Autor |
Mensagem |
yanni540 Veterano |
# jan/05
Blues Tradicional
O Blues é o principal e mais direto antecessor de todas as vertentes do rock. Dessa forma, conhecer como funciona sua estrutura é fundamental para o músico que queira executar qualquer estilo de rock.
O estilo é marcado por duas características principais:
1) Uso da 7b
2) Fórmula de 12 compassos com a fórmula I – IV – V
Harmonia e improvisação de Blues
O campo harmônico do blues é baseado em escalas. Nas passagens maiores, usamos a escala maior com a 7b em substituição à 7+. Essa escala é conhecida como grau mixolídio. É uma das várias modulações feitas com a fórmula da escala maior. Dessa forma, podemos usar todas as notas do grau mixolídio: T 2 3 4 5 6 7b
Nas escalas menores, existem dois campos harmônicos que são geralmente usados: o menor (grau eólio) e o menor com 6a maior (grau dórico). Ambos podem ser aplicados, dependendo da situação (ou até mesmo alternados).
O Blues é muito marcado pela constante improvisação (tanto nos solos quanto nas bases). Quase sempre, a improvisação de blues consiste no uso das pentatônicas. Nos acordes menores, usamos a Penta menor e nos maiores usamos a Penta Blues (a soma da maior com a menor).
Teremos assim duas notas que não seguem a fórmula do grau mixolídio: A 5b e a 3b (em caso de acordes maiores). Essas notas devem ser tratadas com atenção especial. Apesar de serem as responsáveis pela sonoridade blues, um uso incorreto delas causará dissonâncias.
Podemos misturar as escalas e pentatônicas para obter uma quantidade maior de notas para improvisação:
Menor (eólio) + Penta menor – T 2 3b 4 5b 5 6b 7b
Menor com 6a (dórico) – T 2 3b 4 5b 5 6 7b
Maior – T 2 3b 3 4 4# 5 6 7b
Estrutura padrão do Blues
O estilo também é marcado por possuir uma estrutura padronizada de progressões de acordes. Geralmente, as fórmulas possuem 12 ou 16 compassos. Pode haver também 8 compassos (igual ao de 16, mas com todos os acordes tendo a metade da duração). A fórmula mais simples e popular é o Blues de 12 compassos:
I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | V
A formula indica que onde existe o sinal I usaremos o acorde correspondente à tônica. O IV representa o uso do acorde correspondente à quarta e o V o acorde correspondente à quinta. Sendo eles menores ou maiores, essa seqüência vai funcionar.
Os quatro últimos acordes servem para o turnaround, que é um trecho de conclusão dessa progressão para depois repetir toda a fórmula. Essa fórmula é sempre inserida nos 4 últimos compassos (ou nos 2 últimos no caso de serem 8 compassos) Essa conclusão pode ser realizada com diferentes acordes, assim como a fórmula pode ter modificações na hora em que aparecem I, IV e V.
Essas fórmulas foram muito usadas e modificadas, com a aparição de outros acordes e turnarounds diferentes. Porém, ainda são a base do rock e da música pop de hoje em dia.
Exemplos de fórmulas:
I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | V | I | I
Led Zeppelin – Rock n’ Roll
Im | IVm | Im | Im | IVm | IVm | Im | Im | Vm | IVm | Im IVm | Vm
Janis Joplin – Ball and Chain
I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | I
Bill Halley – Rock around the Clock
Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Vm | IVm | Im | Im
Pink Floyd – Money
IV | IV | I | I | V | IV | I IV | V (8 compassos)
Edgar Winter – Tobacco Road
Blues maior, blues menor e mistura de acordes menores e maiores
Existem quatro principais formas de usar os acordes maiores e menores no Blues, todas derivadas de um dos módulos que pode ser usado no estilo. Porém, o turnaround é um caso à parte, sempre podendo usar a quinta maior:
I | IV | V (Maior) – Mixolídio com turnaround usando V maior
Im | IV | V (Menor) – Dórico com turnaround usando V maior
Im | IVm | V (Menor) – Eólio com turnaround usando V maior
Im | Ivm | Vm (Menor) – Eólio com turnaround usando V menor
|
mazza Veterano |
# jan/05
· votar
cacildis... então.... pois é... tá loco!!! então, tá...
|
ViniciusAugustoShow Veterano |
# jan/05
· votar
yanni540
Parabens.... Otima explicação!!!!
