Duvidas sobre digitação dos acordes

    Autor Mensagem
    Luis Fernandes
    Membro Novato
    # out/19


    Olá Bom Dia

    Tenho um teclado Yamaha PSR E463 e tenho uma duvida que é a seguinte:

    No vosso site das tablaturas vejo 3 pontinhos nas teclas para fazer o acorde de DO e a minha duvida e se preciso pressionar 3 teclas para fazer a nota DO ou se basta pressionar numa so tecla ou seja na tecla do DO



    Muito Obrigado pela vossa atenção

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Luis Fernandes
    No vosso site das tablaturas vejo 3 pontinhos nas teclas para fazer o acorde de DO e a minha duvida e se preciso pressionar 3 teclas para fazer a nota DO ou se basta pressionar numa so tecla ou seja na tecla do DO

    Você está confundindo acorde com nota - são duas coisas completamente diferentes.
    Nota = apenas um som, ou seja, apenas uma tecla.
    Acorde = duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo.

    Estude esses dois assuntos antes de qualquer coisa.

    Sorte.

    Buja
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Resumindo...se voce ve 3 pontinhos juntos, é pra pressionar as 3 teclas juntas.

    Isso são acordes:
    https://blog.opus3ensinomusical.com.br/wp-content/uploads/2018/03/acor des-exemplos.jpg


    Isso são notas separadas:
    https://ramontessmann.com.br/wp-content/uploads/2018/01/4-1-e151744922 3771.png

    Luis Fernandes
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Sim eu depois pensei nisso depois que tinha explicado mal que os acordes são duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo e nota apenas um som.

    A Dúvida é que no vosso site das tablaturas vejo 1 pontinho em cada tecla por ex no Do Maior vejo 3 pontinhos DO+MI+SOL e queria saber se pressiono essas 3 teclas ao mesmo tempo ou se pressiono só a tecla do DO?


    Obrigado ;)

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Luis Fernandes
    A Dúvida é que no vosso site das tablaturas vejo 1 pontinho em cada tecla por ex no Do Maior vejo 3 pontinhos DO+MI+SOL e queria saber se pressiono essas 3 teclas ao mesmo tempo ou se pressiono só a tecla do DO?

    Amigo, como disse antes, o acorde é formado por 2 ou mais notas tocadas ao mesmo tempo.
    Se você pressionar apenas a nota DO, não será um acorde, será apenas a nota DO. O acorde de Do maior é composto por três notas: DO MI SOL. Esse é assunto difícil de explicar em poucas linhas, mas no geral, você segue posições da escala maior para formar o acorde, nesse caso, a tônica + terça + quinta. Estude escalas, montagem de acordes, graus e tons.

    M.André
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Sim, as notas marcadas com os pontinhos precisam ser tocadas ao mesmo tempo.

    Lembrando que tu pode usar inversões e tocar as progressões de acordes conforme ficar mais confortável pra tua mão (por exemplo, o acorde de C Maior assinalado como DO-MI-SOL também pode ser tocado com as teclas MI-SOL-DO ou SOL-DO-MI).

    Luis Fernandes
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Bom Dia!
    Quero agradecer caros Amigos pela vossa ajuda ;) fiquei a perceber

    Um Bem Haja


    Abraço :)

    Luis Fernandes
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Voltando ao assunto por exemplo aqui a dúvida era se pressionava as 3 teclas ao mesmo tempo ou se era uma de cada vez

    Exemplo

    https://ibb.co/kmpbz7T

    M.André
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Bom, vamos lá...

    O princípio de um ACORDE consiste em três ou mais notas pressionadas ao mesmo tempo, exatamente como mostra a figura.

    Porém, o objetivo dessas cifras é mostrar a tonalidade da música e os acordes que a compõe, sendo que nem sempre vai ficar bom o sujeito martelar os acordes conforme a cifra. Muitas vezes fica bem melhor dedilhar algo (aqui sim, uma nota de cada vez, dentro do acorde) ou tocar algumas frases baseadas no tom da música.

    A música é algo que nos deixa meio livre na hora de tocar. O importante é que a execução agrade o ouvido.

    Luis Fernandes
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Olá Boa Noite daqui de Portugal ;)

    Sim,agora fiquei mais esclarecido ;) Eu tentei em algumas músicas tocar como acorde e realmente não suaram muito bem e depois tentei dedilhar e aí já suou alguma coisa ;)

    O Importante é mesmo ir experimentando e deixar que saia alguma coisa e também esforço e dedicaçao ;)


    Muito Obrigado Amigo M.André


    Abraço ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre digitação dos acordes