Review Korg Minilogue

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # out/16 · Editado por: silvG8


    Estando em uma nova situação de total tédio, acabei decidindo redigir um
    pequeno review do Minilogue pelo celular (o que deve me consumir algum
    tempo).

    Comprei recentemente mas consegui me habituar muito rapidamente ao
    instrumento.

    Não pretendo passar especificações neste review. Se tem curiosidade, veja no
    site da Korg.

    O QUE É?
    Vejo o Minilogue como a versão analógica do bom e velho MicroKorg, com 4
    vozes de polifonia dentro de uma embalagem portátil. É um sintetizador simples
    e acessível financeiramente, mas com som que surpreende.


    HARDWARE
    Muito bem construído. Dou grande destaque à escolha dos materiais,
    principalmente a parte superior em metal e a qualidade dos controles (knobs,
    switches e botões).

    O display, embora pequeno para ler parâmetros, traz um osciloscópio muito
    legal de ver.

    As teclas são excelentes. Esse tamanho médio entre a normal e as mini é o que
    considerei ideal para portabilidade. Tem uma boa curva dinâmica também.

    Possui todas as conexões essenciais com o mundo externo. Destaque para o
    MIDI Din, incomum em instrumentos pequenos.

    Não gostei da alavanca, que funciona de forma universal, como pitchbend ou
    modwheel.


    VCOs
    Aqui acho que a escolha dos VCOs fez toda a diferença - o batimento é
    espetacular de ouvir. Infelizmente, não são pesados, faltando aquela potência
    de outros analógicos nos graves - possuem tonalidade muito agradável nos
    médios e agudos.

    As modulações também ampliam bastante as possibilidades. Ring, sync e
    crossmod são adições muito bem vindas.

    Em termos de qualidades únicas, gostei bastante de como é possivel moldar as
    formas de onda (como PWM). Aqui o Minilogue se diferencia dos tradicionais
    analógicos e parte pra sons mais exóticos.


    VCF
    Gostei muitíssimo do filtro, talvez ate tenha sido o que me vendeu o instrumento
    (fora a parte de interface e qualidade de construção).

    Tem uma tonalidade mais aveludada em relação ao Prophet, que estou
    habituado. Isso permite sons mais suaves.

    A ressonância tira muita potência dos graves, mas nos agudos faz bonito. É
    uma analise subjetiva...

    Resumidamente, acho que é um filtro realmente voltado para polifonia, e não
    funciona muito bem com graves.


    EGs
    Felizmente são 2, e muitíssimo rápidos. São tão rápidos que inclusive geram o
    famigerado click. E possível criar todo tipo de combinações.

    ADSR básicos, não tem muito o que adicionar. Além de controlar amplitude e
    filtro, pode ser aplicado à freqüência do oscilador 2 e ao LFO (freqüência ou
    intensidade individualmente).

    O click pode ser removido apenas adicionando um mínimo de attack e release
    aos dois envelopes. O pessoal no exterior faz muito escarcéu com isso.

    Outro detalhe: o envelope pode funcionar em legato também, não somente
    sendo re-triggered como de fabrica. (Tem que colocar o portamento em zero e
    não off.)


    LFO
    Por alguma infelicidade colocaram apenas 1. Em monofônicos, até que vai, mas
    senti falta de um segundo.

    Aqui é bem básico mesmo, com formas de onda simples que atuam sobre
    cutoff, pitch e PW. O problema é que obrigatoriamente é feito de forma
    universal, não podendo escolher por exemplo alterar o PW de apenas 1 dos
    osciladores.

    A opção de usar o EG sobre a freqüência ou intensidade do LFO permite alguns
    sons legais. Alias, o LFO vai de muito lento ate freqüências audíveis.


    DELAY
    Esta é a parte que não me agrada. O delay digital tem muito ruído, deixando o
    som muito pouco profissional.

    Ainda assim, em tempos mais curtos, com feedback sem exageros, da pra criar
    uma ambientação própria do instrumento e vista em muitos presets.

    É razoável, nunca bom o suficiente pra justificar por exemplo uma troca por um
    possível segundo LFO na codificação ou ate mesmo uma mini matriz de
    modulação.

    Pra mim, perda de espaço tanto na codificação quanto no painel, mas entendo o
    apelo a alguns tipos de usuários.


    SEQUENCER
    O grande barato, pelo menos pra mim, não é usar o sequencer com notas - que
    seria interessante apenas em pequenas brincadeiras com alguns Volca - e sim
    com automações de parâmetros (até 4!!).

