RICK WAKEMAN

Autor Mensagem
Tarara_Leo
Veterano
# nov/04


Pessoal, alguem tem partituras ou MIDI dele ? e poderiam me passar ?

tararaleo@hotmail.com

Jaum_Paulo
Veterano
# nov/04
· votar


quem é esse cara ?

qwe
Veterano
# nov/04
· votar


Eu tenho uma partitura dele para Guitar Pro.

Tarara_Leo
Veterano
# nov/04
· votar


po,, nao conhecer rick wakeman pe foda ehehe

a do guitar pro é o do rei arthur ? essa eu tenho.

Jaum_Paulo
Veterano
# nov/04
· votar


po, serio mesmo, conheço não... =T

Victor Wishmaster
Veterano
# nov/04
· votar


Rick Wakeman é o maior. Baixe algo.

[Yngwie Malmsteen - In the name of God]

Jaum_Paulo
Veterano
# nov/04
· votar


Quem é ? de que banda é ? ou é tecladista solo ? pianista talvez ? que estilo ? que nacionalidade ? já morreu ?

chiaretti
Veterano
# nov/04
· votar


Jaum_Paulo
Ele ficou famoso no Yes. Fez parte da formação mais clássica da banda. Depois fez umas coisas solo famosas, tipo aquele "Viagem ao Centro da Terra" e uma do Rei Arthur. Eu, pessoalmente, acho as coisas dele muito chatas. É ridículo aquela arte dos discos solo dele.

SoldierOfFear
Veterano
# nov/04 · Editado por: SoldierOfFear
· votar


u, pessoalmente, acho as coisas dele muito chatas. É ridículo aquela arte dos discos solo dele.

Pegue isso e inverta. É a minha opinião.

kevinmoore
Veterano
# nov/04
· votar


eu acho extremamente brega tb!
Peguei um cd dele tipo "best of" da parte solo dele!
q q era aquilo?
coisa horrível!

alissonc
Veterano
# nov/04
· votar


eu não vejo como "boniteza" mas sim as técnicas utilizadas

celso monteiro
Veterano
# jan/05
· votar


Credo vcs são mala. Wakeman sem duvida eh um dos maiores tecladistas e foi o responsavel por muitos musicos hoje, por aqueles que o tiveram como referencial.
Acontece que hoje ninguem mais o que eh rock progressivo nem taun pouco existem bandas que toquem rock progressivo. Das poucas que se aventuram como tristania por exemplo podem mostrar para aqueles que tem um pouco de tecnica a complexidade que eh trabalhar com isso.
Eh musica para se apreciar jah que sao poucos que tem esta capacidade.
omag ;-)!!!!

avatar
Veterano
# jan/05
· votar


Nossa , o cara e o Emerson foram um dos primeiros a utilizar os imensos sintetizadores analógicos no palco. Os dois ajudaram o inventor do moog a aperfeiçoar seus sintetizadores(palavras do próprio).

O cara lançou o viagem ao centro da terra totalmente gravado ao vivo, com orquestra , coral , piano e vários sintetizadores analógicos. Chamar de chato e barango é dureza.

É como se algum amante da música eletrônica atual dissesse "O que é Kraftwerk ?" ou "O Autobhan é um saco. Disco estranho, repetitivo.." risos ... ignorando todas as questões tecnológicas envolvidas..... mas respeito opiniões diferentes das minhas. :)

Eu particularmente acho o Wakeman incrível. Não o acho tão virtuoso quando achava há alguns anos, mas tem muita criatividade e um trabalho de pesquisa sensacional, além de servir como insapiração pra muitos como disse o celso.

Dimi Pop
Veterano
# jan/05
· votar


Temos dois tópicos com um link com muitos midis do wakeman, mas de qqr forma aê vai...

http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=68059&forum= 8&page=-1

Aureo Galli
Veterano
# jan/05 · Editado por: Aureo Galli
· votar


Caros amigos de Forum,

Se existe uma fonte para se beber, ésta é o rock progressivo, que é o bisavô do rock melódico de hoje, escutem os primeiros trabalhos do Rick tais como O rei arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, As seis esposas de Henrique 8o, e Viagem ao Centro da Terra, aproveitando o "embalo, escutem Tarkus, Trilogy etc.. do Keyth Emerson, e qualquer musica da banda Triuvirat, tentem tocá-las vale a pena... tudo que precisam para dominar tecnicas de piano, Hammond e synths..., pois foi por causa da influencia deles que eu migrei em 1975 do clássico para rock progressivo, e testemunhei todos estes anos, as inúmeras ramificações musicais que foram influenciadas por estes senhores...

