Camadas de um Piano

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # jul/16


    Pessoal, na opiniao de vocês, qual a quantidade mínima para se ter um bom piano sampleado em um teclado?

    Vejo alguns com 3 camadas e são excelentes, mas outros com 8, ficam ruins.

    Na opinião de vocês, quais são as principais características a ser sampleado de um piano?

    Obs: quantas camadas se usa o Motof XS, Korg M3 e Fantom G?

    Valeu

    jorget
    Membro Novato
    # jul/16
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    A quantidade não é tão importante desde o mínimo de 3 (toques leve, médio e forte) pois o que interessa é a qualidade: do piano e da gravação/microfonia. Temgente que sabe da fraqueza das suas gravações e exagera na quantidade de layers. O piano é simplesmente o instrumento musical mais difícil de ser sampleado e raramente se tem gravação ate mesmo perto do seu som real, muitas vezes ficando longe disso, como se gravássemos um Steinway e saísse na gravação um mero casiotone. O problem, além da marca de piano (pior ainda um de parede) e além do equipamento e microfonia, é a posição dos microfones sobre o piano ou em volta, além da sala acústica, distancia,etc. Uma vez lí sobre gravações do sistema Akai (samples vendidos), que usavam um tipo de microfone para cada conjunto de notas (graves a ate agudas), além de diferentes para cada distância do piano, um assimilado mais as grandes vibrações e outros sem filtro pra menores vibrações (vibrações podem ate destruir a qualidade da microfonia). Boa sorte (e se chegar a 30% do som real do teu piano, terá feito história no sampleamento,isso em acústica, vibração, todas as notas, toques,etc). Aqui tem alguma coisa a respeito em português (muito vazio e incompleto mas um começo - procure técnicas em site estrangeiros):

    http://toquevirtual.blogspot.com.br/2013/03/aprenda-samplear-timbres-d e.html

    obs: quanto mais se edita ou se põe efeitos, mais longe fica do real. Samples de qualidade, praticamente não tem nada disso quando bem gravados.

    keys_all
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Poise, recentemente resampleei o Yamaha C3 Neo, da Alicia Keys, nonKontakt ele tem 6gb, no meu ressample usei 3 camadas e mais uma de release (hammer off) e posso dizer, ficou excelente, e tudo isso não passou de 120mb....

    jorget
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Com o site ameaça sair ou "pifar", aí vai o resumo por segurança:

    Olá amigos! Que tal você gravar (samplear) um timbre que você gosta de algum instrumento virtual (VSTi) para usar no Kontakt, já com o arquivo ‘.nki’? Com o software “Extreme Sample Converter” é muito fácil e prático. Veja o tutorial abaixo e teste!
    Mas qual a vantagem disso?
    Geralmente vamos baixando na internet uma grande quantidade de programas VSti, como B4 (Órgão da Native), True Pianos, Korg M1 Le, Wavestation, Sonik Synth, Mr Ray73 (Rhodes), etc. Podemos abrir cada um individualmente (formato standalone), mas fica bem complicado o manuseio ao vivo. Então surge a necessidade de se ter um RACK para abrir todos em um só lugar, porém os mais conhecidos têm limitações, como carregar somente 16 timbres, um por canal. Às vezes até carregam, como no caso do Brainspaw Forte que cria quantas cenas quiser, mas para trocar os timbres diretamente no controlador ficamos limitados a 8 cenas ou pela função ‘next’ (próximo) nada prático. No Forte ainda existe o tempo de demora em carregar os samples do Kontakt e assim estarem disponíveis para uso. Aí surge uma solução bem interessante, uma dobradinha de programas imbatíveis: o Kontakt (melhor player de sampler atualmente) e o Cantábile Performer 2 (melhor RACK de VSTi, veja porque em meu tutorial na guia ‘Tutoriais’) com os quais podemos criar racks ou bancos de samples que podem ser acessados diretamente até mesmo em controladores bem simples, a exemplo do Behringer UMX-610. Neste caso podemos ter acesso direto nos botões e knobs de até 256 samples, sem precisar se quer tocar no notebook e sem qualquer atrazo como se fosse um teclado normal! Assim, ter os VSTi convertidos em .nki para abrir no Kontakt é fundamental. Outra grande vantagem é manipular formatos de samples como de .nki (Kontakt) para .sf2 (para usar no Reason) ou vice-versa.

