Sobre harmonia entre diferentes instrumentos

Autor Mensagem
    Juh Marques
    Membro Novato
    # ago/16

Sou tecladista e estou estudando sobre re-harmonização. Que resultado teremos se eu, dentro da harmonia proposta, aplicar a minha técnica, alterando as músicas que eu toco em conjunto? Eu teria que passar a maneira que eu vou tocar para os outros instrumentistas? Ou está tudo bem se eu não sair do tom da música?

sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Juh Marques
    Deixa ver se entendi. Digamos que você tem uma música:

G D Em C

Aí você vai tocar, dentro do mesmo tempo / compassos

G G7+ G/B D D/F# D9 Em Em7 Em7/9 C C9 C7+
    (exagerei propositalmente)

É isso que você perguntou? Se for, se a banda continuar tocando a base simples, vai parecer que você está "improvisando" em cima da base deles. Não acho que é errado, só talvez fique um pouco bagunçado.

JJJ
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Juh Marques

Vou responder como guitarrista: faz isso não... rs

Para o batera, não fará diferença alguma. O baixo sofre um pouco, mas não tanto quanto outro instrumento de harmonia (no meu caso, a guitarra).

Ou... se quiser muito, fale com o guitarrista (se tiver um na banda) e veja se entram em acordo.

soruji
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Juh Marques

A resposta varia muito de acordo com o tipo de reharmonização que você pretende aplicar na música. Mas é sempre bom comunicar os outros músicos quanto a sua intenção, porque embora um Am seja relativo de C, eles são acordes com sonoridade diferente, ainda mais por um ser maior e o outro menor. Então não dá pra esperar que o resto da banda esteja em C e você em Am, e o som esteja 100% claro. Essa comunicação precisa ser mais efetiva ainda quando se trata de um baixista, porque ele tá sempre marcando a tônica dos acordes. Se você substitui "drasticamente" um acorde, por outro e não comunica o baixista, você tesoura ele bonito.