Opinem e digam o que vocês fazem...

Autor Mensagem
adnz
Veterano
# jan/05


Quando vocês tão tirando uma música que tenha timbres bem variados, vocês procuram primeiro tirar a melodia da música e depois arrumar os timbres ou tiram a música com os timbres já arrumados?

Uma pergunta meio idiota, mas é que eu nunca sei que que eu faço quando tento tira uma música que tem uns timbres locos, daí eu sempre desisto de tira a música :|

Respondam ae.. :)

sarpa
Veterano
# jan/05
· votar


adnz, tire primeiro a música. Entenda a hamonia, pra as notas, pra onde a música se direciona.

Depois, pegue os solos, etc... e por último, programe os timbres adequados para cada música.

Esperando ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


10kill

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


hehe, eu como sempre do contra..
primeiro caço o timbre mais parecido e depois eu tiro o treco =)

zl3d
Veterano
# jan/05
· votar


hehe
eu tb procuro os timbres primeiro.. ateh pra facilitar ao indentificar, se a nota esta oitava acima ou abaixo, e coisas do tipo
=]

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


deixo outra pergunta, tudo que vocês tocam vocês tiram de ouvido?

gustavorino
Veterano
# jan/05
· votar


antes de tudo eu procuro a mid.. se eu nao achar.. tem q ser no ouvido mesmo!

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


eu tiro quase tudo de ouvido, e tiro a melodia primeiro, depois caço o timbre...

Bico
Veterano
# jan/05
· votar


Eu tiro as músicas de ouvido e por partes. Antes de tirar cada parte, eu procuro um timbre pelo menos parecido, pq se não, fico incomodado e nem consigo tirar direito. Mas depois arrumo o timbre certo.

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


putz, eu nao consigo tira quase nada de ouvido droga, vo te q comeca a exercita isso :T

sarpa
Veterano
# jan/05
· votar


adnz, comigo é tudo no ouvidão... à +/- 11 anos.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


sarpa
cmg é tudo no gpzao, a +/- 3 meses

mas sério, eu tenho q exercita senao me fodo depois hehee :P

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


adnz
tb uso gp pra tira as coisa na guitarra... tu ja sabe harmonia, vai c facil...

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


E ae, pessoas! =0D


Eu costumo tirar de ouvido também, pois minhas aulas de piano quando criança não foram suficientes para me disciplinar e estudar partituras... :0(

Quanto ao que tirar primeiro, nunca prestei muita atenção. Acho que é de lua, às vezes os timbres certos me instigam a tirar a música mais facilmente (prazer em ouvir o mais próximo do original), ou, a sede de ouvir as notas certas me motivam a ouvir a melodia em si, independente do timbre exato (como que querendo fazer uma versão da original). Er... Acham que sou maluco? =0<


[]'s

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


Jaum_Paulo
mas olha só, mto dificil tira de ouvido musicas sem sabe em q tom elas tao. :/

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


Rodolfo Rigo Calabrezi
nao é maluco nao aheihaeoie =0>

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


adnz
tem gente que consegue ouvi uma musica e ja dize no ato a tonalidade, eu faço o seguinte, tiro o primeiro acorde na tentativa depois os outros saem mais facil, depois de uns tres acordes já da pra sabe qual a tonalidade mais ou menos... de vez em quando eu não consigo achar os acordes dae eu tento tira a melodia e vejo em qual escala ela foi baseada, dae da pra sabe a tonalidade tb...

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


tem gente que consegue ouvi uma musica e ja dize no ato a tonalidade WOW!!

bom, tem q te um poco de paciencia entao =p

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


Uso do ouvido para aprender músicas

A expressão “tirar a música de ouvido” é muito mais complexa do que pode parecer. Um arranjo musical possui diversos parâmetros que precisam ser localizados pelo ouvido e identificados:

Velocidade (relativa ao andamento)
Compasso (relativo ao andamento)
Tom
Harmonia
Métrica da música
Arranjo – cadência e melodia
Dinâmica de intensidade
Timbre

Velocidade (relativa ao andamento)

Identificar a velocidade de uma música é muito importante em especial para os bateristas, que ditam o ritmo à banda. Porém, para o músico solo ou mesmo para o músico de conjunto é fundamental conhecer a velocidade de uma música, especialmente para treina-la.
A melhor forma é a utilização de um metrônomo e tentar sincroniza-lo com a música, checando se ele está atrasado, adiantado ou em sincronia com a música.