Afinal estudar apenas que é feito hoje em dia, é estudar apenas uma parte da história, voltem no tempo... bebam desta fonte.. e quando voltarem aos dias de hoje estarão renovados com idéias geniais, assim como fazem nossos colegas tecladistas americanos, franceses, alemães hoje em dia.

Áureo Galli

Spock
Veterano
# jan/05
· votar


Achei, Moog minimoog Igual do Rick Wakeman (da mesma época e interaço). fala com o Wagner hammond@hammond.com.br eles tem hammonds vintage por lá tb!
Até

Aureo Galli
Veterano
# jan/05
· votar


Olá Spock,

boa dica a sua, mas... será que os Moogs de seu amigo funcionam direitinho, estas mcoisas são uma encrenca quando ficam velhas, só pegam no tranco.

Tenho um amigo que possui um que eçle adquiriu do Elmir deodato, e o bicho precisava ser ligado 6 horas antes do show para não desafinar..

Mesmo que os meus colegas Puristas me incriminem, mas eu prefiro usar a minha placa "acessório" EXB MOSS em meu Triton Stúdio, pois ela me dá todos os timbres de Moog, Prophet, Oberheim que preciso, alem de possuir uma polifonia própria de seis vozes, quando combino os sons que programo nesta placa e finalmente adiciono os mesmos em um COMB.

Pelo menos eu chego no show para tocar ligo o Triton e mando ver, sem precisar ficar brigando com a afinaçao dos osciladores a noite toda.

Áureo

Ric
Veterano
# fev/05 · Editado por: Ric
· votar


Aureo,

Eu mesmo fui na última apresentação do Rick Wakeman no Brasil (no Via Funchal, acho que 2001) e entre os vários teclados modernos (incluindo Tritons) ele estava usando em cima de tudo um verdadeiro e Antigo MINIMOOG! que som.

Quem realmente curte progressivo tem que ter pelo menos um Minimoog de verdade. Nem vem com essas. Não adianta querer assustar a galera do fórum.

Aureo, Pára de vender Korg no forum! (Brincadeira! - não me leve a mal)
Eu sei que voce deve pagar mó pau em um minimoog de verdade, não é mesmo? Eu tb.

Isso é relativo, se o instrumento foi bem cuidado e tem a manutenção que merece vai funcionar direitinho. É o caso deste que o Spock falou. Pois eu é quem indiquei para ele.

Além disso, esse negócio de afinação não é grande coisa. O instrumento que mais vende no mundo é a guitarra. Que precisa ser afinada quase que a toda hora (pena que poucos guitarristas fazem isso) nem por isso voce vê guitarrista comprando guitarra midi. O som ainda é o que importa. Não tem problema algum de vez em quando voce dar uma checadinha na afinação geral do seu synth analógico.

Porém, voce tem razão em certas coisas. É um instrumento que voce não vai querer ficar levando direto para shows, mesmo funcionando perfeitamente. Em Um show ou outro mais legal, sim. Mas para gravar e realmente ter algo análogo de verdade nas mão, entre muitas outras coisas, ajuda a voce ter melhor desenvoltura e exigência na hora de escolher um sintetizador moderno "pau pra toda obra". Até copiar alguns sons do mini nele quem sabe.

Falou

Ken Himura
Veterano
# fev/05
· votar


nem por isso voce vê guitarrista comprando guitarra midi.
Guitarra midi desafina...é apenas uma guitarra comum com um captador midi...

Aureo Galli
Veterano
# fev/05 · Editado por: Aureo Galli
· votar


Fala brother Ric!!!,

Desculpe se meus comentários não o agradaram, mas eu sabia que isto poderia acontecer, mas sou tão purista, "ou mais" que você, apenas optei por algo mais prátivo e que não precisa esmurrar para funcionar...

