Novo Roland Xps 10X

Autor Mensagem
    TrebleH
    Veterano
    # 26/ago/25 09:23

Postando só pra ver se alguém ainda usa o FCC ( :'( )

Lançamento da Roland

https://www.roland.com/global/products/xps-10x/specifications/

Interessante agora estarem utilizando um novo DSP (com 8 efeitos) e ter as interações com o Roland Cloud.

Achei só uma pena terem diminuído o multitimbral pra 8 partes (tendência das marcas, parece).

E ai, vocês acham que veio em bora hora ou seria melhor ter lançado alguém pra substituir o FA-06?

warto
    Membro Novato
    # 26/ago/25 21:53
    · votar

O XPS-10 novo está custando a partir de R$ 3600,00.
    Quanto será que custará o XPS-10X?
    O que achei legal, é que a interface dele está mais parecida com XPS-30.
    Mas não compraria, não acho que a atualização em relação ao XPS-10 seja um upgrade real. Ainda o XPS-30 seria mais vantajoso na minha visão.
    E sobre o FA-06 o Fantom 06 não seria o substituto?
    Mas voltando ao XPS-10X, acho que seria mais válido um modelo novo de entrada em vez de uma atualização pequena que deixará o produto mais caro e sem um grande diferencial.

Buja
    Veterano
    # 27/ago/25 10:57
    · votar

TrebleH
    Postando só pra ver se alguém ainda usa o FCC ( :'( )

So o povo das antigas, mesmo assim, bem esporadicamente.

Hoje em dia, os musicos estão todos espalhados pelo insta, face, tiktok, youtube.
    Nao existe mais senso de comunidade, so mesmo todo mundo tentando ser vitrine digital e ganhar alguns trocados e permutas com isso. Outros tentando empurrar cursinho e ainda outros fazendo videozinhos meme e engraçados pra ver se engaja.

É triste a internet de hoje em dia.

=============

Sobre o lançamento da Roland:

Nao sou das teclas, então nao sei opiniar praticamente nada.
    Mas todo lancamento de hoje em dia, vejo que tambem é so, adicionou botao X, feature Y, mudou a cor e nada muito alem disso.

Nao sei mais pra onde o mercado tem pra inovar. Parece que não há mais nada que precise ser feito.

TrebleH
    Veterano
    # 28/ago/25 09:41
    · votar

Quanto será que custará o XPS-10X?

Eu tinha ouvido falar algo na faixa de 4500. Tá triste a realidade pro tecladista no Brasil viu kkkkk. Pô, 4.5k dá pra inteirar e comprar um Motif ou outro top de linha antigo kkkk

Ainda o XPS-30 seria mais vantajoso na minha visão.
    - Interessante, isso daí, até porque o preço deles não deve ser tão diferente

E sobre o FA-06 o Fantom 06 não seria o substituto?
    Seria, mas acho que o preço tá tão mais alto que fica difícil pensar que o Fantom 0 seria um Mid-Level. Tá mais pra um Top-light edition hehehehe

Mas voltando ao XPS-10X, acho que seria mais válido um modelo novo de entrada em vez de uma atualização pequena que deixará o produto mais caro e sem um grande diferencial.

Concordo cara. Até é interessante a proposta que eles fizeram com o Go-Keys 5 (que usa alguns sons das SRX), mas essa síntese/sons do Fantom X tá rendendo pros caras viu nuuuuu.

TrebleH
    Veterano
    # 28/ago/25 09:42
    · votar

So o povo das antigas, mesmo assim, bem esporadicamente.

Que pena né cara? Aprendi e aprendo tanto aqui no FCC :(

Mas todo lancamento de hoje em dia, vejo que tambem é so, adicionou botao X, feature Y, mudou a cor e nada muito alem disso.
    Tá osso mesmo. O pessoal tá reaproveitando algo que funcionou por décadas, só alterando aparência e algumas funções

warto
    Membro Novato
    # 30/ago/25 13:56 · Editado por: warto
    · votar

Sidinho Leal publicou um novo review: https://youtu.be/oeIlaKGYWPg?si=1KWBjr-_L3ytk6XO

Também colocou num dos comentários do vídeo, com preço previsto de R$ 3.999,00.