    O que preciso para começar?
    1. Procure na internet o programa “Extreme Sampler Converter-ESC 3.6”. A versão demo do site oficial vem com um ruído no sample final, assim você poderá baixá-lo, mas após precisará conseguir um serial válido (ou veja via torrent). Existe a versão 2.2, mas falta um recurso importante, por isso minha sugestão ser a 3.6, porém poderá utilizá-lo com a limitação de não fazer ‘layers’ (camadas) e na hora de salvar ele não criar pasta separada para os samples ficando as amostras juntas com o arquivo .nki, o que gera um pouco de confusão.
    Uma Observação Importante!
    O resultado final do programa é muito bom, porém para samplear amostras de piano acústico exigirá uma técnica mais apurada, pois existem muitos detalhes para se chegar a uma boa qualidade. Então considere este tutorial útil para samplear todos os demais timbres. Em outro tutorial poderemos falar exclusivamente do piano acústico. Veja, porém, que isso vale somente para o piano acústico, pois os pianos elétricos em sua grande maioria ficam bons.
    TUTORIAL
    Olá amigos! Que tal você gravar (samplear) um timbre que você gosta de algum instrumento virtual (VSTi) para usar no Kontakt, já com o arquivo ‘.nki’? Com o software “Extreme Sample Converter” é muito fácil e prático. Veja o tutorial abaixo e teste!

    Mas qual a vantagem disso?

    Geralmente vamos baixando na internet uma grande quantidade de programas VSti, como B4 (Órgão da Native), True Pianos, Korg M1 Le, Wavestation, Sonik Synth, Mr Ray73 (Rhodes), etc. Podemos abrir cada um individualmente (formato standalone), mas fica bem complicado o manuseio ao vivo. Então surge a necessidade de se ter um RACK para abrir todos em um só lugar, porém os mais conhecidos têm limitações, como carregar somente 16 timbres, um por canal. Às vezes até carregam, como no caso do Brainspaw Forte que cria quantas cenas quiser, mas para trocar os timbres diretamente no controlador ficamos limitados a 8 cenas ou pela função ‘next’ (próximo) nada prático. No Forte ainda existe o tempo de demora em carregar os samples do Kontakt e assim estarem disponíveis para uso. Aí surge uma solução bem interessante, uma dobradinha de programas imbatíveis: o Kontakt (melhor player de sampler atualmente) e o Cantábile Performer 2 (melhor RACK de VSTi, veja porque em meu tutorial na guia ‘Tutoriais’) com os quais podemos criar racks ou bancos de samples que podem ser acessados diretamente até mesmo em controladores bem simples, a exemplo do Behringer UMX-610. Neste caso podemos ter acesso direto nos botões e knobs de até 256 samples, sem precisar se quer tocar no notebook e sem qualquer atrazo como se fosse um teclado normal! Assim, ter os VSTi convertidos em .nki para abrir no Kontakt é fundamental. Outra grande vantagem é manipular formatos de samples como de .nki (Kontakt) para .sf2 (para usar no Reason) ou vice-versa.

    O que preciso para começar?

    1. Procure na internet o programa “Extreme Sampler Converter-ESC 3.6”. A versão demo do site oficial vem com um ruído no sample final, assim você poderá baixá-lo, mas após precisará conseguir um serial válido (ou veja via torrent). Existe a versão 2.2, mas falta um recurso importante, por isso minha sugestão ser a 3.6, porém poderá utilizá-lo com a limitação de não fazer ‘layers’ (camadas) e na hora de salvar ele não criar pasta separada para os samples ficando as amostras juntas com o arquivo .nki, o que gera um pouco de confusão.


    Uma Observação Importante!

