Sensação de choque

    Autor Mensagem
    soruji
    Veterano
    # mar/17


    Pessoal, é o seguinte:
    Venho tendo essas sensação de choques leves quando toco meu piano digital (Yamaha P105 e P155). De vez em quando sinto leves formigamentos nos dedos, principalmente quando toco com as mão muito próximas, ou faço um ataque mais forte nas teclas.
    Será que é algo com a tomada? Porque em outros pianos digitais, eu não sinto isso.

    jorget
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: jorget
    · votar


    Primeiro que tecla nenhuma dá choque ou forma estática por serem de madeira esmaltada. Segundo que não custa dar uma "descarregada" da estática dos teus dedos ao encostar eles num metal aterrado, podendo ser uma torneira ou janela/esquadria metálica, ou mesmo andar um pouco descalço em piso de cerâmica/cimentado.

    Por último, isso também (pode ou não ser) tendinite, o mesmo problema ocorrido com muita gente que tecla computador ou fica no mouse. Faça os testes acima, se não der resultado, procure um ortopedista.

    obs: caso queira "poupar"um médico, exercite tuas mãos sempre

    soruji
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    jorget

    O mais curioso é que eu só tenho essa sensação quando estou tocando no meu teclado. Em instrumentos acústicos, ou até em outros pianos digitais, não acontece isso.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    soruji

    Choque nas teclas de plastico?

    Tipo aqueles arrepio dos cabelos do braço no velho tubo da televisão? Deve ser eletricidade estática. Nunca aconteceu comigo não, mas parece que é o que descreve.

    Desplugue a fonte da tomada e em seguida do piano. Deixe uns 5min. Cê pode também tocar descalço, que a energia estática teoricamente iria para o chão através dos seus pés.

    Mas isto apenas se você for o Super Shock. kkkkkkkk! Brincadeira mano.


    Outra sugestão medica, alem das que foram citadas, formigamento é sinal de má circulação sanguínea.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    soruji

    Por acaso tu cobre o instrumento com um pano?

    soruji
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Synth-Men

    Sabe por que desconfio que é a tomada? Uma vez eu tava tocando, e a luz ia piscando a cada pressão na tecla. Talvez esteja puxando energia, não entendo muito bem. A sensação de choque é bem pequena.
    Vou seguir essas dicas também.

    Ismah

    Eu cubro com o forro que veio na caixa e também com uma flanela por cima.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Não, da tomada não é. Porque as teclas são atuadores na melhor hipótese terciários para o acionamento do toque. A energia que passa ali é menos do que tu se secando após o banho.

    A queda de energia pode ser por causa do piano, mas aí eu recomendo rever essa fiação, porque não faz sentido isso acontecer...! Se fosse um amplificador de mil watts ou mais, tudo bem.

    Eu aposto que é essa forro criando estática. Experimente usar outro pano.
    Todavia, não se arrisque

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17
    · votar


    soruji

    "Eu aposto que é essa forro criando estática. Experimente usar outro pano."

    Vou na linha do Ismah

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Choque mesmo ou d9r de tendimete?

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Mas fica um ponto sem explicação.
    Porque em outros pianos digitais ele afirma que não acontece isto.

    Então pode ser a fonte, ou sei lá qualquer outro problema ou defeito de fabricação, ou disfunção, que acabe passando uma certa energia para os dedos?
    Este é um ponto importante.


    Qual a explicação?

    A mãos por natureza própria são sensitivas, qualquer formigamento e outras anormalidades podem ser sentidas.
    A mão muito quente ou a mão muito fria.
    É difícil de explicar, por exemplo eu sei quando estou com a glicemia alta só pelas mãos, se a pressão sanguínea esta alta ou esta baixa.
    Depois é só confirmar com aparelhos de medição.

    E pode estar relacionada a circulação sanguínea, mas continua a pergunta?
    Porque só acontece neste teclado?
    E em outros teclados não aparece o mesmo problema, as mãos são as mesmas, e continuam cumprindo a sua função, seja de tocar, mas acima de tudo sentir, pois as mãos são receptivas e muito sensíveis, e o ponto do corpo onde o sentido do tato funciona melhor.
    Mas também não é só o tato, a mão consegue perceber outras energias.

    Então em teoria por eliminação, o problema esta no teclado, tem algo que conforme uma combinação de eventos (pé no chão, estática e outros, aliados a um defeito interno) pode estar gerando esta sensação de choque.
    Ou na extensão de coisas ligadas no teclado (tomada, fio etc)
    A fonte pode estar desregulada fornecendo uma energia a mais.
    Ou algum componente interno pode estar conectando alguma coisa que não deveria, ou até algum defeito de componente, mas qual?


    E as mãos estão detectando que algo tá errado, de uma forma ou outra, fisiologicamente mesmo não estando em teoria com a saúde 100%, ou um defeito material, a mão continua a prestar o seu serviço.

    E a sensação de choque é um alerta dado pelas mãos, isto é fato.

    Revise tudo, toque outros teclados na mesma tomada.

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Adler3x3

    Da fonte não vem. Todos instrumentos de teclas usam switches de borracha, e teclas de material não condutor. Se fosse um órgão eletro-mecânico, ou ligado a algum amp valvulado (possível fonte de alta tensão) até consideraria, mas assim não faz sentido...

    Estática seria a única origem plausível de eletricidade - quando vê algo ressona e fica atritando com o pano. Uma pequena hipótese de que seja o caminho inverso, a cadeira, pedal ou mesmo chão se carrega de estática por algum motivo, e descarrega para o teclado... Mas choca-se novamente com a questão do isolamento das peças.

    O mais lógico parece ser tendinite, do que alguma corrente de fuga...

