sem viradas, pausas, fill, etc, tal qual o arpeggio e podem serem editados. Pra conhecer mais, procure numa loja qualquer sinth que tenha essas coisas e experimente. O JG vem com tudo issi além de sampleador e entrada pra placa SRX.


    Entendi, infelizmente a loja mais próxima com um Juno-G fica bem longe daqui....
    Acredito então que possa editar e criar minha próprias variações com um kit de bateria e jogar elas em botões de fácil acesso, isso espero. Acontece que tenho um Kurzweil K2500 e estou negociando com um Juno-G porque procuro um teclado menor e mais leve só que sem perder muito na sonoridade e os "patterns" seriam muito úteis para usar em performances ao vivo.

    Já ouvi muitas críticas sobre o Juno-G especialmente sobre as teclas, com certeza sentirei diferença nesse quesito mas em geral você diria que é um equipamento com sonoridade profissional para não passar vergonha na hora "h"? Tipo, parecer que tá tocando um CASIO CTK, eu já tive um Triton e o piano dele era fraco mas a ação das teclas era razoável, já um Fantom-FA que eu tive a ação das teclas era horrível, não dava para me "expressar". tipo começcar tocando levinho e ir aumentado a pegada, o volume dos samples nas teclas era muito inconsistente e nçao tinha velocity que ficava bom, uma desordem, no Juno-G o volume dos samples são nivelados direitinho?

    Sei que já modifiquei o assunto do tópico mas se você pudesse me dar umas dicas agradeceria.

    ThePlague
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ThePlague
    cara tem como vc fazer loops acho que e assim que escreve assim não fica como rtimo mas eu acho até mais legal.


    Agora entendi melhor agora, é igual ao Yamaha MM6 que eu tive mas a diferença é que no MM6 não dá nem pra editar ou criar novos loops e não tinha como criar uma sequência de loops para trocar com um toque de botão, isso já não sei se o Juno-G tem como fazer porque se der pra fazer isso eu posso fazer manualmente a entrada e variações e jogar em alguns botões na frente por exemplo para acionar com um toque.

    petu_ce
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ThePlague

    Com o Juno-G você pode selecionar um padrão de ritmo (somente bateria) + arpejador (com frase de baixo ou guitarra, por exemplo) + execução ao vivo do restante (em split). Logo, se for para usar em alguns casos, pode até lhe servir bem. Porém, se a idéia for fazer um show inteiro com acompanhamentos diversos, pelo trabalho que dá para configurar tudo, seria melhor considerar um arranjador mesmo. Eu já tive o Juno-G e não o achei nada prático, nesse aspecto. Já nos Korgs, que possuem arpejador duplo, o negócio fica mais interessante.

    ThePlague
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Com o Juno-G você pode selecionar um padrão de ritmo (somente bateria) + arpejador (com frase de baixo ou guitarra, por exemplo) + execução ao vivo do restante (em split). Logo, se for para usar em alguns casos, pode até lhe servir bem. Porém, se a idéia for fazer um show inteiro com acompanhamentos diversos, pelo trabalho que dá para configurar tudo, seria melhor considerar um arranjador mesmo. Eu já tive o Juno-G e não o achei nada prático, nesse aspecto. Já nos Korgs, que possuem arpejador duplo, o negócio fica mais interessante.

    Entendi, você acredita que o Korg M50 que possui arpejador duplo seja muito superior ao Juno-G somando todos quesitos?

    petu_ce
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: petu_ce
    · votar


    ThePlague

    você acredita que o Korg M50 que possui arpejador duplo seja muito superior ao Juno-G somando todos quesitos?

    O Korg M50 e o Yamaha MO6 são melhores nessa questão de acompanhamento em synths/workstations (patterns). Não posso afirmar que são melhores que o Juno G em tudo. O Roland Juno G também tem as suas vantagens: opções legais de placas SRX no mercado, sampler player e gravador digital. Mas, hoje, se fosse para eu escolher, eu ficaria com o M50 ou esperaria o novo MOX6.

    caioscattini
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ThePlague
    dá sim. Perfeito como um arranjador, só que dá muito trabalho.
    VOcê pode criar o acompanhamento todo, baixo, bateria, etc e salvar como um SONG. Ao vivo, basta das play no song e tocar junto.
    Outra opção é criar uma performance com ritmo+baixo arpeggiado, só que só dá pra arpegiar um instrumento, portanto não daria um baixo+viol]ão porexemplo
    Mas dá sim eu faço isso, mas com SONG

    PrMarioAlegria
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Se quer que o seu teclado sintetizador vire um arranjador, basta ligar ao seu PC ou Notebook via cabo midi ou usb e rodar o software One Man Band.
    Pronto, rodará todos os ritmos yamaha.

    Berg Varela
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    ThePlague

    Igual a um arranjador não vai ficar,mas dar pra vc usar Rhythm Patterns que já estão feitos,tipo bossa nova,pop,rock,fussion e etc... com 8 variações cada.

    Se não tiver o ritmo que vc quer,vc pode criar no USERS Rhythm Patterns com 8 variations,vc pode fazer uma intro,uma levada,uma virada,uma variação do ritmo no total de 8.

    mas vou logo avisando,pra vc fazer,não é igual ao método dos arranjadores que grava em tempo real e quantificar quase automático,é pelo método de arpegio,lembra muito uma partitura de bateria,se vc sabe ler e escrever partitura,vai tirar rapidinho,a gravação é tipo passo a passo.

    depois vc renomeia USER Rhythm Patterns e vai no arpegio e faz o baixo do respectivo ritmo,pelo mesmo método,e toca com esquerda.

    A direita vc faz a melodia,vai ficar faltando os outros track,mas esse é um processo que eu acho que foi criado pra se tocar com banda,tipo na entrada de uma musica em que a bateria seja toda de DANCE,HIP HOP com arpejo de baixo synth,e banda entra depois.

    Resumindo só dar pra fazer bateria + Arpergio( baixo,violão,guitar,synth e etc).

    Se vc pegar a manha,da pra fazer tudo que vc quiser.

    Se não em engano são 64 USER,mas não tenho certeza.

    Tenho varias aqui no JUNO-STAGE que eu mesmo fiz tipo VANEIRÃO,FORRÓ,XOTE,REGGAE com INTRO,VIRADAS,BREAKS E ENDs e etc,mas não dar pra fazer uma exportação só do Rhythm Patterns,tem que importar o dados do teclado inteiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tem como criar acompanhamentos simples no JUNO-G?