Dicas de teclado, para iniciantes.

    Autor Mensagem
    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Moderador


    Bem, eu sou uma pessoa q começou a estudar (estudar mesmo, porém sozinho) teclado há pouco tempo. Sendo assim, ñ entendo nada dessa parte mais "high-tech" de teclados! Eu vejo sempre (aliás, muitos tópicos atualmente são em cima desse tema) o pessoal comentando sobre os samplers e sintetizadores Epx45åMß5.2,1 elevado à segunda potência multiplicado pelo ship analógico do trinômio do quadrado perfeito q decodifica o sistema etetronic digital...
    Alguém pode me explicar as coisas mais básicas para eu ficar mais enturmado nesse meio tecnológico dos teclados?
    Obrigado!

    Nota: Tive que alterar o título do teu tópico, não pode ser ilegível..http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=9&topic= 12680.
    Embora eu tenha achado interessante a ironia.. hehehe

    Bramires


    sarpa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Olá LeandroDoria....

    Gostei do seu senso de humor!!! hehehe...
    Gostaria de ajudá-lo... Mas o que mais especificamente você gostaria de saber. Vamos como o Jack Estripador, "por partes"... ok?

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Queria saber o básico do básico mesmo.
    Tipo, o q é sampler, pra q serve, como faz p/ tocar algo junto c/ algo que vc já gravou junto, etc. Essas coisas q o pessoal costuma usar em shows, sei lá.
    O q é analógico, ñ sei nada dessas tecnologias de teclados e sintetizadores, nada mesmo. Mal sei a diferença entre teclado e sintetizador! Achei q soubesse, mas depois q disseram q o alpha-jr é sintetizador, ñ sei de mais nada!
    só sei q teclado profissional se diferencia do não-profissional pela presença ou não de auto-falantes.

    sarpa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroDoria, vamos às suas questões... Por tópicos:

    - Diferença entre arranjador, sintetizador e workstation:
    Arranjadores você já sabe... São teclados mais simples, que possuem rítmos interativos e etc.
    Os sintetizadores, são teclados, digamos que mais profissional. O ideal para performances ao vivo com banda. Os sintetizadores possuem recursos de edição das formas de onda dos timbres, podendo assim alterar totalmente um timbre já existente e também, criar novos timbres. Normalmente, os sints. não possuem os alto-falantes acoplados à seu gabinete.
    Os workstations, podemos classificá-lo como a junção do arranjador e sintetizador. Os workstations normalmente são utilizados em estúdios, por terem sequenciadores avançados, etc...

    - O que é sampler?
    O que eu posso fazer com um sampler?
    Vamos imaginar que seu sint. tenha uma placa de sampler, certo? Ele terá então, além das saídas de áudio, entradas.
    Vamos supor que um amigo seu é saxofonista e você quer ter em seu sint. um timbre igual ao do sax dele. Então você grava nota à nota do sax, depois cria um loop para que o som seja contínuo... Então, você terá em seu teclado o som igualzinho ao do sax.
    Existem samplers de grandes corais, orquestras, etc...

    - Sintetizadores Analógicos
    São sintetizados que você muda e edita os timbres analógicamente... Não depende da parte digital de edição...
    Os analógicos você edita manualmente as formas de onda mesmo...
    Normalmente os sintetizadores analógicos são usados para música eletrônica...

    Espero ter ajudado.
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Beleza, ajudou bastante, mas ainda tenho algumas dúvidas.
    Tipo:
    - O q seria a criação de um loop?
    - Sempre confundi entrada e saída. Saída seria os "orifícios" atrás do teclado e entradas seriam, tipo, "plugs"?
    Desculpe minha ignorância, mas sou totalmente leigo mesmo nessa parte eletrônica.
    Obrigado!

    sarpa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    - O q seria a criação de um loop?
    É o seguinte... Quando você gravar o som do sax (como eu tinha tomado por exemplo), para que seu amigo não precise ficar soprando muito tempo, ele toca somente 1 segundo, por exemplo, aí, você cria um loop, ou seja, o som toca até o fim e volta no começo enquanto você ficar segurando a tecla apertada... Deu pra entender? Se não, me pergunte novamente que eu tento explicar melhor...

