Passeio na SamAsh e GuitarCenter

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # set/16


    Olá! Estive/estou menos ativo aqui no fórum, mas fiz uma viagem e tive várias experiências com diversos instrumentos e queria trazer algo para o fórum. Basicamente tive um tempo de test-drive com alguns sintetizadores do momento e quero compartilhar...

    Korg Minilogue
    Tão bom que comprei um. Melhores mino-teclas do mercado, som muito legal e acabamento espetacular. Depois uma análise mais profunda.

    Korg Microkorg
    Este é apenas um adendo, já que tem mais de dez anos em produção. Eu pude usar os dois modelos (Mk1 e XL) e é engraçado o quão melhor o antigo é em termos de construção. Knobs e teclas bem decentes.

    DSI Prophet 6
    Realmente é um instrumento magnífico. Existe sim algo de superior em seu som quando comparado ao Prophet 08, mas a experiência em usar os dois é bem parecida. Tem um som característico da marca, mas é bem mais simples atingir boas sonoridades com o 6. O 08 se sai melhor em sons mais experimentais.

    DSI OB6
    Cara, é quase igual ao instrumento acima, mas com um filtro muito mais gostoso de ouvir. A impressão que tive é que são os mesmos osciladores e apenas o filtro que é diferente. Os efeitos em ambos são incríveis e a sonoridade do OB é bem mais o que eu espero de um poly analógico.

    Yamaha Montage
    Não tive interesse em tocar mas senti o que era o instrumento. Qualidade do Motif XF com um pouco mais de plástico, com rebarbas no encaixe que não gostei muito. É um instrumento jamanta e eu não recomendaria de forma alguma pra ninguém que precisa de mobilidade.

    Roland System 1
    Som razoável, melhor que o Gaia, mas teclas de trajeto curto que me pareceram bem desconfortáveis. Não pude testar os plug out neles.

    Roland Boutique Ju-06, Jx-03 e Jp-08
    São minúsculos, conexões muito limitadas e parecem muito, muito frágeis. Até que o conjunto como algo móvel (controlador + 1 módulo) é legal, mas o som não é nada do que se vê nas demonstrações oficiais. Parece com os plug-out, com limitação em polifonia. Reforço: é beeeeeeem pequeno.

    Hammond SK-1
    Nunca vi aqui pra testar... ouvi, gostei, leslie muito boa, teclas legais, mas ainda preferi o som cru do Nord, que é mais comportado. Parece bem leve como o Nord.

    Elektron Analog Rytm
    Esse é do ca*****!! É simplesmente a melhor drum machine que testei... a Roland que veio depois ficou no chinelo. Depois comento mais...

    Roland TR-8
    Drum machine bem simples e acessível, mas com construção muito boa (de verdade!). A qualidade dos botões e sliders é surpreendente.

    Teve uns outros bagulhos no meio do caminho, praticamente todos os controladores do mercado e tenho comentários interessantes, principalmente dos high-end. Matando o tempo aqui no aeroporto...

    Valeu galera!

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16
    · votar


    silvG8
    Dessa lista aí, minhas escolhas pessoais seriam:

    DSI Prophet 6
    Prophet é sinônimo de clássico, então...

    Yamaha Montage 76/88
    Hoje tenho um MOX8, mid-level, mas tenho feito bons trabalhos com ele. O Montage seria meu upgrade natural, mas claro que eu jamais levaria um instrumentão caríssimo e pesado desses por aí, ainda mais quando se trata de local pequeno com cachê idem... Seria mais para trabalhar em casa ou em ocasiões muito especiais.

    Korg Microkorg
    Um dos melhores sintetizadores analógicos (?) que conheço, porém, eu ainda colocaria um controlador de 49 teclas "normais" nele. Minhas mãos são grandes e eu não me sentiria confortável com mini-teclas.

    silvG8
    Veterano
    # set/16
    · votar


    mano_a_mano
    O Microkorg é VA, não analógico. Cara, surpreende o quanto essas mini-teclas são acessíveis para quem toca linhas de sintetizadores que não sejam solos de rock progressivo. É muito fácil de se habituar...

    O Prophet 6 é muito legal, mas provavelmente eu escolheria o OB-6. ;)

    silvG8
    Veterano
    # set/16 · Editado por: silvG8
    · votar


    Comparando controladores de alto custo:
    Akai Advance 49 - teclas muitíssimo boas, knobs bons e interface interessante, embora seja ligeiramente grande.
    Nektar Panorama 49 - uma decepção nas teclas, no máximo do mesmo nível que o Novation Impulse; os knobs são absurdamente bons, bem como a carcaça.
    Nektar Impact 61 - teclas muito moles, nem um pouco o que gosto (sei que é beeem mais barato).
    Komplete Kontrol S49 - sem dúvida as melhores teclas e provavelmente o melhor entre eles e na minha opinião o único controlador que chega perto ou até mesmo é melhor em qualidade do que algo vindo das grandes fabricantes - totalmente surpreendente. As teclas são melhores que dos workstations top Yamaha/Korg/Roland.
    Rolands - em geral não gostei de nenhum dos controladores, nem dos de teclas pesadas.
    Korg Tactile - é razoável, mas não chega perto da qualidade dos 3 primeiros.


