Não conheço esse teclado ele é bom ?

    Autor Mensagem
    Phillipe Viktor
    Veterano
    # jan/05


    ai Galera desculpe , ai se o teclado for muito conhecido... mas eu não conheço!


    QS 6 ALESIS - ELE É BOM ( PIANOS,METAIS,ORGÃO, STRINGS...ETC) OU É UM LIXO!

    SEJAM SINCEROS. apareceu um oportunidade de negociar com o meu é eu quero saber se ele é bom ... e tb saber se ele não é muito antigo!

    yanni540
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: yanni540
    · votar


    Phillipe Viktor
    Ele é muito bom cara. Mais de 500 timbres, 64 notas de polifonia. Tem ficar esperto é com o display dele, pq dá problema e aí tem q trocar. Pergunta pro cara que quer te vender se ele já trocou o display desse teclado. Se já tiver trocado, blz; vc não precisa mais ficar preocupado com este item. Observa se não existem muitos riscos, trincas na carenagem do teclado; se as teclas estão perfeitas, quanto à key velocity/aftertouch.
    Na comparação com estes outros modelos ele leva vantagem. Veja só:
    Alesis QS6

    Depois do sucesso do Quadrasynth, a Alesis lançou a nova série QS, com três modelos de sintetizadores, onde o QS6 é o mais simples. Dentre as características mais marcantes da linha QS, estão a polifonia máxima de 64 vozes e o versátil processador de efeitos, que é derivado do já conhecido Alesis Quadraverb.

    Comparando com os demais teclados abordados neste artigo, o QS6 traz alguns recursos bastante interessantes, como o teclado, que tem sensibilidade à intensidade com que a tecla é tocada (key velocity), e também à velocidade com que a mesma é solta pelo músico (release velocity). Além disso, o teclado também tem sensibilidade a aftertouch (pressão na tecla). Isso é importante para aqueles que querem mais expressividade e controle no teclado. Além da polifonia máxima de 64 vozes, o QS6 também oferece multitimbralidade de até 64 partes (via 16 canais de MIDI).

    Na memória interna do QS6 há 512 timbres presets (fixos), incluindo um banco GM (padrão General MIDI), e mais 128 que podem ser alterados pelo usuário. A memória pode ser expandida a até 832 timbres, usando-se cards (cartuchos) opcionais do tipo PCMCIA (o mesmo usado por computadores portáteis notebook). O processo de geração de sons - "QS Composite Synthesis" - utiliza amostras ("samples") de 16 bits a 48kHz, e a estrutura do sintetizador inclui um filtro ajustável, três geradores de envoltória e três LFOs (produzem vibrato e outras modulações), além de outros recursos programáveis pelo usuário. Os dispositivos de controle (slider programável, rodas de pitchbend e modulation, pedais, aftertouch) podem ser direcionados para diversos parâmetros diferentes do som, e de forma bastante flexível. O processamento de efeitos também é muito sofisticado, e usa quatro linhas independentes de efeitos, podendo atuar como reverb, chorus, delay, flanger, EQ, pitch-shifter, caixa "Leslie" e outros. Os efeitos são produzidos por um chip da mesma família do Alesis Quadraverb 2, e diversos de seus parâmetros podem ser alterados e editados pelo músico, que também podem controlá-los em tempo-real ("ao vivo"), usando os dispositivos de controle citados acima.

    Operando com o QS6 no modo Mix, o músico pode configurar o sintetizador para trabalhar com 16 regiões no teclado, divididas ou superpostas, de forma a criar configurações que combinam timbres diferentes ao longo do teclado. Existem 400 combinações dessas já armazenadas em memória preset, e o músico ainda pode criar e alterar outras 100 (memória user).

    No painel superior do QS6 estão os diversos botões e um display de cristal líquido (LCD), com iluminação, que possui duas linhas de caracteres de informação. Os controles de pitchbend e modulation são do tipo rotativo ("wheel") e ficam localizados à frente do teclado, na extremidade esquerda do painel. Ambos podem ter suas funções programadas pelo músico. Um potenciômetro deslizante ("slider"), de função também programável, permite ao músico escolher qual parâmetro do som quer controlar com ele. No painel traseiro estão as tomadas MIDI (In e Out/Thru), as saídas de áudio stereo (esquerdo e direito), a saída para fones, os conectores para os pedais de controle (um de sustain, outro de função programável), a tomada especial para conexão com computador, a entrada para o card de expansão PCMCIA e a tomada para a fonte de alimentação externa.