    O resultado final do programa é muito bom, porém para samplear amostras de piano acústico exigirá uma técnica mais apurada, pois existem muitos detalhes para se chegar a uma boa qualidade. Então considere este tutorial útil para samplear todos os demais timbres. Em outro tutorial poderemos falar exclusivamente do piano acústico. Veja, porém, que isso vale somente para o piano acústico, pois os pianos elétricos em sua grande maioria ficam bons.

    Vamos em frente então?

    TUTORIAL

    Samplear VSTi ou instrumentos virtuais utilizando o ‘Extreme Sample Converter’, fazendo conversões entre formatos.

    1. OBJETIVO:
    Apenas como exemplo, podemos usar um VSTi chamado Korg M1 Le baixado na internet com os timbres do M1, mas poderá ser qualquer outro. Talvez deste VSTi queira usar no Kontakt apenas um ou outro timbre que goste, então vamos samplear o mesmo.
    2. PRIMEIRO SERÁ PRECISO FAZER A CONFIGURAÇÃO INICIAL:

    2.1. CONFIGURAÇÃO:
    Abra o programa Extreme Sample Converter 3.6 e faça as duas configurações tradicionais, ou seja, ÁUDIO e MIDI. Vá à aba “Setting” e então “General”. Na opção “Áudio Playback” em “áudio imput” selecione sua placa de áudio. E na opção “Midi in” (External Keybord) o seu teclado controlador deve ser selecionado nas opões. Ao finalizar de “Ok”.

    Olá amigos! Que tal você gravar (samplear) um timbre que você gosta de algum instrumento virtual (VSTi) para usar no Kontakt, já com o arquivo ‘.nki’? Com o software “Extreme Sample Converter” é muito fácil e prático. Veja o tutorial abaixo e teste!

    Mas qual a vantagem disso?
    Geralmente vamos baixando na internet uma grande quantidade de programas VSti, como B4 (Órgão da Native), True Pianos, Korg M1 Le, Wavestation, Sonik Synth, Mr Ray73 (Rhodes), etc. Podemos abrir cada um individualmente (formato standalone), mas fica bem complicado o manuseio ao vivo. Então surge a necessidade de se ter um RACK para abrir todos em um só lugar, porém os mais conhecidos têm limitações, como carregar somente 16 timbres, um por canal. Às vezes até carregam, como no caso do Brainspaw Forte que cria quantas cenas quiser, mas para trocar os timbres diretamente no controlador ficamos limitados a 8 cenas ou pela função ‘next’ (próximo) nada prático. No Forte ainda existe o tempo de demora em carregar os samples do Kontakt e assim estarem disponíveis para uso. Aí surge uma solução bem interessante, uma dobradinha de programas imbatíveis: o Kontakt (melhor player de sampler atualmente) e o Cantábile Performer 2 (melhor RACK de VSTi, veja porque em meu tutorial na guia ‘Tutoriais’) com os quais podemos criar racks ou bancos de samples que podem ser acessados diretamente até mesmo em controladores bem simples, a exemplo do Behringer UMX-610. Neste caso podemos ter acesso direto nos botões e knobs de até 256 samples, sem precisar se quer tocar no notebook e sem qualquer atrazo como se fosse um teclado normal! Assim, ter os VSTi convertidos em .nki para abrir no Kontakt é fundamental. Outra grande vantagem é manipular formatos de samples como de .nki (Kontakt) para .sf2 (para usar no Reason) ou vice-versa.

    O que preciso para começar?
    1. Procure na internet o programa “Extreme Sampler Converter-ESC 3.6”. A versão demo do site oficial vem com um ruído no sample final, assim você poderá baixá-lo, mas após precisará conseguir um serial válido (ou veja via torrent). Existe a versão 2.2, mas falta um recurso importante, por isso minha sugestão ser a 3.6, porém poderá utilizá-lo com a limitação de não fazer ‘layers’ (camadas) e na hora de salvar ele não criar pasta separada para os samples ficando as amostras juntas com o arquivo .nki, o que gera um pouco de confusão.

