Saídas L e R de teclados...

    Autor Mensagem
    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05


    Galera,

    Alguém sabe me dizer se a distância entre as saídas L e R, para plug P10 mono, dos teclados é padronizado? Se sim, alguém sabe se existe algum plug conversor stereo para mono? Ou seja, um plug de um lado com dois plugs P10 mono (fixos) e do outro com uma entrada P10 fêmea mono...
    A intenção seria fazer os dois canais L e R saírem em um só pois, embora seja escrito L/mono no canal esquerdo alguns timbres perdem sua sonoridade quando o teclado é ligado em mono só no canal L e isso não deveria acontecer...
    Me dêem um help!
    Valew!!

    V. Augusto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    MTI_Player
    Se eu entendi direito:

    Você quer um cabo com uma ponta com duas saídas mono e outra com saída estéreo. Bom, não seria mais fácil usar a saída pra headphone?

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Pensei nessa opção também...só que seriam, nesse caso, duas pontas mono em um lado e uma ponta mono em outra (os dois canais em um só!).
    Mas pensei mesmo em fazer isso com a saída de fone (um estéreo numa ponta e dois monos em outra) mas será que o ganho na saída para fone não é muito alto pra ligar em linha/ampli? O sinal que sai do fone é pré amplificado e os de linha não (se não estou falando besteira...)...será que o sinal dele não seria muito alto para jogar num ampli ou mesmo em mesas de som e acabar "estourando" o sinal pois, com esse esquema, o sinal ficaria mais alto ainda, dois canais em um só...

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Resumindo: eu gostaria de usar apenas um canal que tivesse, de verdade, os canais L e R...coisa que na minha opnião, já deveria acontecer qdo vc pluga só na saída L/mono mas não sei não...

    emanuel macedo
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: emanuel macedo
    · votar


    veja bem. ...
    as saidas ( L R ) ....a L e mono no sentido de reproduzir os 2 canais ou mesmo tempo . mais preste bem atenção que este plug e stereo do teclado
    se vc colocar um plug mono no lugar da entrada L , vc estarah apenas reproduzido 1 canal ja que o proprio plug aterra o outro canal R...
    para fazer com que os 2 canais se reproduzam so pelo L . vc tem que colocar
    1 plug p10 stereo na entrado L e colocar em curto no proprio plug os canais
    R L.....
    ja pelo headphone o som torna se distorcido pela alta impedancia reduzindo
    muito na qualidade do som
    emanuel macedo,............................................................... .................

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    emanuel macedo
    Se eu entendi: quer dizer q se eu plugar um headphone no L vou escutar os dois canais em estéreo?....
    Eu não sabia que o L "aceita" tbm plug estéreo...no XP-50 é assim também? Poxa, se for assim a coisa fica bem mais simples de resolver.
    Caramba...quer dizer q esse tempo todo eu estava usando apenas o L pensando q usava os dois em um? Hahahahaha...não creio!!! Sem comentários.


    Cara, valeu mesmo...!!

    Mario Andre
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    MTI_Player
    to axando meio doidera,mais nun deve ser mto dificil fazer esse cabo nom

    kzartdf
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Quem toca em festas, eventos ou bares já deve ter passado por essa situação: a gente vai tocar e só nos oferecem entradas mono para o teclado... é horrivel!!!

    ou pior, a mesa de som as vezes só tem um canal livre p o teclado... PÉSSIMO!!!

    MTI_Player
    tbm acho q a opção mono tira a qualidade de alguns timbres! Vou tentar essa dica do emanuel macedo pra ver se resolve... Vc já tentou?

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: MTI_Player
    · votar


    kzartdf
    Eu fiz um teste no meu XP-50 e não consegui constatar isso não, ou seja, pelo que eu entendi, se eu colocasse um cabo com plug estéreo (um headphone, por ex) no L eu escutaria, mesmo num volume bem baixo, os dois canais em estéreo. Porém, isso não ocorreu. So pude escutar o som no lado L do fone...
    Estou um tanto confuso com a questão e acho que vou tentar fazer e esquema em "Y" com as saídas L e R, fazendo um jumper entre os dois para um só canal...acho que assim não tem erro...

