Iniciante na música em geral - O que fazer? Onde começar?

    Autor Mensagem
    Pedro.h.c.k
    Membro Novato
    # mai/16


    Salve pessoal, tudo bem?

    Estou querendo entrar no mundo da música e gostaria da ajuda de vocês.

    Gosto muito de rock, puxando pro rock clássico. Não sou fã de violão/guitarra e fica inviável para aprender bateria, portanto decidi que gostaria de tocar teclado. É uma boa escolha para este gênero?

    Atualmente não consigo realizar aulas particulares (tempo/dinheiro), portanto estou procurando um curso online. Conheci o "Music Dot" e gostei do pouco que vi. Alguém recomenda? Outras opções? Estou querendo me comprometer com pelo menos 5 horas de estudos por semana.

    E pra finalizar, tenho em casa parado um Yahama PSR 500. Ele é bem antigo (deve ter mais de 15 anos), mas funciona perfeitamente. É um bom instrumento para começar a prática? Ou devo procurar outro?

    Muito obrigado pela ajuda, espero também poder ajudar se um dia eu puder.

    Thalis M.
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: Thalis M.
    · votar


    Pedro.h.c.k

    Iae parceiro! Começando a respeito do curso, eu particularmente gostei bastante (assim como você sou iniciante mas já toco a algum tempo e sempre gostei de teclado) e o Pedro Lopes tem uma didática muito boa, fez faculdade de música e toca em banda a muito tempo, fora que a assinatura você tem direito a todos os cursos e não somente teclado/piano. O bom de ser online é que você pode assistir a hora que quiser e quando quiser e onde quiser, e eu gosto muito dessa praticidade.

    Muitas músicas são com aqueles pianos acústicos lindos na introdução, outras o teclado simplesmente acompanha e brinca aqui ou ali sendo sempre o foco a guitarra. Mas também tem coisas que o teclado manda a ver e fica um som porreta. Dá uma conferida nesse vídeo de Jean Carllos (tecladista da banda Oficina G3) https://m.youtube.com/watch?v=IrR_k5t2P0s avança pra 5:20 do vídeo que é onde ele começa a tocar as musicas, vê se este estilo te interessa, eu particularmente acho que ele toca muito mesmo.

    E pra começar fica com esse mesmo, aprende o básico pois caso não curta e não goste não vai ter prejuízo, e ele dá pra iniciar, com o tempo que vai aprendendo e tocando você vai sentir necessidade de ir pra outro, e aí eu já recomendo um sintetizador/workstations pois eles vão te oferecer timbres e ao contrário do arranjador (como o PSR 500) que a intenção dele é oferecer ritmos para acompanhamento.

    Entra no canal da Musicdot no YouTube e dá uma conferida nos vídeos que tem lá e nas aulas abertas, qualquer dúvida envia pelos comentários que ele responde tranquilamente! E vai fundo nesse instrumento cara que você vai se impressionar, daqui a uns tempo manda uns vídeos tocando e falando da sua experiência.

    Vlw espero ter ajudado. Abraço

    Ualace86
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Pedro.h.c.k
    Outra opção de aulas online é o música pra geral, o Daniel Pynkus manda muito bem, tem boa didática. Para conhecer acessa aí:
    https://www.youtube.com/user/musicaprageral

    warley_rodrigues08
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Gosto muito de rock, puxando pro rock clássico. É uma boa escolha para este gênero?



    Ótima escolha garoto. Se é oq vc gosta e oq vc quer tocar, vai fundo. O teclado é um instrumento bastante complexo e "universal", a medida que vc vai saindo do básico vc vai começar a se interessar por um ritmo específico, alguns timbres que mais te agradam e as músicas que vc gosta de tocar, não tem como tocar "de tudo". Alguns rocks nacionais em um timbre de piano acústico bem tocado ficam daora dms, a exemplo algumas músicas do Engenheiros do Hawaii, Barão, Paralamas e tantos outros.

    Pedro.h.c.k
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Thalis, já me convenceu, parceiro. Me inscrevi hoje no Music Dot e a noite mesmo vou começar a fazer o curso de teclado. Percebi que tem curso de teoria da música, que me interessa bastante também. Perguntei pro pessoal do Music Dot e eles responderam (rapidinho) me aconselhando a começar pelo curso do teclado e, depois, fazer o curso de teoria da música pra me aprofundar. Bora lá!

    Vou dar uma olhada nos vídeos dele sim. Em relação ao teclado, dei uma testada básica, sem saber muito, e vi que tá tudo funcionando. Vou aprender com ele sim, e mais pra frente se gostar eu venho e peço ajuda pra comprar um novo.

    Valeu pela ajuda parceiro, já vi logo de cara que a comunidade daqui é fera. Obrigado mesmo, qualquer dica que tiver fico agradecido. Boa semana!

    Pedro.h.c.k
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Ualace86,

    Vou dar uma olhada sim, com certeza. Assinei hoje o Music Dot e gostei do pouco que ví, mas todas opções são válidas e somam!

    Valeu, man. obrigado!

    Pedro.h.c.k
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    warley_rodrigues08,
    Legal, espero que dê certo sim. Vamos ver né? O tempo dirá.

    Agora é focar pra aprender online e treinar muito.

    Obrigado, valeu pela força!

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    sei que nao tem haver com o topico
    mas por favor alguem me ajuda
    Me digam como dar ritmo a minha harmonia no teclado

    Thalis M.
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Pedro.h.c.k

    Que ótimo cara! É isso aí, vai fundo mesmo e aproveita bastante. Vlw parceiro, bom é assim um ajudando o outro na medida do possível.

    diegoalmeidaat

    Não sei se entendi direito sua dúvida mais vou tentar ajudar. Em relação ao ritmo vai depender muito do estilo, dá uma conferida nesse vídeo ( https://m.youtube.com/watch?v=QiSNEjlRgwg ) de levadas para o chorinho, aí mostras 3 tipo de levadas, aí você já tem uma noção e tenta "ajustar" em outros estilos se for o caso.

    Espero ter ajudado! Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Iniciante na música
    E pra finalizar, tenho em casa parado um Yahama PSR 500
    por uns dois anos tá bom demais

    diegoalmeidaat
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Pedro.h.c.k

    quanto ao teclado
    o que vc tem parado na sua casa eu nao conheço a final tambem sou novo nesse universso rsrs

    mas eu aprendi que no começo quando estamos aprendendo
    o teclado nao é tao importante assim
    por exemplo pra mim eu comprei um Casio CTK 1200
    um arranjador bem fraquinho rsrs
    ,mas ele tem suprido minhas necessidades
    e garanto que mesmo seu yamaha sendo antigo e superior ao meu rsrs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Iniciante na música em geral - O que fazer? Onde começar?