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soruji Veterano |
# nov/16
E aí galera, tudo bem?
Estou estudando comping jazz para piano, e queria estender essa ideia para todas as tonalidades, através dos diversos standards que temos. Então resolvi criar esse tópico, para que aqui coloquemos sugestões de standards (Bossa Nova também vale), em ordem cromática de tonalidade (considerando a afinação do piano). Lá vão alguns:
C : Take The a Train, Satin Doll, St. Thomas
Db: ?
D: Wave, Spain
Eb: Misty, Blue Bossa. Mr. PC
E: ?
F: Summer Samba, Garota de Ipanema, Billie's Bouce
Gb: ?
G: All Blues, Tune88
Ab: Cantaloupe Island
A:
Bb: Blue Monk, The Chicken, Autumn Leaves,
B: ?
Eu coloquei "Standards", mas vale para todas as vertentes do jazz, desde a era do swing até o controvérsio smooth. Se eu conseguir completar as 12 tonalidades, já terei um repertório bacana pra treinar os comping jazz. =D
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fernando tecladista Veterano |
# nov/16
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De curiosidade explica esse negocio ai
Explica esse negocio de tons já que se pode tocar em qualquer um, já encontreii garota de panema em C
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waltercruz Veterano |
# nov/16
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A: Chovendo na Roseira.
Spain seria Bm não? (tá, eu sei que é relativo, só to sendo chato).
Ebm: African Flower
F: O barquinho
Eb: As times goes by
fernando tecladista: acho que ele se refiriu aos tons mais comuns. Tem coisas que são easy de transpor na hora, outras precisa pensar uns cinco minutinhos antes. Mas vejo sempre garota de ipanema em C e F, praticamente intercambiaável. Mas se algum cantor me pedir pra tocar ela em Eb 5 minutos antes do show, eu provavelmente apelaria pro transpose, ahha
Em: My favorite things
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fernando tecladista Veterano |
# nov/16
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waltercruz Até entendi, eu queria saber o que é esse treco e qual a relação com a ordem de tons ou se é somente uma questão de estudar em todas as tonalidades
Nesa hora só me vem a cabeça o frqvo bem temperado e suas tonalidades
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soruji Veterano |
# nov/16
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waltercruz
Sim, Bm é relativo de D. =)
A ideia é pegar as músicas nas tonalidades originais. Sim, dá pra transpor pra qualquer tonalidade, mas eu particularmente acho mais interessante pegar 12 músicas diferentes, cada uma em um tom, do que pegar a mesma música e transportar pra todos os tons. Didadicamente, pode ser um baita exercício (algo que o próprio Bill Evans adorava fazer), mas como forma de ampliar o repertório, acho que também é válido.
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