Sons de òrgãos em Teclados e Synths

    Autor Mensagem
    rogrm
    Veterano
    # jan/05


    Tenho uma dúvida meio inocente quanto aos órgãos dos teclados e sintetizadores.

    Geralmente, o órgão num sintetizador vem sem o touch response (sensibilidade à pressão), ou seja o som sai alto pra caramba independente da pressão na tecla.

    Nos teclados mais simples (PSRs da vida) eles mantêm a sensibilidade, mas colocam o volume dos órgãos bem alto (creio que seja para dar a impressão de q não há sensibilidade ao toque).

    Não tenho certeza se os órgãos reais não são sensíveis ao toque. Historicamente creio que não sejam, pois o princípio do órgão é abrir ou fechar cilindros de ar, de tamanhos diferentes. Só depois vieram os elétricos e eletrônicos.

    No entanto, talvez por não ter a formação de organista, eu acho mais confortável re-editar os sons passando-os para sensitivos e/ou com o volume no mesmo nível que os outros.

    abraços a todos

    PS Repeti essa pergunta num outro tópico.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Sim, até onde eu sei, nenhum órgão tem sensibilidade, por isso se usa o pedal de expressão, para dar um maior controle de volume e da propria "expressão" ao tocar.

    Vc até pode usar a sensibilidade como uma forma de "expressão" nos sons de órgão qdo não dispõe do pedal, mas tem dois perigos:

    1) a sua performance ficar meio artificial,
    2) sentir dificuldades qdo for tocar num orgão de verdade ou simulador.

    Qto aos volumes entre timbres, geralmente é mais alto mesmo e isso é um problemão que não consegui resolver no meu QS.

    Abração.

    rogrm
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    também tenho um QS (6 no meu caso), quase todos os órgãos que eu uso estão com sensibilidade.
    Pouco tempo atrás adquiri um Cartão de sons "Pop Rock". Uma beleza! Excelentes órgãos para Rock, Pirei quando escutei os sons dele. É praticamente um teclado a mais.

    Abraços

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Órgão e cravo não podem ser sensitivos.

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ken Himura
    por curiosidade, esses teclados mais baratos vem com sons de orgao e cravo? saum bons?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    inthelight
    Bem, normalmente teclados vêm com esses sons....mas qualidade mesmo, só vai se encontrar em teclados bons.

    rogrm
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ken Himura
    por curiosidade, esses teclados mais baratos vem com sons de orgao e cravo? saum bons?


    Que teclado vc se refere quando fala "esses mais baratos"?

    abraços

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    rogrm
    naum sei os modelos, naum toco teclado hehe. Mas na faixa de preço seria até uns 1000 reais. O lance eh q eu queria tocar teclado, mas 90% dos recursos q eles tem naum me interessam, eu preciso somente de uma simulação de piano, orgao, cravo e umas cordas, basicamente soh isso

    ViniciusAugustoShowMusic
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight
    por curiosidade, esses teclados mais baratos vem com sons de orgao e cravo? saum bons?
    Se for com os PSRs(630-540-640-730-740-550-620-etc) (que sãos os teclados mais baratos)os orgãos e os cravos são fracos e sem muitas melhoras por parte do tecladista.
    Agora se vc pegar uma PSR(1000-1100-1500-2000-2100-3000) Vc terá um aplo sistema de edição a nivel de sitentizadores e vc sendo um bom tecladista e editor de timbres, poderá fazer timbres de orgãos e clavis iguais aos reais, levando em conta que vc tem inclusive em alguns deste modelo de teclado, simuladores de drawbars bons inclusive para hamonds. Poucos aqui sabem disso, pois a maioria não sabe a qualidade e o poder dos editores que existem neste modelos de PSRS que eu citei agora.

    Desejo boa sorte e qualquer duvidas estamos aí!!!!
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ViniciusAugustoShowMusic
    interessante cara. Então seria um PSR 1000 pra cima, certo? O 1000 seria o mais barato que executa essas funções q eu quero?

