**Pedal de EXPRESSÃO??**

    Autor Mensagem
    Pianist
    Veterano
    # nov/04


    Slave pianistas...
    Bem gente pra que serve o Pedal de EXPRESSÃO?
    A entrada dele no Teclado é a mesma do pedal de Sustem?

    Falow,
    Caio César.
    OPOST

    abararil
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    A entrada para pedal de sustain não é a mesma para pedal de expressão. Existem teclados com entrada para pedal de expressão, outros não. O pedal de expressão serve para controlar parâmetros definidos pelo usuário (como volume, modulação, pitch, rotary, custoff, etc) tb viradas de bateria, start/stop em arranjadores, enfim, cada modelo que tem entrada de expressão oferece ao usuário diversos parâmetros à escolha para controle ao-vivo para deixar as mão livres para tocar. No S-03 da Yamaha, por exemplo, vc tem controle de filtros, profundidade de modulação de filtro/ amplitude, profundidade de variação aplicada ao timbre, etc.

    Espero ter esclarecido um pouco a sua dúvida.

    Pianist
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    abararil
    Legal...

    Falow,
    Caio César.

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Galera, estou pretendendo comprar um pedal de expressão pro meu Juno D. Vi que tem o EV-5. Além do volume, dá pra, por exemplo, configurar pra acionar alguns dos efeitos do Juno, como por exemplo, Rotary, Slicer, Overdrive e algo assim?

    profissa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Tenho um S90 ES, e estou querendo comprar um pedal de expressão. Vi um modelo que é o FC7. Mas não sei se ele serve para o que eu estou querendo.
    Em determinados timbres eu quero que ele faça aquele tremolos tipo um wha wha. Será que ele faz isto?

    tecladistapvh
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: tecladistapvh
    · votar


    profissa

    Cara vc sabe copiar timbres do perform para o multi?
    pois no multi vc pode mudar os timbres sem cortar o som.
    Quanto ao pedal também tenho dúvida, queria saber como faço pra mudar de timbre por ele.

    profissa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Na verdade eu estou querendo sabe se esse pedal de expressão serve pra dar aquele efeito de tremolo como se faz na guitarra usando o Wah Wah, ou usando timbres de Clavinets também...

    Walter Girao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O pedal de expressão é apenas um controle midi a mais no teclado. O efeito quem faz é o próprio teclado (o pedal só controla os parametros do efeito).

    Se o seu teclado só tiver o efeito auto-wah, é pq não da pra controlar pelo pedal, por exemplo.

    profissa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Walter Girao

    O meu é um S90 ES. Você sabe se ele controla o efeito WAH pelo pedal?

    E coloquei um FC7 na entrada FOOT CONTROLLER, mas ele só está controlando o volume do timbre.

    Ah! Têm outra entrada que se chama FOOT SWITCH ASSIGNABLE, mas ele recomenda o pedal FC4 ou FC5.

    Estou tentando achar se ele muda a função de controle do pedal, mas ainda não achei. Você pode me dar uma ajuda??

    dtplayer
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ele serve para controle em tempo real como se fosse um knob ou slider (ou botão se colocar um pedal on/off). A entrada pode ser a mesma que do sustain, mas isso só ocorre em teclados baratos e nesse caso tem que optar qual função o pedal irá realizar, e nesse caso não compensa usar um pedal de expressão e ficar sem sustain. Se as entradas forem separadas, aí sim vale a pena usar, porque tem muita coisa que é legal controlar sem tirar as mãos das teclas. Cabe ao usuário escolher as funções.

    Walter Girao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    profissa

    Cara... nunca usei um s90es, mas duvido muito que não tenha como. A entrada certa para pedal de volume é a foot controler mesmo. (foot switch é pra colocar um pedal de sustain normal para passar o timbre, por exemplo)

    Faz assim:

    Pega o manual do teclado (ou baixa na net) e procura na parte de efeitos se tem o efeito de wah. Lá, com certeza, ele vai descrever como configurar o pedal para controlar o efeito e não o volume master do teclado.

    Agora... se o seu teclado só tiver o efeito AUTO-wha, provavelmente o pedal só vai ser capaz de controlar o volume mesmo.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Alguém sabe o #CC padrão enviado pelo pedal de expressão?

