Encore, Finale e Sibellius. Dê a sua opinião !!!

    Autor Mensagem
    morenomatias
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: morenomatias


    Eu já usei o bendito Encore mas ele tem os bugs dele, o Sibellius eu cheguei a usar um pouco mas como achei meio complicado deixei pra estudá-lo depois (até hoje !!!). O que me agradou mais foi o Finale 2002, esse foi o que não me deixou na mão, além de ter um recurso de abrir arquivos do encore, foi só eu acostumar com ele e os seus comandos que fiz um bom uso. O que vocês acham? Aliás quem tiver o manual do Finale pode me dar uma ajuda ? Obrigado a todos !!!

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Olá cara...meu nome é Leandro, tenho aqui alguns tutoriais sobre Encore e Finale, tenho duas versões do Encore (q tbém não gosto muito).Eu tinha o Finale2000 no meu pc, adorava trabalhar com ele. Depois de um problema no hd, perdi tudo e não consegui encontrar o Finale. Achei na net o Finale notepad, só q é diferente do Finale q eu tinha.
    Vc poderia, por favor, me mandar uma cópia da instalação do Finale q usa??
    Meu e-mail é cabecao_rb@yahoo.com.br

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Poxa, poderia me mandar o Finale também??
    Email: rodrigorock2002@uol.com.br

    AzUoS_nd_Keyboards
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Na minha opinião Cakewalk é o melhor programa para ser usado.
    Não sei exatamente qual a finalidade do finale, mas acredito q uma boa alternativa é Cakewalk.

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    O Finale é o grande concorrente do Encore segundo alguns sites na net, tem muita gente q diz ser o melhor. Particularmente gosto do Finale devido a sua interface simplificada e fácil de entender apesar de ser em ingles.
    Tem as mesmas funçoes do Encore e mais outras.
    Alguém aí poderia me conseguir o Finale (não o notepad)????

    Sniperage
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    estou baixando o finale, são quase 70mb.
    nao da pra mandar por email tao facilmente...

    mas se alguem quiser eu posso mandar por icq, blz?
    dae vai resumindo as vezes q precisar.

    meu icq5640058
    SNIPERAGE
    t+!

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ...

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ...só pra atualizar...

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    /como é que abre arquivos do encore no finale?

    som
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: som
    · votar


    Private Pyle

    file>import>encore

    CRRocha_Guitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Oi galera uso o Sibelius desde a versão 3;hoje estou usando a versão 6.Sou arranjador profissional a longos anos no tempo que fazia os arranjos pra sopros e cordas na raça com alguma teoria tirados dos livros de Henry Mancini,Dick Grove,Russel Garcia etc..e ia pro studio gravar algumas vezes sem saber se o arranjo ia soar ou não.
    A uns 8 ou 10 anos uso o Sibelius um dos software de arranjo e composição mais completos que se tem noticia;com muito,muito recursos mesmo.Ex:. Plugins para composição que ajuda o músico na tarefa de composição e arranjo em todos os niveis.Vale a pena começar a aprender música pra valer e parar de ler tablaturas.
    abraço a todos
    Carlos R. Rocha

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    CRRocha_Guitar
    O único problema é que o Finale 2011 e o Sibelius 7 custam 600U$, ou seja, mais de 1000,00 Reais, acho um software muito caro

    O Encore tambem é caro 400U$, 1/3 mais barato mas mesmo assim pesado

    Para se ter uma idéia, o Sonar X1 Producer Expanded com Gate, DAW completaça, não sai por 400U$

    Não sei porque estes softwares são tão caros, acabam que obrigando a gente procurar por versões alternativas, já que para colocar tanto dinheiro em um programa, tem que ser que nem você... Arranjador Profissional

    Aposto que podemos contar nos dedos que tem alguma versão original e registrada de um desses 3 softwares

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Edson Caetano
    Procure freewares então, vão atender com certeza a todas às suas vontades. Um ótimo freeware é o Musescore. Eu mesmo, que uso profissionalmente com essas ferramentas, vira e mexe tô usando o Musescore quando fico com preguiça de ir pro Finale. Ele foi modelado a partir do Finale e do Sibelius, é bem simples de usar.

    O lado ruim é que ainda tem muita coisa a ser feita no quesito "tocar" (por exemplo, alguns ornamentos ainda não fazem som quando a partitura tá "tocando"). Mas é porque o cara desenvolve sozinho, pelas doações que a galera da comunidade do software faz.

    Maestron
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não conheço muito o Sibelius, mas vejo ele ganhando terreno.

    O Encore é o mais simples, mais básico. É capaz de de muita coisa, mas comparado com os concorrentes é mais simples, ideal para iniciantes em teoria da música.

    Já o Finale, é o mais profissional dos três, trabalho com o Finale desde 1996 e ele sempre esteve na dianteira dos programas de notação. É capaz de editar facilmente qualquer tipo de partitura, até mesmo as notações contemporâneas, totalmente personalizadas e sem nenhum traço da notação tradicional.

    Apesar de o melhor e mais completo, o Finale é fácil de usar, o que o faz preferido de muitos profissionais e estudantes de música.