    O sintetizador pode ser acoplado a um computador (PC ou Macintosh), usando-se um cabo opcional. A conexão é feita com a porta serial do computador, requerendo a instalação software driver específico da Alesis. Acompanha ainda o instrumento um disco CD-ROM, para ser usado no computador, que traz diversos softwares de utilidade para sequenciamento MIDI, edição de timbres do QS6 e músicas MIDI.

    Korg X5D

    Dos teclados analisados neste artigo, o X5D é o mais simples - e menor (pesa menos de 5 kg), mas nem por isso pode ser considerado o "mais fraco" da categoria. O sintetizador é a versão atualizada do X5, e utiliza a mesma tecnologia dos famosos M1, 01/W e X3, com diversos timbres de excelente qualidade, o que lhe dão um certo ar de "pequeno notável".

    O teclado de 61 notas do X5D possui sensibilidade a key velocity, e a polifonia máxima do instrumento é de 64 notas. Alguns timbres utilizam o gerador de sons em modo double - osciladores dobrados - gastando o dobro de vozes (e reduzindo a polifonia). O instrumento também pode operar de forma multitimbral, com 16 partes (incluindo bateria).

    Além dos 128 timbres preset do padrão General MIDI, o X5D possui mais 100 timbres editáveis (user), e 8 kits de bateria (1 kit GM). Os sons são gerados a partir de 8 MB de waveforms, pelo processo "Advanced Integrated Synthesis"(AI2), já usado em outros ótimos sintetizadores da Korg, e os recursos de edição permitem ao músico, além de usar 6 megabytes de samples, ajustar também as envoltórias dinâmicas do som, programar a atuação do filtro e do LFO. Como complemento ao sintetizador, o X5D contém dois processadores individuais que oferecem 47 tipos diferentes de efeitos, desde os usuais reverb e chorus, até simuladores de caixa Leslie. Pode-se ajustar diversos parâmetros dos efeitos.

    O sintetizador pode operar no modo combination, ideal para uso ao vivo, onde o músico pode configurar até oito timbres superpostos ou em regiões do teclado, podendo guardar 100 diferentes configurações dessas na memória interna (user). No modo multitimbral, o instrumento pode trabalhar com até 16 partes simultâneas, recebendo notas nos 16 canais de MIDI (controlado por um sequenciador, por exemplo). Para aqueles que quiserem explorar afinações alternativas, o X5D oferece seis escalas diferentes, como a arábica, indonésia, Werkmeister e a convencional (temperamento igual).

    O painel do X5D se assemelha bastante aos demais da Korg, com botões iluminados por leds vermelhos, e um display de cristal líquido (com iluminação), com duas linhas de 16 caracteres cada. Os controles rotativos de pitchbend e modulation ficam posicionados à frente do teclado, na extremidade esquerda do painel (nesse modelo, a Korg não usou o controle por joystick, como nos seus outros sintetizadores). No painel traseiro estão as tomadas MIDI (in, Out e Thru), as saídas de áudio stereo (esquerdo e direito), a saída para fones de ouvido (stereo), as entradas para os pedais de controle (um de chave liga/desliga, outro de ação contínua; ambos com função configurável pelo usuário), o conector opcional para ligação com computador e a entrada para a fonte de alimentação externa.

    O sintetizador pode ser conectado diretamente a um computador PC ou Mac usando-se o cabo opcional, que é ligado à porta serial do computador, transformando o X5D em interface MIDI do computador. A Korg dispõe de um software editor de timbres, com uma diversos novos sons para o X5D (vale a pena experimentar a coletânea de órgãos).

    Roland XP-10

    Embora seu forte sejam os sintetizadores profissionais, a Roland sempre deu bastante atenção também à categoria "entry-level" (lembram-se do JV-30?). O XP-10 é o "caçula" da linha de teclados XP, e caracteriza-se principalmente pela simplicidade e sonoridade. Sua polifonia máxima é de 28 notas e o teclado tem 61 teclas (cinco oitavas), com sensibilidade a key velocity. O instrumento pode operar em modo multitimbral, com 16 partes, sendo a parte 10 para bateria e percussão.

