Pedal Sustain Roland DP-2

    Autor Mensagem
    adhoniran
    Veterano
    # mar/05


    Olá, estou pensando na aquisição de um pedal sustain Rolando DP-2 para utilizar no meu teclado Yamaha PSR-620, no entanto ouvi dizer que o modo de construção do circuito dos pedais da Rolando é diferente dos demais pedais, ou seja, o sustain é ativado quando o pedal está no estado NÃO-PRESSIONADO, ao invés de pressionado, sendo que caso seja realmente isso eu teria que configurar meu teclado para inverter o estado do pedal. Bom, como eu não quero ter que fazer isso toda vez que ligar o teclado gostaria de saber se alguém já utilizou este pedal em outros teclados NÃO-ROLAND e se o funcionamento dele realmente é assim, ou possivelmente o pedal que me informaram tratava-se de um pedal para outro equipamento, justificando o motivo da inversão. O que vocês acham deste pedal, levando em considerãção que o meu teclado não possui o recurso HALF-PEDALING?

    Valeu mais uma vez...

    gustavorino
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pedal eh tudo igual.. exceto akeles modelos epeciais como o Dp8 e os com Half pedal.. eu tenho um Pedal yamaha Estilo Piano.. e dentro dele eh soh um fiozinho que encosta no outro quando eh pressionado.. ou seja.. nao vale a pena pagar mais caro por um pedal que internamente eh igual a qualquer outro.. e se teu teclado nao tem Meio pedal.. entao nem adianta comprar um Dp2.. compra o mais barato que tu achar..

    sarpa
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    adhoniran, já utilizei um Roland DP-2 em um PSR-5x0 (não me lembro o modelo), mas o funcionamento é exatamente dessa forma que você citou.

    Normalmente, os sintetizadores possuem a configuração onde você altera a polaridade de entrada de sinal do pedal, o que faz com que ee funcione normalmente. Não sei quando à este PSR, mas procure se informar com quem entende melhor dos PSR's.

    Mas... concluindo, usando o DP-2 em PSR, a polaridade fica invertida mesmo. É preciso dar um jeito de invertê-la. Existem alguns pedais, que já vem com chave inversora, mas não é o caso do Roland DP-2.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    sarpa
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    gustavorino, lembrando que o pedal da Roland que suporta "meio-pedal", é o Roland DP-8.

    Abraços.

    gustavorino
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sarpa
    ah.. nao tem um que tem sensibilidade total? achei que fosse o Dp-8

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    adhoniran
    Eu uso um FC4 da Yamaha desde praticamente quando tive o meu primeiro teclado com essa característica (PSR-510). Está aqui até hoje, intacto...

    adhoniran
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: adhoniran
    · votar


    sarpa

    O meu teclado pelo que sei pode fazer a inversão do estado do pedal também, basta pressionar o pedal e ligar o teclado com ele sendo pressionado, mas não quero ter que ficar fazendo isso, e usar o pedal com estado invertido deve ser meio ruim, pois você fica preso ao pedal.


    gustavorino

    Eu sei que "pedal é tudo igual", no entanto nem todo pedal é igual. Como eu disse antes, depende do modo como o circuito do pedal foi construído. Eu fiz um pedal com um pedal de máquina de costura recentemente, só que haviam uns contatos de carbono que estavam meio ruins, então eu tirei e vou ter que modificar ele totalmente internamente, só que eu não estou com o menor saco pra fazer isso.

    Pensei em pegar o DP-2 da Roland, e embora eu possa fazer com que o meu teclado inverta o status do pedal eu não quero ter que fazer isso toda vez que ligar o teclado, pois isso é chato.

    Como foi confirmado acima o pedal realmente possui um circuito invertido, como já haviam me dito.


    mano_a_mano

    O FC4 é um dos pedais da Yamaha, certo? Eu não achei ele por aqui, onde eu olhei só havia o DP-2 e o DP-8. Pra mim seria ótimo se conseguisse um FC-5 ou um FC-4.
    Já que o DP-2 funciona de modo inverso nem vou comprar ele, acho melhor eu modificar o pedal que eu fiz mesmo... o que vai ser um saco.

    gustavorino
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    adhoniran
    tem como voce abrir o pedal e inverter ele.. fizeram isso com o meu yamaha..

    Daniel Tomy
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Basta você inverter os pólos na parte do plug, que dá certo.

    adhoniran
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: adhoniran
    · votar


    Daniel Tomy

    Inverter os pólos? Você já fez isso? É que o circuito é simples, então a posição dos pólos não interfere no funcionamento. Basta que elas se toquem. Se você simplesmente abrir o plug e conectar uma ponta na outra você tem o efeito de "sustain". Já fiz isso tanto num Casio quanto num Yamaha e o funcionamento é o mesmo, ou seja, basta fechar o circuito.

    Analogia: É como se se dentro do teclado houvessem duas pontas de fios soltos e você precisasse tocar um no outro pra obter o efeito.

    Quanto a possibilidade de mudar eu sei que é possível, mas não vai se tratar apenas inverter os pólos, é preciso mudar o funcionamento do circuito interno do pedal. Alguém sabe onde eu posso comprar um FC-4 ou FC-5 baratos via Internet?

    gustavorino

    Eu não entendi uma coisa, você disse que o funcionamento do seu pedal Yamaha era inverso também? Pelo que sei o funcionamento dos pedais da Yamaha é normal, então não seria necessário realizar inversão nenhuma dentro do pedal, ou você está usando um teclado que não foi fabricado pela Yamaha (um Roland por exemplo)?

    Eu não quero comprar um pedal e precisar abrir ele pra modificar. Se é pra comprar que seja comprado logo o pedal correto, o problema é que não encontrei pedais da Yamaha nas duas duas lojas que a Yamaha referencia como distribuidores dos seus produtos.

    Daniel Tomy
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bom, é que meu pedal tem 3 fios, não 2 e, invertendo os dois polos funcionou beleza. Achei que pra esse também iria funcionar.

    adhoniran
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: adhoniran
    · votar


    Daniel Tomy

    Ahhh, tá explicado então o motivo de ter funcionado. Qual a marca e modelo do seu pedal?

    Daniel Tomy
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    A marca é Fatar... o modelo não tem escrito, não.

    abararil
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    adhoniran

    Porque vc não procura um pedal da ONERR, ele vem com chaveamento de pólos e além disso é mais barato que o DP-2.

    caioscattini
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Puxa

    Usava um Fc5 da yamaha no meu Juno, mas como tive de vender o yamaha, comprei um dp2 da Roland,
    Tem como ajustar o acionamento? Porque está muito alto (se soltar um pouco o pé já desativa)

    Eu devia ter comprado outro fc5

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Sustain Roland DP-2