Perfeito!!!! Muito bem explicado!!!! Gostei mesmo!!!!
Seria legal agora, que vc desse um exemplo deste material com notas-acordes e/ou partituras... Traduzindo-o, e se puder... coloque tbm um sobre jazz, soul e/ou funk, qualquer um!!!!
SE quiser eu crio o topico pra vc colocar agora outro ritmo!!!!
Mas antes dê uma traduzida geral pra galera nesta explicação, apenas acrescentando exemplos com notas.!!!!
Um abraço e Boa Sorte!!!!
Vinícius Augusto
|
Thiago_Keyboard Veterano |
# jan/05
· votar
Pô valeu mesmo, muito bem resumido, tava precisando dar uma revisada nesse assunto. Se puder passar pra mim uns acordes de base e se tiver alguma apostila para passar para mim agradeço. thiagoteclado@ibest.com.br
|
kzartdf Veterano |
# jan/05
· votar
ai... essa explicação ficou muito boa! e parabéns pelo material postado p o e-mail da galera dos teclados (o do Walla) baixei e tbm ficou muito bom...
andré
|
cardosi Veterano |
# jan/05
· votar
YANNI540
BABEI! tem exércicios, partitura ou midi pra treinar?[b][/b]
|
valentepedro8 Veterano |
# abr/05
· votar
tens de arranjar acordes para teclas e baixo
|
yanni540 Veterano |
# abr/05
· votar
Já tentei, por várias vezes, editar este post mas näo consegui. Gostaria de avisar a todos que este material foi copiado da apostila do Adolfo Carlos Fernandes.
Abracos.
|
Leandro Sant Duarte Veterano |
# jul/05
· votar
Show de bola, valeu!
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/05
· votar
kzartdf
Teu teclado apareceu???
yanni540
Parabéns neh ??? hahauhua perfessor...
independente de ser copia... oq vale eh a intençao... e vc ta sendo honesto ainda... Parabéns denovo....
ahauhauha
|
olkol_ Veterano |
# jul/05
· votar
comentando para achar depois... hehe
|
waltinhoarruda Veterano |
# jul/05
· votar
gostaria que me mandasse tb este material!!!meu email é:walterarruda@yahoo.com.br quem pode mandar pra mim!!!!forte abraço!!!
|
everpingua Veterano |
# jul/05
· votar
estou començando a tocar agora então tudo o que tiver sobre teoria para teclado mande para mim, agradeço desde já pela cooperação.
meu e-mail é evertonestrel@htomail.com
|
candelot castro Veterano |
# jul/05
· votar
po valeu mesmo... muito boa a explicação...
poderia mandar a partitura para teclado da música "Just the way you are" do Billy Joel ? ou "Tears in Heaven " do Erick Clapton
por favor, é q estou procurando e nao acho...
muito obrigado
|
candelot castro Veterano |
# jul/05
· votar
meu email é diogocandelot@ig.com.br
e meu msn é diogocastro_841@hotmail.com
desde ja agradeço..
|
Israel wagner baia Veterano |
# set/05
· votar
valeu!! sou novo no assunto e adorei a esplicação se puderem me mandar mais sopre o assunto eu agradeso
iwbllues@hotmail.com
|
Felipe Lacerda Veterano |
# set/05
· votar
EU tb gostaria de receber! S possível envia p meu e-mail: felipe_pxe@yahoo.com.br
Valeu e Abraços
|
Diogo Strauch Ribeiro Veterano |
# set/05
· votar
vim de piano classico... comecei a pouco tempo a entrar no esquema de cifras etc improvisacao
quem puder me mandar qq material agradeço, exemplos em partitura sao bem vindos visto que nessa parte me garanto
diogo_bjd@hotmail.com
tenho material pra troca tbm.. so me adicionar no orkut
|