FabioSalgado Veterano |
# fev/05 · Editado por: FabioSalgado
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PLUG-INS DE MASTERIZAÇÃO
IZOTOPE OZONE
A Masterização é uma das 3 etapas importantes de uma gravação que resumem-se primeiro na captação ( se você gravar
mal uma voz, não adianta encher de efeito, de corrigir daqui ou dali, de copiar e colar, enfim, é muito melhor gravar de novo,
fazer uma nova tentativa que, com certeza, terá um resultado muito mais satisfatório ), depois na mixagem ( se na hora da mixagem,
você achou que o bumbo da bateria e o baixo ficaram com um volume além do que esperava, não adianta ficar tentando cortar
graves daqui, ajustar o equalizador dali, o ideal é mixar de novo, com volumes menores ), e finalmente na masterização onde
após ter o produto final bem gravado, bem captado, com os cortes e faders efetuados, e tudo completamente mixado e equalizado,
daremos o toque final, tanto em questão de compressão ou expansão de determinados trechos, como também numa
equalização final para que as músicas fiquem inteiramente dentro de um padrão de sonorização que o Mercado Musical está
acostumado a produzir e os ouvintes, a receberem. Então, vamos conhecer o Ozone 3 ( não confundir com o teclado da M-Audio ).
Ozone 3.07 RTAS, Direct X e VST-i
Esse plug-in, elaborado pela empresa Izotope, e que vem nos formatos RTAS ( para uso no Pro Tools ), VST-i e Direct X
( para uso em softwares como Sound Forge, Cubase, Nuendo, Sonar e outros ) na verdade é uma suite ( um conjunto ) composta
por 6 ferramentas poderosas que podem ser usadas ao mesmo tempo através do Ozone. A união de 2 ou mais dessas ferramentas
é que produzirá um resultado final desejado. Um dos detalhes mais importantes deste plug-in é que ele trabalha em ambiente de 64 bits,
ou seja, ele já simula a nova geração de computadores que está surgindo, como o Athlon 64, por exemplo.
Vamos conhecer essas ferramentas que estão incluídas na suíte de masterização do Izotope Ozone versão 3.07,
que é sua mais recente atualização, para maiores detalhes sobre outras versões do software, visite o site do fabricante e, para adquirir o
plug-in envie um e-mail que estarei respondendo para todos com mais detalhes.
Multi-Band Dynamics
Essa ferramenta, assim como qualquer ferramenta que trabalha com dinâmica, é um compressor / expansor que atua em faixas
de frequência distintas e ajustadas pelo usuário. Por exemplo, podemos aplicar uma compressão dinâmica de 3 db apenas na região dos
graves e médio-graves saindo do 20 Hz e chegando até 800 Hz, sem alterar, com isso, todas as outras faixas de frequência da música.
Quando podemos usá-lo ? Bom, é simples, imagine que a mixagem da sua bateria ficou um pouco alta, mas não muito e agora você
quer abaixar um pouco o volume do bumbo, sem mexer nos pratos e caixa. Se aplicar uma leve compressão como no exemplo acima,
poderá ter um resultado satisfatório, porém, como conversamos antes, o ideal é refazer a mixagem, pois, na masterização dificilmente
conseguimos milagres, sempre lembrem-se disso! Ela trabalha em 4 bandas e possui visualização em tempo real de cada banda.
Paragraphic Equalizer
Com 8 bandas que podem ser selecionadas em formatos high-pass, low-pass, high-shelf, low-shelf e bell esse equalizador pode ser totalmente configurável com simples toques na tela, além do que possui um analisador de espectro muito veloz e preciso com alto FFT. Os simuladores de modelagem análoga, permitem utilizar virtualmente os mais variados tipos de modelos de
equalizadores vintage, ou então modernos filtros digtais com até 16.000 bandas de frequência de precisão.
Multi-Band Harmonic Exciter
Um Exciter, também chamado de Enhancer por alguns, serve para realçar ou diminuir a quantidade de harmônicos presentes numa gravação e, com isso, deixar o som mais quente ou com mais brilho. Como também trabalha com modelagem analógica, podemos escolher inúmeros tipos de exciters, alguns até simulando modelos valvulados, para conseguir chegar no timbre desejado para determinado instrumento.
Mastering Reverb
Após colocar os reverbs indivdulamente em cada instrumento, ou não, devemos “ambientar” toda a música dentro de um determinado local. Para isso, esse plug-in permite que você escolha entre modelagem de plate ou de room e também algoritmos para simulação de ambientes de estúdio ou até mesmo acústicos. Possui inúmeros controles de ajustes entre o sinal seco ( Dry ) e o reverb ( Wet ) além de um gráfico que mostra a expansão dos sons no ambiente criado.
