Orgão no JV-1000!!! Por favor me ajudem!!!! Mr_Mojo_Rising Please!!!

    Autor Mensagem
    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05


    Bá me desculpem a ignorância.
    Mas será que alguém poderia me dar uma mão pois eu não entendi nadica de nada do que está descrito no site:


    http://music.ashbysolutions.com/clonewheel/simulate/alt_hamm.html

    Que contém instruções para a formação de um bom HAMMOND.

    Possuo um JV-1000 da Roland, e em todos os teclados que toquei até jamais achei algum HAMMOND satisfatório.

    Por favor, sempre encontro dificuldades na hora da edição em meus teclados.

    Me ajudem!!! Sou muito grato.

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá André,


    Apesar do Hammond ser um instrumento de características próprias, a programação de um bom timbre de órgão vai depender muito dos recursos de cada teclado. Já venho fazendo isso há quase 15 anos e, apesar de possuir 2 Hammonds (um eletro-mecânico e um clone) essa é uma tarefa difícil, pois o que vc. faz num determinado teclado não é possível fazer em outro. Os melhores resultados que obtive foram com samplers. Não sei qual a sua necessidade de timbres de órgão, mas, dependendo dela, talvez seja viável mudar de teclado. A minha necessidade me levou, além de comprar os órgãos, à construir uma caixa Leslie, indispensável para se obter toda uma gama de timbres satisfatória.
    Espero ter ajudado.

    Um abraço

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bah, adao chagas o que seria uma caixa leslie?

    Eu tenho um JV 1000, vc não sabe que tipo de timbres eu teria de usar para que pudesse obter um bom órgão tipo akeles usados pelo jota quest???

    obrigado.

    André

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vamos tomar por exemplo a música "Só hoje". Esse é o típico som de um Hammond B-3 + caixa Leslie. A caixa Leslie é um sistema de falantes com corneta e rotor giratórios que dão esse famoso vibrato. Ela é tão importante para o timbre que se vc. ligar o seu JV-1000 com um timbre de órgão interno bem limpo numa caixa dessas vai ficar muito mais próximo do som do J Quest do que o meu órgão Hammond sozinho. Quero dizer com isso que vc. precisa ter um bom simulador de Leslie (rotary speaker) no seu teclado para conseguir um bom timbre. Entretanto é possível tentar simular algo parecido usando as waves internas através do efeito flanger. No link abaixo vc tem várias informações sobre a caixa Leslie:

    http://www.hammond.com.br/hammond/leslie/leslie2/leslie2.html


    Vou ver se consigo um manual do Jv-1000 para saber o que pode ser usado.

    Um abraço

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Muito obrigado adao chagas

    Qual o valor de uma caixa leslie?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Opa, fala cara.. cheguei atrasado mas tô aí. Acho que o Adão disse tudo já... hehehehehe... Não conheço bem os parametros de edição do JV1000 não, mas é bem isso aí... Um timbre mais ou menos ligado numa leslie´ou num bom simulador dá um puta som... Vou tentar ir atrás de algumas coisas também pór aqui...

    abraço.

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bah vlw.!!!

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    André,

    Estive vendo o manual do JV-1000 e verifiquei que ele só tem 2 waves de Hammond (organ e Jazz organ). Seria possível montar um timbre adequado usando-se 4 tones, mas ele teria uma polifonia de apenas 7 notas e ainda o teclado só tem o efeito de chorus. Talvez a melhor solução seria adquirir uma placa de expansão com sons vintages ou um módulo como o Nanosynth da Alesis que tem mais recursos. Quais os outros teclados que vc. possui? No link abaixo há alguns patches par o JV-1000:

    http://users.tinyonline.co.uk/plank/download.html

    Um abraço

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu só possuo o JV 1000.

    Não tem como eu baixar nada? Para montar esse orgão?
    Qual o valor do módulo? e da leslie?

    brigado

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu pegaria um módulo como B3 ou o Vintage Keys da E-Mu... Por volta de 1000 a 1500 reais vc acha um, meio raros é verdade, mas muito bons... E várias amostras de hammond...

    A leslie do Adão tá 3 mil (me corrija se estiver errado). As Leslies Originais Vintages Importadas, melhor nem falar o preço.. hehehehe

    Abs.

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    André,

    É até possível encontrar programas prontos, mas duvido que lhe agradem. Se vc. morasse por perto eu até poderia tentar fazer algum programa de Hammond... O NanoSynth pode ser encontrado até por R$600. Que tipo de música vc. toca?

    Um abraço

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    André do Amaral,

    Cara, você fez a pergunta que ia fazer pros caras, inclusive falou do Jota Quest. Agora eu pego um outro exemplo de música deles, como a música Fácil, gravada em um show ao vivo, que som, nossa, aquele orgão e massa demais.