    Posso gravar a movimentação de um knob e deixar tocar sem notas. Com isso,
    posso alterar individualmente parâmetros para os quais não existe nenhum tipo
    de modulação endereçável. O PW de apenas um dos osciladores é um bom
    exemplo.

    Para notas, é bacana que é possível alterar o tempo de cada step do sequencer.
    O compasso único com 16 steps pode virar 16 compassos com acordes por
    exemplo.

    Cada seqüência é salva com cada som. Isso permite que a minha idéia acima
    funcione (salvar automações apenas).


    VOICE MODES
    Não preciso explicar um a um, mas isso torna o Minilogue ainda mais versátil.
    Além de usar como polifônico comum, o Minilogue pode ser usado em mono,
    uníssono, duofônico e mais.

    Essa versatilidade das vozes também me agradou muito. É interessante que
    cada modo possui sua propria particularidade - em mono por exemplo, adiciona-
    se um sub-oscilador.

    Um ultimo detalhe, não necessariamente ligado aos voice modes: o Minilogue
    tem um ganho baixo quando amplificado se considerando outros analógicos.


    MIDI
    O Minilogue não segue os padrões de definição MIDI que os outros
    instrumentos. Isso pode ser uma grande mer** se voce quer usa-lo com um
    controlador ou como controlador. Pra mim, não é problema algum.

    Os parâmetros dentro do instrumento são salvos em alta resolução, e não nos
    tradicionais 128 valores do MIDI 7-bits.


    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    Acho que consegui abordar tudo que é básico no instrumento, de forma sucinta
    e com a minha visão pessoal. Eu gostei bastante do Minilogue, comprei de
    forma totalmente não planejada depois de testar 3 dias consecutivos.

    Considero o preço justo - acredito ter recebido os U$500 que paguei nele. O
    instrumento é leve, bonito de ver e fácil de transportar. Além disso, "fala" igual
    gente grande! Sinto que realmente veio para ser um clássico como o MicroKorg,
    mas analógico.

    Se tiverem duvidas, perguntem.


    DEMONSTRAÇÕES
    https://drive.google.com/drive/folders/0B2OqukjzMyhLYzhWc0NLQ0toRVE?us p=sharing
    (Pode ser necessário fazer download do arquivo)

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
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    Bacana!

    Ainda não vi vendendo aqui no RJ.

    Casper
    Veterano
    # out/16
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    A Korg realmente está com uns produtos bem bacanas.
    Principalmente se comparar com seus concorrentes
    diretos (Roland e Yamaha) que acham que inovação
    é a recriação digi-tosca de seus próprios produtos.

    Não entendo também o motivo do delay interno.
    Efeitos em um equipamento assim só fazem sentido
    se forem extremamente bons. Caso contrário,
    ficarão eternamente desabilitados. O público desse
    tipo de equipamento geralmente usa efeitos externos
    muito dedicados.

    Parabéns pela aquisição e pelo review.





    silvG8
    Veterano
    # out/16
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    Synth-Men
    Comprei fora, ainda não vi vendendo em terras tupiniquins. Atualizei com
    demonstrações.

    Casper
    Com toda certeza pretendo usar somente efeitos externos. O delay interno é
    sofrível pra qualquer produção profissional. Diverte, mas não serve pra gravar.

    Como já falei, gostei bastante do bichinho. A Korg realmente tem mandado bem
    nos seus lançamentos atuais. Não estão brincando em serviço. Os Volca
    também são espetaculares. Quase comprei um Volca FM enquanto estava lá.
    Minha namorada que falou "chega menino!" e eu acabei deixando pra próxima.


    Adicionei umas demonstrações com o instrumento. São vários arquivos de
    áudio. Estão disponíveis no link abaixo:
    https://drive.google.com/drive/folders/0B2OqukjzMyhLYzhWc0NLQ0toRVE?us p=sharing

    silvG8
    Veterano
    # out/16
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    Alguém conseguiu ouvir as demonstrações?

    Gostaria de saber da opinião dos colegas...

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
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    silvG8

    Alguém conseguiu ouvir as demonstrações?

    Gostaria de saber da opinião dos colegas..



    Ouvi sim! Putzs! Ele tem um punch bem forte! Os gringos chamam de timbres gordos.

    Achei lindo de morrer o PAD Beautiful e os osciladores sincronizados. O Metalchoir está parecendo até um timbre formant.

    São timbres consistentes, harmônicos bem preenchidos, O timbre In Motion também é bem pancadão.