Teoricamente entre 300 a 400 reais a mais que o modelo anterior.
    Parece estar justo a diferença de valor, apesar de achar caro o preço em reais, mas desde 2019 o real só vem desvalorizando em excesso, então é a realidade BR mesmo.

Infelizmente que o preço dos modelos antigos não caem com os lançamentos, mesmo o de usados.

TrebleH
    Veterano
    # 01/set/25 09:57
    · votar

Interessante. Também há tempos esses teclados não vinham abaixo de 4k no lançamento.

Pode ser uma alternativa interessante pra quem gosta de comprar teclado novo (eu não animo kkkk)

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # 01/set/25 09:58
    · votar

E ai, vocês acham que veio em bora hora ou seria melhor ter lançado alguém pra substituir o FA-06?

Veio em boa hora. O XPS-10 original foi lançado em 2013. Vi em um vídeo que o XPS-10X possui MIDI USB HOST e achei a adição bem legal dessa função. Também vem com zen core e aproximadamente 128mb para amostras externas. Sobre o teclado em si, é um bom upgrade, mas nada que justifique trocar um XPS-10 por ele.

Sobre a linha FA, ela foi substituida pela linha Fantom 0.

Buja
    Nao existe mais senso de comunidade, so mesmo todo mundo tentando ser vitrine digital e ganhar alguns trocados e permutas com isso. Outros tentando empurrar cursinho e ainda outros fazendo videozinhos meme e engraçados pra ver se engaja.

O pessoal prefere os grupos de whatsapp atualmente, infelizmente.

TrebleH
    Veterano
    # 01/set/25 18:01
    · votar

Ao Homi ai,
    Grande Jonathas :)

Pois é né velho. Galerinha deu uma sumida boa

Eu tô particularmente interessado em ver como esse novo DSP da Roland tá lidando com os efeitos. Foram tantos anos de costume com o sistema 3 efeitos, 79 tipos etc, que eu já sabia até de cor as limitações do teclado e as funções do DSP.

Agora com esse novo, queria ver como ficou. Depois do lançamento XPS10/FA06, não toquei mais em Roland mid/top level (nunca tem por aqui, inclusive)

warto
    Membro Novato
    # 01/set/25 19:07
    · votar

A única coisa que critico em relação ao XPS-10 e ao novo modelo XPS-10X é que são modelos abaixo do entry-level da Roland: Juno DS (XPS-30 como alternativa pouco mais em conta para países de terceiro mundo) que foi substituído em 2025 por Juno D (XPS-60 como alternativa pouco mais em conta para países de terceiro mundo).
    Então pagar quase 4000 para um produto que na minha perspectiva ainda é inferior ao XPS-30 e tem as teclas menores que não foram corrigidas, acho que não vale a pena.

TrebleH
    Veterano
    # 02/set/25 09:26
    · votar

Concordo demais,

Sei lá, na minha cabeça não entra a ideia de que um Entry-level passe de 3k. Acima disso, eu só consigo pensar em pegar um Mid-Level antigo kkkk

Na OLX mesmo, sempre tem umas oportunidades boas, ainda mais se você souber fazer reparos.

Peguei um Fantom Xa tem mais ou menos um mês por 2k com um cara que estava vendendo a 2500. Reformei a eletrônica dele, limpei as teclas etc. Resultado, tenho um teclado multisampler, com entrada de áudio, sequencer, 16 timbres de layer, etc que custou metade de um XPS10x (Ok, o XPS10x tem timbres mais atuais, mas menos funções e a construção é bem inferior também).

Tá tudo muito caro nessa budega hauhuahuahuah

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Novo Roland Xps 10X