Novo Yamaha CK (seria um Mid level do CP ou YC)?

    Autor Mensagem
    TrebleH
    Veterano
    # 14/mar/23 13:38


    Fala amigos, beleza?
    (Alguém ainda usa FCC? kkkk)
    Bem, o que acham dessa "belezura"?

    Parece ser um mid level da linha CP.... mas vou avaliar depois isso. Uma coisa dá pra dizer de cara..... feio!

    https://ca.yamaha.com/en/products/music_production/stagekeyboards/ck/s pecs.html#product-tabs

    https://www.youtube.com/watch?v=QkqeOd4krpM&t=1s

    TrebleH
    Veterano
    # 15/mar/23 09:28
    · votar


    Sei lá, tô botando fé que ele deve ser um mid level pra ficar ali na faixa de preços do MODx, mas oferecendo mais controles pra palco e menos recursos (tal como um Nord).

    Não sei se faria sentido a Yamaha lançar ele pra competir com os CP/YC em faixa de preço, porque, até onde eu vi, estes são melhores do que o CK.

    Acho estranho a Yamaha fazer esse lançamento (que competiria com o MODX) e não o de um Entry Level, baseado no Montage, pra substituir o MX (Já tá na hora né dona Yamaha?)

    warto
    Membro Novato
    # 20/mar/23 13:53
    · votar


    TrebleH Não vejo o CK como competidor do MODX. Apesar de estar no segmento de mid-level, o MODX tem a proposta de synth / workstation e o CK parece seguir a ideia do YC, de ser um stage (combo / organ) piano. Infelizmente por tudo chegar caro ao nosso país, quando temos oportunidade financeira de chegar a um mid-level (que normalmente não é e dificilmente será realidade para a maioria dos brasileiros), acho que temos essa confusão, mas acho que nos EUA talvez esse mercado seja mais definido pela diferente realidade. Mas o que você acha? Qual será o preço que chegará esse teclado?

    fernando tecladista
    Veterano
    # 20/mar/23 21:51
    · votar


    (seria um Mid level do CP ou YC)? ainda não encontrei algum site com preços pra ter ideia, pode ser isso ou sei lá esses YC é igual caviar, nunca vi só ouço falar, la fora não tenho ideia se pulsa ou é acanhdo, fico na dúvida se lá fora tb é apagado e agora eles tentam outra série pra ver se emplaca (Alguém ainda usa FCC? kkkk) eu bem conta né...kkkk

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # 21/mar/23 11:38 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Esse teclado tem muitas referências à linha de controladores KX, tanto antiga quanto nova. O nome faz referência, o design faz referência e as funcionalidades como controlador também, bem como a interface de audio. Aproveitou o gerador de som do Reface YC (e não do YC61) e as drawbars também são com potenciometro menor, igual ao do Reface YC. Pra mim, ficou como um controlador com timbres de brinde. Pela forma que a yamaha colocou no site, ele é um midlevel da linha de stage keyboards. O CK61 está precificado por 1000 dólares na sweetwater.com. Por 1000 USD, ele está mais próximo de preço do MX61 (800 dólares) do que o MODX6+ (1600 dólares). Referências Yamaha USA - Stage Keyboard Sweetwater - página do produto Yamaha CK61

    sereanes
    Membro Novato
    # 22/mar/23 18:49
    · votar


    Jonathas Lacerda e Cia, Na Europa, o preço do CK61 é de 1.100 euros e do CK88, 1.600,00 euros. Juntando o preço em dólar nos USA e o preço na Europa em euros e fazendo uma média, dá pra se ter uma ideia de por quanto eles chegarão. Detalhe: no site da Yamaha Brasil, eles nem existem; só no site Yamaha USA. Abraços,

    sereanes
    Membro Novato
    # 31/mar/23 21:38 · Editado por: sereanes
    · votar


    Amigos, Dois vídeos do Yamaha CK, o substituto do CP. https://www.youtube.com/watch?v=GMJboerjR4Y http s:// www.youtube.com/watch?v=eL6vUroub0o Abraços,

    sereanes
    Membro Novato
    # 14/abr/23 16:37
    · votar


    Amigos, Vídeo do Yamaha CK https://www.youtube.com/watch?v=cBs0UsOdZgg Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 21/abr/23 19:34
    · votar


    Amigos, Mais um vídeo do Yamaha CK. Este com preço. R$ 7.500,00. Já vi na Teclacenter por R$ 5.500,00. https://www.youtube.com/watch?v=A-nLQ_S1C0U Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 02/jul/23 19:34 · Editado por: sereanes
    · votar


    Pessoal, boa noite.

    Comprei, na sexta-feira, o Yamaha CK61. Toquei um pouco ontem e um pouco hoje.

    E, como tenho o Yamaha MODX8, agora dá pra "comparar" e o warto foi preciso no seu comentário em 20 de Março passado.

    Na minha opinião, são dos teclados excelentes, mas uma é uma puta workstation e o CK é um Stage Keyboard.

