Conhecendo um Hammond

    Autor Mensagem
    Dill Maestro
    Veterano
    # out/04


    Entendendo o Hammond e Leslie

    Bem como muita gente se interessa pelo assunto, e discutindo com meus amigos no cifraclub, eu resolvi colocar aqui o que entendo sobre Órgãos,
    Ao falarmos de blues, rock e progressivo, não poderemos deixar de falar num dos mais famosos instrumentos característicos destes estilos, o órgão Hammosnd, e sua inseparável Leslie, a dupla dinâmica que já nasceu famosa.
    O grande segredo do Hammond são as chamadas drawbars.
    As drawbars são um jogo de nove chaves, e cada chave desta corresponde a um hamônico (uma nota musical com um intervalo em relação a nota que vc esta tocando na hora).
    Estas chaves, conforme vão sendo puxadas para fora, aumentam o volume do harmônico que elas dão, e este volume varia entre 0 e 8.


    A primeira draw corresponde a uma oitava abaixo da nota que vc esta tocando.
    A segunda draw corresponde a um aquinta acima da nota que vc esta dando.
    A terceira draw corresponde a própria nota que vc esta tocando.
    A quarta draw corresponde a uma oitava acima da nota que vc esta dando.
    A quinta draw corresponde a uma quinta uma oitava e meia acima do que vc esta tocando.
    A sexta draw corresponde a duas oitavas acima da nota que vc esta dando.
    A sétima draw corresponde a uma terça maior duas oitava e meia acima da nota que vc esta dando.
    A oitava draw corresponde a uma quinta duas oitavas e meia acima da nota que vc esta dando.
    A nona draw corresponde a três oitavas acima da nota que vc esta dando.

    A grande diferença do hammond para os outros teclados é que vc pode ir mexendo nas draw durante a musica e, assim, ir mudando o timbre.
    Antigamente, os organistas formavam um timbre com as draws, e não revelavam para ninguém o preset que criavam, para ficarem com aquele som só para eles.

    Leslie é um amplificador em que os auto falantes giram dentro dele. Vc pode escolher três posições , parado, rodando devagar e rodando rápido.
    Este efeito na verdade é na verdade um efeito de Chorus(o som aparece e desaparece).
    A leslie existe em varios tamanhos , a maior de todas é 147, mas existem portáteis bem legais.
    Várias marcas de teclados inventaram teclados portáteis e com draws e saída para Leslie.
    XB-2 da hammond
    CSI-3 da Korg
    VK-1000 da Rhodes
    Módulo DMI-64
    VK-7 da Roland
    OB-3 da Oberheim
    Pra quem toca Rock, blues, ou progressivo, é fundamental que se conheça um hammond a fundo.

    Vou colocar umas dicas que quase sempre dão certo, se vc não tem idéia de como é o som de um Hammond pesquise e ouça deep purple, e rock progressivo, como yes, Emerson laker & Palmer, e rick walkeman,

    1º conselho- grave em seu sequencer uma musica ´so de piano e outra só com o Orção que vc montou uns três minutos esta bom, se vc vai fazer um show com um técnico que não conhece ou mesmo conferir como esta a mixagem dos instrumentos, bote as musicas para tocar e confira vc mesmo o timbre do seu teclado que variavelmente esta muito diferente dos sides de palco(retorno).
    2º na passagem do som, sempre deixe os timbres um pouco mais agudo do que o normal, pois quando a plateia chegar o som do P.A fica um pouco mais abafado e o timbre do teclado some dentro da banda.
    3º para não tirar as mãos do teclado na musica eu uso um pedal de expressão, para alterar o volume do solo e base e um pedal de sustaim.