    Nos 4 megabytes de memória, o XP-10 armazena seus 338 presets de timbres (256 deles podem ser alterados pelo usuário), e mais 36 kits de bateria (16 presets, 20 programáveis). Nesses timbres estão os 128 do padrão GM, e diversas outras sonoridades que compõem o padrão próprio da Roland (GS), de onde o General MIDI se originou. Os recursos de edição do sintetizador incluem envoltória dinâmica (atack, decay, release) do som, filtro com ressonância ajustável e LFO (produz vibrato). Embora seja um sintetizador simples, o XP-10 possui recurso de portamento, com tempo ajustável. O sintetizador conta ainda com um processador duplo de efeitos, que pode adicionar reverb (8 tipos, incluindo eco) e chorus (8 tipos) aos seus timbres. Alguns parâmetros dos efeitos podem ser também ajustados pelo usuário.

    O display do painel do XP-10 é de cristal líquido, mas não tem iluminação. Os dois controles (potenciômetros) deslizantes existentes no painel podem ser programados para controlar parâmetros do instrumento, como o ajuste do filtro ou a profundidade do reverb, por exemplo. O controle de pitchbend e modulation são integrados em uma só alavanca, onde os movimentos laterais alteram a afinação (pitchbend), e o movimento à frente controla o vibrato (modulation). No painel traseiro, estão o conector para pedal (na parte de trás), que pode atuar como sustain ou pedal de expressão, as tomadas de MIDI (In, Out e Thru), as saídas de áudio stereo (esquerda e direita), a saída para fones e o conector da fonte de alimentação externa. Para os micreiros que querem fazer música, o XP-10 oferece uma conexão especial, também no painel traseiro, que usa um cabo opcional para conectar o sintetizador à porta serial de qualquer computador PC ou Mac.

    O teclado do sintetizador pode operar de três formas diferentes. No modo split, o teclado é dividido em duas regiões (de tamanho configurável), com dois timbres diferentes alocados para cada uma delas; no modo dual, ao invés de dividido, o teclado possui duas regiões superpostas; e no modo x-dual, os dois timbres podem interagir de formas diferentes - até mesmo fazendo um morphing de um timbre para outro - controlados pelo modulation ou um pedal, por exemplo.

    O instrume

    Vinícius_Augusto
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    yanni540
    vc poderia colocar esta descrição detalhada na parte de Descrição de teclados, ta perfeita esta descrição, só q ta incompleta pq o topico tem um limite, pode olhar q a outra parte de sua descrição não entrou!!!!
    Um abraço e boa sorte!!!

    yanni540
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vinícius_Augusto
    Ok! Já está em Descrição de teclados
    Abraços.
    Phillipe Viktor
    Confira a continuação em "Descrição de Teclados" ok? Veja mais detalhes neste site (em inglês) inclusive DEMO do QS6
    http://www.vintagesynth.org/index2.html
    Ah! O preço de mercado do QS6 é de no máximo R$1600 e bem conservado.
    Abraços.

    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fala, yanni540! =0)

    Tenho uma dúvida, até enviei um post no tópico sobre descrições. O texto sobre o Alesis QS6 que você copiou não está na realidade se referindo ao QS6.1? Ou, de repente, do QS6.2? Havia lido antes esta descrição no site Vintage Synth Explorer, mesmo porque estou à procura de um QS7.x, e notei algo de errado...

    []'s

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    yanni540
    Ótima sua descrição, porém tenho algumas considerações:

    1 - ele é multitimbral de 64 partes, mas isso não depende de utilizar os 16 canais MIDI, como vc disse.

    2 - vc esqueceu de um ótimo recurso que é super importante no QS6: a possibilidade de trabalhar como sampler utilizando um cartão de memória PCMCIA. vc pode samplear desde grandes arquivos .WAV até timbres bem complexos, como por exemplo timbres dos CDs de samples da AKAI. a transferência dos timbres ou WAVs podem ser feitos por um dispositivo PCMCIA ou via MIDI (isso é ótimo).

    yanni540
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Descrição dos Alesis QS6 e QS6.1 Fonte: http://www.vintagesynth.org/index2.html
    QS6
    SPECIFICATIONS:

    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Polyphony - 64 voices
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Oscillators - 48kHz Linear samples.
    8MB, expandable to 16MB using PCMCIA ROM and RAM cards

    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Multitimbral - 16 parts
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Effects - 4 On-board effects, based on the Alesis QuadraVerb 2 FX processor
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Arpeg/Seq - None
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Keyboard - 61 velocity and aftertouch sensitive, synth action.

