Porque achar o tom?

    Autor Mensagem
    Rainando Fernandes
    Membro Novato
    # mar/18


    pessoal, eu to com uma dúvida tremenda, mas meio idiota.
    eu tava pesquisando sobre como tirar musica de ouvido, ai eu me atentei e parei pra pensa, porque em todo videos os caras falam voce tem que encontrar o tom, da musica, para isso vai tocando os acordes até achar o que "casa" com a voz, mas ai eu pensei que uma musica agente pode coloca-la em qualquer tom, porque mísera agente tem que descobrir o tom que a musica ta?! Não era melhor escolher qualquer campo harmonico pega uma boa cadência e pronto?!

    JJJ
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Porque, sabendo o tom - se a música for, digamos, mais ou menos convencional - vai ser mais fácil tirar o resto, caso o sujeito manje de campo harmônico. Isso em teoria.

    Na prática, se o sujeito tiver um ouvido bonzinho, tira os acordes do mesmo jeito, independentemente de saber o tom.

    Uma utilidade de saber o tom é quando você vai sugerir uma música pra outros membros da banda, daí você fala a música e o tom pros caras se virarem pra tocar... Mesmo que não saibam os acordes, é uma base para intuir quais seriam (desde que já tenham ouvido a música, claro).

    Ismah
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Porque tonalidade é a base da música ocidental.
    Sempre, parte-se de um tom, que indica as notas que irão provavelmente ser usadas, tanto para a melodia, como para os acordes da harmonia...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Tom é uma coisa e tonalidade é outra.

    Tom é a altura da nota, e indica se a música está em Dó, Re, Mi, Fá#, etc.
    E a tonalidade pode ser maior ou menor.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Rainando Fernandes
    Não era melhor escolher qualquer campo harmonico pega uma boa cadência e pronto?!

    Já tentou tocar desta maneira? Funcionou?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rainando Fernandes

    Mano, a galera já explicou tudo, só vou adicionar uma informação sobre o que você falou:

    "como tirar musica de ouvido / agente pode coloca-la em qualquer tom"

    Sim, você pode colocar a música no tom que quiser. Em tese a música possui um tom original e você pode transpor pro que melhor lhe convier.

    No entanto, ao tirar uma música de ouvido, pressupõe-se tirar "ouvindo"... neste caso facilita manter -se no tom do que se esta tirando.

    Ismah
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    LeandroP

    Verdade! Eu sempre acabo trocando os termos!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    mas ai eu pensei que uma musica agente pode coloca-la em qualquer tom
    poder pode, mas se você é o ultimo a começar a tocar, uma pessoa chama a música, na voz ou instrumento, resta você achar o tom ou tonalidade

    fora tocar em qualquer tom, se eu sou cantor e você chama qualquer tom a música eu cantaria em Dó (mas eu sou um cantor não estudei música pra te falar o tom dela) e você chama um Sol ou essa música eu terei os agudos nque eu não alcanço, ou ficarei cantando igual um besourão

    porque mísera agente tem que descobrir o tom que a musica ta?
    imagina a mísca está em Sol e você resolve entrar sem achar o tom e escolher qualquer tom que passou na sua cabeça por exemplo um Fa e sai tocando junto

    Wertys
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    O interessante de se aprender música num ambiente de igreja é que, em muitos casos, aprendemos a tirar música de ouvido antes de aprender a tocar!!!


    Eu era criança e ficava aloprando um violão velho em casa, solava qualquer coisa numa corda só. Ficava me perguntando como os músicos conseguiam combinar um monte de cordas ao mesmo tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque achar o tom?