Novo Roland V-Stage

Autor Mensagem
    TrebleH
    Veterano
    # 21/jan/25 14:00 · Editado por: TrebleH

Especificações:
    https://www.roland.com/br/products/v-stage_76/specifications/

Demo da maquininha ai
    https://www.youtube.com/watch?v=WHx6ZjMgvj0

E ai, o que vcs acham dela? (Ps: Alguém ainda usa o FCC? heheehe)

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # 29/jan/25 08:10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar

Os lançamentos da NAMM desse ano foram bem interessantes pra quem gosta de simular hammond. Além do V-Stage, tivemos o Nord Organ 3 (sucessor do C2D), Viscount Legend One.

Sobre o V-Stage, o que não gostei: peso exagerado. 15kg pra um 76 com teclas waterfall não faz sentido hoje em dia. Pra mim é quase um deal breaker. O que gostei: as engines, superficie de controle, zencore, saidas sub, duas portas USB A para conectar dois controladores MIDI.

O visual dele remete a duas cópias: tem as drawbars inspiradas nas lançadas pela Yamaha na linha YC e os potenciometros e encoders inspirados nos que a korg apresentou na linha vox continental.

Talvez no Brasil esse teclado não pegue tanto por causa da concorrência da nord stage e sua feature mais aclamada pelo público tupiniquim: a capacidade de carregar novas amostras. A roland não deu destaque a essa característica, então não sei se dá suporte ou se der, não especificou quanto de memória possui para isso. Confesso que não li o manual a fundo pra descobrir.

Pelo que oferece, vem pra brigar com o nord stage 4 e as 4 engines de synth disponibilizadas pela roland o tornam bem competitivo. O fato de ter interface de audio também o coloca à frente do seu concorrente sueco. Mas no fim das contas, o que interessa mais é o som. Vamos acompanhar os próximos meses pra ver como o "semi-vermelhinho" da roland se sai.

Stage keyboard é a categoria de teclado que mais me interessa hoje em dia. Possuo 4 atualmente e cogitaria ter um V-Stage pra acompanhar a coleção.

TrebleH
    Veterano
    # 30/jan/25 17:39
    · votar

Interessante o relato, mestre.

Ouvindo as demos, eu confesso que fiquei um pouco surpreso com os pianos.
    Achei que ouviria um "mais do mesmo" ao estilo Roland, mas parece que eles estão usando amostras novas, mais realistas (até que enfim!)

É como você disse, agora é ver a questão do som. Se chegar aqui valendo 30K, vai ser meio difícil competir com os YC/Stage/Electro. Mas a briga vai ser boa

Tbm não cheguei a ver a questão do sampler. Espero que eles não tenham cometido o erro de não colocar. Um equipamento caro sem essa feature é condenar o lançamento. O exemplo é o YC, que já desvalorizou bem.

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # 31/jan/25 22:13
    · votar

Pelo que oferece, ele está um patamar acima do YC/Electro e veio pra brigar com o Nord stage mesmo, só que mais barato. Já vi anúncios de revendas oficiais do V-Stage e tá muito mais barato que os preços oficiais (com nota fiscal) do Nord stage 4 e Mai’s barato que os preços dos stage 4 do mercado “cinza”.

Sobre ter sample, sinceramente é algo que não me faz falta. Nunca carreguei nenhuma amostra nova no meu stage 3 e nem na época que tive o electro. Acho muito “pobre” a forma que a Nord disponibiliza essa função, só com uma camada. Um dos motivos de eu ter pego o YC61 no lugar do electro 6D foi por achar mais interessante possuir interface de áudio e expandir ele com um iPad do que carregar amostras meia boca.

TrebleH
    Veterano
    # 05/fev/25 10:22
    · votar

Concordo, mestre.
    Realmente a forma com a Nord faz isso nos teclados dela é vergonhosa, para o preço do teclado.
    A questão do áudio tbm, sem nem um controle de volume é bem porca.
    Uai, se o V-Stage chegar mais barato, vai ser uma baita alternativa viu. Porque eu até curti os timbres dele, mas tenho receio de ser uma máquina muito boa, mas que não se apresenta tão bem, como os Nord são. Nesse quesito, o sample poderia ajudar.
    Sei lá, decepcionei MUITO com a Roland após meu Fantom G. Era um teclado, perfeito em recursos (pra mim), mas com timbres que muitas vezes ficavam pra trás do meu poble Kord Microstation. Era inacreditável :(

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # 10/fev/25 10:50
    · votar

O V-Stage tá saindo mais barato do que NORD stage 4 importado no mercado cinza. Achei interessante mas não a ponto de querer ter um, pois o peso que a NORD chegou no modelo 73 é muito acima dos outros teclados da mesma categoria. Se tivesse no máximo uns 12kg…

TrebleH
    Veterano
    # há 23 horas
    · votar

Difícil mesmo.
    Lembrou os Motifs/Fantom hehehehehe
    Ai tem que pesar na balança mesmo, haja coluna kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Novo Roland V-Stage