Yamaha Electone Station - o que é isso?!

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: mano_a_mano


    Um site sobre órgãos com cara de arranjador, ou sobre arranjadores com cara de órgão, ou sei lá, da Yamaha? Pelo visto existentes apenas no Japão?
    Informações (em japonês):

    http://jp.yamaha.com/products/musical-instruments/keyboards/el-organs/ electone_station/

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    mano_a_mano

    Meu caro.

    A historia dos Electones a coisa mais linda que existe no mundo dos orgãos eletrônicos.

    No Japão e na China, tem o campeonato de quem tem a melhor performance sobre um Electone. Crianças e adultos fazendo coisas de outra galaxia.

    Quando tiver tempo, pesquise.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Synth-Men
    Na real, sempre ouvi falar sobre Electone, mas confesso que eu nunca de fato soube o que era, até ver o site acima. Talvez porque nunca vi pessoalmente um instrumento desses, apenas em fotos, e sem ter prestado muita atenção, mas agora dei uma olhada melhor e percebi que esses instrumentos são legítimas máquinas de fazer música, aparentemente muito populares na Ásia, mas pouco difundidos no resto do mundo - daí minha completa ignorância por não saber nada sobre a linha. Faltou pesquisa? Sim, pois sempre fui muito focado em piano, sintetizadores e controladores, muitas vezes deixando para trás coisas interessantes como essa linha Electone - sobre a qual agora com certeza buscarei mais informações.

    Casper
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Caro mano_a_mano:

    Eu nunca cheguei perto de nenhum, mas entendo
    que é um equipamento para arranjos em tempo real.
    Algo como o Vangelis faz, mas em um nível humano
    que pode ser feito em casa.





    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Lembrando que falando dos festivais dos electones existe a cultura ou regra de se usar somente uma trilha de bateria ou percussão e talvez com a troca de timbres....
    Do resto tudo que se ouve é executado ao vivo!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu gosto do canl do Cerbella

    https://m.youtube.com/user/electoneel90

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    A Yamaha foi malandra. Enquanto os órgãos residenciais estavam morrendo no final da década de 70 e inicio de 80, ela empregou tecnologia digital de peso nos órgãos eletrônicos (apesar de já fazer isto no inicio 50, 60 70, com outros tipos de tecnologia). E está ai, com este seguimento até hoje.

    Eu tinha salvo em meus favoritos uma pagina de um musico Brasileiro que gravou um LP tocando todos os arranjos apenas com um Electone na década de 80. Pena que não consigo mais achar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    [i]Eu tinha salvo em meus favoritos uma pagina de um musico Brasileiro que gravou um LP tocando todos os arranjos apenas com um Electone na década de 80. Pena que não consigo mais achar.

    Esse?


    Synth-Men
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    fernando tecladista

    Ha! Eu pensei em escrever teu nome, perguntado se sabia algo sobre e nem precisou. \O/ :)

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Deixa eu contar alguns dados soltos da historia da musica eletrônica brasileira para vocês. Do qual por não guardar bem arquivos, esqueci no tempo e o fernandotecladista me ajudou a desengavetar da memoria

    Para a galera não criticar o ilustre Renato Mendes, que nos deixou em 2013, foi um dos pais da música eletrônica brasileira, senão o primeiro a gravar um disco desta categoria ((totalmente eletrônica, sem guitar bass, bateria acústica e guitar 6 strings), teve esta ideia louca, de gravar a parte, fazer um disco em um órgão Electone de nível intermediário da época por pura birra com Yamaha e a escola de Musica da Yamaha no Brasil, onde ele lecionava.

    Ele era PHD em órgão erudito e foi o único brasileiro a conquistar o Prêmio de Música Eletrônica Internacional no renomado Festival de Nidden com seu disco "Electronicus", em 1974.

    Um cara que não tinha medo do ridiculo nas teclas. Se ele tivesse que tocar atirei um pau no gato em um CS-80, ele tocava, gravava e lançava, sem medo.





    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Synth-Men
    Eu tenho o vinil esse audio foi uma digitalização que fiz, como não encontrei nada na internet, pretendo faz o LP inteiro
    Mas a faixa que marca é essa!
    Lembro que essa faixa chegou ao limite do sequenciador
    Infelizmente na internet não encontrei muita informação
    Só uns nó cego falando mal do órgão, falando mal da dona daise... que é outra pessoa que muito trabalha nesse ramo de órgão, querem uma sonoridade de 2017 em um órgão da década de 80
    Enfim não adianta esquentar a cabeça com quem nem era nascido nessa época








    Tinha também os irmãos Toledo que além de uma tralha de respeito com um cs-60 levavam um FX-20



    Synth-Men
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    fernandotecladista

    A galera pode achar que o papo é das cavernas, mas tem haver com o título do tópico.

    Essa ideia de gravar só com o Electone FX20 foi demais, este não era o top da época, mas era o que estava em mãos por aqui. Ele incrivelmente o fez. O FX20 era de 83 e o disco foi gravado em 86.

    Eu não lembrava mais do nome e do órgão usado no disco, só que a capa do disco tinha a foto do órgão.

    É uma pena. Tinha uns blogs falando mais a respeito do trabalho do Renato, inclusive, um pouco da história deste disco e outros dos anos 60. mas eu estou sem computador, só no telefone e quando busco, aparece 6 dúzia falando as mesmas coisas

    Aí fica difícil lembrar e resgatar. Eu tinha um pequeno estudo sobre a música eletrônica brasileira e o uso dos sintetizadores na música brasileira em geral. Algumas coisas eu lembro, outras não.

    Outra figuraça de respeito é o Lafayette.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Aí fica difícil lembrar e resgatar. Eu tinha um pequeno estudo sobre a música eletrônica brasileira e o uso dos sintetizadores na música brasileira em geral. Algumas coisas eu lembro, outras não.

    Outra figuraça de respeito é o Lafayette.

    Não se já tem algum tópico falando sobre musica brasileira com órgão , moog, lafayette, ed lincoln... amanhã procuro se não tiver crio um pra gente não desvirtuar esse

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/17
    · votar




    Casper
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Caro fernando tecladista:

    Muito bom!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    o disco completo
    sonoridade FM, a mesma do DX7



    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    um da marca Wersi



    silvG8
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    fernando tecladista
    São instrumentos muito legais, tipo banda de um homem só, mas com uma qualidade muito superior aos arranjadores. Interessante que a maioria das pessoas que tocam esses instrumentos realmente sabem tocar. Muito legal o vídeo da Wersi acima. A qualidade parece superior, provavelmente por ser um instrumento mais novo (??).

    Queria falar contigo por email. Se puder me mandar mensagem: synthwayblog @ gmail . com .

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    silvG8
    ve se apareceu ai

    Interessante que a maioria das pessoas que tocam esses instrumentos realmente sabem tocar
    se reparar esses da yamaha nos festivas electone, videos que tem por ai..
    boa parte só é gravado a bateria e trocas de se de timbres (as vezes as trocas de timbres é realizada naquelas orelhinhas ao lado do pedal de volume ou naqueles botões entre os teclados do orgão

    a função de arranjador mesmo como é nos PSR boa parte não usa nesses videos

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    é da roland mas curti o baixo na pedaleira



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha Electone Station - o que é isso?!