    O legal foi poder usar todos esses controladores um ao lado do outro. Fui usando e comparando diretamente um com o outro, e na minha opinião as melhores compras são o Akai e o Native Instruments. Cobram caro mas oferecem qualidade inigualável aos outros.


    SEABOARD RISE
    Então...... quem já viu alguma coisa deve ter visto como é profundo em termos de opções em várias formas de tocar o controlador. Não pretendo explicar o que é.

    A sensação de usar o instrumento pela primeira vez é estranha. Você tem que reaprender a tocar, pois qualquer movimento pode acionar coisas diferentes no som.

    Eu achei muito interessante como idéia, e o feedback que se recebe na mão ao toca-lo é simplesmente incrível. Uma borracha que ao mesmo tempo é rígida e também suave, com uso de aftertouch polifônico, trêmolo com os dedos e slides livremente.

    Ainda assim, acho que o slide ainda não está muito bem configurado, pois tem que ser feito apenas na parte lisa (abaixo e acima do que se vê como "teclas"), o que fica meio estranho na performance. Uma outra coisa estranha é que o material que recobre o instrumento as vezes agarra na mão e você sente uma "desconexão" dos seus dedos com o instrumento, como se fosse uma lycra fina por cima de outro tipo de borracha (que seria efetivamente as "teclas").

    Mesmo com tudo isso, acho que é algo que tem muito espaço para evoluir, não só na música, mas em vários outros campos. Pode se tornar uma ferramenta a ser usado em diversas aplicações. Parece ter também um marketing monstruoso e dinheiro investido de fora, porque estavam em mostruário em todas as lojas que fui.

    No mais, é isso..... se quiserem saber mais, à vontade.

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    silvG8
    O Microkorg é VA, não analógico.
    Por isso botei o "(?)" - por não saber se era mesmo analógico ou um VA.

    surpreende o quanto essas mini-teclas são acessíveis para quem toca linhas de sintetizadores que não sejam solos de rock progressivo. É muito fácil de se habituar...
    Já tentei tocar em mini-teclas e a primeira coisa que fiz foi desistir. Talvez por estar muito acostumado a tocar piano, logo, muita força, mãos grandes etc., mas simplesmente não teve jeito de eu conseguir fazer qualquer coisa com mini-teclas.

    silvG8
    Veterano
    # set/16
    · votar


    mano_a_mano
    Talvez eu tenha uma facilidade maior pra me adaptar por não ter uma mão muito grande, e tenho dedos longos e finos, acaba funcionando. Realmente, se já tentou e não rolou, é porque provavelmente não vai funcionar. Engraçado que o Microkorg é um instrumento incrível que nunca veio numa "roupagem" de tamanho normal.

    waltercruz
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Da lista de coisas que vc testou, tenho curiosidade do Minilogue (parece ser um excelente custo benefício), do Microkorg (que é meio que um clássico moderno) e do OB6. Aindei ouvindo bastante Oberheins esses tempos, que som lindo!

    Casper
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Pelo que estou observando no mercado, o Elektron Analog Rytm
    supera os concorrentes com vasta folga. Até o Dave Smith
    Instruments Tempest parece comportado perto do Elektron.

    De suas experiências, tenho a impressão que os DSI seriam
    os que mais me chamariam a atenção também. O OB6 parece
    ter um som surreal.

    silvG8
    Veterano
    # set/16
    · votar


    waltercruz
    Eu estou elaborando um pequeno review do Minilogue. Adianto que realmente é um custo beneficio incrível.

    O OB-6 tem um som muito bom, na minha opinião vale bem mais a pena que o Prophet-6. Ainda assim pensaria muito antes de comprar qualquer um dos dois por serem limitados em vários aspectos na geração do som e tipicamente não serem encaixáveis em produções musicais mais pro lado moderno - sempre vai ter aquela pegada anos 80. 49 teclas também foi uma pequena mancada ao meu ver...
    Casper
    O Rytm é estupidamente bom. Fiquei impressionado com os resultados rápidos e de peso apenas com a parte analógica, mas ainda é possivel usar samples e o HD interno é bem grande (1GB). Um exemplo, é que é possivel copiar kicks de TRs sem muita dificuldade, mas se jogar um sample ja pronto o VCF e VCA dão um peso e calor sensacionais pra amostra.

    O OB-6 é realmente bom, como falei acima. Claro que não é o foco, mas não gostei de sons monofonicos nele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Passeio na SamAsh e GuitarCenter