Dúvida - Como conseguir esses sons no teclado

    Autor Mensagem
    Daniel M.
    Membro Novato
    # abr/16


    Olá galera, eu gostaria de saber como obter sons semelhantes a esses que listarei abaixo.
    Eu toco teclado há um tempo mas como aprendi sem aula, minha parte teórica é bem fraca, então tenho dificuldade em saber as características de cada som. Eu tenho o Cubase e seria possível algum VST me proporcionar algo parecido?

    A intro dessa música: https://www.youtube.com/watch?v=pFFNhMJhf2w&nohtml5=False

    E esse aqui que tem nessas duas músicas:
    https://www.youtube.com/watch?v=frruCf8z7UY&nohtml5=False [02:39]
    https://www.youtube.com/watch?v=OOOJksHb9Sc&nohtml5=False [02:09]

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Daniel M.
    O primeiro exemplo começa com pads e o solinho é um lead
    O segundo não abriu
    O terceiro é um órgão

    Vários VsTs oferecem estas possibilidades abre o Halion não seu Cubase e comece a usar os sons, a experimentar, a escutar

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Daniel M.
    O timbre da segunda música também é um orgão. São timbres simples, sem muita sofisticação. Pesquisando pela net você deve achar prontinho.

    Creio que o conhecimento de timbres não está muito relacionado a frequentar aulas ou à parte teórica. Você desenvolve esse lado escutando muita música, passando por diversos ritmos e estilos, testando e experimentando.

    Boa sorte!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    São timbres simples, sem muita sofisticação
    o terceiro (tambem não abre o segundo) estão com cara de GS/GM da roland organ 3 ou rock organ

    Daniel M.
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    No Halion eu consigo fazer semelhante?

    Daniel M.
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Daniel_tecladista15 o que eu quis dizer é que mesmo ouvindo muita música, de diversos estilos, é complicado discernir o que que é o que, tipo "esse trecho é lead, esse trecho é mais piano com mais reverb"
    Na minha opinião, claro, posso estar falando besteira kkkkkkk '

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Daniel M.
    É mais ou menos a mesma ideia do desenvolvimento da percepção auditiva para tirar músicas de ouvido. Você chega lá ouvindo muito, tocando muito e tentando tirar muita música de ouvido.

    Outra forma de conhecer mais sobre timbres é o estudo de síntese subtrativa. Mesmo que seu intuito seja usar tudo pronto (VSTi).

    Este estudo abrirá sua mente para os conceitos relacionados a timbre e fará com que você tenha maior facilidade para reconhecer as peculiaridades de cada um, bem como as nuances entre timbres do mesmo tipo.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O foco principal é o processo criativo.
    E a criatividade é ilimitada, difícil de ser conceituada e aprendida, depende do esforço de cada um.

    Para ser criativo tem que estudar a boa teoria musical, e começar de fato a compor.
    Para poder compor "n" ferramentas são necessárias:
    Como você vai trabalhar com VSTs, isto é com base em midi:

    - uma boa DAW (Digital Áudio Woskstation), que é o principal software para produzir e gravar; (algumas DAWs como o Cubase que é top já contam com um editor de partituras mais simplificado, mas que pode ser útil).
    - editor de partitura, se for trabalhar com esmero e quiser ter acesso a partitura, pois depois pode querer registrar a música na Biblioteca Nacional, e para isto tem que ter no mínimo uma partitura além do áudio;
    E praticando no editor de partituras aqui se vai aprender muita teoria musical, é o melhor curso que existe, praticar e digitar as partituras de músicas bem feitas, e vai observando como foram feitas e aprende.
    Então muitas vezes é melhor começar pela partitura, ou conforme o caso ir importando e exportando os arquivos numa troca entre a DAW e o editor de partitura, até conseguir finalizar a música, e tendo o áudio e a partitura final.
    - VSTs, aqui é que vão estar os instrumentos virtuais, e também os efeitos para ajuda a produzir a música, entre outras ferramentas necessárias, mais plugins etc.
    O ideal para o seu caso é obter, comprar boas bibliotecas de Vsts de sintetizadores, pois deve-se buscar qualidade, e a própria qualidade dos instrumentos vai te inspirar.
    Esqueça de querer copiar ou chegar naquele timbre que você ouviu na Internet, faça as suas própria músicas, de acordo com a sua biblioteca de instrumentos, que você vai sempre buscar mais e mais instrumentos virtuais sejam free ou sejam pagos.
    Esqueça isto, pois mesmo por um milagre conseguindo algo parecido, você não tem ainda o conhecimento necessário para chegar lá.
    Veja mais a frente o que você ainda tem que aprender.
    Mesmo para uma pessoa mais experiente é difícil reproduzir um timbre com fidelidade, para conseguir isto só tendo os mesmos equipamentos e softwares, e olha lá, aqui pode existir infinitas edições e configurações pessoais que não se consegue imitar.
    O que se pode fazer no processo de produção na DAW, é importar um arquivo de áudio para usar como música de referência, somente isto, não copiar o estilo e o timbre dos instrumentos, você tem que criar a sua própria música.
    A música de referência é só para fazer uma comparação na medida que você vai produzindo um som decente e compara com um som decente que você gosta, mas não tem que ficar igual, isto não existe, observar as frequências da boa gravação original, para que a sua também soe bem.
    Como já disse busque a sua própria inspiração seja criativo e original.