    O lance das drwabars tb viria a calhar, mas eu me pergunto: será que metade do preço desse teclado naum eh por um monte de recursos q eu nem vou usar?

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/53067/
    Tem a ver com sua dúvida.

    ViniciusAugustoShowMusic
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight
    Então seria um PSR 1000 pra cima, certo? O 1000 seria o mais barato que executa essas funções q eu quero?
    Correto, ele seria o mais barato e o mais simpels na timbragem geral. O mais barato pra vc e com mais variedade de timbres e o editor, inclusive um pouco melhor, seria o PSR1100.

    O lance das drwabars tb viria a calhar, mas eu me pergunto: será que metade do preço desse teclado naum eh por um monte de recursos q eu nem vou usar?
    Mas aí vc vai ter analisar, vc quer apenas um sitentizador, ou um teclado aonde vc tem os timbres e as funções de um sitentizador e fora isso vc pode trabvalhar com ritmos e midis profissionais? Pq basicamente os PSRs 1000-1100 são teclados sitentizadores semi-workstations, com funções arranjadoras. Vale agora vc analisar se quer somente um sitentizador, ou um teclado com um pouco mais de funções? Fora as vantagens de que vc pode trocar-comprar-criar timbres - via a internet ou entre amigos.

    Um detalhe para estes teclados, é de que a maioria das pessoas que trabalham com ele, não sabem usa-los, ou nem sabe criar um timbres, por isso que muitos criticam, pois não conhecem estes tecaldos... Eu ja vi diversas vezes pessoas aqui no forum falarem. "Se vc quer um teclado bom pegue um da linha S Yamaha que tem timbres melhores que os PSRS".... Estas pessoas falaram um monte de besteira, pois com a mesma ignorancia que elas dizem tal absurdo, elas tem a mesma ignorancia de não saber que os timbres dos PSRS no geral são os mesmo dos teclados da linha S Yamaha, e que os editores dos PSRS são bem mais amplos que os da linha S Yamaha, outro destaque é que no PSR3000 por exemplo, que ja é mais caro, ele tem timbres sampleados e iguais aos Motiff (MVT) e as pessoas daquie nem sabem disso... Outro detalhe é que com o PSR3000 vc pode gravar amostras de sampler pelo seu computadro, depois compacta-lo ao arquivo MVT e o PSR3000 reconhecerá o timbres pelo teclado... Aonde vc vai acahar um teclado pelo valor do PSR3000 com estas funções? É impossivel se vc levar em conta os adicionais que o 3000 tem como, saida para tv (Usado para partituras ou videoke), saidas especificas para cubo, saida rca, saida de fone de ouvido, 2 pedais, duas entradas auxiliares pára instrumentos harmonicos, conexão USB para pc ou internet, conexão USB para Pen dRivers - CD-R-DiskDrive e etc... Slot Smart Media, Visor LCD colorido e 128 polifonias?

    Impossivel né?

    Boa Sorte e sucesso!!!!

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bico
    seu dilema eh o mesmo que o seu hehe

    ViniciusAugustoShowMusic
    Valeu, cara, bastante esclarecedor. Talvez as funções extras possam me ser´úteis, no fim das contas, já que as vezes eu vou querer fazer uma música sozinho, sem banda. (Pra isso eh que serviria a função de arranjador, né?)

    Pelo que você disse o PSR 1100 eh melhor, mas qual é o preço dele? e o do PSR 1000?

    ViniciusAugustoShowMusic
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight
    Pelo que você disse o PSR 1100 eh melhor, mas qual é o preço dele? e o do PSR 1000?
    Basicamente a timbragem tem uma frequencia melhor de gravação, mas são muito parecidos, apesard e o PSR1100 ter um pouco mais de timbres.
    O preço medio destes teclados, vc vai ver neste outro topico que eu criei: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/72442/

    Boa Sorte!!!!

    tiko_y
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Em um verdadeiro orgao Hammond B3 existe um botão chamado "VELOCITY", que controla a sensibilade do toque, só q pouquissimos organistas o usam. Devido a isso nos Synths eles vem sem velocidade ao toque !!!!!!!!!!!!!!!
    Valew .......