    Uma Observação Importante!
    O resultado final do programa é muito bom, porém para samplear amostras de piano acústico exigirá uma técnica mais apurada, pois existem muitos detalhes para se chegar a uma boa qualidade. Então considere este tutorial útil para samplear todos os demais timbres. Em outro tutorial poderemos falar exclusivamente do piano acústico. Veja, porém, que isso vale somente para o piano acústico, pois os pianos elétricos em sua grande maioria ficam bons.

    Vamos em frente então?

    TUTORIAL
    Samplear VSTi ou instrumentos virtuais utilizando o ‘Extreme Sample Converter’, fazendo conversões entre formatos.

    1. OBJETIVO:
    Apenas como exemplo, podemos usar um VSTi chamado Korg M1 Le baixado na internet com os timbres do M1, mas poderá ser qualquer outro. Talvez deste VSTi queira usar no Kontakt apenas um ou outro timbre que goste, então vamos samplear o mesmo.

    2. PRIMEIRO SERÁ PRECISO FAZER A CONFIGURAÇÃO INICIAL:

    2.1. CONFIGURAÇÃO:
    Abra o programa Extreme Sample Converter 3.6 e faça as duas configurações tradicionais, ou seja, ÁUDIO e MIDI. Vá à aba “Setting” e então “General”. Na opção “Áudio Playback” em “áudio imput” selecione sua placa de áudio. E na opção “Midi in” (External Keybord) o seu teclado controlador deve ser selecionado nas opões. Ao finalizar de “Ok”.



    2.2.FORMATOS:
    Na aba “Source Format” teremos uma lista com o formato de entrada, ou seja, qual o tipo de amostra ou VSTi que temos e que iremos gravar e converter. Em “Destination Format” outra lista com o formato de saída que queremos. Em nosso exemplo será: VSTi > Korg M1 Le

    a) Source Format: escolhemos o primeiro da lista “VSTi”, pois estaremos gravando amostras de timbres virtuais ou de programas que temos.
    b) Destination Format: será NKI Kontakt, pois quero usá-lo no Kontakt como um timbre a ser carregado. Obs.: o formato ‘.sf2’ também é lido no Kontakt, porém é preferível a extensão ‘.nki’, que é amplamente usada. Se for para usar usar no Reason, então deixe a saída como ‘.sf2’.


    3.PRIMEIRA ETAPA DA GRAVAÇÃO – AJUSTES

    3.1.“Source Format” :

    Nesta guia, selecione “VSTi“, como já foi explicado para ter acesso à aba de ajustes e gravação.
    Indicará quantos ‘layers” (camadas) de samples terá em cada tecla. Por exemplo, poderemos ter 3 layers, variando a intensidade em leve, médio e forte, pois existem diferença de brilho nos timbres conforme batemos mais forte ou fraco.

    3.3.QUALIDADE:
    Existem várias opções disponíveis, mas como temos por objetivo que seja o padrão de qualidade de CD escolha 44100hz e 16 bits. As demais, como 48000hz e 24 bits usado no áudio de filmes em DVD, por exemplo, não resultarão em uma qualidade melhor que seja perceptível.

    3.4.HOLD:
    No botão com aparência de Knob ajuste o tempo de duração de cada amostra, que em média varia de 4 a 9 segundos. Conforme esse ajuste for maior, maior será o tamanho final da amostra. Podemos usar amostras em torno de 8 segundos.

    3.5.MENU:
    Escolha a opção “VST Instruments” na lista, no exemplo aqui é o “Korg M1 Le” ou outro de sua preferência. Quando abrir o software, escolha o timbre dentro do programa o qual deseja gravar. Em nosso caso, poderia ser o timbre “01 Pankala” em “Combi”.

