| Autor |
Mensagem |
Leandro Sant Duarte Veterano |
# 29/jan/26 15:10
Pois é, meus amigos... Ao que parece, a situação da empresa resposável pelo Kontakt não está nada boa: https://www.musicradar.com/music-tech/native-instruments-has-been-plac ed-in-preliminary-insolvency
O que você tem a dizer sobre?
|
TrebleH Veterano |
# 29/jan/26 16:56
· votar
Caramba, que treta heim?
Mas acredito que, caso haja uma separação ou algo assim, com certeza os direitos devem ser vendidos pra algum concorrente ou esse gap vai ser ocupado por outra companhia.
É triste... espero que eles se resolvam logo
|
JJJ Veterano
 |
# 31/jan/26 12:20
· votar
Essa área de software está super povoada. Que eu saiba a Native se destaca (ou destacava) nessa área, né?
E o que tem de coisa de graça ou quase de graça em termos de plugins e instrumentos virtuais é uma enormidade. É possível montar um set caseiro fantástico de PC sem gastar um único centavo em software...
Uma curiosidade é que, em termos de vídeo, o pessoal soube se proteger um pouco melhor. Esses dias eu estava catando uns plugins de vídeo free pro Vegas e não achei quase nada. Já de áudio, tem toneladas...
|
TrebleH Veterano |
# 03/fev/26 10:40
· votar
Verdade. Infelizmente, além de ser um produto pouco protegido, hoje não é muito difícil alguém tentar reproduzir um Software similar, com uma qualidade aceitável.
Sinceramente, é uma pena. Talvez se o valor fosse mais acessível, não haveria tanta pirataria. Tempos atrás, a licença desses programas era proibitiva.
|
Buja Veterano |
# 03/fev/26 12:20
· votar
a licença desses programas era proibitiva.
Até em dolar era caro. Tambem, o foco nao era principalmente o hobbista, e sim visava pegar uma galera de estudio, que ganha dinheiro com isso, profissa. Ai o investimento se paga rapido.
O hobbista so paga pra se divertir, entao, tudo fica caro demais, ainda mais em moeda trumps.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# 03/fev/26 19:37
· votar
Eu lembro de ter baixado uns 15 anos atrás o Komplete. Era tipo uns 10 discos. Por um instante tive remorso por achar que contribuí pra derrocada da empresa hehe... mas aí entrei no site deles e vi que estão cobrando 200 dólares pelo Guitar Rig. Pô, esse preço não é nem realista muito menos competitivo. É quase o dobro do que eu paguei no meu Positive Grid Spark GO, que inclui o software e o hardware. Com esse modelo de negócio tem mais é que falir mesmo.
|
JJJ Veterano
 |
# 04/fev/26 09:52
· votar
Pois é, software não pode ser caro. Eu trabalhei com isso a vida toda. As empresas que cobram muito são a exceção. E apenas para público alvo comercial.
|
Buja Veterano |
# 04/fev/26 10:36
· votar
JJJ Pois é, software não pode ser caro
Ainda mais nos dias de hoje, com IA bem convincente e mensalidades que, quando muito caro, é coisa de 20 dolares.
|
TrebleH Veterano |
# 09/fev/26 08:27
· votar
É um problema complexo né? Tipo, se vc faz um produto excelente, ele toma um tempo e dinheiro investido monstros. Ai você precisa compensar de alguma forma. Se cobra caro, ninguém compra ou usa pirata. Se cobra barato, vira um Winrar da vida. Se pede contribuição, não é sustentável. Se tenta fazer como SaaS, desagrada todo mundo.
E, como foi dito, hoje as IAs estão fazendo milagres absurdos, tanto pra gerar um produto final, quanto pra ajudar a gente a ter um produto final. Quando você alinha isso à falta de interesse dos consumidores em pagar um rim, o fim pode estar bem próximo mesmo
|
JJJ Veterano
 |
# 10/fev/26 13:03
· votar
Eu acho que esse panorama acaba desanimando muita gente a fazer software. Eu mesmo, modestamente, produzi alguns plugins, mas nunca me animei a aprimorar e torná-los comercialmente viáveis.
Acabaram virando de uso único e exclusivo meu...
|
TrebleH Veterano |
# 11/fev/26 17:36
· votar
É um problema complexo né? Tipo, se vc faz um produto excelente, ele toma um tempo e dinheiro investido monstros. Ai você precisa compensar de alguma forma. Se cobra caro, ninguém compra ou usa pirata. Se cobra barato, vira um Winrar da vida. Se pede contribuição, não é sustentável. Se tenta fazer como SaaS, desagrada todo mundo.
E, como foi dito, hoje as IAs estão fazendo milagres absurdos, tanto pra gerar um produto final, quanto pra ajudar a gente a ter um produto final. Quando você alinha isso à falta de interesse dos consumidores em pagar um rim, o fim pode estar bem próximo mesmo
|