    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Memory - 512 preset 128 user programs, 400 preset and 100 user mixes, expandable using PCMCIA cards
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Control - MIDI IN/OUT/THRU (16-parts), RS232/RS422 computer serial port for Macintosh or PC
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Date Produced - 1996
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Est. Value - $600 - $800


    QS6.1
    SPECIFICATIONS:

    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Polyphony - 64 Voices (with dynamic voice allocation)
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Oscillators - QS Composite Synthesis (16 Bit Linear 48kHz Sample ROM): 16 MB, expandable to 32 MB via PCMCIA Expansion Card Slots
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    LFO - 3 LFO's
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Filter - 64: 1 Sweepable Lowpass Filter per voice
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Effects - QuadraSynth 2 four-Bus Parallel Matrix Effects: reverb, chorus, distortion, EQ, delay, rotary speaker simulation and more.
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Keyboard - 61 semi-weighted keys (velocity, release velocity, aftertouch sensitivity)
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Memory - Programs: 512 preset, 128 user; Mix Mode: 400 preset, 100 user.
    Expandable using QCards or RAM Cards via 2 PCMCIA expansion card slots
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Control - MIDI IN OUT/THRU (64 Part multitimbral across 16 MIDI channels); RS422 and RS232 serial protocols, Mac and PC compatible
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Date Produced - 1999
    ---------------------------------------------------------------------- ----------
    Est. Value - $500 - $700

    yanni540
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Renato gomes
    A matéria sobre estes synths foi escrita por Miguel Ratton, do site http://www.music-center.com.br
    Abraços.

    Phillipe Viktor
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    yanni540


    resumindo kra... posso pegar tranquilo, né? não vou me arrepender!!

    agora kra... tu lembra da minha briga p/ programar o M - 1 , como é que vai ser com esse sinth... ele não é mais complicado não?

    os cartões são mais faceis de encontrar?

    obrigado galera ai! pelo toque

    Falou!!!!!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pega o QS sem medo, a programação é bem sossegada.

    João Júnior
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Ei eu também tô afim de pegar um teclado QS alguma coisa, só que eu preciso de um com 76 teclas. No caso seria um QS 7 não é isso?
    E quanto a ele? O que vcs acham? O que muda do 6 para o 7? Só a quantidade de teclas ou tem mais alguma alteração?

    Sim, alguém sabe me dizer qual a diferença do QS 7, QS 7.1 e QS 7.2?
    Pois eu já ouvi muita coisa sobre essa linha mas munca toquei em um.

    Falowz.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    João Junior,

    O 6 é o mais basico e mais antigo da linha QS. Ele tem a metade da ROM dos teclados posteriores (8MB para 16MB, algumas waveforms a menos) e tem apenas um slider endereçavel contra 4 do restod a linha. QS 6.1, 6.2, 7, 7.1, 8, 8.1 e 8.2, aí são todos basicamente iguais, só mudando o númerod e teclas. Mas o 6 tem suas vantagens, como ser mais barato e ser mais fácil de se encontrar, por exemplo. Com qualquer um deles, vc tá bem servido. Legal que aqui esta linha QS tá conquistando o seu "fã clube" também, coisa que já rola em alguns outros fóruns. Eu tenho a sorte de ser um desses "paga pau de QS"!! rsrs... Dificilmente vc acha um outro synth profissa com tanto desempenho por real desembolsado!!

    Abraço.

    Edilsontriton
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olha eu tive um Alesis QS6.1,meu os timbres de piano acusticos sao otimos!! Mas os strings nao sao satisfatorios ,alias foi por isso que eu o vendi presisava deles e eles me deixaram na mao mas voce pode comprar os Qcards Strings que podem melhorar a situacao.

    Abraços

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    edilson batista dos santos
    eu sinceramente acho o contrário...acho que os pianos são ruins e os strings bons heheeh...eu recomendaria comprar o QCard de pianos estéreos

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ken, no 6 até podem ser meia boca, mas no .1 (7 e 8 tbem) pra cima, acho do caralho... Mas gosto é gosto... Também não acho os strings (os presets) grande coisa... rs,.. Mas mexendo consegue-se coisas boas. Logico q com o Stereo Piano Q Card é melhor, mas num PA equalizado decentemente, o True Stereo Piano, que sozinho ocupa metade da ROM dos QS superiores ao 6, brilha e brilha bonito. Mesmo que alguem experimente e não ache isso, os Hammonds e EPs já valem o preço do teclado sozinhos.

    Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não conheço esse teclado ele é bom ?