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah

    Sim não faz sentido, realmente estas partes em teoria não deveriam dar choques.

    Mas porque não acontece o mesmo problema em outros teclados?

    Qual é a diferença?

    E a frequência de uso deste teclado por mais tempo que os outros?

    Tryck
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Ola no meu caso estou usando um teclado yamaha prs-530 na igreja e acontece que com o uso do pedal esta tento uns estalos (um barulho estranho, como fosse produzido por um pequeno choque) quando menos se espera...conversei com um amigo eletricista....ele disse que pode ser descarga de energia estática... achei uma situação estranha, levei o teclado para minha casa...testei e não aconteceu os estalos...(detalhe: na igreja o teclado estava ligado a um filtro de linha junto com outros equipamentos...eu o liguei em outra tomada, assim diminuíram os estalos...mas ainda assim esta acontecendo às vezes....pensei que o problema pudesse ser com o pedal ..mas testei esse mesmo pedal em outro teclado e funcionou normal, pensei em testar no meu teclado psr-530 uma outra fonte...(o que farei hoje) o eletricista também falou que poderia ser alguma sujeira interna. Porém não tenho certeza ainda....

    soruji
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Pessoal, tava quase fechando esse tópico, porque não tive mais ocorrência desse choques, porém, agora há pouco aconteceu de novo, e foi um pouco mais forte, por assim dizer.
    Notei que isso aconteceu justamente quando troquei o pedal. Co o anterior não estava tendo esse problema.
    Será que existe a possibilidade do pedal de sustain ser o responsável por esses choques?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    soruji

    se acha que é algo eletrico e não tendinite

    toque sem pedal e calçado

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Continuo achando que é estática do pano, que é descarregada, pois o pedal propriamente dito, é aterrado e condutivo...

    soruji
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    fernando tecladista

    Embora eu estude jazz, há músicas que preciso usar pedal.
    E ontem eu estava calçado.

    Ismah

    Não está coberto com pano. Aconteceu ontem, justamente quando coloquei o pedal que estava usando quando aconteceram as ocorrências, só que ontem eu pareci ter sentido mais, antes era só sensação.

    soruji
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Poderia ser o benjamim também?

    Eu utilizo um nessa tomada, mas fica ligado apenas o teclado nessa tomada.
    Vou trocar a extensão também, pra ver se melhoram as coisas.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Tu canta nesse grupo?

    soruji
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Tu canta nesse grupo?


    Não entendi.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Mesas analógicas costumam ter fuga de corrente. Normalmente há uma tensão entre o chassis e o terra/neutro da tomada e não é um valor baixo, já achei casos de 70 V...
    Se por algum acaso estás cantando, mas não toca a terra (devido a um tapete, por exemplo), tu " entra nessa tensão", e acaba se equalizando com a diferença de potencial presente (entre o mic e o terra). Como não está ligado ao terra / neutro, não há corrente, logo não há choque...
    O que explicaria em parte tomar choque usando determinado pedal, e normalmente não... Talvez até a fonte do teclado, o cabo, etc acabe atuando como um terra de massa ou algo assim...

    Ainda não achamos a fonte dessa tensão parasita...

    soruji
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Galera, testei outro piano, na mesma tomada e tá acontecendo o mesmo problema. Acho que é a tomada mesmo.
    Usamos o multímetro aqui pra ver se não tem nada de anormal, e parece que tá tudo funcionando bem (ou eu que não sei avaliar mesmo), então acho que o lance é trocar de tomada.
    Uma pergunta: se o problema for mesmo a tomada, utilizar um filtro de linha pode ajudar a não acontecer esses choques?

    soruji
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Pessoal, voltando com essa novela (rsrs):

    Ontem testei o teclado em outra tomada, e agora estou vendo que o problema está no próprio teclado mesmo, pois com o marcador de volume no médio, às vezes o som sumia, como se tivesse no mínimo ou desligado. E o botão de desligar não tava funcionando. Precisei tirar a fonte da tomada, mas quando colocava, nem precisava apertar o on/off, porque ele já ligava direto.

    Será que tem algum mau contato por dentro? Algo que fique muito caro numa assistência tècnica? Aliás, já precisaram utilizar A.T da Yamaha alguma vez?

    Obrigado, desde já.

    jorget
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Porque o problema está no teclado e não em voce? Já listou os lugares que vai, pega, encosta antes de pegar no teclado? Faça uma lista, ponha um aviso no teclado pra antes de pegar nele, de tocar bem uma torneira e depois pegue nele. Vai que voce seja o "rei" de pegar estática e não saiba.

    metal_ofender
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Eu sempre tomo choque quando plugo a guitarra no PC e estou sem chinelo de borracha ou sem camisa.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    E o problema pode estar na fonte.

    Anos atrás tinha um teclado que o som variava muito.
    Troquei a fonte e tudo ficou normal.

    E percebi que a fonte que comprei junto com o teclado (que me empurraram) não era a mais adequada para o produto, abaixo das especificações técnicas.

    soruji
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Adler3x3
    Acredito que não seja a fonte.
    Andei pesquisando e vi que a linha P tem apresentado esse problema em modelos abaixo, conforme consta nos links

    https://www.electronica-pt.com/forum-eletronica/nao-sou-tecnico/91983- piano-digital-yamaha-p-70-avariado-tenho-esquema-do-circuito

    http://sp.olx.com.br/vale-do-paraiba-e-litoral-norte/instrumentos-musi cais/piano-digital-yamaha-p95-426691453

    Não sei se compensa arrumar.

    jorget
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: jorget
    · votar


    O que a mola do botão desliga tem a ver com estática? Tão fácil pesquisar na internet sobre estática.














      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sensação de choque