Posição correta dos dedos nos acordes.!!!

    Autor Mensagem
    Carioca_2005
    Veterano
    # mar/05


    Pessoal,

    Quando comecei minhas aulas de teclado minha professora ensinou tocar os acordes com os dedos 1, 3 e 5.

    Estava lendo um artigo sobre formação de acordes de Alexandre Rosa no Cifra Club e ele menciona sempre utilizar os dedos 1, 2 e 4.

    Pergunta: Qual seria então a melhor forma de tocar os acordes?? E quando precisar utilizar as sétimas, nonas etc... sempre será com o dedo 5??

    Valeu.....!!!

    Pianist
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bem carinha o que eu ja vi até hoje é assim: É o 1, 2 e o 5!
    Eu faço aula de Piano e minha professora n me falo que ta errado!

    Tipo o certo é esse... Mas...

    E quanto as 7 e 9. Se for com 7 ou 9 vc usa assim os dedos: 1 2 3 5(Eu faço isso, acho q a posição dos dedos so vai influenciar em questão dos arpejos, agora so fazendo o acorde...)

    Alguem me corrija...

    Falow,
    Caio César.
    OPOST

    sarpa
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Carioca_2005, eu nunca fiz aulas de teclado do tipo "aluno e professor", mas dicas que peguei com alguns amigos músicos (inclusive formados em música), pude chegar à seguinte conclusão (pessoal):

    Não existe uma "regra" propriamente dita para formação de acordes, ou mesmo tocar teclado. O que realmente importa, é que, você consiga ter todas as notas "à mão" para fazer as passagens entre acordes e tudo mais...

    Vamos imaginar que você esteja em D7+. O ideal, para mudar, por exemplo, para Dº, seria você "mexendo" quanto menos as mãos nas teclas...

    Será que expliquei legal? Se ficou confuso, pergunte-me novamente, tento explicar melhor.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    dBrgs
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Concordo com o Sarpa.
    Os dedos que eu mais uso são na mão esquerda o 5,2 e 1 e na mão direita o 1,2 e 5 porque eles tem mais alcance. Eu gosto de usar na mão direita, pra fazer base junto com a esquerda, 4 notas, dai eu uso os dedos 1,2,3 e 5 geralmente.

    wernegher
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sarpa

    Nada a acrescentar... é isso mesmo.

    Pianist
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    wernegher
    dBrgs
    sarpa
    Sarpa vc é o meu brother=P falo tudo!
    Tipo eu até poco tempo discordava disso mas eu comecei a oberva isso, ex: o tecladista do Titas não toca com os dedo 125 e sim com 135 tipo!
    O negocio e o que o sarpa disse!

    Falow,
    Caio César.
    OPOST

    Frankz
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    depende do acorde... da inversão... de quantas notas há no acorde...

    um acorde Dó Mi Sol usa-se os dedos 1 3 5

    agora se tá invertido pra Mi Sol Dó usa-se os dedos 1 2 5

    a mesma coisa com os acordes com 4 notas... dependendo se há inversão ou nao...

    Dó Mi Sol Dó 1 2 3 5

    Mi Sol Dó Mi 1 2 4 5

    ROTTA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Carioca_2005
    Qual seria então a melhor forma de tocar os acordes??

    A principal regra a seguir é o uso dos dedos, de preferência. Qualquer outra parte do corpo pode produzir resultados inesperados.

    Só para descontrair... :-)
    Abraços.

    harofloww
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    meu professor ensinow com o 234... =/ mas como eu era pequeninhu qnd começei a aprender eu num alcançava direito dai peguei e começei a usar o 123.. e nunca precisei mudar.. e meu professor disse que eu poderia escolhe os dedos... =)

    flw
    haroflow

    kzartdf
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sintetizando tudo o que foi dito:
    Vamos imaginar que você esteja em D7+. O ideal, para mudar, por exemplo, para Dº, seria você "mexendo" quanto menos as mãos nas teclas - sarpa

    depende do acorde... da inversão... de quantas notas há no acorde... - Frankz

    Realmente não existem regras que definam qual dedo usar na hora de se fazer um acorde. Quando eu fazia aula de teclado minha professora me obrigava a seguir o padrão 135 sem fazer inversões. Depois que me livrei da teoria dela uso qualquer dedo, o que tiver mais próximo da nota. Além de prazerosa, a música tbm avalia muito a nossa criatividade. Todo músico tem que descobrir sua maneira pessoal e preferida de tocar

    por exemplo: se quero fazer um acorde de Dó na mão direita, oq faço na mão esquerda? Tem gente que aperta só um Dó, outros o Dó e um outro Dó uma oitava acima, tem gente que pega esses dois Dó e acrescenta a quinta da escala de dó, outros mais a terceira e ainda aqueles que fazem um acorde de dó tbm na mão esquerda... Afinal, quem está certo???

