Controlador Midi direto no Teclado Roland XPS 30

    Autor Mensagem
    João Pedro Teclas
    Membro Novato
    # 18/ago/21 13:36


    pessoal eu quero conectar meu teclado roland xps30 direto em um controlador, sem precisa de computador. Quero colocar os timbres dele no controlador e tocar o xps 30 ao mesmo tempo. No caso o controlador só vai servir pra sopro e lead, na hora do solo. Eu consigo fazer essa ligação direta só com o cabo midi? como eu faço?

    fernando tecladista
    Veterano
    # 25/ago/21 00:36
    · votar


    só vou dar um comentário até para o tópico dar uma subida e aparecer alguém que possa complementar melhor

    geralmente não dá pela porta usb, geralmente as portas usb são para espetar pen drive e só, já vi qu e korg kronos deixa ligar um controlador direto nessas portas usb, mas ai é outro nivel, da corrida basica de olho no manual li que essa porta será somente para pen drive transferir arquivo

    outro caminho é usar a porta midi convencional, conector DIN de 5 pinos
    porem controlador hoje é meio raro algum que tenha essa porta, boa parte a porta usb igual de impressora

    tem convertor de porta usb para porta midi convencional.? até tem, mas é mais barato comprar outro controlador com essa porta
    ou caso não encontr, correr atras de algum teclado antigo com porta midi

    sereanes
    Membro Novato
    # 25/ago/21 12:32
    · votar


    João Pedro Teclas

    Se o Mestre fernando tecladista deu um "up" no tópico, vamos tentar ajudar também.

    A pergunta: "Como eu faço?" pressupõe, na minha modesta opinião, com todas as vênias, ajuda. Mas, como ajudar alguém, se este alguém omiti informações, de forma deliberada, ou não.

    Então, vamos lá: João Pedro Teclas, você já tem o controlador? Se sim, qual a marca e modêlo? (se é que você pode declinar esta informação sigilosa). Você já estudou o assunto? se sim, por quantos anos? Você já tentou fazer esta conexão? Se sim, quais as dificuldades ou resultados que você obteve?

    Sim, João Pedro Teclas, poque, com certeza, você não acha que o fernando tecladista, ou os veteranos e, até mesmo eu, já nascemos sabendo. Foram, seguramente, muitos anos lendo livros, manuais e assistindo videos de tutoriais sobre um determinado assunto.

    E, aproveitando a deixa, vou te indicar 2 vídeos do Canal CineAudioLab do Walter Aib, para você começar:
    1) Conexão: Dois teclados via MIDI;
    2) Controladores e Teclados MIDI.

    Agora, vamos ao seu "post":

    "pessoal eu quero conectar meu teclado roland xps30 direto em um controlador", não João, é o contrário, entendeu? controlador controla o controlado ("slave"); mas nós entendemos.

    "Quero colocar os timbres dele no controlador"; se você fizer isto, você tem que ir para a Nasa. Controlador só controla algum "device", não tem espaço pra colocar nada. Ele irá controlar os timbres do seu "device", seja lá qual for.

    "Eu consigo fazer essa ligação direta só com o cabo midi?". A resposta é sim (claro, vai precisar de cabo de força - energia, senão, você já terá acento garantido na Nasa). Mas, a questão é: seu controlador tem terminais MIDI (DIN 5)? porque os controladores mais atuais e mais acessíveis só estão vindo com porta USB B - USB to Host (aquela de impressora), que é, justamente, para substituir as portas MIDI, com vantagens para ambos: fabricante e consumidor. A USB A (USB to Device) é para "mass storege" ou "flash USB" (pen drive).

    No mais, acredito que o Mestre fernando tecladista já deu uma aula no "post" dele. Não cabe retoque.

    Portanto, João Pedro Teclas, espero ter contribuído, modestamente, com mais um tijolinho, para caminharmos para a elucidação de sua dúvida.

    Abraços.

    sereanes
    Membro Novato
    # 25/ago/21 15:24
    · votar


    João Pedro Teclas
    fernando tecladista

    Preciso retificar alguns conceitos, a bem da excelência acadêmica.

    Com a pressa para ir almoçar, cometi ou utilizei-me de uma licença poética na expressão: "substituir as portas MIDI, com...".

    "Substituir as portas MIDI" é, claramente, uma aberração: MIDI é um padrão de comunicação, inicialmente entre instrumentos musicais, com duas organizações que o administram: MMA - Midi Manufacturers Association e JMSC - Japanese Midi Standards Comitee.

    Quando começamos, há várias décadas atrás, MIDI (conexão ou cabo MIDI) e terminal DIN 5 pinos eram sinônimos. O protocolo MIDI se utilizava do padrão DIN 5 pinos para fazer a transferência de informações.

    Então, onde se lê "Substituir as portas MIDI", leia-se "substituir os terminais DIN 5 pinos"; estes sim, são físicos e, portanto, podem ser substituídos.

    Hoje, o protocolo MIDI se vale, também, e com vantagens, do USB (Universal Serial Bus ou porta serial universal) que é um padrão da indústria e que segue determinadas especificações.