    Eu pensei que aquele som saia de um teclado, que sei que são da Roland, como falou um amigo daqui do fórum, mas pelo que li agora acima, ele usa tal e HAMMOND + Leslie.

    Então Leslie são caixas
    E o que é HAMMOND?

    Agradeço mesmo se alguém tiver a paciência de escrever, eu curto pra caramba esses sons de orgãos, principalmente os timbre que o tecladista do Jota Quest usa, o cara é um músico 10.

    Valeu aos amigos!

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá Theo22,

    O órgão Hammond é um instrumento desenvolvido nos anos 30 que até hoje é muito utilizado. Ele baseia-se em síntese aditiva, ou seja, sons puros que lembram flautas que são misturados de várias formas. Juntamente com a caixa Leslie produz esso timbre tão apreciado, usado em rock, jazz, blues, gospel, etc. Há teclados que simulam bem esse conjunto, mas quando se compara com o original, percebe-se a diferença. Para maiores informações visite o link abaixo, onde encontrará informações sobre os modelos atuais.

    http://www.hammond.com.br


    Um abraço

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    adao chagas,

    Valeu pelas informações, foi bom saber, e que loco esse Hammond, mas o músico do Jota, usa hammond? OU um teclado com um recurso semelhante pra ter aquela rotação, ou tremolo, algo que eu tentei fazer em meu 1100, que fica muito fraco, sem força.

    Brigado mesmo pelas informações.

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Fala galera!!!!

    Eu não tenho como ter um bom som de hammond apenas com o meu JV?
    Sem um módulo necas?

    Brigado.

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    Me fale quais os módulos e onde eu posso encontrar, com o valor.

    Não querendo abusar. eheheh

    Obrigado Kra.

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O Jota Quest, além de um B3, parece que usa um Korg CX-3. Mas não há nada que se compare a um sistema mecânico girando na sua frente. Veja esse vídeo:

    http://hammond.de/georgia-on-my-mind---falkenstein-an-der-weissen-b3.m pg

    Um abraço

    André do Amaral
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Não dá pra fazer um bom hammond com um JV 1000????

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Só com o JV, pelo visto não cara... Dê uma busca no Google sobre os seguintes módulos: os da E-MU que eu falei, mais o OB3 Squared da Oberheim. Boa relação custo benefício aí. E, se a verba permitir, a leslie do Adão... hehehe

    Theo22
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    adao chagas,

    Cara que instrumento incrível, não acredito que eu não conhecia esse tipo de instrumento!

    Achava que esses sons de orgãos eram criados em teclados, ou eram pegos daquele orgão de opera, sei lá, mas agora sei que a maquina que produzem esses sons são os Hammonds.

    Essas perguntas vão para quem puder responder!
    Esse Hammond B3 é dos mais novos? Quanto custa em média um? Aquelas músicas antigas, que têm bastantes órgãos, todas eram sons de Hammonds? Não existe nenhum outro instrumento que produza esse som, tirando os teclado? Mas qual a diferença básica de produção desse som com uma Workstation qualquer, o timbre do Hammond é igual, possui a mesma forma de armazenamento?

    Cara me desculpe por tantas perguntas, mas fiquei impressionado com o som que achava que fosse teclado. Agora vejo, se uma banda conhecida como Jota Quest, que tem capacidade pra comprar qualquer teclado, usa um B3, sei que porque o som é único mesmo.

    Theodoro

    adao chagas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá Theodoro,

    O B3 foi lançado nos anos 50, produzido até 1974 e relançado recentemente com o gerador de som digital. O custo é de cerca de US$20 mil nos EUA (juntamente com a Leslie). A grande maioria das músicas antigas, principalmente as internacionais usa o Hammond. Apenas simuladores conseguem reproduzir com certa fidelidade o som de um B3. A grande diferença na geração de som de um Hammond mecânico é que as ondas são geradas continuamente para todas as teclas. Quando vc aperta uma tecla ela fecha 9 contatos que enviam essas ondas para o amplificador. Não se esqueça que boa parte da característica do clássico som do Hammond vem da caixa Leslie. No link abaixo há uma rádio que toca quase exclusivamente músicas com o Hammond.

    http://www.live365.com/stations/leslieoverdrive

    Um abraço

    tiagothr
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    Como você já demonstrou que tem um cuidado especial com hammonds, então me fala uma coisa: dá pra tirar um bomn timbre de hammond do Triton Le? vc já mexeu nele alguma vez?
    Óbvio que não vale só pro Mojo, qualquer um pode (e deve) opinar.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orgão no JV-1000!!! Por favor me ajudem!!!! Mr_Mojo_Rising Please!!!