Nota

    Autor Mensagem
    BGB
    Veterano
    # jan/03


    Olá

    Por exemplo:

    Sabe quando um artista esta em um programa de tv e fala para a banda

    - Dó maior por favor

    Sabe ??

    Então esse dó maior é um acorde C (sol,do ,mi)?

    Este acorde prevalece por toda musica sem melodia só com o acorde???como funciona?

    Quando uma pessoa falar para mim por exemplo:

    - Toca re menor.

    Eu tenho que tocar o acorde D?

    Obrigado


    Gostaria que vcs respondessem por favorrrrrrrrrrrrr!!!!!!!

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    akilo eu acho q eh soh a primeira nota! tipow!!o cantor falar o tom q ele qr cantar!!aih qdo ele começa a cantar os musicos ja se embalam nela!!geralmente eles sabem tocar todas as musicas q os caras cantam(geralmente isso eh com sertanejo)

    Aqualung
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Esse acorde, na maioria das músicas, prevalece até final (o chamado tom da música). Há, é claro, músicas que mudam o tom durante o seu andamento. Quando um cantor pede um Dó Maior, por exemplo, os músicos devem lhe dar essa seqüência: Dó - Mi - Sol (acorde C). Quando uma pesoa lhe pede o ACORDE ou o TOM de Ré Menor (Dm), como vc citou, vc deve tocar Ré - Fá - Lá.

    JeanCarlo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Esse Dó maior que ele pede, q eu sei, subtende-se no campo harmônico de dó maior, tipo C, Dm, Em, F, G, Am, e Bº. Aísabendo isso, o reto é pelo ouvido.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    JeanCarlo

    Vamos ver se vc manja mesmo! Se um cara manda vc tocar no Tom de Am,diz prá mim onde está os acidentes musicais,ok.

    Mario Umetsu
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Am...
    Nem me fale..
    A maioria dos meus improvisos no piano são neste acorde ou em Dm =)

    Andre XP
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Vamos ver se vc manja mesmo! Se um cara manda vc tocar no Tom de Am,diz prá mim onde está os acidentes musicais,ok.

    Desculpe a intromissão, mas acho q o q o Jean quis colocar são os acidentes mais comuns... não existe uma formula mágica pra dizer quais são os acidentes comuns de determinado tom... é algo digamos "infinito".

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Andre XP

    Desculpe aí,mas existe sim uma regra:para os sustenidos são:F# C# G# D# A# E# B#,para os bemois são:Bb Eb Ab Db Gb Cb Fb,

    Isso existe,esses são os acidentes musicais,ok.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Se um cara manda vc tocar no Tom de Am,diz prá mim onde está os acidentes musicais,ok.

    isso depende..., como a pergunta é pro jean carlo, vou ficar quieto

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    fernando
    tecladista

    Esteja á vontade,pode dar a sua versão,esta pergunta foi feita na minha escola,e minha prof.respondeu assim:no tom de Am não existe acidentes fixos,e eu concordo com ela,C e Am,não tem acidentes fixos,a pergunta que eu fiz para o jean,foi esta,qual é a sua resposta? Ou a quem achar que a minha prof. e eu estamos errados,ok.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI

    se entendi a sua pergunta
    em Am na clave não tem acidente
    mas tem as escalas:

    menor pura, sem alterações
    menor harmonica - onde o VII é elevado meio-tom
    menor melodica onde o VI e o VII é elevado meio tom no ascendente e no descendente volta pura
    menor bachiana o VI e o VII é elevado meio tom ascendente e descendente

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    fernando
    tecladista

    Então eu e minha professora estamos certos! Am não tem acidentes fixos,agora sobre as escalas,isso fica prá quem tem interesse,que abra um novo tópico,que eu,você e outros membros vamos opinar a respeito delas,ok.abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    BGB

    Quando isso acontece, você vai tocar na "tonalidade" de Ré maior.

    Marcos Amaral
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Como já foi dito, se o cara pede Dó maior... Ele tá pedindo o tom C... Mas não significa que ele vai segurar esse acorde pra "sempre". Ele vai ter que ter um bom ouvido pra conseguir pegar a música de ouvido na hora... e para isso existem os campos harmônicos...
    I M
    II m
    III m
    IV M
    V M
    VI m
    VII M

    O de dó por exemplo é: C Dm Em F G Am B°
    E assim por diante... o de ré: D Em F#m G A Bm C#°

    Abraços

    Marcos Amaral
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Só pra completar...
    Muitas vezes é fácil pros caras conseguirem pegar, pq geralmente essas músicas populares (pop, sertanejo... essas coisas) usam uma seqüência de acordes maiores...

    Por exemplo: I-M IV-M V-M ou I-M V-M IV-M
    ou pra entender melhor: C F G ou C G F

    Abraços

    JeanCarlo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Antes Tarde do q nunca:

    Eu não posso conversar c/ vcs em tempo real, pq só acesso a net na sexta-Feira, mas euvou dizer como se ninguém tivesse falado nada:
    Normalmente eu trato o campo de Am como se fosse C, mas ao invés da prioridade ser de C, F e G, seria a de Am, Dm e E(ou Em dependendo do modo da escala)

    Os modos q mais eu uso são:
    o Natural e o Harmônico

    JeanCarlo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Se um cara manda vc tocar no Tom de Am,diz prá mim onde está os acidentes musicais,ok.
    os acidentes ficam do lado do cantor, um após o outro, pq eu não domino a escala menor... :-{P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nota