Prevenção (imunização) contra cupim no piano

    Autor Mensagem
    cal777
    Membro Novato
    # 06/abr/19 12:40


    Boa tarde pessoal!

    Tenho um piano Brasil da década de 50 que comprei de uma senhora. Recentemente me mudei de casa (aluguel) e percebi que tem cupim atacando algumas partes do madeiramento do telhado da casa. O piano nunca deu cupim, a senhora disse que fazia imunização 2x por ano. Moro numa cidade do interior e fica caro para mim, chamar empresa especializada em pianos para vir aqui fazer este serviço.
    Pensei em passar JIMO cupim, Pentox ou algum outro produto similar com pincel ou pulverizar, mas aí tem as partes metalicas do piano e ainda tem o verniz. Alguém poderia me sugerir alguma maneira e os cuidados para eu mesmo fazer este serviço? Estou procurando e pesquisando formas e não estou encontrando.

    Muito obrigado!

    macaco veio
    Veterano
    # 07/abr/19 00:21
    · votar


    A única coisa mata esse bichinho é querozene que torna a madeira com gosto ardido ou amargo pra eles (algumas madeira eles não comem porque não gostam do gosto). Quando eu fazia caixas de som eu dava banhos de querozene misturados com alguns inseticidas em pó que não me lembro mais o nome (ja faz um 40 anos atraz). Fica um mês cheirando querozene depois vai perdendo o cheiro. Esse é o mal da madeira brasileira, eles não dão nenhum tratamento na madeira. Já trabalhei muito com madeira americana de todo tipo, todas elas vem tratada e perfumada (voce sente o perfume na hora que serra), simples madeiras de pinho vagabundo vem tudo tratada.

    Leofole
    Membro Novato
    # 08/abr/19 11:05
    · votar


    Madeira de piano em geralmente é de lei e se for ipê, imbuia, peroba-rosa, jacarandá, dificilmente dá cupim porque são madeiras muito densas. O verniz também já ajuda a prevenir.
    Melhor tratar toda madeira do telhado pra evitar que no período da reprodução o cupim vá voando e infeste o piano. Limpeza sempre e atenção constante com o piano
    Aqui em casa o telhado tava infestando de cupim, resolveu aplicando veneno desses que dilui em água e aplicando nas áreas já infestadas, custava 20 reais um frasco que diluia em 10 litros d'agua e o cheiro era ok, como aqui em casa tem laje mal dava pra sentir. Pra prevenir infestação na madeira que ainda não tinha cupim a opção mais barata foi pintar a madeira com óleo de motor (usado de carro, esse que as oficinas jogam fora). As toxinas que ficam no óleo do motor impedem que o cupim ataque a madeira suja de óleo e dependendo do tipo de madeira o óleo penetra bastante fundo. Vai dar um trabalhão mas resolve quase que definitivamente o problema

    macaco veio
    Veterano
    # 08/abr/19 16:20
    · votar


    Leofole
    ainda bem que voce disse "dificilmente" porque toda madeira dá cupim, as mais densas levam anos pra eles comerem, por isso voce encontra pianos de 100 anos atras (quando essas madeiras eram baratas) e com cupim. Se alguem encontrar um piano com essas madeiras que voce citou ainda boas, eu sugiro desmontar o piano e vender as madeiras porque elas valem mais do que o piano. Piano de jacarandá!!!
    A questão é que as madeiras amargas levam mais tempo pra dar cupim (eles não gostam mas se não tiver outra eles comem assim mesmo), Serra um pedaço de cedro que é macio (pouco denso), sente-se o amargo no nariz e demora a dar cupim. Piano nacional (ainda mais da marca Brasil) se tiver alguma madeira boa ali é no cepo pra aguentar as cordas (alguns pianos vagabundos era de madeira e não de metal), o resto da madeira a melhorzinha que tiver nele deve ser a canelinha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prevenção (imunização) contra cupim no piano