Eu Adoro os Moog's, e se encontrar alguem que me alugue um "que funcione" com certeza vou usá-lo na gravação do novo CD de minha banda de trabalho "DEJA VU (www.dejavu.com.br).

Reporto que passei a minha adolecencia inteira vendo e ouvindo estes teclados, (Moogs, Arps, prophets, Synclavier's etc..), fazerem história no rock progressivo em meados de 70, na Disco no final dos 70, com , e muitos outros estilos até hoje.

Só para exemplificar o meu amor e devoção pelos teclados da década de 70, eu coleçiono a revista Keyboard desde 1980, tenho uma coleção invejável que não vendo por nada deste mundo, e muitas vezes as uso como consulta, fico revendo os lançamentos de cada época, partituras, eu amo isso.

Possuo inclusive todas as soundPage, que eram disquinhos de plastico que vinham dentro da revista, "ai que saudade", e os disquinhos tocavam,"de um lado só", quando se colocava no toca discos, em cada disquinho desse sempre tinha um tecladista famoso usando um teclado, cada disquinho um tema.. uma história.. era maravilhoso, e ainda continuo colecionando esta revista.

Mas concordo com você, apenas por causa de um único motivo, nos Estados Unidos é facil obter manutenção em Moogs, Hammonds, Rhodes, Clavinets, em uma das revistas keyboard do ano passado tem um artigo que fala sobre estas assistencias tecnicas especiais.

O único cara que arruma estes teclados é o meu amigo Carlinhos que tinha uma assistencia na rua Santa Justina nos anos 80, ele fazia a manutenção de meus antigos Jurássicos, mas se o cara não encontrar a peças a coisa muda de figura, e o teclado acaba virando enfeite de mesa, como já ví 19 anos varios nestes Prophets, Emus, Moogs etc.., mas como a moda vintage voltou a alguns anos com certeza não deve ser complicado arrumar estas peças, entretanto o teclado antigo é como um Sinca ou um DKV, é lindo mas não dá para ir trabalhar com ele por aí como eu faço, viajando pelo interior sacudindo dentro de uma van etc..

Para gravar sons de synth analógicos uso sempre a MOSS, ela possui tudo que voce precisa para programar, e já possuo esta placa desde o meu antigo Triton Classic, e quando adquiri o Stúdio, tirei a placa do velho classic e reintalei no novo, realmente estou muito satisfeito com ela, acho mais prático, pelço menos para mim, e os sons analógicos são muito precisos, não se esquecendo que no triton eu ainda possua o módulo de efeitos para incrementar este tipo de som vintage.

Quanto ao Rick, isto para mim é novidade, fiquei feliz que ele tenha voltado a trabalhar com o Moog, afinal o som dele é basicamente, MOOG, Clavinet, Piano, e hammond, ele sim tem a obrigação de usar.

Entretanto no ultimo show que eu fui dele, lá na lapa, "acho que em 1990 se não me engano", ele usou apenas os Korg Séries Téries T, e o show rolou muito bem, isto prova que até ele precisou optar "na época", por teclados mais práticos, vou explicar.....a Banda que abriu o show era do Sergio Dias, e meu amigo que era tecladista do Sérgio na época, usava nesta gig o mesmo Moog, "aquele do Deodato", ele me disse que quando o Rick chegou para a passagem de som, viu o Moog e perguntou para ele,"voce ainda usa estas coisas"

Vai enterder o homem não é, mas.. pensando bem ele eu perdoo afinal é um genio e aprendi muito com ele, e por sinal na minha juventude namorava escutando as musicas dele, do Emerson, tempinho bom foi a década de 70 meu velho...

VENDER KORG

Na verdade não puxei a sardinha para a minha brasa, mas sinceramente cansei de tentar tourear na decada de 90 maquinas da década de 70.

Sou um cara muito exigente com equipamento que uso, e exigente de minhas programações, as vezes fico dias programando um único timbre até ele soar como eu quero que soe.

