Manutenção/Limpeza

    Autor Mensagem
    osmar trevisan muller
    Veterano
    # jul/04


    Olá pessoal, percebi q não tem nada em relação aos cuidados de manutenção ou seja limpeza de teclado, forma correta de manusear, produto ideal a ser utilizado, o q pode e não pode, pra manter a aparência do instrumento sempre boa... e outras coisas mais q devemos fazer pra mantermos o teclado sempre bem cuidado.

    O q vcs acham, eu comprei um teclado faz uma semana (kme61) ele é demais !!!
    Mas quero saber dos cuidados q devo tomar, qto a manuseio e limpeza... eu não achei nenhum tópico sobre isso, e acho muito interessante, se alguém puder me ajudar, me dando dicas e/ou produtos ideais pra isso !!! Valeu galera, to aguardando !!! Um abraço a todos do fórum !!

    jpsamara
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Também gostaria de saber. Pode-se limpar as teclas com o que, álcool?

    lgomes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vamos lá pessoal. Também estou nessa situação. Comprei um PSR E423 e gostaria de cuidar dela da melhor forma possível.

    É bom cobri-lo com algum pano quando não estiver em uso para evitar a poeira? Existe algum acessório específico para isso?

    Precisa de algum ajuste inicial? Por exemplo, quando compramos um instrumento de cordas e bom levar a um luthier para regular a tensão do braço e altura das cordas.

    Teclado também desafina?

    Abraços e bons sons para todos!!!!

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Apesar de tu ter desenterrado um tópico de quase 7 anos atrás, eu concordo contigo... é sempre uma boa saber como conservar mais o teclado. :)

    lgomes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mais alguém?

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É bom cobri-lo com algum pano quando não estiver em uso para evitar a poeira? Existe algum acessório específico para isso?

    Sim, a poeira é um grande vilão, se não for acomodar ele em uma bag use uma capa de acrílico para proteger semelhante a esta:

    http://www.plander.com.br/P-000007658-CAPA-PROTETORA-PLANDER-PARA-TECL ADO-5-8-PEQUENA.aspx

    Eu uso uma semelhante para o meu P95, os demais ficam sempre em bags.

    Precisa de algum ajuste inicial? Por exemplo, quando compramos um instrumento de cordas e bom levar a um luthier para regular a tensão do braço e altura das cordas.
    Teclado também desafina?
    Teclado não precisa de ajustes alguns, e não desafina. O que pode acontecer é você programar algo que altere sua afinação, mas para isto existe o bom e velho FACTORY RESET, e nem sei se o E423 é o caso. Portanto fique tranquilo.

    Apenas os cuidados de qualquer eletrônico, evitar pancadas, líquido, tomar cuidado com a fonte de alimentação e sua correta tensão. Nunca deixe exposto a raios solares pois as teclas mudam rapidamente de cor, e nunca limpe com nada que contenha álcool pois mancha e perde as grafias. Eu uso de vez um quando um Vidrex sem alcool, mas o melhor mesmo é pano que não solte ferpas com detergente neutro. Tem também uns panos umedecidos da Veja que são interessantes.

    Com isto acima você terá um teclado novo por anos, e com certeza quando for trocá-lo por um modelo superior ele estará em ótimo estado. Já vendi 3 teclados e saíram de casa tão novos como entraram aqui.

    TM teclas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pessoal, esta informação recolhi de um grande amigo técnico a anos da autorizada Roland, Kurzweil, Yamaha, Kawai, Korg.

    Algodão + Veja (Limpeza em geral)

    Umidecer o algodão com o veja sem exagero e aplicar esfregando por todo teclado, ele limpa e seca por si mesmo se preferir pode-se depois com um algodão seco passar novamente para acabamento.

    Obs. 1 Faça o procedimento com o instrumento desligado
    Obs. 2 Não recomendo que apliquem em telas de LCD (Apenas o algodão seco)
    Obs. 3 Sempre que estiver aplicando o veja com o algodão troque o algodão sempre que muito sujo.
    Obs. 4 O algodão deve está ÚMIDO e não molhado.

    O Resultado é excelente, o mesmo porcedimento pode ser feito também nas teclas.

    Quanto a capas, sugiro comprem em casa de tecidos do tamanho do seu instrumento o mesmo tecido que se faz flanela, leve numa costureira e peça que ela coloque elástico nas laterais como uma capa de colchão, a proteção é excelente contra poeira em instrumentos que ficam expostos dentro de casa.

    Obs. Não esqueça de medir.
    Abs!

    Rick Pac
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    TM teclas
    Como todo respeito ao seu amigo mas nunca , jamais , em hipótese alguma use VEJA .
    Em determinadas superfícieis plásticas, o amoníaco pode alterar a cor .
    Alías , nunca use nada além de pano levemente umedecido.
    Álcoóis hidratados ou lustra -móveis idem, pois contém solvente orgânico que pode manchar o plástico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Manutenção/Limpeza