    Como é normal, no sábado achei que tinha jogado R$12k no lixo; mas hoje, tenho que tirar o chapéu para a Yamaha: o CK é bem bom. Timbres excelentes, "keybed" muito bom mesmo (fiquei impressionado), comandos, "encoders" de excelente qualidade, as "drawbars" não são como as do Yamaha YC ou do Nord Stage, mas são firmes e de boa qualidade. O "layout" é "idêntico ao do Yamaha CP ou do Yamaha YC. Até o visor é igualzinho. kkkkkkk.

    Agora, para "nomear" uma Live Set Sound é igual ou pior do que no Roland FA. Primitivo.

    Ah... e o melhor de tudo: peso = 5,6kg! Minha coluna e meus quase 70 anos agradecem. É muuuuito leve! E o material construtivo (plástico e metal) é de boa qualidade.

    Abraços.

    TrebleH
    Veterano
    # 04/jul/23 08:43
    · votar


    sereanes

    Bacana demais. Então ele realmente é um Mid Level do CP/YC, certo?

    Bacana que ele tenha um bom keybed (algo que a Yamaha anda devendo em teclados mid level) e que seja leve. Acredito que essa nova tendência de teclados mais leves e funcionais seja o novo padrão. Não faz sentido nenhum ficar carregando teclados de 15, 20 kg. Pode-se usar um controlador mais leve e um teclado ligado nele sem problemas e há muitos teclados leves hoje em dia que atendem.

    sereanes
    Membro Novato
    # 04/jul/23 10:54
    · votar


    TrebleH

    Você tem razão quando diz que o CK é um "Mid Level", mas só quando comparado ao Yamaha YC: o YC tem 3 motores sonoros e o CK somente 2, os "Drawbars" do YC são diferenciados e o preço do YC é 60% mais caro.

    Já com relação ao Yamaha CP, considero os 2 no mesmo nível: o CP só tem 1 motor sonoro e é mais fraco na parte de órgãos (não tem "Drawbars" e menos opções de timbres), mas tem a construção mais robusta (é bem mais pesado) e é um ícone.

    E com relação ao MODX8, não há comparção: o MODX8 é bem superior. E já toquei nos 4 e, se tivesse que escolher somente 1, seria o MODX8 (mesmo com seus 14kg). E, entre o CK e o YC, escolho o CK (pelo custo).

    No que tange à tendências, concordo com você quando diz que "essa nova tendência de teclados mais leves e funcionais seja o novo padrão. Não faz sentido nenhum ficar carregando teclados de 15, 20 kg". Meu tempo de Yamaha Motif já ficou para traz. E que me desculpem os saudosistas, mas a sonoridade não deixa nada a desejar.

    Abraços.

    warto
    Membro Novato
    # 04/jul/23 20:45
    · votar


    sereanes

    Parabéns pela aquisição.
    Futuramente quando estiver mais ambientado com o novo instrumento, compartilhe aí como está sendo sua experiência com o novo teclado e também o que tem achado dos timbres.

    Sucesso!!!

    sereanes
    Membro Novato
    # 05/jul/23 18:51
    · votar


    warto

    Muito obrigado, companheiro.

    Darei um feedback, sim.

    Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 06/jul/23 19:44
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=nwu4DjvjFaw

    sereanes
    Membro Novato
    # 11/jul/23 11:04
    · votar


    Prezados,

    Um bom vídeo.


    https://www.youtube.com/watch?v=jWUjmsSzEeg

    Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 11/jul/23 19:04
    · votar


    Prezados,

    Mais um bom vídeo, de um conjunto de 31. Enjoi.


    https://www.youtube.com/watch?v=Pn2s213GO00&list=PLS-Ia4lCojty-uF6apNw kAZkcEwbVt4jQ&index=4


    Abraços.

    Andoa26
    Veterano
    # 14/ago/23 11:46
    · votar


    Darei um feedback, sim.

    Agora, com mais de 1 mês de uso, qual o sentimento? Tenho um CASIO Privia PX5S e estou pensando em trocar por um desses teclados: MODX7 PLUS, CK61 OU YC61. CK e MODX estão praticamente no mesmo preço. Qual você ache que valha mais a pena?

    TrebleH
    Veterano
    # 14/ago/23 14:29 · Editado por: TrebleH
    · votar


    Bem, teclados com timbres muito bons (tal como é esperado de um Yamaha), contudo, uma preocupação que eu tinha com relação às teclas, se confirma: teclas de PSR num teclado caro (ÊEEEE YAMAHA!!!!)

    Confira ai no site da Syntaur sobre as teclas:

    https://syntaur.com/keyboard.php?keyboard=Yamaha_CK61
    https://syntaur.com/keyboard.php?keyboard=Yamaha_YC61
    https://syntaur.com/keyboard.php?keyboard=Yamaha_PSR-350 (o código varia um pouco, mas é fácil ver que o mecanismo é o mesmo).