    Para programar o timbre de órgão.
    Normalmente os sons dos teclados são formados por layers( mistura, comb, camadas, path e etc..),
    Layer 1º - use um som de órgão de sua preferência, gordo e que vc goste,
    Layer 2º - Mesmo timbre só que transposto uma oitava acima com volume mais baixo que o primeiro( para dar aquele agudinho bem leve que faz o timbre das notas mais graves sobressair na banda).
    O timbre ficara legal mas se o seu teclado tiver 6 ou 7 oitavas , as ultimas notas do agudo ficarão muito estridentes, principalmente se vc botar algum tipo de distorção e botar o efeito da Leslie.
    Solução- bote nestas ultimas notas um filtro Cutoff nas freqüências agudas para deixa-las um pouco mais aveludadas e não tão agressivas .
    Se o efeito Leslie do seu teclado tiver a opção de mono, use-o pois deixa o timbre mais organico e gordo.
    A distorção é a gosto, o John Lord põe bastante, mas tenha bom senso e use a tecla compare para desacostumar os ouvidos.
    Explore todos os efeitos do seu teclado, para tirar melhor proveito dele , e nunca deixe de experimentar porque é assim que se aprende.
    Não posso ser muito específico porque cada teclado tem suas funções, mas todos os synts tem filtros parecidos apenas com os nomes diferentes, estude muito o manual do seu instrumento e aprenda sem medo a mexer.
    Salve antes suas configurações e depois mexa em tudo, tudo mesmo, algum filtros de envoltória funcionam junto com outros e as vezes vc não percebe a diferença, por isso é importante saber onde esta se mexendo para conseguir o resultado satisfatório.
    Espero ter ajudado a comunidade do fórum e fico no aguardo por comentários.
    Dill

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
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    Perfeito! Muito bom! :)
    Aliás, só para encher o saco... é Jon Lord! não John eheh ;)
    Valeu!

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
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    Gostaria de adicionar músicas para ouvirem o som maravilhoso do Hammond:
    Deep Purple - Perfect Strangers ( clássica introdução de Hammond )
    Dream Theater - Erotomania ( clássica introdução de um Hammond sintetizado! )
    Ouçam também os solos animais de Hammond do Jon Lord em:
    Deep Purple - Highway Star ( lá pelos 2:20 )
    Deep Purple - Smooth Dancer ( esse solo é MTO foda )

    Esses são alguns exemplozinhos que vão te deixar loko!
    Se quiser algo mais sussegado, ouça Pink Floyd - Hey You...
    Tem um Hammond na base só, mas que dá um sonzasso!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # out/04
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    Legal cara!!

    Bem completo pra deixar a galera q não é familiarizada com esse monstro!!

    Eu continuo a minha busca por um bom som de hammond com controles (drawbars, overdrive, etc...) em real time, mas q nao tenha o preço absurdo dos XK-2 e VK-8 da vida.

    Tô próximo de um Equinox (o foda é o preço q mesmo assim é meio alto) e de um QS 7 da Alesis (que é meio antigo, e não é tão "controlavel assim", mas é bem mais barato).

    Alguma sugestão??

    Abs a todos.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/04
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    Dream Theater - Erotomania ( clássica introdução de um Hammond sintetizado! )
    Esse timbre é preset do teclado do Moore...é uma mistura de "Hammond" com "Rock Organ".

    ;)

    kevinmoore
    Veterano
    # out/04
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    Dream Theater - Erotomania ( clássica introdução de um Hammond sintetizado! )
    Esse timbre é preset do teclado do Moore...é uma mistura de "Hammond" com "Rock Organ".

    ;)


    É que a maioria dos Rock Organ é um Hammond wanna-be né...
    Então considera-se que é um Hammond sintetizado!

    Ele é preset do k2000 ou do korg 8000?

    Dill Maestro
    Veterano
    # out/04
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    Fico feliz que tenham gostado.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/06
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    Dill Maestro

    tá ae umas dicas q ficam muito boas no meu TX-5, percebi cada uma das modificações que fiz, e a dica da passagem de som é o "pulo do gato" principalmente quando não se tem um bom técnico de som!

    muito obrigado!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # jun/06
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    Ouçam também os solos animais de Hammond do Jon Lord

    Até sons de animais tem! lol Bem, a minha entrada nestes fóruns veio a comprovar que ainda tenho muito que aprender.....muito mesmo....lool.
    Vocês percebem mesmo do assunto!!!!:)

    Eduardo 336
    Veterano
    # jun/06
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    Muito boa as dicas, queria poder ver isso em prática... vocês não sitaram o Billy Preston, verdadeiro Deus do Hammond..
    Abraços

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