Compasso (relativo ao andamento)

Compasso significa qual o valor rítmico da música. Por exemplo, para dançar uma valsa conta-se até 3 porque o valor rítmico é 3. Cada compasso da música terá três tempos. Geralmente na música popular o compasso utilizado é 4/4. Alguma vezes são usados o 3/4 e o 6/8.
O compasso é identificável pela capacidade do intérprete de contar até um determinado número repetidas vezes sem sair de sincronia com a música. Dessa forma, ele saberá quantos tempos terá cada compasso. Lembrando: o compasso pode ser quebrado (divisível por 8): 7/8, 5/8, 9/8, etc.
Algumas músicas tem várias mudanças de compasso. Nelas é fundamental a identificação de todos os compassos com precisão para evitar falhas na rítmica das notas.

Tom

Trata-se de descobrir em que tom a música está, o que ajudará a descobrir os outros acordes (que na maioria das vezes são acordes relacionados/próximos ao tom da música e sua escala). Geralmente, o primeiro acorde da música fornece o tom em sua tônica. Identificando se esse acorde é maior, menor, diminuto, aumentado, etc saberemos qual o tom da música.

Harmonia

Esse é o processo da identificação dos acordes. São raríssimos arranjos de músicas em que o instrumentista apenas executa tríades fundamentais até o fim da música, ou mesmo apenas tríades invertidas. Geralmente existe um arranjo complexo. Porém, podemos identificar um resumo do campo harmônico do acorde para gerarmos um arranjo semelhante. No início, essa parte é difícil e é necessário estar com um instrumento para consulta das notas.
O primeiro passo é a identificação da tônica. É fundamental ouvir e tocar ao mesmo tempo a nota para confirmar se está correta, caso contrário todas as outras notas estarão erradas. O baixo é uma boa referência para indicar qual a tônica em determinado momento da música, porém, muitas vezes pode estar invertido então é necessário cuidado.
Após descobrir a tônica, deve-se analisar qual a intenção do acorde, fornecida pela terça. A terça pode ser maior, menor, 9sus, 4sus ou não existir (bordão). Lembrando que a sonoridade da terça maior será alegre e a da terça menor será triste. Feito isso, devemos conferir se a quinta é justa (o mais provável), diminuta ou aumentada.
Por fim, checamos se o acorde possui alguma nota complementar como sétima, sexta, quarta ou nona. Obviamente, existem ainda outros intervalos que podem ser usados nos acordes (intervalos aumentados ou diminutos). Pode ser ainda que o acorde sofra alguma variação durante o compasso, tendo alguma nota variando. O intérprete deve ficar atento caso haja alguma mudança muito marcante na música.
O intérprete pode aproximar com ainda mais fidelidade do acorde executado se checar qual a inversão que está sendo utilizada. Geralmente, checar qual a nota mais aguda no acorde ajuda a se aproximar da inversão, assim como checar em seu instrumento se trata-se de uma inversão fechada ou aberta.
Existem casos em que um trecho da música possui uma inversão que omite alguma dessas notas. O intérprete, se quiser ser fiel ao arranjo, pode também emitir. Porém, se executar a nota omitida e esta estiver dentro do campo harmônico, não estará errado. Será apenas uma interpretação diferente do arranjo.
Em casos de improvisos, deve-se lembrar: o campo harmônico que estiver sendo executado fornecerá as notas que podem ser usadas pra improvisação e deixará algumas notas em aberto. O músico deve completá-las de modo que o campo não fique chocante em relação à música, usando seu bom senso e ouvido.

