[AJUDA] Como pegar a "levada" da música?

    Autor Mensagem
    Luklin
    Veterano
    # nov/17


    Então pessoal, eu toquei piano erudito por alguns anose, recentemente, estou indo pro popular (teclado).
    Mas uma coisa que eu não consigo entender é como pegar a levada da música pra ir fazendo o acompanhamento? Acostumei muito com a partitura e agora ler algo que nào fala por quanto tempo tocar e que exige um pouco de improviso (já me disseram que não devo tocar o acorde nas duas mãos, que tem que fazer inversões, mas não tenho ideia se é algo muito livre ou não) e não consigo de jeito nenhum fazer o acompanhamento certo. Não acho em lugar nenhum explicações :/

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Luklin

    uma coisa que eu não consigo entender é como pegar a levada da música pra ir fazendo o acompanhamento?
    O essencial aqui é o OUVIDO. Em música popular não há regras estritas, como na erudita. É uma questão de prestar atenção na melodia e criar o acompanhamento guiando-se pela mesma, e também percebendo o estilo da canção em questão, se é samba, bossa nova, pop rock etc..
    Existem vários vídeos no YouTube com tutoriais sobre acompanhamento de música popular ao piano/teclado. Sugiro dar uma olhada neles para ver como é o trabalho.

    Acostumei muito com a partitura e agora ler algo que nào fala por quanto tempo tocar e que exige um pouco de improviso
    Esse foi um dos fatores que me fizeram abandonar partituras de vez. Lá no começo, quando iniciei nas aulas de piano e tal, foi bom como uma forma de entender como a música funciona - a relação entre som (notas) e silêncio (pausas), as fórmulas de compasso (4/4, 3/4, 2/4, 6/8 etc.), as claves, as tonalidades maiores e menores etc.. A proximidade entre música e matemática é enorme, se levarmos em consideração tudo o que a teoria musical formal nos ensina.
    A partir do momento em que me tornei profissional, percebi que as partituras me prendiam muito, e aos poucos fui parando de usá-las, até parar por completo e passar a tocar apenas de ouvido desde então. E mais: cansei de ver ex-colegas de faculdade de Música fazerem chover no sertão quando tinham uma partitura na frente, mas quando não tinham, ficavam perdidos. Criaram-se robôs concertistas incapazes de compreender a música popular - a não ser que fosse transcrita claramente numa partitura, com todas as notas, pausas e indicações necessárias. Mais um motivo para eu cair fora de partituras...
    Então, se você busca entender como funciona a música popular, como se pode trabalhar com isso, o que posso dizer é: esqueça partituras. Treine seu ouvido. Faça exercícios de harmonia e improvisação - inclusive existem diversos métodos específicos sobre isso, impressos e online, que você pode encontrar por aí. À medida que você for descobrindo como trabalhar essa coisa toda de harmonia e improvisação, vai perceber que nada mais será capaz de lhe segurar, musicalmente falando.
    Outro conselho: experimente tocar jazz e blues. Esses estilos pedem MUITA improvisação, assim como MUITO ouvido para prestar atenção na progressão harmônica. São um excelente exercício para você se desenvolver como pianista.

    já me disseram que não devo tocar o acorde nas duas mãos, que tem que fazer inversões, mas não tenho ideia se é algo muito livre ou não
    Em música popular, como já falei antes, não há regras estritas. No entanto, há alguns consensos, como estes informados.
    Algo que ajuda muito é evitar fazer acordes na mão esquerda, especialmente se você for tocar sozinho ou com cantor(a). Acordes com notas mais graves podem embolar muito o som, e quando se trabalha com cantor(a), quanto mais limpo for o acompanhamento, melhor. Essa dica é ainda mais importante quando há violonista por perto: o violão já tende a fazer acordes numa região um pouco mais grave, e se você fizer acordes graves ao piano/teclado junto, o violão desaparece.
    Quanto às inversões de acordes, use-as com moderação, apenas quando você de fato sentir necessidade, e quando a música pedir.

    não consigo de jeito nenhum fazer o acompanhamento certo. Não acho em lugar nenhum explicações
    Porque não há "acompanhamento certo" nem "explicações" em música popular. Há ouvido, harmonia, improvisação, boa aplicação dos acordes e suas inversões, tudo o que foi dito acima, mais alguns outros detalhes que você vai descobrindo com o tempo. Lembre-se: é música popular, portanto, muito mais livre e informal que a erudita. Desapegue do regramento estrito do erudito quando for praticar música popular.

    Luklin
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Po cara, valeu! Ajudou demais.

    Então pelo visto não tem nenhum "método" ensinando como pegar o jeito né?

    Gosto muito de música clássica, mas realmente, esse tempo estudando apenas ela me fechou muito nesse quesito. Acho até estranho conseguir tocar partitura sem tanta dificuldade, mas ao ver uma cifra (supostamente mais simples) não sei o que fazer, haha.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Uma das formas que aprendi levadas foi com esses teclados com ritmo automático
    Eu queria tocar determinado estilo então procurava o ritmo mais parecido que se encaixava
    Então deixava mais lento, tirava a bateria, tirava algum outro instrumento chato, deixava ele mais simples então ouvia e tentava fazer algo parecido
    Depois deixava só a bateria e tocava junto com ela

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Luklin
    Gosto muito de música clássica, mas realmente, esse tempo estudando apenas ela me fechou muito nesse quesito
    Por isso é bom diversificar. O erudito ajuda bastante, mas ficar muito preso apenas nele é muito limitador.

    fernando tecladista
    Eu costumava fazer isso há muitos e muitos anos atrás, quando eu era um guri com um PSR-510 (8 pistas de acompanhamento que podiam ser ligadas/desligadas à vontade). Acho que ali comecei a despertar interesse por novos arranjos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [AJUDA] Como pegar a "levada" da música?