E amigo Ric!!!, com os espaços que os palcos de hoje possuem ode eu toco, um teclado tem que fazer tudo caso contrário não vira, mesmo que para isso eu tenha que desembolsar uma boa grana para afdquirir um top de linha, mas é o meu trabalho, e nãoganho pouco para tocar o aí, ou para fazer minhas trilhas e gravinas, por isso optei pela praticidade que a tecnologia de ponta proporciona em qualidade em um único produto.

afinal na nossa van não tem o mesmo espaço que a van do ED Mota!!!.

GUITARRA DESAFINA

Nem toda guitarra desafina..., a minha guitarra por exemplo nunca desafinou, calma... não sou guitarrista, a uns 6 anos atras, combinei e fui na casa do guitarrista de minha banda (www.aries.com.br), e após 8 horas de muito trabalho consegui samplear a Guibson Les Paul 72 dele.

Capturei por regioes em meu antigo ASR10, (que já vendi), amostragens com dinamica pesada para trabalhar com distorção, capturando a tecitura exata de cada corda.

Fiz isso porque a anos tentava desvendar o segredo do famoso tecladista Jan Hammer, que era especialista em criar solos e bases de guitarra com distorção e overdrive, em seus teclados.

Alem do que, sempre me me opus a ter colocar timbres de teclado em musicas que originalmente não foram concebidas para eles, ou inventa ou desce do palco e vai tomar uma cerveja, não tinha outra opção, hoje tem...

Hoje para estes casos sempre saco do meu patch esta guitarra distorção, e meto a mão!!!, rock and roll na veia... quem já ouviu pelo menos uma vêz só percebe o somm do teclado quando meu guitarrista "verdadeiro", para de fazer base e efetua um solo, aí fica todo mundo procurando "onde está o segundo guitarrista, quando descobrem...sempre me olham com um olhar assustador, e isso é muito divertido de contemplar...

Valeu

Áureo Galli - Suporte SAC Korg.

Ric
Veterano
# fev/05
· votar


Aureo Galli

É verdade. voce tem toda razão. Mas acho que temos que abrir mais a cabeça da galera por ai.

com os espaços que os palcos de hoje possuem onde eu toco, um teclado tem que fazer tudo caso contrário não vira,

É por este motivo que as orquestras sinfônicas estão acabando. O governo e estatais não querem investir mais em qualidade e etc... Querem apenas praticidade. Para que contratar uma banda completa se um teclado hoje faz tudo? (claro não é tão radical assim, mas se não tomarmos cuidado fica assim mesmo)

Acho que tem que ter momento e lugar para tudo. As coisas não viram as vezes porque os Donos de casas e bares não tem ouvidos, e muitas vezes o público não tem ouvidos. E por isso mesmo se voce levar um puta equipo vintage eles muitas vezes nem vão perceber.

Os teclados hoje são ferramentas importantes. Mas só continuarão sendo importantes enquanto existirem os instrumentos clássicos como Moogs, clavs e Hammonds entre outros não teclados para serem sintetizados e etc...

A galera Jovem não tem o conhecimento nem viveu a época na qual é fundamental o conhecimento básico de sintetizador e hammond para entender, transpor o feeling e aproveitar muitos dos teclados modernos.

Caras importantes como Aureo Galli têm que incentivar o uso dos teclados modernos em conjunto com os clássicos instrumentos. HOje é possível comprar um Moog, um Hammond, em breve um Rhodes, tudo fabricado hoje e usando toda tecnologia para este fim. (não vem dizer que dá pra fazer timbres iguais num korg, que até dá pra chegar perto, mas não é o propósito aqui).

Um ou 'dois destes instrumentos específicos mais os teclados workstations etc... de hoje é o que fazem os palcos no mundo todo. A beleza e junção do novo com o antigo é o prático da coisa sem perder o espírito. entende?

Falou

Aureo Galli
Veterano
# fev/05 · Editado por: Aureo Galli
· votar


Olá Ric,

Entendo o que quis dizer, entretanto as orquestas não vão se acabar por causa dos teclados, na verdade as orquestras sinfonicas nunca irão se acabar, pois não se rivalizam com os teclados, elas necessitam incentivos como as filarmonas possuem.

Este é um problema governamental, e estatal, sei disso porque já fui musico classico na adolescencia e bem sei como e duro trabalhar nesta área sem incentivo, para muitos a única opção é ir para a Europa, (quando possem dinheiro para isso), ou então migrar para o Bacarelli e fazer casamentos....