    MIDI transfere informações (comandos). Só informações (dados).

    USB transfere dados, músicas (que também são dados), energia elétrica (alguns controladores têm um terminal para a fonte, que é vendida separadamente, e outros, não podem ser alimentados por fonte externa; só via USB B), etc.

    Um abraço, de longe.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 26/ago/21 00:05
    · votar


    João Pedro Teclas
    algo mais especifico, você consegue saber com algum usuário do mesmo modelo, ou ter a sorte de encontrar algum tutorial no youtube
    --------------------------------
    dos caminhos que você pode seguir e tentar ver se existe isso no seu teclado:

    *criar uma "performance"
    nela você terá o timbre que usará no teclado, em dual, split ou só. e talvez consiga para associar uma dessas partes (lower) ou alguma outra em algum canal midi diferente para receber informações do controlado

    *ou talvez você já consiga direto sem precisar criar performance: utilizar uma "part" para que seja controlada

    depende de debulhar o manual e entender a coisa, leva um certo tempo
    ----------------------------------------------------
    mas para adiantar alguns conceitos
    comunicação midi trabalha em canais como canais de tv
    se você assiste globo no 5 a tv não mostra o sbt que está no canal 4 e nem a band no canal 3, você precisa mudar o canal da sua tv para ver o que tem no outro canal, se mudou para o canal 4 começa asssitir o sbt e não passa mais a globo na tela (ela recebe, mas não faz nada)

    então você se depara com os termos
    MIDI CHANNEL OUT ou MIDI TRANSMIT CHANNEL que é o canal que você escolhe (de 1 a 16) para transmitir o que toca, por exemplo quero que meu controlador toque no canal 11

    MIDI CHANNEL IN ou RECEIVE CHANNEL você define onde alguma "PART" do teclado recebe algum canal midi
    para esse meu exemplo eu preciso ter uma PART com o CHANNEL IN no 11, senão ninguem responde ao que é tocado

    ou com CH = channel

    as vezes de fabrica já vem configurado a part 01 no canal 01 / a part 02 no canal 02... ate a 16, mas nem todo teclado tem todas essas part, ou nem tem configuração (é fixo) por exemplo o canal de bateria todas as fabricas colocam no canal 10

    Wertys
    Membro Novato
    # 30/ago/21 09:23
    · votar


    Sereanes, me dá gosto ler um post bem formatado e sem assassinato gramático.

    LeandroP
    Moderador
    # 30/ago/21 09:32
    · votar


    sereanes

    Interessante! Até mesmo o canal bluetooth poderia transmitir protocolos midi, certo?!

    sereanes
    Membro Novato
    # 30/ago/21 12:47
    · votar


    Wertys

    Obrigado. Faço isso em respeito à quem vai ler o texto. Sou engenheiro com pós-graduação e fui exigido a escrever adequadamente.

    Regulamente recebo "e-mails" e relatórios de engenheiros que tenho que chamar à minha sala e pedir para que ele o traduza. Sem nenhuma pontuação e sem nenhuma acentuação. O bagulho é sinistro. kkkkkkk.

    LeandroP

    Como citei acima, possuo várias pós-graduações e, por isso, e por imposição da vida "moderna", tive que dominar muitas tecnologias. Mas, uma tecnologia que tenho conseguido escapar incólume e, aparentemente, sem seqüelas é a do "Bluetooth".

    Mas, acredito que, sendo o "Bluetooth" um sistema que utiliza uma freqüência de rádio de ondas curtas (2.4 GHz), para criar uma comunicação entre aparelhos habilitados, é possível sim.

    Se os 2 teclados possuírem esta habilidade, podem sim. Estamos tratando de sinais digitais, que nada mais são do que "bits" (0 e 1s).

    Nenhum dos meus teclados possuem "Bluetooth" (eu acho). Portanto, não sou a pessoa mais indicada pra falar sobre "Bluetooth".

    Abraços.

    Wertys
    Membro Novato
    # 03/set/21 11:39
    · votar


    Mas, acredito que, sendo o "Bluetooth" um sistema que utiliza uma freqüência de rádio de ondas curtas (2.4 GHz), para criar uma comunicação entre aparelhos habilitados, é possível sim.

    Se os 2 teclados possuírem esta habilidade, podem sim. Estamos tratando de sinais digitais, que nada mais são do que "bits" (0 e 1s).


    Se não me engano, o GoKeys da Roland (até por causa de sua proposta) trabalha com esta tecnologia, mas não é algo que eu levaria a sério.

    sereanes
    Membro Novato
    # 03/set/21 22:45
    · votar


    Wertys

    Tenho um Casio Privia PX- S3000 que tem a tecnologia "Bluetooth" embarcada. Nunca usei.

    Mas, sou da mesma opinião que você: acredito que nós, músicos e tecladistas somos um pouco conservadores e não nos sentiríamos confortáveis tocando num show ou com uma banda num barzinho, com tudo pareado por "bluetooth" e, de repente, perde-se o pareamento. Dá até pra perder o sono. Cabos são bem mais confiáveis; e, mesmo assim, às vezes dão problemas.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador Midi direto no Teclado Roland XPS 30