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá a Todos,

    O emanuel macedo, deu uma boa explicação.
    Quanto as saídas é o seguinte:

    Meu teclado tem a saída R para o canal right e tem a L para left, mas a saída L tem um recurso, ela é estéreo, e já está incluído o canal R, ou seja, L+R. No seu XP-50, não ocorre isso, porque são independentes.

    VocÊ pode fazer o que você sugeriu, fazer um cabo com duas entradas mono R e L, e na outra ponta uma saída estéreo no mesmo fio, e ligar em um único canal da mesa.

    A saída headphone, não foi feita pra ligar em som, perde muito os graves do instrumento.

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Theo22
    É, percebi que no xp50 a coisa é diferente...
    Bom, acho que o esquema é fazer esse cabo em Y...

    Valew!

    MarcioRodrigo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    MTI_Player
    E aí amigão, divulga o resultado do seu teste aki, ok? Eu tenho um XP-60 e também fiquei interessado nessa sua idéia.

    Abraçosss

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    MarcioRodrigo
    Arranjei uma mesa de 10 canais da Yamaha para fazer o teste com os meus dois teclados (o outro é um Kawai K5000S). Meus teclados ficam em outra cidade onde ensaio com a banda e por isso não tenho como mexer nisso a qualquer hora...mas assim que que confeccionar os cabos farei o teste e posto aqui...eu acho que dará certo...quero ver como fica misturar os dois canais em curto, se não vai ocorrer algum tipo de anulação ou distorção na forma de onda resultante dessa mistura...vamo vê...

    Na próxima 2ª ou 3ª feira estarei postando o resultado aqui, ok?

    Phalow..

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: MTI_Player
    · votar


    MarcioRodrigo

    Fiz o teste hoje e deu certo.
    Na verdade só senti diferença ao ligar somente o canal R...parece que de, de fato o L faz isso qdo plugado sozinho em mono, ou seja, fica como sendo L+R. Aliás, como será que é feita essa troca mono/estéreo no canal L? Mecanicamente ou por circuitos eletrônicos? Alguém sabe?

    De qualquer forma, acho que a conexão em Y é "mais garantida" qdo o teclado for ligado em mono ao ampli.
    Acho que vou começas a usar os teclados desse jeito...

    É isso aí!

    emanuel macedo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    A TODOS =

    o esquema e simples e mecanico......................................
    ex: imagine 2 canais ( R e L ) agora os plugs...............
    canal R plug mono , mais com uma ligação para o L que e stereo .
    portantanto o canal R so serah uma variante .os verdadeiros canais estão
    presentes no plugs stereo .... e por este motivo que nos teclados novos
    vc aterra o canal L colocando plugs monos en sua entrada............

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    emanuel macedo
    Mas esse é o esquema para os casos em que o canal L aceita um plug estéreo e mono, correto? Nesse caso eu creio q entendi...
    Porém, no XP-50 as duas saídas L e R só aceitam plug mono...ou seja, se entendi direito o canal L mixa os dois (L+R) quando conectado sozinho e quando o canal R tbm é conectado o L não mais mixaria os dois mas apenas o L mesmo...ñ é isso?
    Pois bem, é essa mudança da saída L entre emitir apenas o canal L (qdo a saída R é plugada) e emitir os dois L+R (qdo a saída R é desplugada) que eu gostaria de entender...é tbm de forma mecânica?

    valew...

    daviportacio
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Olá amigos! O Juno D tem três saídas: Phones, R e L.
    Quando divido o teclado, por exemplo, usando piano na direita e baixo na esquerda, botando o PAN do piano R63 e do baixo L63 e ligando dois cabos nas duas saídas(R e L) em duas caixas diferentes. Ainda assim, nas duas caixas saem os dois tones praticamente em volume igual. Só altera um pouco quando mexo no balance..mas ae um dos dois tones ficam mudo...

    Alguma dica amigos de como botar cada um de um lado? Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saídas L e R de teclados...