    3.6.NOTAS QUE GRAVAREMOS:
    Aqui devemos definir no teclado virtual as notas que desejamos amostrar. Temos algumas opões:

    3.6.1.Selecionar todas as notas uma a uma: Como existem teclados de várias quantidades de teclas (25, 37, 49, 61, 76 e 88), será melhor trabalhar com a extensão total de 88 notas que servirá para todos usarem. Alguns gostam de amostrar pela “tessitura” do instrumento (extensão entre a nota mais grave e a mais aguda que um instrumento consegue produzir). Fica a seu critério, porém nesse caso as notas não amostradas ficarão sem som no teclado.
    3.6.2.Selecione somente as mais importantes e o programa completará as demais: esta é a melhor opção a meu ver, pois reduz o tamanho final da amostra ficando menos pesado pra carregar. Poderão ser as notas Dó (C) de cada oitava (C0, C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7) ou, se preferir, selecionar as notas Dó, Ré#, Fá# e Lá em cada uma das sete oitavas.
    Um detalhe que requer ATENÇÃO: sempre que selecionar apenas algumas notas para gravar e não todas uma-a-uma, verifique após a gravação se o programa copiou as demais ou se uma ou outra ficou sem gravar. Isso às vezes acontece, quando será preciso regravar até que todas tenham sido endereçadas às teclas. A princípio não deve acontecer, porém, se for o caso, regrave e, se persistir, poderá gravar todas as notas, o que resolverá o problema.

    4.GRAVE:
    No MENÚ escolha “Sampling” e na janela que irá abrir atribua um nome ao Preset (nome do seu timbre que ficará na extensão .nki) e ao nome do Sample (nome das amostras que estará na pasta de arquivo). Em nosso exemplo: Preset ‘Pankala M1’ e ao sample “Pankala”. Dê o “start” e a gravação tem início.
    Olá amigos! Que tal você gravar (samplear) um timbre que você gosta de algum instrumento virtual (VSTi) para usar no Kontakt, já com o arquivo ‘.nki’? Com o software “Extreme Sample Converter” é muito fácil e prático. Veja o tutorial abaixo e teste!

    Mas qual a vantagem disso?
    Geralmente vamos baixando na internet uma grande quantidade de programas VSti, como B4 (Órgão da Native), True Pianos, Korg M1 Le, Wavestation, Sonik Synth, Mr Ray73 (Rhodes), etc. Podemos abrir cada um individualmente (formato standalone), mas fica bem complicado o manuseio ao vivo. Então surge a necessidade de se ter um RACK para abrir todos em um só lugar, porém os mais conhecidos têm limitações, como carregar somente 16 timbres, um por canal. Às vezes até carregam, como no caso do Brainspaw Forte que cria quantas cenas quiser, mas para trocar os timbres diretamente no controlador ficamos limitados a 8 cenas ou pela função ‘next’ (próximo) nada prático. No Forte ainda existe o tempo de demora em carregar os samples do Kontakt e assim estarem disponíveis para uso. Aí surge uma solução bem interessante, uma dobradinha de programas imbatíveis: o Kontakt (melhor player de sampler atualmente) e o Cantábile Performer 2 (melhor RACK de VSTi, veja porque em meu tutorial na guia ‘Tutoriais’) com os quais podemos criar racks ou bancos de samples que podem ser acessados diretamente até mesmo em controladores bem simples, a exemplo do Behringer UMX-610. Neste caso podemos ter acesso direto nos botões e knobs de até 256 samples, sem precisar se quer tocar no notebook e sem qualquer atrazo como se fosse um teclado normal! Assim, ter os VSTi convertidos em .nki para abrir no Kontakt é fundamental. Outra grande vantagem é manipular formatos de samples como de .nki (Kontakt) para .sf2 (para usar no Reason) ou vice-versa.

    O que preciso para começar?
    1. Procure na internet o programa “Extreme Sampler Converter-ESC 3.6”. A versão demo do site oficial vem com um ruído no sample final, assim você poderá baixá-lo, mas após precisará conseguir um serial válido (ou veja via torrent). Existe a versão 2.2, mas falta um recurso importante, por isso minha sugestão ser a 3.6, porém poderá utilizá-lo com a limitação de não fazer ‘layers’ (camadas) e na hora de salvar ele não criar pasta separada para os samples ficando as amostras juntas com o arquivo .nki, o que gera um pouco de confusão.

