Dill Maestro Veterano |
# out/04
Entendendo o Hammond e Leslie
Bem como muita gente se interessa pelo assunto, e discutindo com meus amigos no cifraclub, eu resolvi colocar aqui o que entendo sobre Órgãos,
Ao falarmos de blues, rock e progressivo, não poderemos deixar de falar num dos mais famosos instrumentos característicos destes estilos, o órgão Hammosnd, e sua inseparável Leslie, a dupla dinâmica que já nasceu famosa.
O grande segredo do Hammond são as chamadas drawbars.
As drawbars são um jogo de nove chaves, e cada chave desta corresponde a um hamônico (uma nota musical com um intervalo em relação a nota que vc esta tocando na hora).
Estas chaves, conforme vão sendo puxadas para fora, aumentam o volume do harmônico que elas dão, e este volume varia entre 0 e 8.
A primeira draw corresponde a uma oitava abaixo da nota que vc esta tocando.
A segunda draw corresponde a um aquinta acima da nota que vc esta dando.
A terceira draw corresponde a própria nota que vc esta tocando.
A quarta draw corresponde a uma oitava acima da nota que vc esta dando.
A quinta draw corresponde a uma quinta uma oitava e meia acima do que vc esta tocando.
A sexta draw corresponde a duas oitavas acima da nota que vc esta dando.
A sétima draw corresponde a uma terça maior duas oitava e meia acima da nota que vc esta dando.
A oitava draw corresponde a uma quinta duas oitavas e meia acima da nota que vc esta dando.
A nona draw corresponde a três oitavas acima da nota que vc esta dando.
A grande diferença do hammond para os outros teclados é que vc pode ir mexendo nas draw durante a musica e, assim, ir mudando o timbre.
Antigamente, os organistas formavam um timbre com as draws, e não revelavam para ninguém o preset que criavam, para ficarem com aquele som só para eles.
Leslie é um amplificador em que os auto falantes giram dentro dele. Vc pode escolher três posições , parado, rodando devagar e rodando rápido.
Este efeito na verdade é na verdade um efeito de Chorus(o som aparece e desaparece).
A leslie existe em varios tamanhos , a maior de todas é 147, mas existem portáteis bem legais.
Várias marcas de teclados inventaram teclados portáteis e com draws e saída para Leslie.
XB-2 da hammond
CSI-3 da Korg
VK-1000 da Rhodes
Módulo DMI-64
VK-7 da Roland
OB-3 da Oberheim
Pra quem toca Rock, blues, ou progressivo, é fundamental que se conheça um hammond a fundo.
Vou colocar umas dicas que quase sempre dão certo, se vc não tem idéia de como é o som de um Hammond pesquise e ouça deep purple, e rock progressivo, como yes, Emerson laker & Palmer, e rick walkeman,
1º conselho- grave em seu sequencer uma musica ´so de piano e outra só com o Orção que vc montou uns três minutos esta bom, se vc vai fazer um show com um técnico que não conhece ou mesmo conferir como esta a mixagem dos instrumentos, bote as musicas para tocar e confira vc mesmo o timbre do seu teclado que variavelmente esta muito diferente dos sides de palco(retorno).
2º na passagem do som, sempre deixe os timbres um pouco mais agudo do que o normal, pois quando a plateia chegar o som do P.A fica um pouco mais abafado e o timbre do teclado some dentro da banda.
3º para não tirar as mãos do teclado na musica eu uso um pedal de expressão, para alterar o volume do solo e base e um pedal de sustaim.
Para programar o timbre de órgão.
Normalmente os sons dos teclados são formados por layers( mistura, comb, camadas, path e etc..),
Layer 1º - use um som de órgão de sua preferência, gordo e que vc goste,
Layer 2º - Mesmo timbre só que transposto uma oitava acima com volume mais baixo que o primeiro( para dar aquele agudinho bem leve que faz o timbre das notas mais graves sobressair na banda).
O timbre ficara legal mas se o seu teclado tiver 6 ou 7 oitavas , as ultimas notas do agudo ficarão muito estridentes, principalmente se vc botar algum tipo de distorção e botar o efeito da Leslie.
Solução- bote nestas ultimas notas um filtro Cutoff nas freqüências agudas para deixa-las um pouco mais aveludadas e não tão agressivas .
Se o efeito Leslie do seu teclado tiver a opção de mono, use-o pois deixa o timbre mais organico e gordo.
A distorção é a gosto, o John Lord põe bastante, mas tenha bom senso e use a tecla compare para desacostumar os ouvidos.
Explore todos os efeitos do seu teclado, para tirar melhor proveito dele , e nunca deixe de experimentar porque é assim que se aprende.
Não posso ser muito específico porque cada teclado tem suas funções, mas todos os synts tem filtros parecidos apenas com os nomes diferentes, estude muito o manual do seu instrumento e aprenda sem medo a mexer.
Salve antes suas configurações e depois mexa em tudo, tudo mesmo, algum filtros de envoltória funcionam junto com outros e as vezes vc não percebe a diferença, por isso é importante saber onde esta se mexendo para conseguir o resultado satisfatório.
Espero ter ajudado a comunidade do fórum e fico no aguardo por comentários.
Dill
|