    Ric
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tiko_y,
    Esta viajando! No Hammond B3 de verdade não tem botão de ajuste do toque muito menos "velocity"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !
    E na minha opinião teclado workstation e etc nenhum faz som bom de Hammond. Tem que ter pelo menos drawbars e um excelente toque de örgão"nas teclas. Apesar de não ter sensibilidade no volume do som (forte e fraco) tem a sensibilidade do ataque e toque peculiar do Hammond.
    Falou!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Apenas pra referência. Os órgãos e cravos da Alesis e da Clavia (Nord Lead 3, Nord Electro) são os meus preferidos.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Nord Electro? Cravo ou Clavinet?? xo q ce confundiu...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Nord Electro? Cravo ou Clavinet?? xo q ce confundiu...
    Não confundi não...o.o"
    Eu disse que gosto dos timbres da Clavia, a empresa dos Nord Lead, Electro etc...

    V. Augusto
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: V. Augusto
    · votar


    O PSR-2100 não tem sensibilidade nos órgãos, nos cravos.. e muito pouco nos sopros... e a do piano (pelo menos no que eu uso, que eu deixei bem "com peso de piano") tem muita sensibilidade... dá até raiva... eu não uso o piano pra tocar com acomp.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    qual é o peso das teclas do PSR-2100?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Ric
    teclado workstation e etc nenhum faz som bom de Hammond
    Já tentou algum KN a partir do 3000? Todos a partir desse modelo tem "Digital Drawbar"... Inclusive com as 9 drawbars do Hammond aparecendo no visor :-)

    V. Augusto
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ken Himura
    Leve. Mas cada timbre possue seu grau (se assim podemos chamar) de sensibilidade, que vai de 0 a 127. Individual. Depois vem o geral, que é o Soft 2, 1 normal Hard 1, 2. Na ordem, as primeiras com sensibilidade leve, assim aumentando. Mas não altera os timbres, tipo, se o piano tinha 110 de sensibilidade, continua, só que vc terá que fazer mais força. O orgão sem sensibilidade, mesmo estando no HARD 2 vc não tera que fazer força, pois continua sem sensibilidade.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Sei como é. É que eu não gosto muito de teclas leves, já que eu estou acostumado com o piano...nunca sai na força que eu quero com as leves hehehee...Tava pensando em arranjar um 2100...mas teclas leves é meio complicado mesmo ;(...

    Ric
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Ric
    · votar


    mano_a_mano
    Já tentou algum KN a partir do 3000? Todos a partir desse modelo tem "Digital Drawbar"... Inclusive com as 9 drawbars do Hammond aparecendo no visor

    Voce já tocou num Hammond B3 de Verdade?
    Voce poderá perceber que puxar e empurrar drawbars de verdade ainda são insuperáveis (e insubstituíveis). Vai perceber tb que teclas de synth ou de piano nada tem a ver com as de órgão. Experimente um teclado especializado (que é na verdade um órgão mesmo) como o XK-3 ou Xk-2 e vai ver que este que mencionou pode e é LEGA, mas na verdade é FRACO. Infelizmente ou felizmente. Mesmo assim valeu a Dica.

    WASHINGTON SABINO
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    TENHO UM STUDIO E GOSTARIA DE USAR ALGUNS TIMBRES DO KN 3000
    HABILITANDO A PORTA DA MINHA PLACA DELTA 10X10
    EXISTE UM PROGRAMINHA configurações de comunicação da internet
    NÃO CONSIGO ACHAR ESTE PROGRAMINHA, ALGUEM PODERIA ME DIZER SE CONHECE ALGUM SITE QUE EU POSSA FAZER UM DOWNLOAD
    DESTE...? OU SE ALGUEM JÁ TENHA E POSSA ME ENVIAR POR EMAIL
    washingtonsabino@yahoo.com.br

    AGRADECO ANTECIPADAMENTE.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sons de òrgãos em Teclados e Synths