efeito Sapão "ReGGAe"

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# nov/10
· votar


com o timbre da Sine Wave, pois sendo usado na região correta soa identico a configuração original do hammond
senoide é principio do hammond

marphy
Veterano
# nov/10
· votar


marcusVinicius

Haa... entendi, entao cravo na verdade é harpsichord, aquele instrumento malandro que usa na Black Diamond do Stratovarius neh ? SHUAHUSHUASH...
Acho que acabei confundindo os nomes em portugues com ingles, mais se bem que me parece que cravo e clavinet tem alguma semelhança la no fundo né ? xD

marcusVinicius
Veterano
# nov/10
· votar


marphy
Opa, desculpa a demora aí, mas o Paul McCartney veio jantar aqui em casa no sábado e atrapalhou tudo... difícil.

Tanto cravo com clavinete são instrumentos de cordas pinçadas ou beliscadas. Na real, o clavinete é eletrônico e veio do clavicórdio, que foi desenhado para poder caber em lugares pequenos e poder ser transportados por mulheres (foi o que eu li). O cravo também é de corda mas é grandão.

Para saber mais:

Clavinete

Clavicórdio

Cravo

tell
Veterano
# nov/10
· votar


Galera deixa eu fazer umas correções aqui. Primeiro vou responder a pergunta do Marcus Vinicius: Marcos, já toquei dividindo com essa galera o mesmo palco de show e quando esses Jamaicanos vem prá cá eu aproveito pra fazer do show um aprendizado também e como temos acesso ao palco e aos músicos aproveitamos para aprender alguns macetes exclusivos do Reggae Roots e eu ainda não tenho mesmo esses teclados, mas creio que em breve o Korg Azulão vá me ajudar muito.

tell
Veterano
# nov/10
· votar


Quanto ao Sapão vou corrigir a explicação e digo a princípio que ele não é o Clavinete, pois o Clavinete no Reggae , na maioria das vezes, é usado bem grave com Phase e/ou Wha e ele é chamado de Clave Duck. Acho que deve ser o timbre dos patos deles lá reclamando de fome.

O Sapão eu uso uma SineWave e é usado para engordar a base no reggae. Prá ouvir bem nitidamente esse Sapão escutem a música do Mestre Bob Marley Crazy Baldheads. Abraços e dúvidas de qualquer coisa no Reggae postem aí prá mim.

marphy
Veterano
# nov/10
· votar


tell

"o Clavinete no Reggae , na maioria das vezes, é usado bem grave com Phase e/ou Wha e ele é chamado de Clave Duck"

Isso mesmo... alias no meu triton tem um timbre que é exatamente isso, ja vem prontinho, é só usar. Pra quem tiver a mesma linha de teclados pode usar tambem, o timbre chama Acid Clav, é meio que um clavinet + reverb + auto-wah. Falow, abraços.

R Santiago
Veterano
# nov/10
· votar


E... na verdade não é comum fazer sapão com o Clavinete. Ele serve para os detalhes (Entrada de GET UP STAND UP e COULD YOU BE LOVE) por exemplo e em alguns pequenos solos.

Eu fiz duas COMBIS no X5D para fazer o sapão:

Em ambas uso o ORGAN 6 (que seria o sine) para fazer a mão esquerda e faz o UH UH UH.
Na mão direita eu coloquei em um o Gopel Org.
E na outra COMBI eu coloquei o M1 Piano. (Esse fica ótimo para fazer reggaes dos anos 80, 90)

Em relação ao Clav eu editei um com Wah no Juno Stage e ficou bem bacana :)) Adoro as waves de Clav da Roland. São melhores que as do X5D.

tell
Veterano
# nov/10
· votar


É isso aí tudo mesmo Rasta!

marphy
Veterano
# nov/10
· votar


R Santiago

Cara, sei que é meio ruim perguntar isso pra voce, até porque voce é proprietario de um X5D... mais vamos la. Pra reggae, entre esses 3 qual voce escolheria ? : X5D, M1, N364.
Ja vi bandas de reggae utilizando todos eles.

R Santiago
Veterano
# nov/10 · Editado por: R Santiago
· votar


marphy


O N364 é na verdade um X5D com sequencer. Os timbres são praticamente os mesmos. Então qualquer um desses são muito bons para reggae, pois no N364 você vai poder fazer essas combinações que fiz no X5D.

O M1 também é muito bom, porém ele mais antigo. Vc não vai ter a variedade de órgãos do X5D/N364. Mesmo assim da p fazer com perfeição os reggaes dos anos 80/90. No caso do M1 tem os cartões de expansão que tem mais timbres legais. Se eu não me engano tem um cartão de órgãos. O problema é achar....

Se vc tiver que escolher e não precisar de sequencer fique com o X5D. É ferramenta de trabalho :))

Sim em relação as COMBIS de reggae eu esqueci de falar de mais duas que editei e servem para fazer o SAPPÃO kk

Para tocar Is this Love/Vamos Fugir/Beija Flor:

mão esquerda: ORGAN 6
mão direirta: Perc Org + Gosp Org

Para tocar reggaes dos anos 90 e pop anos 90 (SKANK, Paralamas ao vivo 1994, etc...): Nesse caso dividi o X5D em três regiões:
A primeira para mão esquerda: ORGAN 6
A segunda mais no centro M1 Piano
A terceira: Metais.
Para essa COMBI seria ideal 76 teclas mas da para fazer blz:))

marphy
Veterano
# nov/10
· votar


R Santiago

"O N364 é na verdade um X5D com sequencer. Os timbres são praticamente os mesmos. Então qualquer um desses são muito bons para reggae, pois no N364 você vai poder fazer essas combinações que fiz no X5D."

Haa... legal, não sabia disso. Ate pelo preço acho que o X5D é mais vantajoso. Se mais pra frente eu comprar um X5D dai me manda essas COMBIS que voce fez... shaushaushaus.... Valew cara, abraço.

R Santiago
Veterano
# nov/10 · Editado por: R Santiago
· votar


marphy

Blz! Eu mando :))

marcusVinicius
Veterano
# nov/10
· votar


tell
(...) vou responder a pergunta do Marcus Vinicius: Marcos, já toquei dividindo com essa galera o mesmo palco de show e quando esses Jamaicanos vem prá cá eu aproveito pra fazer do show um aprendizado também (...)

Para registro: cara, que bela experiência e aprendizado!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a efeito Sapão "ReGGAe"