    Todos eles!!! Temos que ser criativos na maneira de tocar. se vai ser 135 ou 125 ou sei lá oq não importa. mais vale se temos facilidade em executar e por na prática a nossa teoria.

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Música é Interpretação...

    Se eu der uma letra de uma música, com as rimas prontas já... E passar pro pessoal do Fórum (até que seria uma boa né?!) cada um faria uma música diferente, em relação a tom, melodia, harmonia, andamento, etc. e tal...

    E ninguém toca igual a ninguém... Todo mundo tem seu estilo próprio de comer, de escrever, de tomar banho, escovar os dentes, fazer sexo... Enfim, tudo! De tocar teclado tb!

    MTI_Player
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    SaintFerio
    Em relação ao sexo, então, não seria tocar teclado...mas sim orgão (genital e não digital...kkkkk)!! q baboseira...

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LoL não era essa a intenção, era apenas exemplificar, seu mal intencionado XD =)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    nosssa!!!! pevertido!!!

    ASHuaShaUshaUShaUs....

    mas pra tocar nos orgãos, tem que usar os pés além das mãos...

    na pedaleira viou!!!! bando de mal intencionados

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Simplificando:
    Tríades sem inversão: 1 2 4 ou 1 3 5
    " com inversão: Você escolhe o dedilhado
    Tétrades sem inversão: geralmente o dedilhado é 1 2 3 5, mas as vezes usa o dedo 4 no lugar do 5 etc.
    Tétrades com inversão: Você escolhe o dedilhado

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    gostaria de mais assuntos sobre os acordes invertidos,tonicase como usar a mão esquerda ex:135-531 abraços prá todos voces internautas

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    gostaria de entrar em contato com juninho sarpa seu email não funciona,mande um email prá mim a repeito de acordes,mão esquerda,meu email--leandropissaia@hotmail.com.br.toco teclado faz 2 anos obrigado a voce e a todos voces internautas

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Uma regra simples e eficaz!!
    Um amigo me deu um toque uma vez que nunca vou esquecer.
    Sempre faça tudo ergonomicamente, ou seja coloque as mãos em qualquer região do teclado faça com que seus dedos fique cada um em uma tecla naturalmente o polegar na primeira o incador na segunda e assim por diante.
    Pense sempre que suas mãos tem 5 dedos e que todos eles tem que ser usados estude a forma mais confortavel (ou visulmente a que não tenha nada torta) mas tente sempre usar todos os dedos.
    No começo e normal incomodar alguns que não são acostumados mas depois vera que ficará bem mais facil. Ai voce vai lembrar porque eu tocava os acordes tortos, pulando dedos e etc.
    Não sei se fui muito claro, mas quem entendeu e quizer melhorar a explicação fique a vontade.

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Em tétrades a posição mais fácil é 1,2,3 e 4...
    Mas já reparei em meus alunos que cada pessoa tem um jeito de usar os dedos... Eu só os alerto para o acorde que virá em seguida, pois dependendo de com oesta a posição dos dedos fica complicado de trocar...

    policaptos
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Me intometendo, um músco tecladista ou violonista deve usar seus dedos da maneira que achar mais cômodo, o importânte é respeitar as melodias cabíveis em cada harmonia no que diz respeito a dinâmica, ou seja um bom tecladista se destaca pela interpretação e acompanhamento ex: numa orquestração de timbre "strings" numa musica leve terá melhor rendimento aquele que preencher mais a música suavemente sem cobrir o solo, já num solo de piano o tecladista deve ter um bom conhecimento de escalas harmônicas para ficar mais cômodo numa possível improvisação .

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Será que existe alguma diferença com relação ao acordeon ? Meu professor passou o acorde de Cm utilizando os dedos 1 - 3 - 5.

    E mais um problema: muitas vezes ocorre o acidente do dedo 4 apertar o Fá junto. Quando levanto o dedo 4, o dedo levanta muito. É errôneo levantar os dedos ou eles devem permanecer "colados" no teclado ?
    Existe algum exercício para ajudar ou é só fazer e fazer estes acordes ?

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    só depois de muita prática se ganha aquela suavidade na progressão de acordes, quase legato. E isso só se consegue marchando com o dedilhado, ora 1-3-5, ora 1-2-4, as vezes escorregando o mindinho, outras o indicador pulando sobre o polegar. É o tipo de coisa que só sai natural com prática, não tem caminho mágico.

    o ideal é deixar as pontas dos dedos sempre próximas às teclas

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Só corrigindo... Quando levanto o dedo 4, o dedo 2 levanta junto e muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição correta dos dedos nos acordes.!!!