Pedal Sustain no Finale/Sibelius/Encore

    Autor Mensagem
    mcoelho
    Veterano
    # abr/08


    Prezados,

    Gostaria de saber de vocês qual o melhor software para escrever partituras com a linha do pedal sustain:

    |____________/\___________/\__________|

    O Finale faz isso precariamente, somente desenha as linhas, sem conectá-las às notas. Pelo que li, para efetivamente ativar o pedal sustain é necessário uma gambiarra que envie um comando MIDI 64, enfim, detestei a forma como isso é feito.

    Gostaria de saber se o Sibelius ou o Encore é mais fácil neste aspecto.

    Detalhe importante: estou editando as pertituras sem teclado midi, estou caçando as notas no mouse mesmo.

    Obrigado.

    Artref
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Olá, amigo!

    Eu fiz uns testes aqui no Encore, e quando você coloca o sinal de pedal, ele conecta as notas. Mas também achei um tanto precário; se você desloca o sinal um pouquinho parece que já não funciona direito, enfim...

    Mas dá pra 'se virar'.

    mcoelho
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Obrigado pelo retorno.

    Quando dá PLAY na música, o efeito pedal é aplicado? Ou o recurso é apenas uma marcação para fins de imperssão?

    No Finale também tenho como desenhar |___/\___|, mas as linhas não são alinhadas, nem se fixam em um ponto, nem se prendem às notas. Se eu mudar a quantidade de compassos por linha, por exemplo, terei que refazer todas as linhas de pedal.

    Para piorar, se você quiser fazer o bicho emitir o efeito SUSTAIN, tem que fazer uma gambiarra enviando um comando MIDI 64 com um símbolo "Ped" e para retirar o Pedal enviar um comando MIDI 64 com símbolo *.

    Algo absolutamente bizarro, mesmo que estes caracteres não sejam impressos, fica com cara de coisa mal feita, olhar para a partitura na tela cheio destes símbolos. Sem falar que a usabilidade na demarcação é péssima.

    Gosto muito do Finale, mas neste quesito os caras fizeram um recurso totalmente precário. Lamentável.

    Estou baixando um demo do Sibelius pra ver se ele possui o recurso.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Mas o propósito do Finale é ser editor de partituras, pra imprimir depois. Ele toca só pra fazer conferência, não tem como acertar tudo 100%.


    Dá uma olhada na Finale Brasil, no orkut, o pessoal tem uns esquemas maneiros pra fazer tudo com ele.

    makumbator
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    mcoelho

    Sibelius faz isso, podendo ser com e sem sinal de Ped. e * nas chaves(ou seja, fica a gosto do freguês). E cria o automaticamente o comando midi, mas ele não aparece escrito na parte/partitura(por motivos óbvios, afinal é apenas para melhorar o playback). Lembre-se que o importante é que a impressão fique correta, o playback no programa é apenas um detalhe.

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    makumbator
    Lembre-se que o importante é que a impressão fique correta, o playback no programa é apenas um detalhe.

    Cara, a última que eu descobri é que além de um potente gravador multitrack ele é também um ótimo editor de partituras. Cubase é o nome dele. Eu jamais imaginava que ele poderia fazer tanto nesse aspecto! Ele inclusive exporta em bmp, jpg, png e psd. Eu não consegui usar quando exportei em bmp. Na verdade eu importo pro Fireworks e termino a edição lá. Fiz isso por que o Encore não abre mais e nem reinstalar resolve. Enfim, cresci na crise e joguei o Encore no lixo! Afinal aquela bosta só serve pra escrever partitura mesmo, mas agora tem o Cubase, então...

    makumbator
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Música de Preto

    Já mexi no editor midi do Cubase, mas sou tão acostumado com o Sibelius(que uso desde o 1.1 acho eu) que nem consigo muito. O máximo que suporto fazer de edição midi no Cubase é inserir/retirar/modificar comandos específicos(como o sustain, por exemplo), mudar velocities, trocar uma ou outra nota, etc...mas muito disso é devido à lavagem cerebral que o Sibelius já me fez, e me obriga a usá-lo! O problema do Cubase para editar partitura é que ele não tem uma infinidade de ferramentas gráficas que os editores dessa área tem(até porque essa não é a função principal dele). Para uma partitura rápida com certeza dá e sobra, mas para escrever música com muitos recursos gráficos, sinais pouco usuais, linhas de ossia, digitação, com notação moderna e o escambau(ou seja, deixar a música com cara de editora profissional) o Cubase obviamente não dá conta. Mas para essas edições gráficas mais rebuscadas o encore também não dá conta...hehehe

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Para uma partitura rápida com certeza dá e sobra, mas para escrever música com muitos recursos gráficos, sinais pouco usuais, linhas de ossia, digitação, com notação moderna...

    Linhas de ossia? Credo!!! Como assim notação moderna? A antiga não vale mais?

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Linhas de ossia? Credo!!! Como assim notação moderna? A antiga não vale mais?
    Vale, mas tem coisa que foi criada pra representar efeitos que só foram criados recentemente - não existe sinais pra isso na notação mais antiga.

    Por exemplo:
    http://luiz.host.sk/musica/textos/igor/figuras/fig8.jpg
    http://luiz.host.sk/musica/textos/igor/figuras/fig9.jpg
    http://luiz.host.sk/musica/textos/igor/figuras/fig12.jpg
    http://luiz.host.sk/musica/textos/igor/figuras/fig16.jpg
    http://www.geocities.com/Eureka/8979/image1.gif

    Tenta grafar só com a notação padrão hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Sustain no Finale/Sibelius/Encore