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Maestron

    Tanto Finale quanto Sibelius são profissionais. Mas acho que já algum tempo o Sibelius se tornou o mais usado(principalmente quando se verifica os grandes compositores contemporâneos, tanto de TV e cinema quanto na música de concerto)

    É capaz de editar facilmente qualquer tipo de partitura, até mesmo as notações contemporâneas, totalmente personalizadas e sem nenhum traço da notação tradicional.


    O Sibelius também.

    Acho o layout de partitura no Sibelius mais bonito que no Finale. Uso o Sibelius desde o 2.11(atualmente está no 7.0.2). Mantenho o Finale apenas para abrir e verificar arquivos nativos dele(mas na verdade nem precisa mais, pois o Sibelius abre arquivo de Finale).

    Mas no fundo, qualquer um dos dois é ótimo, vai muito de hábito e opinião pessoal.

    Maestron
    Veterano
    # out/11
    · votar


    makumbator

    Sim, são dois programas ótimos e a escolha entre eles é uma questão pessoal...

    Mas não vejo o Sibelius sendo o mais usado no meio erudito (do qual acho que voce se referiu como "música de concerto"), essa é uma informação equivocada. O mais difundido e preferido do meio acadêmico, do qual faço parte, é o Finale.

    Maestron
    Veterano
    # out/11
    · votar


    makumbator

    E acho que no âmbito geral, o qual não posso atestar, o Finale também é o mais escolhido. De acordo com o número de usuários de Finale em comunidades de Orkut, há um número em torno de três vezes maior do que usuários de Sibelius.

    makumbator
    Moderador
    # out/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Maestron

    Eu falo de usuários como grandes compositores de trilhas de cinema, teatro e TV. Nesse nível de usuários a maior parte utiliza o Sibelius(mas não apenas ele, obviamente, e alguns usam mais de um programa também).


    Aqui alguns usuários de peso do Sibelius:

    http://www.sibelius.com/products/sibelius/7/users.html

    Já faz algum tempo que o Sibelius se tornou o líder de vendas na categoria de sofware profissional de partituras. Em alguns países(como a Inglaterra) ele tem quase 75% do mercado. Claro que nada disso o faz ser necessariamente o melhor, e nem o mais indicado para todos os usuários.

    Ele fez tanto sucesso comercial, que a Avid, gigante da música(dona da M-audio, Digidesign, entre outras marcas) se interessou e comprou o sofware junto com toda a equipe.

    Em música contemporânea o mais apropriado em certos estilos(que dependem de funções de rotinas e análise de objetos) não é nem Sibelius ou Finale, e sim um programa como o Open music

    http://repmus.ircam.fr/openmusic/home

    Maestron
    Veterano
    # out/11
    · votar


    makumbator

    Pode ser que voce esteja certo, mas eu acho estranho os compositores de cinema e TV usando um programa de notação já que quem trabalha com produção de trilhas usa muito mais os sequenciadores. Já os editores de partitura, como é o Finale, são secundário para eles. Mas vou acreditar em voce.

    O Open music tem a vantagem de ser free e muitos estudantes e professores de universidades de música têm optado por ele por uma decisão politico-econômica. Mas é na música erudita contemporânea que está o grande público do Finale, isso vejo de perto.

    makumbator
    Moderador
    # out/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Maestron

    mas eu acho estranho os compositores de cinema e TV usando um programa de notação já que quem trabalha com produção de trilhas usa muito mais os sequenciadores.

    Mas muitos deles exportam o resultado final para sequenciadores. Além disso, é possível rodar o Sibelius via rewire, conectado a um sequenciador(imagino que o Finale também faça isso).

    EDIT: até onde vi, o Finale atual ainda não possui essa função.

    http://www.sibelius.com/products/sibelius/7/play_perform_share.html

    O Pro tools 9, por exemplo, vem com um Sibelius mais simples integrado, e pode rodar e se conectar ao Sibelius tradicional via rewire. Essa é a maneira mais prática de se trabalhar com notação e sequenciamento.

    Mas com certeza muitos devem trabalhar direto em sequenciadores. Afinal isso varia muito. No fim das contas pouco importa, pois o importante é a música não é?



    O Open music tem a vantagem de ser free e muitos estudantes e professores de universidades de música têm optado por ele por uma decisão politico-econômica.


    Verdade, o fato de ser grátis é primordial. Mas tem certas coisas que me parecem mais fáceis no Open music que no Finale ou Sibelius. Além disso, há outros mais "tradicionais" também grátis, como esse aqui:

    http://musescore.org/


    Mas que é inadequado para música contemporânea, obviamente.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Tem opção -> Muse Score

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Piano ON GRACE
    Tem opção -> Muse Score
    tive o prazer de mexer com este, tinha trabalho da faculdade obrigando a usar este, então fiz
    é bom, mas fica aquela coisa de acostumar com um e ficar brigando pra fazer no outro e uma coisa que você resolvia no mouse, no outro são 10 comandos

    fiquei duas horas procurando como retirar aquela moldura do titulo, procurando tutorial, lendo guia..... e depois de não conseguir resolvi imprimir com a moldura mesmo, então descobrir que a moldura não aparece na impressão, que é só pra você se localizar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encore, Finale e Sibellius. Dê a sua opinião !!!