    As teclas do MODX são um pouco diferentes, mas são AS MESMAS de outros PSRs (com a diferença de ter contrapesos -> Não muda em nada)

    Enfim, Kord e Yamaha podem dar as mãos no quesito fazer teclas merda em teclados MID LEVEL CAROS! Uma pena!

    sereanes
    Membro Novato
    # 15/ago/23 07:02
    · votar


    Andoa26

    Você disse que: Tenho um CASIO Privia PX5S e estou pensando em trocar por um desses teclados: MODX7 PLUS, CK61 OU YC61.

    Bem, nunca toquei no MODX7, tenho um MODX8. Mas, considero o MODX o melhor destes que você citou. Com exceção do keybed e peso, todos os MODXs são idênticos. E muito bons.

    Quanto a escolha entre MODX ou PX5S / YC (ou CK), considero o MODX melhor, mas, depende do seu repertório: se for predominantemente órgão, ambos têm drawbars, mas a facilidade de uso do CK/YC considero um pouco melhor.

    A substituição do PSX5 pelo MODX 8 ou YC/CK88 é vantajosa; já a substituição do PX5S (que é 7/8) por um YC ou CK (5/8) tem que ser analisada pelo prisma de seu repertório.

    E quanto ao sistema de "nomeamento" e armazenamento, o do MODX é muuuuuuito melhor; tanto para "nomear", quanto para "achar". Fora que é um visor touch.

    Abraços.

    kaye
    Veterano
    # 16/ago/23 18:42
    · votar


    Oi gente.Será que este teclado é uma versão yamaha do roland VR09?

    sereanes
    Membro Novato
    # 17/ago/23 00:40
    · votar


    kaye

    "Versão" é um termo muito complicado quando se trata de 2 marcas distintas.

    O Yamaha CK pode ser considerado, com muita liberdade poética, uma versão do Yamaha CP e do Yamaha YC.

    Com relação ao Roland VR09, ambos CK/YC e VR09, são stage keyboard. Mas, as semelhanças terminam aí: os CK/YC são equipamentos bem superiores ao VR09.

    Se formos "quantificar" a nível de versão, o Roland VR09 seria versão 1.0 e os Yamaha CK/YC versões 8.0, aproximadamente. Nada contra a Roland.

    Abraços.

    kaye
    Veterano
    # 17/ago/23 11:12
    · votar


    Ótimo então, pois tenho um VR09 e nunca fiquei satisfeito com ele.De muitos anos pra cá virei fanzaço da Yamaha principalmente pela qualidade dos sons de piano.Abraço

    TrebleH
    Veterano
    # 18/ago/23 09:31
    · votar


    Uma pena que não temos muito "stage" keyboards que não sejam caros né?

    A proposta da Roland com o VR09 era justamente ele ser um modelo mais acessível (um Juno com drawbars e ajustes em tempo real), mas que não fosse tão caro quanto um VR760. Só que, em termos de timbres, mesmo os top de linha da Roland (falo do Fantom G pra trás, ainda não experimentei os Jupiters e o novo Fantom), deixam muito a desejar, se comparado com a Yamaha e até alguns da Korg. Nesse sentido, ficam poucas opções mesmo.

    Essa iniciativa da Yamaha de trazer um stage mais acessível é bem interessante, espero que o preço seja realista, porque entre pagar 9K em um CK ou 9K em um Motif XF/PC3/M3 (ou até Nord), eu nem tenho dúvidas sobre qual pegaria.

    sereanes
    Membro Novato
    # 18/ago/23 19:12
    · votar


    TrebleH

    Você tem razão. Parece que por ser um "stage keyboard" o preço sobe misteriosamente. "stage keyboard" parece ser sinônimo de equipamento com custo na faixa de R$15k / 20k.

    E concordo com você quando diz que "A proposta da Roland com o VR09 era justamente ele ser um modelo mais acessível (um Juno com drawbars e ajustes em tempo real)"; só que os "ajustes em tempo real" (módulo EFX), não tem as mesmas características do Yamaha CK/YC. E a qualidade do "keybed" não se compara. E timbre é questão de gosto: tenho Roland, mas prefiro Yamaha.

    Já com relação à "Essa iniciativa da Yamaha de trazer um stage mais acessível é bem interessante, espero que o preço seja realista, porque entre pagar 9K em um CK ou 9K em um Motif XF/PC3/M3 (ou até Nord), eu nem tenho dúvidas sobre qual pegaria", já tenho opinião diferente: paguei R$12k pelo Yamaha CK61 e não pagaria R$9k pelo Motif XF.

    Com relação ao PC3 então, nem R$5k. Quero tranquilidade... kkkkk.

    Abraços.

    TrebleH
    Veterano
    # 19/ago/23 11:20
    · votar


    sereanes

    Massa demais heheheh, Importante é ser feliz com o equipamento :)

    Para o que eu toco, um Workstation me atende mais que um stage, por isso eu preferiria um Motif, por exemplo.

    Você não curte Nord não? Por 12K, acho que colocar um electro 5 (ou 6 ou até um stage 2 na briga, se aparecesse um nesse valor), seria bem interessante

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo Yamaha CK (seria um Mid level do CP ou YC)?