Faculdade de música. Vale a pena?

Autor Mensagem
edu.coisa
Veterano
# out/11
· votar


Bom vou dar minha opiniao, que foi basicamente a escolha q tive de fazer alguns anos atrás:

Nao fiz ou faço faculdade de musica, escolhi outro curso, mas pretendo levar musica para o resto da vida, nao só como hobbie, mas levando a serio o som q faço. Acredito q podemos conciliar as coisas.
O que me fez tomar essa decisao foi o fato de que tinha medo de perder o tesao pela musica caso fosse forcado a fazer trampos que nao me agradassem, mesmo dentro da musica, pois todos sabemos que dependendo de onde se trabalha som bem feito nao é prioridade.

Meu conselho é que se vc for seguir carreira na música vc faça sim Faculdade. Nao porque acredite q seja necessario faculdade pra ser um bom musico, mas porque acho q no futuro isso poderá facilitar muita coisa pra vc.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Concordo!

O que mais me preocupa agora é o vestibular...

Só fará a prova de aptidão quem passar nas duas fases do vestibular da Unicamp...

Trabalhoso hein...

Maestron
Veterano
# out/11
· votar


and92272

Eu passei um ano fazendo um curso preparatório com um ótimo professor pra o teste de aptidão, estudei muito durante quase um ano só pra passar nesse teste e advinha o que me aconteceu? Confundi a data da prova e não fiz o bendito teste... Quase enlouqueci, mas não teve jeito, tive que esperar mais um ano.

Foi justamente esse segundo ano de espera e preparação que mais aprendi na minha vida. Estudei sozinho, compus uma média de uma peça musical por semana (tentava o curso de composição), estudei muito orquestração e analisei muitas obras consagradas... Assim passei fácil.

Portanto, meta as caras nos livros, se prepare que eles vão querer muito saber das suas intenções ao ensinar, pois muita gente faz educação musical não pelo desejo de ensinar, mas só para ter um diploma em música. Se voce não passar na primeira, não desanime, pense positivo e aproveite o ano que vem se preparando. Mas estude para passar logo esse ano, não pise na bola como eu fiz... rssss...

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Vocês podem me indicar alguns livros pra eu me preparar?

Eu vou fazer uma preparação com um cara que é professor e é formado lá na Unicamp...

Detalhe: Só tenho um ano assim como vc teve só um ano Maestron! Espero que eu consiga! rsrs

Artref
Veterano
# out/11
· votar


Oba, vou ter bichos do FCC na Unicamp ano que vem, MUAUHAHUAHAU

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Artref:

O que são bichos?
você dá aulas na Unicamp?

Artref
Veterano
# out/11
· votar


"Bichos" ou "Bixos" são os calouros, os que entram na faculdade, perdidos, bobos e falizes...haha.

Eu não dou aulas lá (ainda, MUIAHAHUAHUA), eu faço música lá. Indo pro 4º ano. ;)

and92272
Veterano
# out/11
· votar


perdidos bobos... nossa... Como assim?

Mu_Cephei
Veterano
# out/11
· votar


Eu te recomendaria a fazer produção fonográfica . é um ramo que pode expandir seus horizontes musicais (por trabalhar com outros músicos) e te dará a possibilidade de gravar suas músicas quando você quiser (se não tiver trabalho no momento , lógico)

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Mas me diz: É tão difícil como dizem pra entrar lá na Unicamp artref?

Artref
Veterano
# out/11 · Editado por: Artref
· votar


and92272, dificuldade é algo bem relativo, hehe. Mas acho que no geral não é nada fácil; além de você ter que ir bem em música, tem as outras matérias que você também precisar ir bem.

Você que se conhece, man. Se você teve um bom ensino, se tem uma base boa das disciplinas, se toca razoavelmente bem o seu instrumento e tem uma boa base teórica de música, vai ser fácil. Agora...Se você não manja p**** nenhuma de fis, mat, por, bio, ing, e se é daqueles que tocam quando dá vontade, ou de domingo "pra fazer um som", nem gaste o dinheiro da inscrição. Você que sabe, man ;)

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Eu tenho 16 anos e toco teclado desde os 12 anos...

Atualmente estou numa banda de sertanejo universitário e pelo menos até agora, todos os produtores que me viram tocar, disseram que tenho futuro.

detalhe: Eu ttrino no meu teclado TODO DIA e se eu digo que vou pra valer, é porque eu QUERO MESMO de VERDADE ir pra lá

Artref
Veterano
# out/11
· votar


Então go go go estudar física, matemática, português, Biologia, etc, etc. ;)

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Essa vai ser a parte triste dessa história... kkk

Me diz uma coisa: O Vestibular pra música é o mesmo vestibular dos outros cursos?

