Sampler e sequencer

    Autor Mensagem
    Denner
    Veterano
    # jan/05


    Qual a diferença de um teclado que tem sampler para um que tem sequencer....que funções um tem e o outro não....O que eu posso fazer no sampler ou no sequencer ??......qual as vantagens de ambos...????
    Valewwww!!!!!!!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sampler e sequences sao coisas bem diferentes..

    sampler por exem.. é vc ligar uma guitarra no teclado e o teclado vai passar a ter o timbre da guitarra intende ? ou vc pode gravar vozes, efeitos e disparar depois...

    sequencer é pra vc sequenciar suas musicas,, criar,, gravar a bateria,, depois vc grava o baixo e vai gravando,,, e salva em diqueste,,, smartmedia etc...

    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    E ae, Denner e Tarara_Leo! =0)


    Vou tentar ajudar respondendo à pergunta da forma mais didática que puder, mas também não tenho muita experiência no assunto. Qualquer deslize na explanação, por favor alguém me corriga! Bom, vamos lá:

    - sampling: trata-se de um método de usar "amostras" (daí o nome em inglês "sample") de sons capturados de instrumentos reais, armazenadas em uma mídia qualquer (memória ROM/RAM do equipamento, diskette, HD, cartão etc.), para "tocá-las" conforme o teclado/controlador informar.

    - sampler: como no inglês algo terminado em "er" normalmente deduz algo que faz, logo, sampler é quem produz samples (no sentido de criar e "tocar").

    - sample: uma das "amostras" dos sons capturados armazenadas no "sampler".

    - sequencer: é uma espécie de compositor, editor. Pense num arquivo de música no formato MIDI, ele contém várias "pistas" ou "trilhas", cada uma contendo uma "sequência" de notas (daí o nome "sequence"). Um módulo sequenciador irá "disparar" em algum lugar os sons conforme a pista de notas correr. Mais detalhadamente: o sequencer não possui sons, ele apenas possui as notas e outras informações pertinentes (como timbre, velocidade, pressão, oitava etc.) que serão tocadas em algum lugar. Exemplificando, um sequencer pode ser um módulo ou parte do teclado - no primeiro caso, as notas gravadas nele serão tocadas num segundo equipamento que efetivamente produzirá os sons através de uma conexão (MIDI); no segundo caso, o sequencer toca os sons que o próprio teclado produz.


    Antes que possa perguntar, caso ainda haja alguma dúvida, aqui vão outras explicações:

    - MIDI: um protocolo de comunicação entre instrumentos e equipamentos de som. Uma vez "conectados", os equipamentos poderão trocar informações por intermédio dele. Partindo deste princípio, um teclado pode ser usado como "controlador", enquanto você usa um módulo "sampler" em seu rack. Na prática, uma vez feito assim, pressionando as teclas de seu controlador, o som será gerado no sampler usando as "amostras" como instrumento musical.


    Vantagens... Uma vez entendido para que servem, você mesmo pode responder esta. Em teoria, quanto mais recursos você tiver à disposição, melhor. Mas, como o Tarara_Leo mencionou, são coisas diferentes: um você usa para produzir um som em teoria mais realista (sampler), o outro para compôr (sequencer). Só para complementar, existem teclados contendo tanto sequencer como sampler, e são comumente chamados de "workstations".

    Bom, é isso. Foi mais uma extensão detalhada da contribuição já feita pelo Tarara_Leo... Mas aqui vai uma dica: use o sistema de "busca" do fórum que ajuda muito. :0)


    []'s

    Dayvid
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Valewwwwwwww!!!!

    Daniel Assis
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ESTOU QUERENDO UM SEQUECER PARA TOCAR A NOITE ???
    TENHO UM NOTE BOOK SERÁ QUE ELE RESOLVE MEU PROBLEMA, AH... TENHO UM JV-35 COM PLACA DE EXPANSÃO DO JV-1000... SERÁ QUE CONSIGO USA-LO COMO MÓDULO ???

    OBRIGADO ...

    DANIEL ASSIS

    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Fala, Daniel Assis! =0)


    Sobre o JV-35 com expansão para o JV-1000 eu não saberia responder, mas posso tentar te ajudar na questão do notebook.

    Muitos editores de "trilha" são bons sequenciadores via MIDI, conheço alguns de DOS, outros antigos de Windows, tem o famoso Cakewalk... Mas, antes de qualquer coisa, seria importante partimos para a configuração deste notebook. Melhor dizendo, qual a marca/modelo dele? Assim fica mais fácil achar estes dados na internet. Daí, é possível escolhermos com segurança um sistema operacional mais estável possível e otimizado pro equipamento, e consequentemente o software que melhor responderá à tudo isto.


    []'s

    Daniel Assis
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    A marca é TOSHIBA.. ele é um MMX 266 e tem 64 de memória com um HD de 4.

    Rodolfo Rigo Calabrezi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    E ae, Daniel Assis! =0)


    Bom, primeira coisa que deu para ter em mente é o sistema operacional que você pode usar. Eu recomendaria o Windows 98 SE (SE de segunda edição). É mais leve, e roda bem se todos os drivers do notebook forem instalados corretamente.

    Quanto ao sequencer, acredito que um Cakewalk desta época (1998-2000) deva servir bem... Talvez você o encontre no Google, mesmo completo, buscando adequadamente.

    O problema agora é a placa de som externa que você provavelmente irá precisar. Imagino que este notebook não aceite conexão USB, logo, você está limitado às placas de conexão antigas (serial, paralela) ou através do cartão PCMCIA. Fazendo uma busca rápida, pude notar que existem placas como a Creative Sound Blaster PCMCIA, a qual pode resolver seu problema, desde que haja ainda o driver para este sistema operacional - aí mora o perigo, talvez tenha que procurá-la usada. Nisto, pode haver um dilema: se a placa antiga (que sirva no teu Windows 98 SE) for muito cara, você deverá pensar se vale todo este investimento sem trocar de notebook antes.

    Uma dica básica que vai é a de evitar instalar outros programas não necessários que possam afetar o desempenho do seu notebook.

    Bom, é isso. Espero te ajudar um pouco... :0)


    []'s

    XicoVai
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    alguem ai sabi como mudar o timbre de alguma peça da bateria do modulo vistual - EDIROL Super Quartet?
    (tipo trocar por um Sample)

    Mr Madruga
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Controladores MIDI podem ter seu próprio sequencer interno?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Controladores MIDI podem ter seu próprio sequencer interno?

    nada impede de ter

    de cabeça não lembro nenhum que é só controlador e sequenciador, sem timbres internos

    já vi muito modulo de teclado com sequenciador: triton rack, 01r/w...
    já vi algo mais voltado a sequenciador e com timbres internos: Mc-80, studio M

    joe pass JR
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    como eu faço para fazer sampler igual os caras do hip hop ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sampler e sequencer