Algumas escalas de blues prá galera!!!

    Autor Mensagem
    yanni540
    Veterano
    # jan/05


    Blues Tradicional

    O Blues é o principal e mais direto antecessor de todas as vertentes do rock. Dessa forma, conhecer como funciona sua estrutura é fundamental para o músico que queira executar qualquer estilo de rock.
    O estilo é marcado por duas características principais:

    1) Uso da 7b
    2) Fórmula de 12 compassos com a fórmula I – IV – V

    Harmonia e improvisação de Blues

    O campo harmônico do blues é baseado em escalas. Nas passagens maiores, usamos a escala maior com a 7b em substituição à 7+. Essa escala é conhecida como grau mixolídio. É uma das várias modulações feitas com a fórmula da escala maior. Dessa forma, podemos usar todas as notas do grau mixolídio: T 2 3 4 5 6 7b
    Nas escalas menores, existem dois campos harmônicos que são geralmente usados: o menor (grau eólio) e o menor com 6a maior (grau dórico). Ambos podem ser aplicados, dependendo da situação (ou até mesmo alternados).
    O Blues é muito marcado pela constante improvisação (tanto nos solos quanto nas bases). Quase sempre, a improvisação de blues consiste no uso das pentatônicas. Nos acordes menores, usamos a Penta menor e nos maiores usamos a Penta Blues (a soma da maior com a menor).
    Teremos assim duas notas que não seguem a fórmula do grau mixolídio: A 5b e a 3b (em caso de acordes maiores). Essas notas devem ser tratadas com atenção especial. Apesar de serem as responsáveis pela sonoridade blues, um uso incorreto delas causará dissonâncias.
    Podemos misturar as escalas e pentatônicas para obter uma quantidade maior de notas para improvisação:

    Menor (eólio) + Penta menor – T 2 3b 4 5b 5 6b 7b

    Menor com 6a (dórico) – T 2 3b 4 5b 5 6 7b

    Maior – T 2 3b 3 4 4# 5 6 7b

    Estrutura padrão do Blues
    O estilo também é marcado por possuir uma estrutura padronizada de progressões de acordes. Geralmente, as fórmulas possuem 12 ou 16 compassos. Pode haver também 8 compassos (igual ao de 16, mas com todos os acordes tendo a metade da duração). A fórmula mais simples e popular é o Blues de 12 compassos:

    I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | V

    A formula indica que onde existe o sinal I usaremos o acorde correspondente à tônica. O IV representa o uso do acorde correspondente à quarta e o V o acorde correspondente à quinta. Sendo eles menores ou maiores, essa seqüência vai funcionar.
    Os quatro últimos acordes servem para o turnaround, que é um trecho de conclusão dessa progressão para depois repetir toda a fórmula. Essa fórmula é sempre inserida nos 4 últimos compassos (ou nos 2 últimos no caso de serem 8 compassos) Essa conclusão pode ser realizada com diferentes acordes, assim como a fórmula pode ter modificações na hora em que aparecem I, IV e V.
    Essas fórmulas foram muito usadas e modificadas, com a aparição de outros acordes e turnarounds diferentes. Porém, ainda são a base do rock e da música pop de hoje em dia.

    Exemplos de fórmulas:

    I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | V | I | I
    Led Zeppelin – Rock n’ Roll

    Im | IVm | Im | Im | IVm | IVm | Im | Im | Vm | IVm | Im IVm | Vm
    Janis Joplin – Ball and Chain

    I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | I
    Bill Halley – Rock around the Clock

    Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Vm | IVm | Im | Im
    Pink Floyd – Money

    IV | IV | I | I | V | IV | I IV | V (8 compassos)
    Edgar Winter – Tobacco Road
    Blues maior, blues menor e mistura de acordes menores e maiores
    Existem quatro principais formas de usar os acordes maiores e menores no Blues, todas derivadas de um dos módulos que pode ser usado no estilo. Porém, o turnaround é um caso à parte, sempre podendo usar a quinta maior:

    I | IV | V (Maior) – Mixolídio com turnaround usando V maior
    Im | IV | V (Menor) – Dórico com turnaround usando V maior
    Im | IVm | V (Menor) – Eólio com turnaround usando V maior
    Im | Ivm | Vm (Menor) – Eólio com turnaround usando V menor

    mazza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    cacildis... então.... pois é... tá loco!!! então, tá...