    Alguém sabe o funcionamento interno? Vi que o conector é um p10 estereo... gostaria de saber porque estereo, talvez eu queira fazer umas coisas..

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Finalmente dúvidas técnicas Hehe está complicado os tópicos iguais sobre as mesmas dúvidas da galera...

    Damper pedal, cc64
    Modulation cc01
    Master volume cc07
    Expressão cc11

    Isso para quem segue o padrão GM

    Agora a parte eletrônica não tenho idéia, nao conclui ainda nem meu switch, estou com um aqui que está invertido, quando conecta o Sustain dispara e só para se pisar, já inverti o fio no p10 mono, suspeito que deve ser culpa da soldagem no switch

    Mas procurei, achei um monte de vídeos diy mas nada muito sucinto, o pedal de volume não midi é um potencimetro e um cabo para a saída de áudio, o etéreo deve ser para pegar L e R obvio

    A treta é o pedal midi não sei afirmar, me deu curiosidade de abrir o meu pedal korg aqui...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/12
    · votar


    me deu curiosidade de abrir o meu pedal korg aqui...

    se o fizer, faça a melhor documentação visual possível e com fotos bem focadas ... e organizadas se possível em sequência. Tenho como algo importante para manutenções.

    estou com um aqui que está invertido, quando conecta o Sustain dispara e só para se pisar, já inverti o fio no p10 mono, suspeito que deve ser culpa da soldagem no switch

    basta inverter a posição dos fios que foram soldados.

    o pedal de volume não midi é um potencimetro e um cabo para a saída de áudio
    e o pedal de expressão pelo que me lembro é também um potenciômetro porém com os 3 pinos ligados ao instrumento controado.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Olhei bem nas fotos, e fui enganado. Os pedais de expressão são um conector P10 mono mesmo. Estes pedais que falo são aqueles que você conecta mesmo no teclado, nas entradas Foot Controller geralmente.

    Eu tava aqui pensando como ele regula as 127 posições. Somente com tensão e um potenciômetro não parece ser algo tão preciso.

    Essas minhas dúvidas todas era porque eu queria fazer uma gambiarra de leve com um pedal de sustain caseiro que está encostado aqui. Queria usar ele pra trocar os timbres no Forte, mas, no meu MM6, notei que a entrada do Foot Controler não aceita tão bem o conector p10 mono, como se não fosse EXATAMENTE este...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu tava aqui pensando como ele regula as 127 posições. Somente com tensão e um potenciômetro não parece ser algo tão preciso

    nunca pensei nisso, mas acho que é algo que não faz diferença se der 60 ou 63 de volume em uma escala de 0 a 127

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu tava aqui pensando como ele regula as 127 posições. Somente com tensão e um potenciômetro não parece ser algo tão preciso.

    o potenciômetro é apenas um mecanismo ... quem faz esta conversão do analógico para o digital (0-127) é um circuito digital dentro do teclado ou pedaleira.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # out/12
    · votar


    _BLACKMORE_

    Deve ser isso mesmo!

    Continuando no assunto de pedais, vocês já viram pedais MIDI que tem funções específicas?? Tipo, um pedal MIDI pra trocar timbres. E onde ele seria plugado?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pedais MIDI que tem funções específicas??

    estes pedais que possuem funções específicas, enviam sinais para controlar justamente (e apenas) estas funções (ligar ou desligar reverb, delay, chorus, volume) ... porém hoje em dia com um pc é muito simples vc configurar a maioria dos softwares para por exemplo receber a mensagem de delay original e direcionar ela para mexer no volume ...

    DIEGO FIRME
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Topic summoning! rsrs!

    Há um único produto que una os três pedais (sustain, expressão e switch)?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    DIEGO FIRME
    Pode usar algo midi assim
    http://www.roland.com/products/en/FC-300/
    Vai ter Tudo isso e muito mais hehe

    Mas dos simples não tem porque cada porta (Switch / Damper / Expressão ) são pedais distintos, ligados a portas específicas, e nem todo o equipamentos tem estas 3 possibilidades disponíveis

    DIEGO FIRME
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Vrij!
    Ismurici!
    kkkkkkkkkkk!
    Então o jeito é comprar um de cada
    hehehe

    Vini Castro Guitarrero
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    É Possivel usar um yamaha FC 7 como pedal de expressão em uma pedaleira pra guitarra?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a **Pedal de EXPRESSÃO??**