    Uma Observação Importante!
    O resultado final do programa é muito bom, porém para samplear amostras de piano acústico exigirá uma técnica mais apurada, pois existem muitos detalhes para se chegar a uma boa qualidade. Então considere este tutorial útil para samplear todos os demais timbres. Em outro tutorial poderemos falar exclusivamente do piano acústico. Veja, porém, que isso vale somente para o piano acústico, pois os pianos elétricos em sua grande maioria ficam bons.

    TUTORIAL
    Samplear VSTi ou instrumentos virtuais utilizando o ‘Extreme Sample Converter’, fazendo conversões entre formatos.

    1. OBJETIVO:

    Apenas como exemplo, podemos usar um VSTi chamado Korg M1 Le baixado na internet com os timbres do M1, mas poderá ser qualquer outro. Talvez deste VSTi queira usar no Kontakt apenas um ou outro timbre que goste, então vamos samplear o mesmo.

    2. PRIMEIRO SERÁ PRECISO FAZER A CONFIGURAÇÃO INICIAL:

    2.1. CONFIGURAÇÃO:
    Abra o programa Extreme Sample Converter 3.6 e faça as duas configurações tradicionais, ou seja, ÁUDIO e MIDI. Vá à aba “Setting” e então “General”. Na opção “Áudio Playback” em “áudio imput” selecione sua placa de áudio. E na opção “Midi in” (External Keybord) o seu teclado controlador deve ser selecionado nas opões. Ao finalizar de “Ok”.

    2.2.FORMATOS:
    Na aba “Source Format” teremos uma lista com o formato de entrada, ou seja, qual o tipo de amostra ou VSTi que temos e que iremos gravar e converter. Em “Destination Format” outra lista com o formato de saída que queremos. Em nosso exemplo será: VSTi > Korg M1 Le
    a) Source Format: escolhemos o primeiro da lista “VSTi”, pois estaremos gravando amostras de timbres virtuais ou de programas que temos.
    b) Destination Format: será NKI Kontakt, pois quero usá-lo no Kontakt como um timbre a ser carregado. Obs.: o formato ‘.sf2’ também é lido no Kontakt, porém é preferível a extensão ‘.nki’, que é amplamente usada. Se for para usar usar no Reason, então deixe a saída como ‘.sf2’.

    3.PRIMEIRA ETAPA DA GRAVAÇÃO – AJUSTES

    3.1.“Source Format” :
    Nesta guia, selecione “VSTi“, como já foi explicado para ter acesso à aba de ajustes e gravação.

    Indicará quantos ‘layers” (camadas) de samples terá em cada tecla. Por exemplo, poderemos ter 3 layers, variando a intensidade em leve, médio e forte, pois existem diferença de brilho nos timbres conforme batemos mais forte ou fraco.

    3.3.QUALIDADE:
    Existem várias opções disponíveis, mas como temos por objetivo que seja o padrão de qualidade de CD escolha 44100hz e 16 bits. As demais, como 48000hz e 24 bits usado no áudio de filmes em DVD, por exemplo, não resultarão em uma qualidade melhor que seja perceptível.

    3.4.HOLD:
    No botão com aparência de Knob ajuste o tempo de duração de cada amostra, que em média varia de 4 a 9 segundos. Conforme esse ajuste for maior, maior será o tamanho final da amostra. Podemos usar amostras em torno de 8 segundos.

    3.5.MENU:
    Escolha a opção “VST Instruments” na lista, no exemplo aqui é o “Korg M1 Le” ou outro de sua preferência. Quando abrir o software, escolha o timbre dentro do programa o qual deseja gravar. Em nosso caso, poderia ser o timbre “01 Pankala” em “Combi”.