Acho que dv está se referindo as antigas orquestras de baile, mas estas meu velho se acabaram no final dos anos 70, tais como "O cassino de Sevilha", "Osmar Milanni" e muitas que pude conhecer nos meus bailes da vida, mas elas não se acabaram por culpa dos teclados, foi pelo custo mesmo, para confirmar este fato tente encontrar algum musico daquela fase.

Quanto aos teclados vintage, com certeza elas continuarão sua importante existencia, adorei ler na ultima Keyboard , onde o Maroon 5 aparece na capa, na página 85 existe uma propaganda novíssimo ARP 2600 V, que alegria.

Na página 49 um propaganda da Hammond e seus produtos tudo novinho, basta comprar, na página 46 nosso querido Moog, na página 22 uma foto do setup do tecladista do Maroon, Um Rhodes, um Moog Voyager um microkorg, um clavinet... quew fome que dá ver estas coisas.......

Tudo bem os instrumentos estão aí, tinindo de novos certo, entretanto você tem que considerar que o custo destes equipamentos é bem proibitivo para cerca de 85% dos tecladistas daqui, exceto para os que tocam com Medalhões (artistas de ponta), ou os ricos mesmo...

Nem todos os tecladistas possuem "bala", para utilizarem Hammonds, Moogs, Rhodes, por nossas terras, apenas um percentual bem baixo de afortunados poderão ter o prazer de usá-los.

Não posso usar meu nome só para dar credibilidade para equipamentos fantásticos.. mas para poucos, o universo da Korg é muito mais amplo, temos pianos eletronicos, Sintizadores, Teclados analógicos, Samplers Workstation, nterativos, produtos para DJ, Gravação digital, Pedaleiras para guitarristas, entretanto para cada uma destes segmentos sempre haverá uma maioria com pouca grana comprando muito, e uma minoria rica, comprando coisas caras, mas em baixíssimo volume, e todo mundo quer trabalhar, e ficar satisfeito, e meun trabalho é garantir que fiquem satisfeitos, or isso que fico noites navegand pelos forms por aí, porque já sofri muito e sei o que as pessoas passam durante a fase jovem (No money) da vida.

No serviço de SAC da Korg onde trabalho, recebo uma média de 40 e-mails por dia, é aí que todos os dias testemunh uma realidade diferente, da que me expos. Pessoas com pouco dinheiro, com condição de adquirir apenas um único equipamento, e este equipamento deverá resolver todos problemas profissionais que estes usuários requerem.

É ai que eu entro, ajudando.. aconselhando, mostrando qual seria a melhor escolha, sugerindo que teste produtos semelhantes, para buscar o som desejado, as ferramentas dejadas a m custo benefício que ele possa arcar, mercadológicamente falando Ric o sonho não é tão azul assim.

Eu bem sei porque já fiz parte deste sonho no passado, lembr que tinha um Rhodes, e o adorava, veja a foto no endereço http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm , mas só de Rhodes não dava para virar, as musicas já eram repletas de timbres maravilhosos, e o publico clamava por eles, ou então era melhor não tocar aquilo.

Então resolvi "com dor no coraçção" comprar um teclado com mais recursos, e vendi o Rhodes, afinal com 18 anos não dava a "colecionar", Sinths, Um Moog na época custava uma verdadeira fortuna, acho que o equivalente a uns 3 Tritons Extreme, quem tinha isso na época era o Tutti Frutti da rita Le, ou a banda Supersom TA ", Ou o famoso OBXA do Egbertto Gismonti.

Então comecei a fazer o que grande parte dos tecladistas da época fizeram, adquiri um sinttizador e comecei a gastar minhas madrugadas programando e envenenando os patches, o resultado na época ajudou muito, os timbres não ficavam 100%, mas salvavam o trabalho.

Hoje consigo aproximar qualquer timbre que desejar via sintese, quando não dá para chegar, vou na fonte e sampleio, sso inclusive um CD antigo da Ensoniq, onde o Keith Emerson, "com muita paciencia", sampleou todos os timbre que usava, eu os possuo e as vezes quando preciso de um som vintage autentico, puxo do CD e coloco no Triton, vira tecnologia é para ser usada, convivo com isso a a 24 anos, e não tenho vergonha de admitir, tabalhei muito e possuo tds os patches que preciso em meu teclado.

