Como melhorar o som do Yamaha P45 ligado na mesa?

    Autor Mensagem
    Willian.work
    Veterano
    # ago/16


    Pessoal,

    Adquirimos para a nossa igreja um Yamaha P45. Porém, como a maioria deve saber, esse pianos digitais não vem com Line Out. Por conta disso o som está ficando muito ruim, quando ligado na mesa (está pior que o P95 que tínhamos há um tempo atrás).

    Então vejo muita gente falando muita coisa mas não sei o que fazer ao certo. Não sei um direct-box vai resolver meu problema. Tenho receio de comprar um e depois o som ficar a mesma coisa.

    Vi alguma coisa sobre microfonar o piano, mas não sei se daria certo.

    Como esse piano tem aquela entrada USB Host pensei na possibilidade de ligar ele em notebook e utilizar o kontakt. E do notebook eu jogaria para uma mesa de som por meio de uma interface de áudio. Mas aí vou pesquisar a fundo e vejo que a grande maioria dos timbres de piano não sai muito legal do notebook para mesa.

    Enfim, gostaria da dica do pessoal para saber o que faço.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Willian.work
    Foram comprar um piano para estudo doméstico para uso profissional em igreja, complicou, ele não foi feito para isso...

    A principal saída, seria usar ele como controlador e usar o outro sistema mandar o som , mas vai ter que levar suas coisas né? Porque se não Valéria a pena vender tudo e comprar o instrumento certo

    Pode mascarar tudo com efeitos, quem sabe aumentar o reverb ? Tem algum efeito na mesa, poderia usar ... Mas é isso aí chorar e tentar reverter

    soruji
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Amigo, uma opinião sincera:

    Anuncia em algum site, vende e com o valor você consegue pegar um Kurzweil SP76 (usado). É mais voltado pra igreja, palcos e afins. Acho que é muito trampo pra melhorar o som de algo que não foi pensado ou projetado pra isso.

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Eu ia sugerir o cabo Y, caso a mesa tenha uma entrada estéreo.
    O P45 no talo do volume chia bastante. Não faça, não tente.

    Toquei em igreja muiiiiiiiitos anos. P45...? Já encarei foi PSR 77... Vou nem te contar...


    Tente o seguinte teste usando uma música de demonstração do P45:

    Obs: Se oriente sempre pelas caixas do salão, ou que fiquem viradas para o público. Não ligue o retorno.

    1- Deixe o volume da mesa em 0 decibéis;
    2- Deixe o P45 com o volume na metade 50%;
    3- Vai aumentando o volume do P45 lentamente. 55, 60, 65 (não recomendo a passar dos 75%);
    4- Se começar a distorcer, chiar, estalar, embolar o som em alguns destes volumes, regule o teclado sempre uns 3% a 5% abaixo. (Exemplo: Distorceu no 70%, regule em 65% ou 66%, 67%. Pare por aí;
    5- Depois do teclado regulado, vamos à mesa de som, onde o canal usado deverá estar em 0 decibéis;
    6- Aumente o slide de decibéis um a um. Chegou no volume que você precise sem, distorcer e sem atrapalhar os outros instrumentos ou a voz do pastor/cantor. Pare! Já chegou no limite do equipamento;
    7- Se Além dos slides o canal tiver um knob giratório chamado gain/ganho, não mexa. Deixe em 0. Se tiver fora deste valor, retorne-o a 0.
    8- Só mexa no equalizador do canal, se tiver alguma faixa de frequência (grave médio e agudo) em excesso ou faltando no som das caixas do salão. Com cuidado e critério. Grau a grau. Deixem todos em 0 (flat). Geralmente o 0 fica no meio.
    9- Só depois que som do seu instrumento estiver regulado nas caixas do salão ou viradas para o público, que você pode ligar o retorno.
    10- No retorno você só regula o volume do próprio canal do retorno e mais nada. Não de ganho e deixe a equalização em flat. Não mexa no volume do P45
    11- Se acionar o knob de efeitos do canal do teclado, não esqueça de fazer igual no canal do retorno. Isso porque na hora do "vamo vê" os sons do retorno e salão se misturam, mas é o retorno que te orienta.

    Abraços a todos.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men
    Os tempos eram outros né meu amigo... Infelizmente nem um público amador aceita instrumento amador, a evolução da tecnologia, de só,mechedor em todos os pontos

    Uso meu roland e66 até hoje e com muita propriedade, mas ele não tem jeito mais para este tipo de trampo, parece surreal, mas não desce kk

    Na dia lista muito bem formulada entram alguns detalhes, tipo tamanho do salão, número de fiéis , equipamentos auxiliares, etc... O amigo aí vai ter que se contentar ou ralar, acho melhor ralar, assim se aprende algo no caminho

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Vou editar acima, muito erro de corretor kk

    - a evolução da tecnologia mecheu em todos os pontos, do leigo ao profissional, todo mundo sabe que existe coisa boa, melhor

    - Na sua lista muito Bem formulada ...

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Edson Caetano

    É verdade meu caro.

    Vou dizer que o amigo Willian.work, vai ter quer atravessar o Mar Vermelho, só que agora no caminho contrário. kkkk! Neste momento ele está no deserto, e só vai atravessar o mar quando trocar de equipamento.

    Putzs! Torraram uma grana... Mas a realidade é que só trocando mesmo.


    Willian.work

    Não existe microfonar um piano digital. Sei que tem essas dicas por ai, mas não entre nessa que é maior micão! Além dos problemas de microfonia que vai ter no sistema da sua igreja.

    Meu caro, não compre mais nada, por que não irá mudar. É uma questão de limite do equipamento. Não haverá eficiência e nem eficácia. O som do piano não vai melhorar (esquece isso), mas a qualidade do som geral que vai para o público pode melhorar sim. ("...Infelizmente nem um público amador aceita instrumento amador, a evolução da tecnologia mexeu em todos os pontos, do leigo ao profissional, todo mundo sabe que existe coisa boa, melhor..."). No momento isso é o mais importante.

    Não sei se você toca sozinho ou com banda. Nos dois casos, a dica lá em cima, já está explorando o teto máximo da eficacia do P45 (em casa ele é ótimo). Se dar certo (tomará que dê), este será o som fixo do P45 até vocês trocarem por outro. Se alterar, somente para baixo, pois para cima... ("...já está explorando o teto máximo da eficacia...")

    Dicas de outros equipamentos 88 ou 76 teclas, SP76/88 (eu acho o douradão um luxo), Yamaha MM8, Casio PX 350/PX3BK, Roland RD100, estes dá para troca pau-a-pau com o P45. Melhor que ter o trabalho de vender, procurar em bom estado e ter que inteirar para comprar um usado. Todos são unanimamente superiores que o P45 em tudo.

    Inclusive, o P45 é o mesmo preço que o PX 350 novo e zerado. Se der "uma idéia" no lojista ele não troca?


    Meu caro, desculpe qualquer coisa aí. Faz o teste e volta aqui para contar. Diga se melhorou, piorou, só não some.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar o som do Yamaha P45 ligado na mesa?