    E para fazer tudo isto com qualidade um novo mundo se abre para você, tem que estudar tanto a teoria musical, como as técnicas para usar os softwares, ler principalmente os manuais, e buscar tutoriais, mas o principal foco é produzir e exercitar, isto é praticar, no início as coisas não vão correr tão bem, como o esperado, pois é necessário aprender.
    E o mundo do home estúdio, teclados, softwares, um bom computador, interfaces de áudio e muito e muito mais, é uma coisa que não tem fim, esta sempre evoluindo, e a necessidade de outros componentes varia de acordo com os estilos e necessidades de cada um.
    Na mixagem e masterização surgem muitas dúvidas e dificuldades, e o processo de aprendizagem leva um bom tempo, as primeiras músicas e gravações não vão soar bem, não adianta se iludir aqui, tanto na questão criativa própria de ser músico, como na questão de uso de instrumentos virtuais e outros softwares, não tem jeito tem que estudar e aprender, e principalmente praticar, pode-se sonhar com aqueles sons maravilhosos, mas isto só vai acontecer depois de muita persistência, e começar de forma simples com o que tem, ir estudando e agregando mais componentes a medida que aprende para que serve.
    E o arranjo musical vai depender do seu nível de conhecimento de cada instrumento em particular, cada um tem o seu alcance, a sua tessitura.
    E o estudo de harmonia aqui é fundamental.
    Então também tem que estudar e aprender sobre os instrumentos, mesmo sendo virtuais, são baseados nos de verdade.
    Já na questão de sintetizador, bem dizer aqui tudo é válido, mas não é fácil aprender a editar e manipular estes instrumentos, também requer anos e anos de estudo, então tem que no começo usar instrumentos virtuais já prontos, e ir aprendendo a editar e configurar até conseguir o seu próprio som.
    Os instrumentos musicais tradicionais são classificados por famílias, e o mesmo de certa forma ocorre com os instrumentos da música eletrônica.
    Estude e pesquise também sobre os estilos musicais, quais são os instrumentos básicos.
    E trabalhar com produtos originais e legalizados.
    E tem vários softwares de nível iniciante e intermediários não tão sofisticados como o próprio Cubase, que é top e tem um custo elevado, assim como os seus complementos, e começar com um software top as vezes é um desperdício, pois requer muito conhecimento, as vezes temos que começar com algo mais simples e objetivo e ir aprendendo, para somente depois poder dar um salto.
    E softwares no conjunto para a montagem de um bom setup custam uma boa grana, tem que começar com os free, e começar com uma boa DAW com um bom custo benefício, e ir aos poucos progredindo e agregando mais.
    E tem que fazer um certo planejamento, pois os softwares necessitam de updates, que também custam, tem que ter os pés no chão.
    Enfim num simples post de fórum não dá para explicar tudo, mas o que você quer passa por um bom home estúdio, e tem que conseguir um bom equilíbrio entre todos os componentes.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Daniel M.
    Leu a dica do amigo acima... Mas sua pergunta, sim, o Halion que antigamente vinha pré instalado no Cubase, faz isso, tem diversos instrumentos prontos a serem usados, similar ao Kontakt

    Inclusive são timbres muito fáceis de serem obtidos, mas precisa conhecer suas ferramentas se não vai complicar saber onde procurar

    Daniel M.
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Poxa, muito obrigado, são dicas que vou guardar. Realmente são importantes para o processo de aprendizado. E música é isso, temos sempre que estar estudando e nos atualizando mais. Infelizmente tenho bem menos tempo do que gostaria para a música, pois trabalho e faço faculdade. Mas sempre que posso tento aprender mais e mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Como conseguir esses sons no teclado