    Sempre confundi entrada e saída. Saída seria os "orifícios" atrás do teclado e entradas seriam, tipo, "plugs"?
    Vamos pela lógica: O que seria "saída de som"? O que sai som, certo? (vou explicar melhor).
    Existem lá atrás do teclado um "orifício" (gostei do seu termo, hehehe) que você o utilizará para ligar seu teclado à uma caixa de som por exemplo, ou seja, o "som sai por aquele 'orifício'", portanto ele é a saída.

    Logo a "entrada" será exatamente o contrário da saída.
    Então, neste caso, terá o "orifício" que você ligará o microfone que irá captar o som do sax que seu amigo estará tocando...
    Então, para samplear o som de sax de seu amigo, ele deveria tocar (num caso de um sint. de 61 teclas) ele deveria tocar toda a extensão de seu teclado, totalizando 61 notas e então, você deveria fazer um loop para cada nota gravada...

    Ele poderia tocar a nota LÁ que vibra por padrão 440Hz, e assim multiplicar e dividir as frequências para que ele não precisasse tocar as 61, assim ele tocaria só a LÁ central.
    O problema de seguir esse método, é que a multiplicação das frequências, faz com que o som fique TOTALMENTE artificial... Depois de 3 ou 4 notas acima do LÀ centra, aquele som de sax já não se pareceria mais com um sax, portanto o certo, para se obter um bom timbre, seria gravar nota à nota, todas as 61 notas...

    Expliquei?

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    sarpa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Quer ver um exemplo legal de controladores MIDI, sintetizadores analógicos e digitais?

    Entre nesse site... dá só uma olhada:

    http://www.cikira.com/gear/index.html

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Valeu, cara! Brigadão!
    Pô quantos teclados essa cikira tem?? Podia rachar c/ a gente! hehehe

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Hehehehe. Valeu, Bramires. Tranquilo! Vou tentar bolar mais tópicos criativos, porém legíveis! hehehe

    fathertime
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sarpa

    Uma verdadeira aula!!! Obrigado pela compreensão professor!!!

    david_ms91
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Mandou bem, Sarpa

    Gostei da aula e ate tirei proveito dela, uma vez que eu to no mesmo patamar que o leandro, isto e to querendo e tentando aprender este negocio chamado teclado.

    Valeu pela aula

    David

    Voyager Music Show
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dá-lhe Juninho, . . . no caso dele, a melhor explicação para loop seria a de groove. Por exemplo, grave uma batera :
    Tum Dá Tum Tum, . . . copie e cole várias vezes ( como no WORD ) e terá uma batera :
    Tum Dá Tum Tum, Tum Dá Tum Tum, Tum Dá Tum Tum, quantas vezes quiser. Existem muitos CDs com samplers de Loops prontos tocados por bateristas profissionais. Da última vezque contei eu deveria ter uns 50 ou mais. Qualquer dúvida mantenha contato, um grande abraço!


    Fábio Luiz Salgado
    Consultor MusicALL
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil

    Kitsune Youko
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ótimo tópico! Eu tb sou leiga quanto a tecnologias de teclado, e estava dificil de tentar entender sem uma explicação ^^ Muito legal, valeu! :D

    debora_eu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bacana, também peguei umas aulinhas aqui e aprendi muito. Eu tô igual ao leandro tb, mas adoraria aprender mais. Se alguem estiver interessado em me ajudar (e tiver mta paciencia)...

    Julia Hardy
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bacana, também peguei umas aulinhas aqui e aprendi muito.(2)

    AUTOBOT
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: AUTOBOT
    · votar


    LeandroDoria

    Cara, este aqui é bem acessível, fácil de usar e acho que tem o que tu procura!

    andressabaia
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    legal... eu sou mais iniciante ainda q o leandro...rsrsrs
    mas deu pra entender mta coisa...


    andressabaia
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: andressabaia
    · votar


    ...............

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de teclado, para iniciantes.