    3.6.NOTAS QUE GRAVAREMOS:
    Aqui devemos definir no teclado virtual as notas que desejamos amostrar. Temos algumas opões:

    3.6.1.Selecionar todas as notas uma a uma: Como existem teclados de várias quantidades de teclas (25, 37, 49, 61, 76 e 88), será melhor trabalhar com a extensão total de 88 notas que servirá para todos usarem. Alguns gostam de amostrar pela “tessitura” do instrumento (extensão entre a nota mais grave e a mais aguda que um instrumento consegue produzir). Fica a seu critério, porém nesse caso as notas não amostradas ficarão sem som no teclado.

    3.6.2.Selecione somente as mais importantes e o programa completará as demais: esta é a melhor opção a meu ver, pois reduz o tamanho final da amostra ficando menos pesado pra carregar. Poderão ser as notas Dó (C) de cada oitava (C0, C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7) ou, se preferir, selecionar as notas Dó, Ré#, Fá# e Lá em cada uma das sete oitavas.

    Um detalhe que requer ATENÇÃO: sempre que selecionar apenas algumas notas para gravar e não todas uma-a-uma, verifique após a gravação se o programa copiou as demais ou se uma ou outra ficou sem gravar. Isso às vezes acontece, quando será preciso regravar até que todas tenham sido endereçadas às teclas. A princípio não deve acontecer, porém, se for o caso, regrave e, se persistir, poderá gravar todas as notas, o que resolverá o problema.

    4.GRAVE:
    No MENÚ escolha “Sampling” e na janela que irá abrir atribua um nome ao Preset (nome do seu timbre que ficará na extensão .nki) e ao nome do Sample (nome das amostras que estará na pasta de arquivo). Em nosso exemplo: Preset ‘Pankala M1’ e ao sample “Pankala”. Dê o “start” e a gravação tem início.

    5.EDITE:
    Uma vez concluída a gravação feche as janelas e fique na tela principal do programa aonde serão feitas algumas edições necessárias entes de salvar. São elas:

    5.1.LOOP: você verá que teremos uma amostra para cada tecla na tela principal. Todas elas com o tempo de 8 segundos aproximadamente, conforme foi definido em Hold. Se você salvasse nesse momento, ao tocar nas teclas, após 8 segundos o som irá terminar. No caso dos pianos, violão, guitarra, etc., não haveria problema, pois é assim mesmo que acontece realmente no instrumento verdadeiro. Porém nos strings, órgãos, pad’s e outros, que usamos para fazer a ‘base’ ou harmonia das músicas sabemos que o som deve permanecer pelo tempo que for preciso. Para que isso aconteça será preciso que o sample tenha um loop. Veja como fazer:

    5.1.1.Na tela principal, selecione o primeiro sample da lista em “Wave files” então clique no botão abaixo e à direita “LOOP”. Após no segundo botão chamado “AUTO LOOP”. Ele automaticamente já sugeriu um loop, veja na tela o destaque em amarelo, mas somente para o primeiro sample que você selecionou.

    5.1.2.Clique novamente o primeiro sample, o qual já está com o loop, mas com o lado direito do mouse, nas opções: “Autoloop” e em “All Samples”. O programa irá inserir loop em todos as waves. Aguarde a conclusão, você verá o ícone ao lado do sample mudar de formato. Agora todas as amostras estão com o loop.
    Observação: Às vezes compramos samples na internet que não vem com o looping, o que exigirá que se pressione o pedal de sustein para que o som continue soando. Isso se deve por que alguns creem que seja uma vantagem devido ao fato que muitas vezes algumas notas ficam ‘presas’ (o som continua tocando, sendo necessário reapertar a mesma ou no pedal de sustein para soltá-las ou cessar o som). Nesse caso, não ter o looping fará com que o problema se resolva em alguns segundos. Eu particularmente acho incorreto, pois os melhores samples produzidos comercialmente sempre tem o looping. Até mesmo alguns pianos vem com um pequeno looping, a exemplo do Yamaha S90 ES.

    5.2.AJUSTE DO ÁUDIO: agora temos a parte mais trabalhosa do processo, pois será preciso editar cada amostra individualmente para que haja uma padronização. Após o ajuste todos os samples terão o mesmo padrão, com o início do looping exatamente iguais, até o final preciso dos mesmos. Clique no primeira amostra com o mouse no lado direito escolha a opção Áudio Process > Trim to Loop End.