BOTW
Veterano
# out/11
· votar


Não tenho idéia de como funciona o processo seletivo da Unicamp, imagino que você necessite de - além de uma praticamente bastante boa - dominar solfejos, ditados, leitura e escrita musical no geral, talvez algo de história da música, que é acrescentador em muitos aspectos. Evidentemente você precisa de um bom rendimento nas disciplinas "convencionais"...

Artref
Veterano
# out/11
· votar


http://www.comvest.unicamp.br/

;)

Darlan Felix
Veterano
# out/11
· votar


and92272

Aqui na UFRJ o vestibular é o mesmo para todos, no caso o Enem. Mas antes disso, vc faz o THE, se aprovado, pde cursar música, caso não, vc concorre a sua segunda opção!

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Darlan,

Me disseram que aqui na Unicamp é aplicado as duas fases do vestibular, e somente se eu PASSAR nas duas fases farei o teste de habilidade específica.

Ou seja, aqui a ordem é: Vestibular - Teste de aptidão

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Gente, a Unicamp usa a nota do Enem?

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Darlan Felix
UFRJ mudou pra este ano, o THE vai ser no fim de novembro.

H31T0R
Veterano
# out/11
· votar


Os caras restart dizem que fizeram faculdade de música......

Maestro Mittmann
Veterano
# out/11
· votar


Eu curso regência na UFRGS, estou um pouco cansado do curso pois estou lá ha muito tempo, trancando, estudando um pouco, trancando....
Mas cara, o simples fato de saberem q eu estudo música em faculdade confere toda um seriedade na visão que os empregadores tem de mim, isso ajuda muito, sério!!!
O curso de música da UFRGS tem uma prova prática e uma teórica 3 meses antes do vestibular e te digo, as provas são barra pesada, mas é por isso q vêm músicos até de fora do país pra cursar aqui. Se tu quer fazer faculdade, faz uma descente. Aqui no sul tem a UFRGS e a UFSM que são fodonas, a UFPEL e a UERGS eram legais mas não sei como vai a UERGS e a UFPEL aboliu a prova específica antes do vestibular o que deve baixar muito o nível dos alunos do curso.

Maestro Mittmann
Veterano
# out/11
· votar


H31T0R
O único livro perto do qual o Restart chegou deve ter sido um de colorir!!!!

Marcus Cerutti
Veterano
# out/11
· votar


Maestro Mittmann
Eu curso regência na UFRGS, estou um pouco cansado do curso pois estou lá ha muito tempo, trancando, estudando um pouco, trancando....
Mas cara, o simples fato de saberem q eu estudo música em faculdade confere toda um seriedade na visão que os empregadores tem de mim, isso ajuda muito, sério!!!


Se eu fosse um desses empregadores e soubesse que vc está cansado de tranca e vai, tranca e vai... o efeito seria justamente o contrário: que cara leviano, porque ele não completa isso duma vez?

Sem julgamentos, ok? É apenas um comentário e talvez um incentivo para que vc termine isso duma vez!! =)

O único livro perto do qual o Restart chegou deve ter sido um de colorir!!!!
Hehehe...

jr_ct
Veterano
# out/11
· votar


caraa...

fiz Licenciatura em Música...

oq te digo é..

não me arrependo!
se vc gosta vai em frentee!

Maestro Mittmann
Veterano
# nov/11
· votar


Marcus Cerutti

Não é tão simples, eu n tranco pq quero. Viver de música n é fácil.

Marcus Cerutti
Veterano
# nov/11
· votar


Maestro Mittmann
Não é tão simples, eu n tranco pq quero. Viver de música n é fácil.

Sei que não é simples - não tenho dúvida nenhuma disso. Meu comentário vai num sentido um pouco diferente: tenta não valorizar a parte do vai e tranca, vai e tranca...

Em tempo: minha esposa está se graduando no IA neste semestre. O pessoal da música lá é muito gente boa.

and92272
Veterano
# jan/12
· votar


Eu fiquei sabendo que a nota de corte da primeira fase da Unicamp é bem baixa: 36 pts pra licenciatura...

Parece bem baixo se comparar com medicina que é 70...

Estou começando a achar que o difícil não é o vestibular, mas sim, as provas de aptidão.

Maestro Mittmann
Veterano
# jan/12
· votar


and92272

Sim, depois da prova específica, o vestibular é bem tranquilo.

and92272
Veterano
# fev/12
· votar


Boa tarde pessoal!!

Ontem estive conversando com meu professor em minha escola e ele me disse que as aulas de músicas que se tornaram obrigatórias NAS ESCOLAS serão apenas para quem quiser fazê-las.

Ou seja, a aula de música será uma "opção".

Será que isso é vdd?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de música. Vale a pena?