Não sei se você mora em SAMPA, mas se morar... convido você a assistir um show de minha banda, no intervalo mostro para você, tudo que possuo em meus Patches.

Alguns usuários já tiveram a oportunidade de adquirir meu pacote sampler para o Triton Le, este pacote economico, é fruto deste meu trabalho em Meu Triton Stúdio, neste pagote tem vários timbres vintage, como Oberheim, Prophets, Arps, minha famosa guitarra distorção, e um hammond, (que samplei de um original), faço o melhor que posso para ajudar pessoas que possuem grandes ideías sonoras, mas que possuem pouco capital para adquirir equipos top.

anto aos analógicos vntage, apenas alugo para fazer as gravações de minha banda, inclusive em estúdio só uso piano de concerto, mas é gravação não é!!, ao vivo cmlca.

Respeito sua opinião Ric, apenas temos pontos de vista diferentes, e isto é maravilhoso!!., continuemos assim que é saudável para a musica eletronica.

Um abraço

Áureo Galli

lfernand
Veterano
# jun/05
· votar


Alguem sabe me dizer,o jnome daquela dupla de sintetizadores com botões que o Wakeman usa em Journey to the center of the earth?E se tem algum software q imite aquele som.Valeu

doidim
Veterano
# jun/05
· votar


que que é moog??

doidim
Veterano
# jun/05
· votar


disfarça...... hehe... lembrei... err

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


Ric
Aureo, Pára de vender Korg no forum!

não é vender korg, aqui no forum só se fala de PSR ou roland, o pessoal tá muito pensando em teclado como grife
quando aparece um falando de alesis, korg, hammond ou outros, o pessoal já quer enfiar um roland na briga
tenho um 01/w da korg e na epoca q comprei custava + - o mesmo q um xp 50, e achei o 01/w muito mais pratico e muto mais teclado que o roland,

mclkey
Veterano
# jun/05
· votar


fernando tecladista
NIsso eu concordo....hehe...abaixo a discriminação com Korg!!!! hauhauhaua

Eu tenho um Korg e gosto muito dele!!!

Falou amigos!!!

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/05
· votar


Aureo

Me fala onde vc vai tocar, moro em sampa e curto muito programar synths... Tenho um qsr e fico horas em cima, mudando cada detalhe... Qual equipamento vc usa para samplear esses sons, se vc puder me explicar um pouco o que é sampler(sei que é uma amostra de som), tipo gravo em tal lugar e mando para o teclado via tal...
Valeu Abraço!

MindMaster
Veterano
# ago/05
· votar


Pessoal,

Apenas para disseminar a obra deste grande artista, queria divulgar que consegui achar as partituras do REI ARTUR na biblioteca do Centro Cultural São Paulo (D+++++++, a obra inteira), quem se interessar pode dar uma olhada. Pra comprar nunca vi.

Valeu!

Allex Bessa
Veterano
# mar/06
· votar


Ahhh...
Só que os Minimoogs que o Rick usou em SP e Rio em 2001 foram fabricados 1998.

Não esqueçam de procurar ouvir "Criminal Records" de 1975 uma verdadeira obra prima. "Statue Of Justice", Chamber Of Horrors" e "Crimes Of Passion". Fora a suite com Pipe Organ e Coral "Judas Scariot"

Eu tenho um Minimoog que foi fabricado em 1972 e meia hora é o bastante para ele se estabilizar. E quanto aos outros synths que podem ter algo parecido ao Moog ... nem chegam perto.
O Minimoog-V da Arturia foi o que chegou mais próximo, iso graças ao próprio Bob Moog e o Tomita.

Por outro lado o meu Trinity Pro X em uma tour com a Rita parou de funcionar por causa de uma batidinha e fiquei uma semana sem ele pra simplesmente resoldarem a placa. Hj viajo com ele com ferro de solda, fio e chave Philips. hehehe

O1/w é Maravilhoso !!! Teclado para toda vida.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a RICK WAKEMAN