Métrica da música

Arranjo

Os instrumentistas tem a opção de executar diversos tipos de arranjo em cada trecho de música. O intérprete deve primeiramente checar qual a intenção do instrumentista naquele momento:

Textura ou cama é a simples execução do acorde segurando as notas sem nenhum tipo de cadência. Sua função é de preenchimento.
O termo levada geralmente se refere à rítmica da música, como se um instrumento seguisse um padrão que é repetido por muitos compassos. No caso de instrumentos como baixo e bateria, na maior parte da música são executadas levadas. Sua função é ditar o andamento da música.
Melodia são as notas que estão em destaque numa música, como por exemplo as notas cantadas por um vocalista. Existem vários tipos de melodia:
Frase - uma pequena melodia instrumental que tem papel marcante em algum trecho da música. Quando a frase é repetida muitas vezes e aparece em posição de destaque na música, ela é chamada de tema. É como se fosse uma virada de bateria, porém, com notas.
Riff ou lick – Uma levada ou tema que possa possuir qualquer papel de destaque em algum trecho da música. Podem ser na base ou em uma posição de destaque na música, soando como uma frase.
Solo é um determinado momento da música em que o destaque principal passa a ser uma melodia executada por um dos instrumentistas. É diferente da frase por ser mais longo e por só aparecer uma vez na música.

Identificar qual desses diferentes tipos de arranjo o músico está executando é fácil e nítido. O difícil está em identificar qual a melodia e a rítmica que estão sendo aplicadas.

Rítmica e melodia

A rítmica é determinada pela posição das notas - onde começam e onde terminam. Um trecho com duas semínimas possuem uma cadência diferente da que possui um trecho com uma semínima e duas colcheias. Identificar a rítmica, seja num riff, melodia ou levada é sempre difícil.
Nos riffs e levadas, a tendência é a repetição contínua por vários compassos com pequenas variações. Uma música pode e geralmente possui vários riffs e levadas, uma para cada parte diferente. Os solos ou frases aparecem menos vezes, mas são longos e muito mais complexos de serem descobertos.
Para descobrir a rítmica de um trecho, usa-se a mesma técnica da leitura de partitura com colcheias e semicolcheias: contar o compasso com 8 ou 16 ao invés de 4. Dessa forma perceberemos onde as notas começam e terminam. Por exemplo:
F vai do tempo 1 ao 1,5
G# vai do 1,5 ao 2,5
A# vai do 2,5 ao 1 do compasso seguinte

Caso o intérprete julgue mais fácil não escrever as notas em partituras, podemos escrever usando linguagem de cifra colocando a duração das notas sobre elas, o que torna a leitura mais fácl do que o exemplo acima:

0,5 1 2,5
F G# A#

Seja em solo, riff, ou levada, o ideal é que o músico primeiramente descubra e anote qual o quantidade de notas utilizadas. Feito isso, anotar onde cada uma começa e termina. Assim ele terá a rítmica e somente depois disso deve tentar descobrir quais são as notas. Como um músico poderia tentar descobrir uma frase inteira sem antes disso saber quantas notas são executadas?

Dinâmica de intensidade

É a força com a qual o músico executa as notas em determinados trechos. É fácil ser percebida pois os instrumentos sofrem mudanças de volume e timbre conforme a força utilizada pelo instrumentista.

Timbre

São as características do som do instrumento utilizado. Pode ser um piano aberto ou fechado, um órgão com ou sem distorção, um timbre agudo ou grave, sintetizado ou acústico, etc.
Reproduzir um timbre com fidelidade pode ser fácil dependendo da complexidade do timbre e semelhança do equipamento do intérprete com o utilizado na música desejada.

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShowMusic
valeu tio :)

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


adnz
To agora na boa!!!!
Boa Sorte pra vc e sucesso!!!!
Qualquer coisa estamos aí!!!!!

