Roland Juno-G - Problemas com cabo midi-usb

Autor Mensagem
    Henrique Gogó
    Membro Novato
    # 07/abr/26 09:45

Estou tentando usar um cabo MIDI-USB no Linux, já que o Juno-G não é reconhecido como um dispositivo USB nativo nesse sistema e é muito difícil instalar os drivers oficiais no Windows 11.

O cabo funciona e o teclado envia mensagens, mas parece haver algo estranho com os comandos de Note ON/OFF: algumas notas "travam", a polifonia fica limitada e ocorrem vários erros. Quando mudo para uma Performance que usa dois patches em canais diferentes, o problema desaparece. No entanto, usar o Juno-G como controlador enviando sempre dois canais não é o ideal e parece uma "gambiarra".

Não tenho certeza do que está acontecendo ao tentar usar o cabo MIDI-USB no modo Patch (canal único). Se alguém entender o que está ocorrendo ou como resolver isso, eu seria muito grato.

TrebleH
    Veterano
    # 09/abr/26 14:11
    · votar

Problema estranho heim.

Vc consegue testar em outro teclado?

Tempos atrás, eu estava tendo problemas usando cabo MIDI x USB em um Yamaha P95 (single channel tbm), tudo de boas, só que o pedal sustain travava de forma intermitente. Lendo um pouco a respeito, o pessoal relatou que esse problema poderia acontecer por causa do cabo (e eu não duvido, o cabo já tem uma idade boa). Em um cabo MIDI x MIDI, controlando outro teclado, eu não tinha esse problema, então estou supondo que o problema é cabo mesmo.

Tenta trocar de cabo ou de teclado pra ver se o sintoma muda, pode ser cabeamento mesmo, com algum tipo de interferência

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Roland Juno-G - Problemas com cabo midi-usb