Yamaha P45 tem MIDI/algo pra ligar na DAW?

    Autor Mensagem
    Alex Jun1
    Membro Novato
    # 10/out/22 16:10


    Olá pessoal, estava pensando em comprar o Yamaha P45.
    Queria saber se ele tem algo que eu possa usar para conecta-lo em uma DAW (Tipo FL Studio) para controlar VST's.
    Pelo que vi ele não tem MIDI somente USB, minha dúvida é se da pra usar esse USB pra conectar em alguma DAW no PC.
    Alguém que tem o teclado já fez o teste pra poder me dar essa informação

    fernando tecladista
    Veterano
    # 10/out/22 20:34
    · votar


    https://br.yamaha.com/files/download/other_assets/8/333238/p45_pt_om_a 0.pdf

    manual na pagina 18 comenta como é a ligação e alguns comandos de mudança de canal caso precise
    é bem simples mas tem
    a USB é para você controlar algum VST em DAW ou ipad ou coisa do tipo

    caso queira gravar o timbre dele mesmo em alguma daw vc precisa ligar a saida dele em alguma interface de áudio, a porta USB só vai mandar dados, não vai mandar áudio

    makumbator
    Moderador
    # 10/out/22 21:13
    · votar


    edsm100
    Esqueça, nem o teclado mais caro e mais avançado do mundo controla um PC ou algum software dele, isso não existe

    Não sei sobre esse modelo em específico, mas qualquer periférico que envie comandos midi pode controlar um PC ou um software no PC que aceite comandos midi.

    makumbator
    Moderador
    # 11/out/22 00:03 · Editado por: makumbator
    · votar


    edsm100

    O termo controlar não é tão fechado assim. É corrente se dizer "controlar" um VST no computador através do teclado (ou pedaleira midi, ou similar). E por controlar entenda como: trocar presets, bancos, fazer o instrumento virtual executar notas (nas velocities feitas nas teclas) mandar comandos CC e demais tipos de comandos midi.

    O teclado vai estar controlando o PC a nível de sistema operacional? Não, mas nem é isso que se espera quando se fala de um teclado controlador midi. Acho que o Alex não está querendo operar todo o PC a partir do teclado musical dele e nunca mais ter que fazer nada diretamente nos softwares, mas sim fazer os VSTis carregados na DAW (ou mesmo standalone) executarem o que ele toca (ou seja, eles estariam sendo "controlados" via midi pelo teclado externo dele).

    Acho que é meramente uma questão de terminologia, ou estamos falando de coisas diferentes?

    Alex Jun1
    Membro Novato
    # 11/out/22 13:57 · Editado por: Alex Jun1
    · votar


    REPITO: nenhum teclado no mundo controla QUALQUER software num PC.

    Cara que exagero kkk Eu deixei bem claro que tudo que queria fazer era usar o Yamaha para tocar um timbre de piano virtual, uma VST no PC.
    É óbvio que um teclado não vai controlar um computador, eu mesmo não disse que queria isso, disse que queria um que controlasse uma VST e ficou bem claro que não queria controlar o computador e só dar os comandos das teclas pra não precisar desenhar no piano roll.
    Quando alguém diz usar um teclado como controlador, significa que a pessoa quer usar o piano para tocar as notas na sua DAW, não tem nada a ver com controlar o computador.
    Nunca nem se quer mencionei que queria controlar o computador, e sim conectar em uma DAW para controlar um instrumento vistual (VST), intepretação completamente equivocada a sua.
    Não me entenda mau, mas estava bem claro oque eu perguntei, não havia necessidade desse texto todo explicando algo que não estava relacionado a pergunta somente para mostrar que vc ''entende'' do assunto.

    Alex Jun1
    Membro Novato
    # 11/out/22 13:59 · Editado por: Alex Jun1
    · votar


    manual na pagina 18 comenta como é a ligação e alguns comandos de mudança de canal caso precise
    é bem simples mas tem


    Obrigado pela resposta!
    Eu li o manual, mas como nunca tive um teclado USB (apenas um MIDI) queria ver se alguém que possui o teclado poderia confirmar se realmente é possível.
    Procurei em vários vídeos e Review da internet, alguns diziam que era possível, outros diziam que ele não servia pra ser controlador MIDI então fiquei na dúvida.
    Porém é exatamente isso que quero mesmo, usar ele pra controlar instrumentos virtuais sem precisar desenhar as notas no piano roll sempre.

    makumbator
    Moderador
    # 11/out/22 16:16
    · votar


    edsm100
    Alex Jun1

    Não precisa briga por conta da terminologia de uma palavra. De minha parte, não tem problema algum a discordância sobre os termos.

    Alex Jun1

    Então vc quer basicamente gravar no computador sua execução midi do que tocar no teclado, e com isso usar esse registro pra acionar Instrumentos virtuais diversos. Pelo visto funciona sim. Obviamente vc vai precisar de uma porta USB livre no computador (e aí vai depender do PC em questão e do que mais for usar suas portas, como interface de áudio, mouses, etc). Mas não é nada que um hub não resolva se for preciso expandir.

    Alex Jun1
    Membro Novato
    # 12/out/22 01:01
    · votar


    edsm100
    Ok amigo, vc entrou na minha pergunta pra dizer que não tem teclado no mundo que faça isso e a resposta não foi direcionada a mim, blz kkk.
    Deveria apenas se limitar a responder oque foi perguntado, sem vir com essa arrogância sem sentido e claro, seguir teu próprio conselho e treinar mais na leitura e interpretação, pra não sair com resposta arrogante que não tem nada a ver com a pergunta.
    De qualquer forma, boa noite pra vc.
    (E sim, eu li seu texto todo e continuo achando que não tem nada a ver com oque foi perguntado e não, não adianta editar pra tentar amenizar o teu lado).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Yamaha P45 tem MIDI/algo pra ligar na DAW?