Sustain/Pedal Roland Juno DS

    Autor Mensagem
    Nessa.
    Membro Novato
    # 17/jan/19 19:19


    Olá pessoal! Eu tenho um Juno DS 88, e queria saber se possui alguma configuração no piano para que quando pisar no pedal, ele sustentar um pouco e ir abaixando o volume da nota. (Não sei se conseguiram entender).
    Normalmente quando é tocado a nota no string enquanto pisa no pedal, ele sustenta até tirar o pé do pedal. A minha intenção é ir diminuindo o volume da sustentação mesmo pisando no pedal.

    Eu tenho um teclado yamaha E 343 que tem essa função, sera que da pra colocar no piano???

    M.André
    Membro Novato
    # 18/jan/19 08:37
    · votar


    Sustentar ou não, é característico de cada tipo de timbre que tu usar. Alguns (como strings e órgão, por exemplo) ficam soando durante o tempo que tu pressionar a tecla. Outros, vão diminuindo o volume até sumir (piano e violão, entre outros).

    A função do pedal de sustain, a grosso modo, é de "prender" as teclas. Sendo assim, os timbres se comportarão como se tu pressionasse a tecla e não soltasse, até o momento que tu levantar o pé do pedal.

    Partindo dessas características, o som do piano naturalmente já faz esse efeito que tu quer (de ir baixando aos poucos), a menos que tenha algum timbre de strings ou similar misturado. Nesse caso, o som vai embolar mesmo (a menos que tu vá alternando o pedal a cada mudança de acorde).

    Em último caso, dá pra editar alguns parâmetros desses timbres (os famosos decay e release) pra tentar se aproximar ao que tu quer.

    Espero ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sustain/Pedal Roland Juno DS