Teclado Yamaha PSR-730 mandando informação errada pelo cabo MIDI

    Autor Mensagem
    Durigan
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: Durigan


    Estou com um grande problema usando o Yamaha PSR-730 e um cabo MIDI conectado ao computador e vou tentar resumir:

    - No computador estou usando o Kontakt, mas já testei em outros softwares e o funcionamento é sempre o mesmo.

    - Ao pressionar uma tecla no teclado, ele envia a informação ao computador mas esta vai com sustain (onde não tem), ao soltar a tecla não envia o OFF e fica com a nota presa no software.

    - Depois de pressionar a tecla só consigo enviar outra informação ao computador após 3 segundos.

    - A luz que indica a conexão IN no cabo MIDI (a que envia pro computador) fica acesa direto).

    Já li o manual sobre as configurações, mas não encontrei em nenhum lugar algo que possa corrigir este problema.

    Já quando mando a informação do Kontakt para o teclado, este recebe normalmente e toca a nota pressionada no Kontakt.

    Alguém já passou por isso?

    ps.: Já conectei em outro computador e usei 2 cabos e o comportamento é sempre o mesmo. O cabo MIDI que uso é aquele genérico chines.

    Agradeço toda ajuda.... abaixo tem o vídeo que fiz mostrando o problema



    Durigan
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Up

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    Hum...
    Não parece ser um problema do teclado. Parece ser do cabo midi mesmo.

    Já tentou usar a função Midi Learn?
    Já acionou o botão panic?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    há vários relatos de comandos midi que vem do além

    estão todos meios perdidos pelo fórum, dificil encontrar esse tópico, mas lembro sempre era o problema do cabo midi X usb ser de baixa qualidade
    lembro que trocaram o cabo e o problema sumiu

    pode ser alguma zica pela idade do teclado, meu PSR 600 eu ligando ele via midi em outro teclado, as vezes prendia alguma nota também, mas era raro, mas dava essas coisas, eu teria que correr atras, pra ver se era algum problema de solda fria no conector ou algum componente, mas não vale a pena

    o mais interessante é pegar algum cabo "famoso" como os da roland, m-áudio
    talvez ver se seus amigos da redondeza tenham pra você testar, se o problema continuar trocando de cabo, o problema está no teclado se sumir, compre outro cabo

    Durigan
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Hum...
    Não parece ser um problema do teclado. Parece ser do cabo midi mesmo.

    Já tentou usar a função Midi Learn?
    Já acionou o botão panic?


    Se uso o Midi Learn ele vai assumir o que estiver chegando e não funciona.
    Não conheço este botão panic. Poderia me auxiliar?

    Durigan
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    # 19/fev/21 18:28
    há vários relatos de comandos midi que vem do além

    estão todos meios perdidos pelo fórum, dificil encontrar esse tópico, mas lembro sempre era o problema do cabo midi X usb ser de baixa qualidade
    lembro que trocaram o cabo e o problema sumiu

    pode ser alguma zica pela idade do teclado, meu PSR 600 eu ligando ele via midi em outro teclado, as vezes prendia alguma nota também, mas era raro, mas dava essas coisas, eu teria que correr atras, pra ver se era algum problema de solda fria no conector ou algum componente, mas não vale a pena

    o mais interessante é pegar algum cabo "famoso" como os da roland, m-áudio
    talvez ver se seus amigos da redondeza tenham pra você testar, se o problema continuar trocando de cabo, o problema está no teclado se sumir, compre outro cabo


    Eu vou tentar aquele cabo Prelude, da Conecta. É o dobro do preço destes chineses, mas vou tentar.
    O duro é que liguei em uma autorizada Yamaha, aqui em São Paulo, e o cara me disse que poderia ser problema da placa mãe.... mas é difícil saber se realmente é verdade em uma conversa por telefone, né.... mas vou tentar o cabo e aviso o resultado.

    Durigan
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Consegui resolver meu problema: era o cabo xing-ling mesmo.
    Comprei o Prelude, da E.R. Pires e funcionou perfeitamente.
    #ficaadica

    Wertys
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Comprei o Prelude, da E.R. Pires e funcionou perfeitamente.
    Iria falar a respeito disso. Cabos MIDI tipo Y xinglings fazem isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado Yamaha PSR-730 mandando informação errada pelo cabo MIDI