    Os Bells com ring modulation ficaram bem interessantes, deu uma degradação no repouso do timbre muito agradável.

    Outro timbre que me deixou bastante curioso é o Supercross. Isto porque ele se assemelha a uma supersaw, mas sem aquela super estridência e o super brilho.

    Este timbre está bem macio ou aveludado, com uma consistência harmônica bonita. Parece que os harmônicos foram colocados a mão e cada um sabe por conta própria o seu limite.

    As supersaw tradicionais que temos por ai, dá uma certa embolada em determinada altura, e a ação dos filtros sobre elas é mais dinâmico e estético do que prático.

    Aos amigos, entendam que não estou criticando a supersaw, mas apenas comentando as diferenças. Pois na supersaw tradicional, caso você feche o filtro, perde muitos harmônicos, mas este timbre supercross tem o som fechado, mas os harmônicos estão todos lá.

    Abraços!

    waltercruz
    Veterano
    # out/16
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    Ouvi agora silvG8!

    Acompanho bastante o r/synthesizers lá no reddit, e houve um rebuliço quando ele foi lançado! Vi muita gente (chata pra caralho) reclamar do click, mas não me parece ser um problema. Ouvi suas demos e gostei muito! Se tivesse condições, com certeza teria um.

    waltercruz
    Veterano
    # out/16
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    discorules
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: discorules
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    Comprei esse synth também em uma viagem recente. Curti muito, principalmente o fato de ter 4 voices, pois dá pra fazer acordes e com isso conseguir pads e leads mais encorpados. Também achei que falta um pouco de peso nos sons mais graves, mas nada que desmereça o synth em si mesmo porque, é um excelente custo benefício : paguei 479 dólares depois de chorar na Sam Ash de NY :)

    Eu preferia uma versão sem teclas, só com o synth stand-alone, não curto teclas pequenas e acabo sempre usando um outro controlador, mas até o momento não tem uma versão sem teclas dele.

    Você sabe se existe algum plugin VST pra ele, pra ser usado com uma DAW ?

    Tipo no caso do Moog Voyager, que tem o Voyager Plug SE, que é um VST / AU que você consegue plugar na sua DAW pra salvar presets, fazer automação de parâmetros etc : https://www.moogmusic.com/products/apps/voyager-plug-se-vstau

    O plugin não tem sons, é apenas um controlador VST do synth. Como eu uso Ableton, sempre sinto falta de algo assim quando uso algum hardware... Claro, sei que dá pra salvar no próprio hardware, mas ainda assim seria bem mais prático abrir o projeto no Ableton e já posicionar no preset em questão.

    Ótimo review, valeu !

    Abraço !

    silvG8
    Veterano
    # out/16 · Editado por: silvG8
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    Synth-Men
    Obrigado pelo comentário. Então, os sons mais pro lado do Ring Modulation são um ponto forte do Minilogue. Alguns dos sons que parecem bells na verdade usam crossmod, funcionando quase como FM - bem legal de experimentar.

    O Supercross foi um acidente feliz... acabei usando uma intensidade que casou com o som de uma supersaw no crossmod. Foi bem ao acaso, e a partir da primeira experiência passei a criar vários sons com essa sonoridade - variando a desafinação dos osciladores de cada um.

    waltercruz
    O click, pelo menos para mim, não é problema. Inclusive uso ele em alguns momentos para criar ataques diferentes para alguns sons. Obrigado por ouvir e comentar, fico feliz que tenha gostado.

    Imagino que chegará ao Brasil com um preço relativamente acessível. Se conseguir testar, e estiver ao seu alcance financeiramente, cai dentro. Eu realmente amei o pequeno instrumento.

    discorules
    Comprei em NY também... infelizmente já não tinha mais na Sam Ash, mas tentei comprar lá, acabei indo na BH e lá tinha até um pra testes.

    Eu particularmente gosto muito do fato que ele tem teclas. Adorei as pequenas teclas e acho que pode me servir muito bem como um controlador para outros módulos, principalmente porque possui uma entrada para áudio externo.

    Por enquanto não tem nenhum tipo de editor oficial em formato VST/AU. Talvez no futuro. O que tem é um "biblioteca" para compartilhar sons e organiza-los no instrumento (lá no site da Korg). Se quiser, aposto que tem alguma coisa para Max4Live dentro do Ableton Live. Deve ter algum tipo de interface que algum empolgado criou por aí. Se tiver iPad, dá pra montar uma interface própria com o Touch OSC e outros similares.

    Compartilhe sua experiência também! E sons, músicas, etc.


    Valeu!

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