| Autor | 
Mensagem | 
yanni540 Veterano | 
 # jan/05 
  
  Blues Tradicional
 
 O Blues é o principal e mais direto antecessor de todas as vertentes do rock. Dessa forma, conhecer como funciona sua estrutura é fundamental para o músico que queira executar qualquer estilo de rock.
 	O estilo é marcado por duas características principais:
 
 1) Uso da 7b
 2) Fórmula de 12 compassos com a fórmula I – IV – V
 
 Harmonia e improvisação de Blues
 
 O campo harmônico do blues é baseado em escalas. Nas passagens maiores, usamos a escala maior com a 7b em substituição à 7+. Essa escala é conhecida como grau mixolídio. É uma das várias modulações feitas com a fórmula da escala maior. Dessa forma, podemos usar todas as notas do grau mixolídio: T 2 3 4 5 6 7b
 	Nas escalas menores, existem dois campos harmônicos que são geralmente usados: o menor (grau eólio) e o menor com 6a maior (grau dórico). Ambos podem ser aplicados, dependendo da situação (ou até mesmo alternados).
 	O Blues é muito marcado pela constante improvisação (tanto nos solos quanto nas bases). Quase sempre, a improvisação de blues consiste no uso das pentatônicas. Nos acordes menores, usamos a Penta menor e nos maiores usamos a Penta Blues (a soma da maior com a menor).
 	Teremos assim duas notas que não seguem a fórmula do grau mixolídio: A 5b e a 3b (em caso de acordes maiores). Essas notas devem ser tratadas com atenção especial. Apesar de serem as responsáveis pela sonoridade blues, um uso incorreto delas causará dissonâncias.
 	Podemos misturar as escalas e pentatônicas para obter uma quantidade maior de notas para improvisação:
 
 Menor (eólio) + Penta menor – T 2 3b 4 5b 5 6b 7b
 
 Menor com 6a (dórico) – T 2 3b 4 5b 5 6 7b
 
 Maior – T 2 3b 3 4 4# 5 6 7b
 
 Estrutura padrão do Blues
 	O estilo também é marcado por possuir uma estrutura padronizada de progressões de acordes. Geralmente, as fórmulas possuem 12 ou 16 compassos. Pode haver também 8 compassos (igual ao de 16, mas com todos os acordes tendo a metade da duração). A fórmula mais simples e popular é o Blues de 12 compassos:
 
 I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | V
 
 	A formula indica que onde existe o sinal I usaremos o acorde correspondente à tônica. O IV representa o uso do acorde correspondente à quarta e o V o acorde correspondente à quinta. Sendo eles menores ou maiores, essa seqüência vai funcionar.
 	Os quatro últimos acordes servem para o turnaround, que é um trecho de conclusão dessa progressão para depois repetir toda a fórmula. Essa fórmula é sempre inserida nos 4 últimos compassos (ou nos 2 últimos no caso de serem 8 compassos) Essa conclusão pode ser realizada com diferentes acordes, assim como a fórmula pode ter modificações na hora em que aparecem I, IV e V.
 	Essas fórmulas foram muito usadas e modificadas, com a aparição de outros acordes e turnarounds diferentes. Porém, ainda são a base do rock e da música pop de hoje em dia.
 
 Exemplos de fórmulas:
 
 I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | V | I | I 
 Led Zeppelin – Rock n’ Roll
 
 Im | IVm | Im | Im | IVm | IVm | Im | Im | Vm | IVm | Im  IVm | Vm 
 Janis Joplin – Ball and Chain
 
 I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | I 
 Bill Halley – Rock around the Clock
 
 Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Vm | IVm | Im | Im
 Pink Floyd – Money
 
 IV | IV | I | I | V | IV | I  IV | V (8 compassos)
 Edgar Winter – Tobacco Road
 Blues maior, blues menor e mistura de acordes menores e maiores
 	Existem quatro principais formas de usar os acordes maiores e menores no Blues, todas derivadas de um dos módulos que pode ser usado no estilo. Porém, o turnaround é um caso à parte, sempre podendo usar a quinta maior:
 