Multiband Stereo Imaging
Para criar um ambiente com maior espacialidade entre os instrumentos gravados em sua mixagem, esse plug-in permite que você movimente determinados elementos musicais sem modificar, por exemplo os sons graves. Além disso ele possui um gráfico que demonstra como está situada a imagem estéreo da música em tempo real.
Loudness Maximizer
Trabalhando apenas nas faixas de frequências graves e médio-graves, ele realça o que uma música precisa ser,
como por exemplo se você está fazendo uma mixagem para um show acústico ou então de um mega hit que bomba nas pistas de dança, cada um deles precisa uma quantidade diferentes de graves, esse plug-in não tem competidores no mercado superando o então aclamado Maxx Bass da Waves, além do que possui ainda um gráfico visualizando em tempo real como estão as frequências modificadas.
Dithering
Um dos mais importantes processos que existem na gravação digital é o dithering, que significa redução de bits. Quando gravamos numa taxa maior do que a qualidade de CD, muitas informações são captadas e, com isso, realmente a qualidade de som é muito maior.
Porém, no momento que fazemos a redução para 44.1 Khz e 16 bits, não podemos ter conversores de péssima qualidade, senão tudo o que ganhamos gravando em taxas maiores será perdido. É nessa hora que
o dithering do OZONE funciona muito bem, sendo um dos melhores do
mercado, pois está em ambiente 64 bits e, comparado a níveis dos
ditherings do Pro Tools. Além do que possui inúmeros filtros para otimizar a redução de palavras de bits e criar excelentes arquivos tratados psicoacústicamente.
Vamos rever todas as características desse fantástico plug-in:
Processamento interno em 64 bits mantendo ao máximo a qualidade do áudio;
Suporte para até 192 Khz de Sample Rate;
Uma suite completa de masterização num único plug-in;
EQ Paragráfico de 8 bandas;
Dynamics Multi-Bandas e Harmonic Muilti-Bandas;
Reverb de masterização;
Maximizador de Graves;
Análisador de Espectro em tempo real com elevado FFT;
Suporta automação e possui alta estabilidade;
Possui uma grande quantidade de presets;
Da mesma empresa Izotope ainda existem dois outros excelentes plug-ins que, embora não sejam para Masterização,
realizam muito bem seu trabalho, são eles : o Spectron que é um processador de efeitos e oTrash, que é um plug-in com algoritmos
exclusivos para distorção.
Espero que possa ter ajudado aos amigos com essa matéria. As etapas de uma gravação e sua consequente masterização
são árduos processos que precisam ser trabalhados praticamente até a exaustão, pois estamos sempre e cada vez mais, aprendendo
a cada novo cliente, cada vez que o estúdo abre suas portas e clicamos no REC.
Um grande abraço para todos e até o mês que vem quando aprenderemos tudo o que é necessário para fazer um CD em nossa
própria casa, com os mínimos recursos possíveis. Até lá.
Fábio Luiz Salgado
Consultor e Produtor Musical
fabiosalgado@terra.com.br
Visitem também : www.musicalessence.com e
http://priscilasuzuki.palcomp3.com.br ou
http://www.buscamp3.com.br/priscilasuzuki
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Gutto Veterano |
# fev/05
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FabioSalgado
Posso colocar esta sua reportagem no topico (Aprenda tudo sobre estudio)? Pq ela esta bem explicada. Tudo com sua assinatura e com os mesmo creditos q vc colocou aqui.
Só um detalhe, esta reportagem não seria em relação a pré-masterização ao invés de masterização? tendo em vista que masterização, para o meu conhecimento tecnico de estudio, é resumidamente, a criação de um cd de vidro matriz (disco digital - glass master) q servirá futuramente como matriz de cds para prensagem? Existem várias revistas que retrataram desta maneira q eu citei, a diferença entre masterização e pre-mastrização, como exemplo a revista IT (Informação & Tecnologia) Ano1, edição N°8, pagina 30.
Aonde destaca de forma clara que masterização é um processo tecnologico, realizado em uma sala com uma segurança de limpeza mais higienica que uma sala de operação de coração (conhecida como Sala Limpa), por ser totalmente isenta de particulas de poeira, aonde os profissionais q trabalham nesta area ficam vestidos como médicos (usando sapatilhas, avental, máscara e antes de entrarem na sala, ainda tem de pisar em um tapete carregado por eletricidade estática, que atrai toda a poeira, pêlos ou cabelos solstos q estejam na roupa). Mas o intuito central da masterização é a criação de um disco de vidro (de 12 polegadas - 30,54cm), chamado de matriz de vidro (glass master) com o intuito de servir como molde dos futuros cds q serão prensados.
Já Pre-masterização: é todo o processo anterior a masterização, ou seja, todo processo de qualificação da musica, seja ela por via analogicas ou digitais, tendo em vista que é neste momento q basicamente coloca-se os reverbes, equalização, compressão, noise gates, normalize, etc.
Abraços e Boa Sorte!!!!
Desde já, agradeço pela atenção!!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
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