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    yanni540
    Parabens.... Otima explicação!!!!
    Perfeito!!!! Muito bem explicado!!!! Gostei mesmo!!!!
    Seria legal agora, que vc desse um exemplo deste material com notas-acordes e/ou partituras... Traduzindo-o, e se puder... coloque tbm um sobre jazz, soul e/ou funk, qualquer um!!!!
    SE quiser eu crio o topico pra vc colocar agora outro ritmo!!!!
    Mas antes dê uma traduzida geral pra galera nesta explicação, apenas acrescentando exemplos com notas.!!!!

    Um abraço e Boa Sorte!!!!
    Vinícius Augusto

    Thiago_Keyboard
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pô valeu mesmo, muito bem resumido, tava precisando dar uma revisada nesse assunto. Se puder passar pra mim uns acordes de base e se tiver alguma apostila para passar para mim agradeço. thiagoteclado@ibest.com.br

    kzartdf
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ai... essa explicação ficou muito boa! e parabéns pelo material postado p o e-mail da galera dos teclados (o do Walla) baixei e tbm ficou muito bom...

    andré

    cardosi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    YANNI540

    BABEI! tem exércicios, partitura ou midi pra treinar?[b][/b]

    valentepedro8
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tens de arranjar acordes para teclas e baixo

    yanni540
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Já tentei, por várias vezes, editar este post mas näo consegui. Gostaria de avisar a todos que este material foi copiado da apostila do Adolfo Carlos Fernandes.
    Abracos.

    Leandro Sant Duarte
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Show de bola, valeu!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    kzartdf
    Teu teclado apareceu???

    yanni540
    Parabéns neh ??? hahauhua perfessor...
    independente de ser copia... oq vale eh a intençao... e vc ta sendo honesto ainda... Parabéns denovo....
    ahauhauha

    olkol_
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    comentando para achar depois... hehe

    waltinhoarruda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gostaria que me mandasse tb este material!!!meu email é:walterarruda@yahoo.com.br quem pode mandar pra mim!!!!forte abraço!!!

    everpingua
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    estou començando a tocar agora então tudo o que tiver sobre teoria para teclado mande para mim, agradeço desde já pela cooperação.
    meu e-mail é evertonestrel@htomail.com

    candelot castro
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    po valeu mesmo... muito boa a explicação...
    poderia mandar a partitura para teclado da música "Just the way you are" do Billy Joel ? ou "Tears in Heaven " do Erick Clapton
    por favor, é q estou procurando e nao acho...
    muito obrigado

    candelot castro
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    meu email é diogocandelot@ig.com.br
    e meu msn é diogocastro_841@hotmail.com
    desde ja agradeço..

    Israel wagner baia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    valeu!! sou novo no assunto e adorei a esplicação se puderem me mandar mais sopre o assunto eu agradeso
    iwbllues@hotmail.com

    Felipe Lacerda
    Veterano
    # set/05
    · votar


    EU tb gostaria de receber! S possível envia p meu e-mail: felipe_pxe@yahoo.com.br

    Valeu e Abraços

    Diogo Strauch Ribeiro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    vim de piano classico... comecei a pouco tempo a entrar no esquema de cifras etc improvisacao
    quem puder me mandar qq material agradeço, exemplos em partitura sao bem vindos visto que nessa parte me garanto
    diogo_bjd@hotmail.com
    tenho material pra troca tbm.. so me adicionar no orkut

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas escalas de blues prá galera!!!