campo harmônico

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


zodiaco10001

Como eu dizia antes, o trítono é o intervalo que devido a sua tensão, pede uma resolução. Como o exemplo acima do Vº preparando para o Iº (G7 prepara pro C).

Se você pegar o mesmo raciocínio pro Am, verá que o Vº será o Em. No entanto, o acorde Em não tem o trítono entre a 3a e a 7a, justamente porque a 3a é menor. Pra que houvesse a sensação de preparação pelo trítono a 3a do acorde preparatório teria que ser maior, daí vem o acorde E7. E pra apoiar tudo isso você pode pensar na escala de Lá menor harmônica (que tem a nota G# - que é a terça maior do E7) ou na escala Lá menor melódica (que além da nota G#, também tem a nota F#).

Ismah

Nesse caso não se trata de empréstimo modal (E.M.) e não é uma nota outside. Esse assunto de outside tem uma outra abordagem, que não pretendo expor aqui pra não desvirtuar.

soruji
Veterano
# set/17
· votar


undefinedMas no Ch Menor de Am eu vejo o acorde de E Maior q nesse acorde contem o G#, ou por exemplo a sétima de Am q cairia no G#º, essas notas nao deveria nao estar lah?

Esse E7 aparece, porque a escala em questão não é Am natural, e sim Am Harmônica.


Escala Am Natural:
A - B - C - D - E - F - G
Campo Harmônico de Am Natural:
Am7 - Bm7b5 - C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7

Escala Am Harmônica:
A - B - C - D - E - F - G#
Campo Harmônico de Am Harmônico
Am7M - Bm7b5 - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M - G#dim

Boa parte das músicas em tonalidade menor, tem a intenção Menor Harmônica implícita, mas isso não significa que irá utilizar todos os acordes dessa escala. Geralmente, se pega o quinto grau da escala Menor Natural, que no caso acima seria o Em, e substitui ele por um E7.

Observe a sequencia abaixo, muito comum em música espanhola, árabe:

Am7 - G7 - F7M - E7
Essa sequencia deriva do Am Natural, porém o E7 veio emprestado do Am Harmônico.

Só pra efeito de conhecimento:
Existe ainda uma outra escala menor, que seria a Menor Melódica. E essa vai gerar acordes diferentes para o seu respectivo Campo Harmônico também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a campo harmônico