    5.3.AJUSTE DE PRECISÃO (Xfade): assim como foi feito no ajuste do áudio acima, este ajuste será cada sample um por um e tem por objetivo consertar evitar pequenos erros ou travamentos, uma espécie de ajuste fino e preciso. Quando se clica no botão abaixo e à direita “LOOP” vemos na tela, na parte de baixo, duas linhas coloridas representando o som como foi amostrado na gravação. E outras duas em tom cinza por baixo das coloridas, que seria como o som precisa ficar para estar correto. Então, será preciso que ambas fiquem iguais ou sobrepostas, assim clique na aba “Xfade” nas setas até que ambas se igualem. Veja o andamento na tela. Faça isso em todas as amostras.

    Observação: como os ajustes do item 5.2.Áudio e 5.3.Xfade devem ser feitos em cada sample individualmente você poderá fazer os dois ao mesmo tempo, isto é, selecione a amostra, ajuste o áudio e após o Xfade então selecione a próxima amostra e repita a operação, com isso ganha-se tempo no processo todo.

    6.SALVAR:
    Está quase pronto, primeiro certifique-se que o formato de saida em "Destiantion Format" está com a opção 'NKI Kontakt' selecionada, após clique na coluna do meio na tela, com o nome do seu preset, no caso aqui “Pankala M1” e em “CONVERTER”, que está abaixo em tom cinza. Tenha preparado uma pasta onde irá salvar os samples e o arquivo .nki, indique esta pasta de ok. Está pronto! Abra o Kontakt e selecione o arquivo .nki e já poderá usá-lo.
    7.EFEITOS:
    O programa Extreme Sampler Converter 3.6 não grava os efeitos originais, mas existem duas opções para incluir efeitos:
    7.1.No passo 3 acima, quando abre a tela para prepararmos a gravação existe a aba “Effects”. Clique nela, após na aba “Empty”, abrirá uma lista dos VSTi. Se você tiver um VST de efeitos poderá selecioná-lo, escolher qual seja o melhor.
    7.2.Abra o sample gravado no Kontakt, e nele, no ícone com uma ‘chave de boca’ procure ‘Insert effects’. Escolha as muitas opções de efeitos que estão disponíveis. Após editar use a opção “Save As”, fazendo a opção de que seja somente o arquivo .nki ou completo, a pasta das amostras waves e ainda o arquivo .nki.

    Nota: em alguns samples será um grande desafio conseguir o efeito original de forma que fique semelhante ao que se tem no VSTi. Somente use a amostra gravada se realmente tiver qualidade.

    8.Wallpaper:
    Caso queira que o seu instrumento tenha um Wallpaper, ou seja, aquele foto ou banner que aparece quando selecionamos o arquivo .nki proceda da seguinte forma:

    1.Prepare um wallpapers com uma foto no tamanho que preferir, mas que encaixe exatamento na janela de exibição no Kontakt quando carregado.
    2.Abra o arquivo .nki carregando o sample no Kontakt.
    3.Clique no ícone com a chave de boca.
    4.Selecione a guia "Instrumens Options".
    5.Na janela que abrir selecione a primeira guia "Instruments", abaixo selecione "Browse" ao lado de "Instrument Wallpapers".
    6.Localize a pasta com o wallpaper e em abrir. Após salve.

    9. CONVERSÃO DE FORMATOS:
    O programa 'Extreme Sample Converter' ainda não converte waves para o formato .nki, mas isso é possível fazer no próprio Kontakt, onde podemos mapear cada nota endereçando cada uma delas à uma tecla específica e ainda criar lá o arquivo .nki. Farei um tutorial explicando isso, porém temos no programa uma generosa lista de opções de entrada e saída. Por exemplo, de .sf2 para .nki ou o oposto (nesse caso após definir a entrada e saída, procure na aba lateral de navegação as pastas onde você tem as amostras e converta).


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