Autor |
Mensagem |
Rainando Fernandes Membro Novato |
# mar/18
pessoal, eu to com uma dúvida tremenda, mas meio idiota. eu tava pesquisando sobre como tirar musica de ouvido, ai eu me atentei e parei pra pensa, porque em todo videos os caras falam voce tem que encontrar o tom, da musica, para isso vai tocando os acordes até achar o que "casa" com a voz, mas ai eu pensei que uma musica agente pode coloca-la em qualquer tom, porque mísera agente tem que descobrir o tom que a musica ta?! Não era melhor escolher qualquer campo harmonico pega uma boa cadência e pronto?!
|
JJJ Veterano
|
# mar/18
· votar
Porque, sabendo o tom - se a música for, digamos, mais ou menos convencional - vai ser mais fácil tirar o resto, caso o sujeito manje de campo harmônico. Isso em teoria.
Na prática, se o sujeito tiver um ouvido bonzinho, tira os acordes do mesmo jeito, independentemente de saber o tom.
Uma utilidade de saber o tom é quando você vai sugerir uma música pra outros membros da banda, daí você fala a música e o tom pros caras se virarem pra tocar... Mesmo que não saibam os acordes, é uma base para intuir quais seriam (desde que já tenham ouvido a música, claro).
|
Ismah Veterano |
# mar/18
· votar
Porque tonalidade é a base da música ocidental. Sempre, parte-se de um tom, que indica as notas que irão provavelmente ser usadas, tanto para a melodia, como para os acordes da harmonia...
|
LeandroP Moderador |
# mar/18
· votar
Tom é uma coisa e tonalidade é outra.
Tom é a altura da nota, e indica se a música está em Dó, Re, Mi, Fá#, etc. E a tonalidade pode ser maior ou menor.
|
LeandroP Moderador |
# mar/18
· votar
Rainando Fernandes Não era melhor escolher qualquer campo harmonico pega uma boa cadência e pronto?!
Já tentou tocar desta maneira? Funcionou?
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Rainando Fernandes
Mano, a galera já explicou tudo, só vou adicionar uma informação sobre o que você falou:
"como tirar musica de ouvido / agente pode coloca-la em qualquer tom"
Sim, você pode colocar a música no tom que quiser. Em tese a música possui um tom original e você pode transpor pro que melhor lhe convier.
No entanto, ao tirar uma música de ouvido, pressupõe-se tirar "ouvindo"... neste caso facilita manter -se no tom do que se esta tirando.
|
Ismah Veterano |
# mar/18
· votar
LeandroP
Verdade! Eu sempre acabo trocando os termos!
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/18
· votar
mas ai eu pensei que uma musica agente pode coloca-la em qualquer tom poder pode, mas se você é o ultimo a começar a tocar, uma pessoa chama a música, na voz ou instrumento, resta você achar o tom ou tonalidade
fora tocar em qualquer tom, se eu sou cantor e você chama qualquer tom a música eu cantaria em Dó (mas eu sou um cantor não estudei música pra te falar o tom dela) e você chama um Sol ou essa música eu terei os agudos nque eu não alcanço, ou ficarei cantando igual um besourão
porque mísera agente tem que descobrir o tom que a musica ta? imagina a mísca está em Sol e você resolve entrar sem achar o tom e escolher qualquer tom que passou na sua cabeça por exemplo um Fa e sai tocando junto
|
Wertys Membro Novato |
# abr/18
· votar
O interessante de se aprender música num ambiente de igreja é que, em muitos casos, aprendemos a tirar música de ouvido antes de aprender a tocar!!!
Eu era criança e ficava aloprando um violão velho em casa, solava qualquer coisa numa corda só. Ficava me perguntando como os músicos conseguiam combinar um monte de cordas ao mesmo tempo.
|