Pra que serve o sistema D-Beam dos teclados da Rol

    Autor Mensagem
    José Roberto Subtil de Oliveira
    Veterano
    # ago/04


    Pra que serve o sistema D-Beam dos teclados da Roland??

    abararil
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eu diria que serve mais para impressionar o público que está assistindo sua apresentação.
    Trata-se de um feixe infra-vermelho, o qual ao passar a mão por esse feixe você dispara funções (que poderiam também ser disparadas por knobs, que são botões de controle). Você define qual função você quer disparar (tipo virada de bateria, resonância no timbre, entre outras). Ao você passar a mão por sobre o feixe, vc sentirá a função sendo executada.

    José Roberto Subtil de Oliveira
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    abararil

    Que legal.. é que eu vi que quase todos os roland mais novos tem isso e não sabia o que era.. hehehe.. esse infra-vermelho seria luminoso ou transparente??

    sarpa
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    José Roberto Subtil de Oliveira, é um feixe de luz invisível.
    Ele é programavel à diversas funções que podem se executadas. Por exemplo no VR-760, você pode programar o D-Beam pra executar a mudança de timbres com o efeito "fade" sem dar aquele corte, ou, mudança radical de um timbre ao outro.
    Você pode também programar outra série de efeitos como os cutoff, resonance, decay, essas coisas.
    Ele também pode servir como uma espécie de alavanca de modulação... enfim, muita coia pode se programar ao D-Beam.

    Esperando ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog
    www.musicalpoint.com.br

    José Roberto Subtil de Oliveira
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Valeu Juninho..tirou minhas duvidas ehehe brigadão...

    Ramon Júnior
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O D-Beam é simples. São dois ou um "LED"* infra-vermelho que funciona da seguinte forma: Os "LED's" ficam, quando acionados, constantemente enviando sinas em infra-vermelho na direção vertical, quando colocamos a mão sobre ele, esses raios são absorvidos (Na maioria dos casos) ou voltam para o segundo "LED" (em outros equipamentos), o processador do teclado transforma esses sinais codificados, em uma variação de efeitos que vc pode programar no teclado. Você pode utilizar o D-Beam para fazer efeitos como LFO ou Cutoff, em um solo de saxofone por exemplo. O infra-Vermelho não é visivel a nossos olhos. Um abraço.

    * led = Light Emissor Diode = Diodo Emissor de Luz

    ramonjrgtba@hotmail.com

    Ramon Júnior
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ei sarpa, se vc tiver algumas dicas legais, e tiver um tempinho sobrando, me passa, blz? Sou novato ainda, tenho um Juno-D e um PSR-520. Tenho uma duvida sobre MIDI, gostaria de saber se posso conectar o Juno-D no PSR 520 (tem saida e entrada MIDI), e usar os sons do Juno no PSR??

    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Ei Ramon, vc tem o mesmo setup q eu.. hehehe

    E isso que vc perguntou é interessante hein, não tinha pensado em fazer isso.

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    estou tentando me acostumar com mais esse brinquedo, ate agora so atrapalhou mais do que ajudou pois a resposta nao eh rapida e entao me obriga a tirar a mao das teclas por muito tempo as vezes quando eu mais preciso dela, alem do mais o recurso as vezes se torna aleatorio, voce passa a mao e o recurso nao vem ou vem mais de uma vez, infeliz lancamento, preferiria meia duzia de botoes no painel.

    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    oldmonkey

    Acho que se você souber usar ele não tem uma resposta demorada não, e se ele não responde é pq vc está fazendo errado.

    Leia o manual que tem uma explição da distancia, angulo, ou seja, da area que ele atua para você possa utiliza-lo com perfeição.

    Dependendo do local onde vc está (claro ou escuro) vc pode regular a intensidade do sinal também.... tudo isso tem que ser levado em consideração.

    Eu não o uso muito, mas para o pouco que uso ele é muito bom.

    Videomaker
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Revivendo este tipico tópico...!!!

    Já que ninguem mostrou o poder de funcionalidade do D-BEAM...!!!

    Taí uma pequena mostra do poder do D-BEAM.

    http://br.youtube.com/watch?v=VV36gr3jqCg

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O D-Beam pode ser usado para disparar efeitos, abaixar ou aumentar o volume, modulação, pitch bend, habilitar/desabilitar o portamento... É um recurso para ser adicionado na apresentação e melhorar a expressão. Quando as pessoas vêem ficam perguntando, o que esse maluco está fazendo? Aí quando ouvem o efeito não acreditam no que o cara fez.

    Também há aquelas que acham que o cara vai rezar ou dar a benção quando a mão está estendida em cima do teclado hehe

    gustavento
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tenho vontade de colocar som de pick up para para dar uma de DJ durante as performances, alguem já tentou fazer, se é que é possivel, substitur o timbre de synt por um timbre de pickup para fazer uns "scrash"

    Ha eu tenho um Juno G

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Alguém conhecido em eletrônica poderia "desenvolver" um D-Beam que atuasse em qualquer modelo de teclado com entrada para pedal de expressão. Por exemplo, faria um dispositivo que transformasse o sinal do Infrared em um "potenciometro". Ai você programaria a entrada de pedal de expressão do teclado pra qualquer outra função. Ai estaria pronto o "D-GamBeam".

    Alguém se garante?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra que serve o sistema D-Beam dos teclados da Rol