Uso de fingerweights no estudo prático do Piano

Autor Mensagem
    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/16

Sempre tive um pé atrás em relação a essa ideia de "fortalecimento dos dedos" no estudo do piano.

Penso que a agilidade e a destreza não estão necessariamente relacionadas diretamente aos músculos. Os tendões também exercem um papel fundamental.

Entretanto, li alguns artigos com ideias interessantes sobre o uso de fingerweights (apesar de ainda não concordar com o seu uso!!!!)

http://www.musicianshealth.com/Blue_012_500.jpg

Qual a opinião de vocês? Alguém já experimentou?

Estudante eterno
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Estudante eterno
    · votar

Daniel_tecladista15

Também não concordo com o uso deste recurso.

Dedos mais fortes representam alguma vantagem no controle da sonoridade, por estarem trabalhando sempre com apenas uma parte de sua força total e não próximo de seu limite. No entanto, os exercícios de postura pianística e o próprio estudo de piano convencionalmente (sem pesos) já são mais do que suficientes para fortalecer e dar agilidade a seus os dedos. Lembrando que o principal a ser melhorado não é sua força, mas sim o controle sobre os dedos, afinal qualquer adulto possui nos dedos força mais do que suficiente para martelar com grande força as teclas do piano.

Um dado interessante para complementar o que eu disse, é que já foi comprovado que os dedos de um pianista não diferem muito (quase nada) em agilidade dos dedos de um "não pianista". O diferencial está no controle mesmo.

Me baseei no excelente livro "Técnica pianística - Uma abordagem científica" para lhe responder. Inclusive, eu o recomendo fortemente.

Obs: Aqui tratamos apenas dos dedos, mas a boa técnica no piano envolve um bom controle também do pulso, ante braço e braço.
    Abraço e bons estudos

Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar

Estudante eterno
    Concordo plenamente com a sua opinião, principalmente neste ponto:

"Lembrando que o principal a ser melhorado não é sua força, mas sim o controle sobre os dedos"

Não pretendo usar esse troço!!! Minha pergunta na verdade foi para saber se alguém já tinha usado, pois na minha opinião treinar com esse negócio poderá ter um efeito contrário quando você for tocar sem ele. Semelhante a quem toca muito tempo em um piano e ao tocar em um synth de teclas leves sente um pouco de dificuldade.

Procurei esse livro, mas ele está meio em falta nas livrarias!!

Abraços

pianoid
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: pianoid
    · votar

eu uso fingerweights e quando tiro... meu ki está a mais de 100!!!

kkkkkkkk

agora, falando sério: a porra das teclas do piano já são pesadas e nego ainda fica inventando inutilidade kkkkk

ah, e lembrem-se de Schumann: criou um dispositivo pra alargar os dedos e praticava com ele e com isso ferrou suas articulações e encerrou sua carreira de concertista. pode não ser a mesma coisa, mas era outra engenhoca estúpida e desnecessária...

mano_a_mano
    Veterano
    # fev/16
    · votar

É cada bugiganga que inventam... Isso aí não faz nada mais que acabar com as articulações.

fernando tecladista
    Veterano
    # fev/16
    · votar

Nunca vi isso na vida e considerando que os pianistas fodões que conheço nunca utilizaram isso, entendo que isso é descartavel

Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Daniel_tecladista15
    · votar

Realmente, é uma bobagem desnecessária.

E, dependendo do modelo, pode custar quase 80 dólares a unidade. Multiplicando por 10 dedos a brincadeira pode ficar bem cara!!!! hehehehe

Artref
    Veterano
    # fev/16
    · votar

Acho isso desnecessário e receita pra se machucar, eu não gasto meu dinheiro e não arrisco. Do resto, concordo com as palavras do Estudante eterno.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Uso de fingerweights no estudo prático do Piano