Vinícius Augusto

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


:)

agora outra pergunta, nao kerendo abusa de vcs, mas por curiosidade:
que estilo de musica voces tiram de ouvido, uma coisa mais complexa ou em geral coisas faceis?

metal? jazz? blues?? musica classica?

o q? :O

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


adnz
eu só tiro as mais simples, as que eu toco na igreja e essas musicas pop q tocam na radio ae... metal progressivo e essas coisas mais complexas eu já parto pro guitar pro !

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


hmm :)

abararil
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShowMusic

Mandou muito bem!

abararil
Veterano
# jan/05
· votar


Costumo tirar toda a base de acordes primeiro. Muitas vezes já consigo identificar o tom de algumas músicas sem tocar no teclado. Faço tudo de ouvido. Costumo tb ouvir a música, ficar com a melodia na cabeça, depois quando vou tirá-la no teclado eu canto aquela melodia memorizada e tiro o tom e toda melodia da música, depois vou escutá-la novamente para captar os detalhes, solos, etc. Essa prática de cantar a música (não canto nos shows, só canto para ensaiar uma música) para aprender me ajuda muito, pois sempre nos shows aparecem pessoas para dar a famosa "canja" e consigo identificar o tom de voz da pessoa rapidinho. O mais importante é adequar-se ao tom à voz de quem está cantando e não obrigar quem está cantando a alcançar o tom que vc está tocando.

Dieleman
Veterano
# jan/05
· votar


Eu vou pro gp msm, o que eu toco é meio complicado pra tirar de ouvido, ms msmo no gp ainda vem alguma coisa errada, ai funciona o ouvido msm.

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


adnz
agora outra pergunta, nao kerendo abusa de vcs, mas por curiosidade:
que estilo de musica voces tiram de ouvido, uma coisa mais complexa ou em geral coisas faceis?

metal? jazz? blues?? musica classica?


Com bastante treino, basenaod pelo pricipio basico q te passei, vc podetirar deisde uma balada pop, até solos de guitarra cabulosos pelo proprio teclado, ou entao, até mesmo as musicas classicas de bethoven-bach-mozart-etc... Basta se interessar e treinar... muito, fique tranquilo q vc aprende a tirar quase q quaquer musica em menos de 3 meses, basta estudar apenas uma hora ou duas horas seguidas por dia q já é o suficiente... agora se vc treinar em horas variadas diversas vezes ao dia, vai ser bem melhor para seus estudos... Quer uma dica? Pense q cada solo-nota-musica, é um desafio de video game para vc, ou entao, pense q em cada vitoria, ou musica tirada, vc vai conquistar uma mulher para cada dia da semana!!!! srsrsrsr

Boa Sorte!!!!

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShowMusic
eahuiohaeohaeoheoa

sergio godoy
Veterano
# jan/05 · Editado por: sergio godoy
· votar


Aê Vinicius,
Você falou coisa pra caramba, valeu. COncordo com um monte de coisas que você disse mas tem outras que eu gostaria de trocar umas idéias. Vou começar pela primeira: velocidade. A bem da verdade é melhor usar o termo andamento pra dízer se uma música tem o tempo mais acelerado do que velocidade porque o termo velocidade pode ser confundido com velocity que aparece nos sintetizadores e quer dizer a velocidade com que o dedo abaixa uma tecla, produzindo um volume maior ou menor, ou no popular: o som sai mais "alto" ou mais "baixo". Mas na verdade também o correto é dizer mais forte ou mais fraco. VOcê concorda? Não estou querendo ser chato, só quero ajudar com algumas informações. Depois comento o resto.

adnz
QUanto a tirar música de ouvido: o estilo depende do trabalho. Eu não fico buscando o mais difícil ou mais fácil, procuro um timbre parecido vou atrás das notas, harmonias, etc., depois saio fazendo um ajuste fino de timbre e de notas se for o caso. Eu consigo lidar com partitura razoavelmente bem mas curto mais fazer de ouvido.[b][/b]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinem e digam o que vocês fazem...