 I | IV | V (Maior) – Mixolídio com turnaround usando V maior
 Im | IV | V (Menor) – Dórico com turnaround usando V maior
 Im | IVm | V (Menor) – Eólio com turnaround usando V maior
 Im | Ivm | Vm (Menor) – Eólio com turnaround usando V menor
  
 | 
mazza Veterano | 
 # jan/05 
  · votar  
  cacildis... então.... pois é... tá loco!!! então, tá...
 
  | 
ViniciusAugustoShow Veterano | 
 # jan/05 
  · votar  
  yanni540
 Parabens.... Otima explicação!!!!
 Perfeito!!!! Muito bem explicado!!!! Gostei mesmo!!!!
 Seria legal agora, que vc desse um exemplo deste material com notas-acordes e/ou partituras...  Traduzindo-o, e se puder... coloque tbm um sobre jazz, soul e/ou funk, qualquer um!!!!
 SE quiser eu crio o topico pra vc colocar agora outro ritmo!!!!
 Mas antes dê uma traduzida geral pra galera nesta explicação, apenas acrescentando exemplos com notas.!!!!
 
 Um abraço e Boa Sorte!!!!
 Vinícius Augusto
 
  | 
Thiago_Keyboard Veterano | 
 # jan/05 
  · votar  
  Pô valeu mesmo, muito bem resumido, tava precisando dar uma revisada nesse assunto. Se puder passar pra mim uns acordes de base e se tiver alguma apostila para passar para mim agradeço.   thiagoteclado@ibest.com.br
 
  | 
kzartdf Veterano | 
 # jan/05 
  · votar  
  ai... essa explicação ficou muito boa! e parabéns pelo material postado p o e-mail da galera dos teclados (o do Walla) baixei e tbm ficou muito bom...
 
 andré
 
  | 
cardosi Veterano | 
 # jan/05 
  · votar  
  YANNI540
 
 BABEI! tem exércicios, partitura ou midi pra treinar?[b][/b]
 
  | 
valentepedro8 Veterano | 
 # abr/05 
  · votar  
  tens de arranjar acordes para teclas e baixo
 
  | 
yanni540 Veterano | 
 # abr/05 
  · votar  
  Já tentei, por várias vezes,  editar este post mas näo consegui. Gostaria de avisar a todos que este material foi copiado da apostila do Adolfo Carlos Fernandes.
 Abracos.
 
  | 
Leandro Sant Duarte Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  Show de bola, valeu!
  
 | 
ThyagoAmaral Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  kzartdf
 Teu teclado apareceu???
 
 yanni540
 Parabéns neh ??? hahauhua perfessor...
 independente de ser copia... oq vale eh a intençao... e vc ta sendo honesto ainda... Parabéns denovo.... 
 ahauhauha
 
  | 
olkol_ Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  comentando para achar depois... hehe
 
  | 
waltinhoarruda Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  gostaria que me mandasse tb este material!!!meu email é:walterarruda@yahoo.com.br quem pode mandar pra mim!!!!forte abraço!!!
 
  | 
everpingua Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  estou començando a tocar agora então tudo o que tiver sobre teoria para teclado mande para mim, agradeço desde já pela cooperação.
 meu e-mail é evertonestrel@htomail.com
 
  | 
candelot castro Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  po valeu mesmo... muito boa a explicação...
  poderia mandar a partitura para teclado da música "Just the way you are" do Billy Joel ? ou "Tears in Heaven " do Erick Clapton
 por favor, é q estou procurando e nao acho... 
 muito obrigado
 
  | 
candelot castro Veterano | 
 # jul/05 
  · votar  
  meu email é diogocandelot@ig.com.br
 e meu msn é diogocastro_841@hotmail.com
 desde ja agradeço..
 
  | 
Israel wagner baia Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  valeu!! sou novo no assunto e adorei a esplicação se puderem me mandar mais sopre o assunto eu agradeso 
 iwbllues@hotmail.com
 
  | 
Felipe Lacerda Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  EU tb gostaria de receber! S possível envia p meu e-mail: felipe_pxe@yahoo.com.br
 
 Valeu e Abraços
 
  | 
Diogo Strauch Ribeiro Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  vim de piano classico... comecei a pouco tempo a entrar no esquema de cifras etc improvisacao
 quem puder me mandar qq material agradeço, exemplos em partitura sao bem vindos visto que nessa parte me garanto
 diogo_bjd@hotmail.com
 tenho material pra troca tbm.. so me adicionar no orkut
 
  |